Videira Verdadeira - Conectados em Cristo

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Videira Verdadeira - Conectados em Cristo

João 15.1–8 NVI
1 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. 3 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. 4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. 5 “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. 6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. 7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. 8 Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.

Introdução

Graci com as plantinhas dela
Minha sogra e o Sérgio com suas plantinhas
A reflexão de hoje vai nos falar de uma planta que essa é sim muito bem cuidada. Falaremos de uma videira, mas não de uma videira qualquer, mas a videira verdadeira!

A videia

João 15.1 NVI
1 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Quando Jesus se chama de videira ele não faz isso a partir do nada. Existe um pensamento acerca de uma videira na religião daquele tempo. Os discípulos de Jesus já ouviram falar de uma videira “personificada”. O antigo testamento fala sobre uma videira, e ela é identificada como Israel.
Israel era visto como uma videira. Sl 80.8
Salmo 80.8 NVI
8 Do Egito trouxeste uma videira; expulsaste as nações e a plantaste.
E essa figura da videira é interessante porque ela é uma ilustração bem rica de significados.
Videira é uma planta que produz uvas. Ela não é o tipo de planta ou árvore que só serve para lenha, ou que é útil na produção de madeira para construções, ou algo do tipo.
A utilidade da videira está onde? Nos seus frutos.
Uma videira precisa produzir frutos, e precisam ser bons frutos!
Esse era o problema de Israel. De fato a nação de Israel era identificada como uma videira no antigo testamento, mas não era uma videira de qualidade.
Era uma videira que falhou. Is 5.2
Isaías 5.2 NVI
2 Ele cavou a terra, tirou as pedras e plantou as melhores videiras. Construiu uma torre de sentinela e também fez um tanque de prensar uvas. Ele esperava que desse uvas boas, mas só deu uvas azedas.
Os frutos produzidos pela videira de Israel não eram bons. Não eram agradáveis a Deus. Eram frutos ruins, azedos.
E talvez surge uma dúvida sobre esse fruto. Que tipo de fruto Israel como videira deveria produzir? William Hendriksen vai dizer que esses frutos, essas uvas, seriam algo como o fruto do Espírito. A expectativa de Deus era que o povo de Israel pudesse ter uma maneira de pensar, desejar, agir, viver, que revelasse o Senhor Deus.
Deus queria que o povo de Israel servisse a Ele, amasse a Ele sobre todas as coisas, e suas ações mostrassem isso, mas não foi isso que ele recebeu.
Israel era uma videira que tinha frutos azedos.
E então Cristo chega nesse contexto e diz: Eu sou a videra verdadeira!
Meus frutos são bons. Israel falhou em carregar o nome de Deus, mas eu vou cumprir a vontade do meu pai.
O que fica ainda mais claro quando Jesus continua a ideia. Porque uma planta ou árvore frutífera que é cuidada por alguém sempre vai ser conforme seu agricultor deseja. Porque ele mesmo trata de cuidar e podar a planta conforme sua vontade.
Após Jesus se reconhecer como videira, ele vai dizer quem é o agricultor: Deus Pai.

O agricultor

João 15.1 NVI
1 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Então Cristo é a videira, o Pai é o agricultor, mas quem são os ramos?

Os ramos

João 15.5 (NVI)
5 “Eu sou a videira; vocês são os ramos.
Nós somos os ramos. Nós somos aqueles que fazem parte dessa videira.
Mas eu queria que você pensasse não somente na ilustração. A ideia, irmãos, é que nós realmente somos ramos. Pense que você é um ramo por essência.
Essa é uma figura da vida humana.
Sabe por quê? Um ramo não tem vida em sim mesmo. Pra que um ramo ou um galho tenha vida ele precisa estar conectado a uma planta ou árvore.
Um ramo ou galho não surge do nada. Todo ramo só nasce a partir de sua árvore. E da mesma maneira que a vida de um ramo inicia na árvore, sua vida acaba na desconexão com a árvore.
O que eu tô querendo dizer pra vocês é que nós fomos feitos para estarmos conectados em Deus.
Essa não é uma ilustração qualquer. Jesus está nos dizendo que nossa vida está nele, conectada a ele. Ele é nossa razão, ele nossa origem, ele é nossa vida. Sua vida é nossa vida.
Não existe vida distanciada da videira verdadeira. Ele deixa claro isso ao dizer para nós que aquee ramo que não permanece nele só serve para ser jogado fora e seca, porque não tem vida em si.
Nós precisamos de Cristo, meus irmãos.
Nós somos ramos, e ele é a videira.
Mas interessante que ele é a videira verdadeira, que produz frutos bons, diferentemente da videira falha que era Israel.
Mas a videira não frutifica a partir do tronco, mas a partir do que? Dos ramos.
Cristo tem certeza da frutificação dessa videira, apesar de nos reconhecer como os ramos!
Como ele pode ter tanta certeza na nossa frutificação? De onde vem essa frtificação?

A frutificação:

1. A permanência e a poda

João 15.2–3 NVI
2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. 3 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
a. Permanência João 15.4-6
João 15.4–6 NVI
4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. 5 “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. 6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
É evidente que a videira é Jesus, e não a igreja. Mas não é possível falarmos de conexão com Cristo sem falar da igreja.
b. Poda João 15.2-3
João 15.2–3 (NVI)
2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. 3 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
Primeiro existe um procedimento com aqueles ramos que não dão fruto. Quando há um ramo que não dá fruto, a NVI diz que o agricultor “corta”
João 15.7 (NVI)
7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

3. Os frutos

João 15.7–8 NVI
7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. 8 Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.
A nova aliança é mais gloriosa e mais eficaz. Estar em Cristo é superior a ser um decendente de Israel.
Porque estar em Cristo garante a morada do Espírito Santo em nós. Que nos molda e santifica através da Palavra. E então frutificamos em nossa vida.
Related Media
See more
Related Sermons
See more