Sem título Sermão
Sermon • Submitted
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
O LIVRO DE RUTE
O LIVRO DE RUTE
1 Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos. 2 Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali. 3 Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos, 4 os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos. 5 Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
O livro de Rute é muito antigo. Os acontecimentos ocorreram há mais de três mil anos. Poderiam ser relevantes e úteis para a sua vida? Creio que sim. A Soberania de Deus, a natureza sexual do homem e o Evangelho jamais mudam.
Não conheço as suas demandas, seus medos, mas vou apresentar algumas razões para que Deus fale com você através da história de Rute.
Rute faz parte das escrituras
Rute faz parte das escrituras
Jesus disse em João 10.35 … a escritura não pode ser anulada.
Aliás , melhor ainda, Ele disse em João 5.39 …as escrituras dão testemunho de mim.
É uma história de amor
É uma história de amor
Em segundo lugar, Rute é uma história de amor.
Talvez seja a história curta mais bela já escrita
Masculinidade e feminilidade
Masculinidade e feminilidade
Terceiro, o livro de Rute é um quadro de belíssimas e nobres masculinidade e feminilidade. A grandeza da qualidade de ser homem e de ser mulher vai além do sexo.
Etnocentrismo
Etnocentrismo
Quarto, a história de Rute trata de uma das grandes questões de nosso tempo: diversidade e harmonia racial e étnica.
Rute é uma moabita "impura"e pagã. Mas é conduzida à fé e linhagem de Jesus Cristo, o filho de Deus. Seu casamento é inter-racial. Existem lições aqui das quais precisamos tanto hoje quanto sempre.
A SOBERANIA DE DEUS
A SOBERANIA DE DEUS
Quinto propósito mais destacado do livro de Rute é frisar que as calamidades e tristezas da vida estão sob o controle da providência divina, mostrando-nos que os propósitos de Deus são sempre bons.
Não é uma declaração falsa quando Noemi, sogra de Rute, diz: … o Todo Poderoso tornou a minha vida muito amarga. Na fartura parti, mas o Senhor me touxe de volta de mãos vazias… O Todo Poderoso trouxe sobre mim grande calamidade.
É verdade.
Mas eis a questão: Será que a providência marga de Deus é sua última palavra? Posso confiar e amar a Deus que me colocou nessa situação dolorosa de vida?
DOCE E AMARGA PROVIDÊNCIA
DOCE E AMARGA PROVIDÊNCIA
1 Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos. 2 Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali. 3 Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos, 4 os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos. 5 Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido. 6 Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe pão. 7 Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá, 8 disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo. 9 O Senhor vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz 10 e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo. 11 Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos? 12 Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos, 13 esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o Senhor descarregado contra mim a sua mão. 14 Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela. 15 Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada. 16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. 17 Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. 18 Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela.
De acordo com o primeiro versículo de Rute, a história aconteceu nos dias de juízes. O tempo dos juízes foi o período de quatrocentos anos depois que Israel entrou na terra prometida sob a liderança de Josué, antes que houvesse reis em Israel ( cerca de 1.400 a 1000 a.C)
Boaz se que casou com Rute, foi descendente de Raabe, a prostituta convertida que viveu quando Israel veio inicialmente à terra prometida ( Js 2.1-3 e Js 6.17-23.)
Aprendemos isso na genealogia de Jesus em Mateus
5 Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; 6 Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias;
41 Reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus: 42 Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe eles: De Davi. 43 Replicou-lhes Jesus: Como, pois, Davi, pelo Espírito, chama-lhe Senhor, dizendo: 44 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés? 45 Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho? 46 E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas.
ENTÃO A QUESTÃO É: Por que uma prostituta e uma moabita seriam mencionadas na genealogia de Jesus?
Estamos chegando a o nível térreo de algo realmente surpreendente.
O livro de Rute revela a mão de Deus escondida em meio a amarguras de seu povo. Este livro nos mostra que Deus está preparando o caminho para a vinda do Rei da Glória.