DEUS ABATE OS ORGULHOSOS!
Sermon • Submitted
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
OBJETIVO: Conhecer histórias de personagens mais desconhecidos da Biblia, e mostrar como Deus se manifestou através das histórias deles
Naamã – Quando apenas uma coisa te impede de experimentar algo extraordinário!
INTRODUÇÃO – SENTIR
Já passou o pensamento na sua cabeça: “mas só falta uma coisa pra eu realmente romper e viver a vida que eu sempre sonhei!”?
As vezes temos a sensação de que algo nos falta, mas não sabemos o que pontualmente. Naamã é um homem que demonstra como as vezes falta apenas uma coisa para experimentarmos algo incrível, e nossa idéia é que através dessa história, hoje possa ocorrer um romper para que você possa viver o extraordinário que Deus tem para você.
APRENDER
Naamã, era comandante do exército da Siria (uma das maiores potências do Antigo Testamento). Por ser um comandante, tinha um ótimo relacionamento com o Rei da Síria (provavelmente Ben-Hadade II). Porém, Naamã tinha lepra.
Lepra não era necessariamente a hanseníase, aquela doença que é totalmente contagiosa, na qual a pessoa que tem deve ficar separado do resto do povo. Mas era uma doença incurável e não contagiosa, mas que incomodava e impedia Naamã de exercer seu papel de comandante com 100% de sua capacidade.
O que precisamos saber sobre ele: um homem de alta patente, de renome em meio ao povo e ao Rei, que tinha uma reputação a zelar e uma imagem pra manter.
O que Naamã não sabia, é que apenas uma coisa separava ele de experimentar um milagre, e foi exatamente isso que o Profeta Eliseu usou para provocar tal experiência.
Vamos ler o texto de 2 Reis 5.1-19
Para experimentar algo extraordinário, lembre-se que:
1) NEM TODO O DINHEIRO DO MUNDO PODE DAR O QUE VOCÊ PRECISA
“Naamã partiu levando 350 quilos de prata, 72 quilos (siclos) de ouro e dez roupas de festa” Isso era MUITO DINHEIRO. 1kg de prata era o pagamento de um dia de trabalho, e 1kg (1 siclo)
de ouro era capaz de comprar 1 tonelada de sementes.
Era comum um rei enviar para outro rei uma pessoa buscando cura, e junto com isso, presentes. Porém, o Rei de Israel não tinha essa capacidade de curar, e já pensou que ia vir guerra, porque ele não ia conseguir curar o comandante do exército!
Imagina na cabeça de Naamã: o meu Rei (Síria) acredita realmente que posso ser curado. Enviou todo o dinheiro, mas o rei de Israel rasgou as roupas na minha frente, dizendo que isso não é possível. Uma dúvida começa a bater em seu coração.
Muitas vezes pensamos que o dinheiro e os recursos vão nos livrar ou nos dar aquilo que precisamos para ser 100% nós mesmos. A questão é que o dinheiro só faz parte do nosso planejamento pessoal, Deus não usa desses recursos para fazer com que Sua vontade seja cumprida em nossa vida. Ele é Deus do impossível.
O medo diante de uma falta de recurso ou oportunidade, uma reação inesperada que abala nossa confiança não pode tirar o nosso foco da promessa que existe na Palavra sobre nós. A serva de Naamã disse que era o profeta ELISEU que ele deveria ver, e não o Rei de Israel.
As vezes somos levados, por conta da nossa condição e da nossa cabeça ao lugar que pensamos ter as respostas, mas na verdade o que precisamos fazer é OUVIR E OBEDECER quem sabe das coisas – o Espírito Santo.
Para experimentar algo extraordinário, lembre-se que:
2) O ESTADO DO NOSSO CORAÇÃO NOS LEVARÁ OU NÃO A COISAS EXTRAORDINÁRIAS
9 Então Naamã foi com seus cavalos e carruagens e parou à porta da casa de Eliseu. 10 Ele mandou um mensageiro dizer a Naamã: “Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão. Sua pele será restaurada, e você ficará curado da lepra”.
11 Naamã ficou indignado e disse: “Imaginei que ele sairia para me receber! Esperava que movesse as mãos sobre a lepra, invocasse o nome do SENHOR, seu Deus, e me curasse! 12 Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores que qualquer rio de Israel? Será que eu não poderia me lavar em um deles e ser curado?”. Naamã deu meia-volta e partiu furioso.
