Casamento para durar

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript

Como viver um casamento saudável

Já parou pra se perguntar porque casar? Qual deve ser a resposta pra essa pergunta?
William Hendriksen, escritor erudito, é absolutamente pertinente quando diz que nenhuma instituição sobre a face da terra é tão sagrada quanto a família.
Então casar é muito mais do que ser ou fazer alguém feliz ou realizar algum sonho pessoal, o casamento é o céu na terra. É sonho de Deus é sagrado.
John Mackay diz com razão que a vida no lar, como instituição primária e básica da sociedade, exige tratamento especial. O lar, por sua própria natureza, deveria ser a morada do amor.
Mas infelizmente em muitos lares não são assim. Quero antes de mais nada detectar 2 problemas que desejo que vcs evitem.
O 1º o autoritarismo: este busca governar pela força, o resultado é uma casa de bonecos onde 1 manda e os outros obedecem cegamente;
O 2º é o hedonismo que é o culto exclusivista e egoístico da felicidade própria.
E quando Paulo escreve Efésios, que é o texto que leremos aqui, esses 2 problemas estavam acontecendo naquele contexto.
Derivado desses 2 problemas estão: O divórcio, a não valorização da mulher, a infidelidade, a falência das virtudes familiares, uma verdadeira confusão familiar e inversão de papéis.
O mesmo Hendriksen foi feliz em dizer que um lar sem cabeça é um convite ao caos.
Texto Ef. 5.22-33
Efésios 5.22–33 BEARA
As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo. Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.
Oração
Paulo está falando acerca do lar cristão, como devemos proceder dentro do lar.
Vamos construir 3 pilares para ter um casamento que dure, que deixe um legado.
1 Pilar: Paulo fala sobre submissão e respeito.
Muitos alegam um machismo bíblico nesse texto. Mas percebam que machismo é quando a mulher é degradada, humilhada e diminuída apenas por ser mulher e não homem. Percebam que submissão não é inferioridade.
O texto diz Ef 5.22-24 “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.”

Quando a Bíblia diz que as mulheres devem em tudo ser submissas a seus maridos, quer dizer em tudo o que for legítimo. A Escritura afirma que antes devemos obedecer a Deus que aos homens (At 5.29). Logo, minha consciência está presa a Deus e à sua Palavra. Nenhum marido pode exigir de uma mulher que faça algo contrário à vontade divina.

As mulheres portanto devem estar submissas às seus maridos à tudo o que for lícito e legitimo.

O conceito de “submissão” significa o ato de estar debaixo da orientação, da direção, de algo ou alguém. No que tange às mulheres, é bom lembrar que esse mandamento foi dado no momento em que Paulo estava tratando dos papéis recíprocos dos homens e das mulheres no casamento. Logo em seguida ao texto que trata da submissão das mulheres, o apóstolo trata das obrigações para com as esposas: “Maridos, amai vossa mulher como Cristo amou a igreja” (Ef 5.25). Ora, um marido que ama sua mulher não se valerá da submissão dela para oprimi-la, desprezá-la ou rejeitá-la.

Aqui está a chave: Um marido que ama sua mulher não se valerá da submissão dela para oprimi-la, despreza-la ou rejeita-la.
O papel da mulher dentro desse contexto de submissão é apoiar, sustentar e ajudar o marido no desempenho de sua missão maior, que é a de ser o líder do lar, provedor e protetor de sua família. Esse papel de submissão não é pequeno e insignificante como o da mera aceitação de vontades e caprichos do esposo.A submissão que se requer da mulher casada no cumprimento do seu papel nunca é subserviente, cega e absoluta. Não é, de maneira alguma, escravidão. Mas é uma compreensão clara de que esse é o seu papel de ajudadora, companheira do marido
2 Pilar: Paulo fala de um amor de cuidado e lealdade vs25
Ef5.25-26 “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,”
Aqui os olhos do apóstolo estão para o marido, a parte que gerará a segurança no relacionamento. Aqui há um pedido todo especial para que o marido ame sua esposa num comparativo do amor de Cristo pela igreja.
A palavra amar aqui tem um sentido de cuidado, de lealdade de afeto é um amor que se preocupa com o bem estar da outra pessoa.
O amor do marido deve ser perseverante, santificador, sacrificial, romantico, protetor e provedor. Ele deve amar a esposa mais que a si mesmo, pois se comparado com Cristo, Ele amou a igreja e deu a sua vida por ela.
Perceba que a enfase de Paulo não está na autoridade do marido mas em seu amor. Ele é o sacerdote do lar, precisa ser o guia espiritual da sua esposa e filhos.
3 Pilar: Paulo fala sobre santificação vs 26
Ef.5:26 “para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,”
A palavra santificar aqui quer dizer dedicação a Deus, estar dedicado, separado para Deus.
É impossível ter um casamento, uma união sem santificação. O marido precisa se santificar, a esposa precisa se santificar por que somente na santificação teremos nossa recompensa que está na sequencia do capítulo.
Por fim Paulo finaliza dizendo para que os maridos amem suas esposas e a esposa trate com respeito o marido.
Numa época como a nossa de falência da virtude, enfraquecimento da família e explosão de divórcio, essa ideia cristã do casamento deve ser difundida com mais frequência entre o povo. Curtis Vaughan conclui dizendo que o dever da esposa é respeitar o marido, e o dever do marido é merecer o respeito dela.
Ef5.32 “Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more