O que Deus deseja de mim

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

Estudo bíblico indutivo

Observação
Esta fase  do estudo indutivo da bíblia não é sobre interpretação. Trata-se de observar exatamente o que o texto está dizendo. Finja que você é um entrevistador ou um investigador e está apenas reunindo os fatos:
Quem?
O que?
Onde?
Quando?
Porque?
Como?
Ao fazer isso, observe:
- Palavras repetidas várias vezes em uma passagem;
- Qualquer coisa que possa ser colocada em uma lista;
- Palavras que indicam uma mudança de assunto ou tempo;
- Palavras que contrastam uma coisa contra outra
- Palavras que indicam causa e efeito
Interpretação
Qual é o contexto cultural e / ou histórico desta passagem? O que mais eu sei sobre o livro, autor e contexto mais amplo da passagem? Que outras passagens das Escrituras podem me ajudar a interpretar melhor esta?
Eu esqueci alguma coisa ou fiz alguma suposição? Qual é o significado mais claro deste texto bíblico?
Aplicação
Sabendo disso, o que devo fazer?

Miscelânia

Deuteronômio 6.5 RA
5 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
Lucas

Pegue a sua cruz e siga-me

Mateus 16.21–26 RA
21 Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia. 22 E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. 23 Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens. 24 Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. 25 Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. 26 Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?
Lucas 14.25–33 RA
25 Grandes multidões o acompanhavam, e ele, voltando-se, lhes disse: 26 Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo. 28 Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? 29 Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, 30 dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. 31 Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? 32 Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz. 33 Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.
Mateus 6.19–24 RA
19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; 21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22 São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; 23 se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more