Naamã pensava que estava disposto a fazer tudo para ser curado, mas a verdade não estava. Todo o esforço até então para ser curado não veio de Naamã, mas do Rei da Síria que queria vê-lo bem.
O dinheiro não foi de Naamã, a carta não foi de Naamã, o pedido não foi de Naamã.
Quando nós não desejamos algo por nós mesmos, de todo nosso coração, o nosso orgulho cresce e perdemos a capacidade de obedecer.
A pele de Naamã estava pronta para receber a cura, mas seu coração não. A fala dele: “Imaginei que ele sairia para me receber” mostra exatamente isso. Ele queria que fosse feito conforme seu coração estava na expectativa, ele queria o resultado se fosse especificamente de sua forma.
Até deu conselhos: “os rios Abana e Farar não são melhores?”, querendo dizer: ESSE PROFETA ELISEU NÃO SABE É DE NADA.
Seu coração se encheu de orgulho, e por conta disso ele QUASE PERDEU SUA CURA, SUA EXPERIENCIA EXTRAORDINÁRIA.
Para experimentar algo extraordinário, lembre-se que:
3) OUVIR E OBEDECER É O INÍCIO DO EXTRAORDINÁRIO
Mas seus oficiais tentaram convencê-lo, dizendo: “Meu senhor, se o profeta lhe tivesse pedido para fazer algo muito difícil, o senhor não teria feito? Por certo o senhor deve obedecer à instrução dele, pois disse apenas: ‘Vá, lave-se e será curado’”. 14 Assim, Naamã desceu ao Jordão e mergulhou sete vezes, conforme a instrução do homem de Deus. Sua pele ficou saudável como a de uma criança, e ele foi curado.
Deus tinha o interesse de curar Naamã, aproximou ele de pessoas que o conduziram até Eliseu, mas ele não quis ouvir num primeiro momento.
OUVIR É TÃO IMPORTANTE QUANTO FAZER.
Sair fazendo algo não é garantia do extraordinário no final.
Naamã escolhe OUVIR seus oficiais, pessoas que estavam “abaixo” dele, e estavam acompanhando todo esse drama. Oficiais que muito provavelmente estavam crendo mais, não estavam com seu coração orgulhoso e contaminado pela posição, status e dinheiro.
Eles perguntaram em outras palavras: “O Naamã, o que que vai CUSTAR você obedecer?”, pra eles: NADA. Pra Naamã: TUDO.
A obediência pode ser custosa, mas para experimentar o extraordinário vale a pena ouvir e obedecer.
Naamã é curado, e o mais incrível é que ele então – um Sírio, um homem que não é Israelita – adora ao Deus de Israel. Deus cura um homem que não pertence do seu povo escolhido, declarando que o Evangelho e as Boas-Novas são para todos. Ele opera como Ele quer, nossa parte é OUVIR O ESPÍRITO SANTO E OBEDECER.
REFLETIR
A MAIOR BATALHA PARA EXPERIMENTAR ALGO EXTRAORDINÁRIO ACONTECE DENTRO DE NÓS.
Temos que dar um choque de realidade em nós mesmos: precisamos de mudança interna para experimentar algo extraordinário externamente.
Marcos 7:14-16 (NVI-PT) Jesus chamou novamente a multidão para junto de si e disse: “Ouçam-me todos e entendam isto: 15 Não há nada fora do homem que, nele entrando, possa torná-lo ‘impuro’. Ao contrário, o que sai do homem é que o torna ‘impuro’. 16 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!”
Por isso que o arrependimento promovido pelo Espírito Santo começa dentro de nós. Tudo começa com a ação do Espírito Santo em nossas vidas.
APLICAR
Como está sua PAIXÃO PELO ESPÍRITO SANTO?
A pergunta aqui não é se estamos obedecendo ou não, mas qual é o nosso nível de DESEJO E AMOR pelo Espírito Santo. Porque se isso está alto, a obediência é NATURAL.
Se temos que nos ESFORÇAR para obedecer, precisamos mesmo é estar perto do Espírito Santo e nos arrepender por tentar viver uma vida buscando respostas onde não podem ser encontradas. Não podemos ser como Naamã Orgulhoso, precisamos ser como Naamã que ouvem seus amigos próximos e aceitam que a vontade de Deus é a melhor, o que nos “custa” é obedecer.
Qual é a sua resposta hoje, VAMOS ABANDONAR TUDO PELA INTIMIDADE COM O ESPÍRITO SANTO?