Uma proposta bíblica

Viver Família  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

Considerações Iniciais

Estamos há algumas semanas refletindo sobre Viver Família e procurando compreender os desafios que um estilo de vida que prioriza a família enfrenta em nossos dias.
Partindo da idéia de uma família nuclear e da existência de papeis e funções definidos, a Bíblia nos oferece indicadores de grande importância para vivermos família de maneira que Deus seja louvado através de nossas vidas.
Nas considerações iniciais de hoje é importante dizer que a nossa preocupação como o assunto família não torna a família um fim em si mesma. Por mais maravilhoso que seja viver esse projeto de Deus chamado família, viver família é uma oportunidade para que cumprirmos nosso maior propósito: glorificar a Deus.
Antes de sermos parte de um família, somos pessoas que foram criadas para para reconhecer e anunciar a bondade de Deus, sua sabedoria... justiça, amor, fidelidade, soberania, majestade e todos os maravilhosos atributos que conseguimos perceber em seu caráter.
É bom a gente não se esquecer disso, porque não será sempre que viveremos família em sua completude. Algumas vezes o Senhor permite que seus filhos e filhas experimentem circunstâncias nas quais eles não constituirão famílias, ou mesmo situações em que eles perderão suas famílias; mesmo assim ainda é possível para eles experimentar a alegria que vem de relacionamentos profundos de amizade, irmandade, serviço e companheirismo.
Portanto, família é um meio; não um fim.
Hoje vamos clamar mais uma vez ao Espírito de Deus para que nos esclareça o entendimento e faça da Palavra de Deus um espelho capaz de revelar nossas limitações e, ao mesmo, de nos socorrer em nossas necessidades.
Deixe-me apresentar, então, alguns aspectos da proposta bíblica para se viver família, conforme o projeto pensado por Deus. Vou falar em dois blocos: no primeiro vamos entender o que a Bíblia tem a dizer para os maridos; no segundo vamos investigar as orientações para as esposas.
Dois textos que irão nortear esse primeiro bloco, Efésios 5:25-33 e 1Coríntios 7:3-5. A partir deles vamos delinear um conjunto de atitudes recomendadas por Deus para os MARIDOS no contexto do casamento.

Orientações aos maridos

Ephesians 5:25–33 VFL
25 Maridos, amem as suas esposas, assim como Cristo também amou à igreja e deu a sua vida por ela. 26 Ele fez isto para consagrar a igreja ao serviço de Deus, purificando-a por meio da lavagem em água com a palavra. 27 Assim Ele pode apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem qualquer outra coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 28 E é desta maneira que os maridos também devem amar as suas esposas como a seus próprios corpos. Aquele que ama a sua esposa, ama a si mesmo. 29 Ninguém odeia o seu próprio corpo, mas o alimenta e cuida dele. E é isso o que Cristo faz pela igreja, 30 pois nós somos parte do seu corpo. 31 Como dizem as Escrituras: “Por isso o homem deixará o seu pai e sua mãe para se unir à sua esposa e os dois se tornarão um só”. 32 É muito importante este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. 33 Contudo, cada um de vocês também deve amar a sua própria esposa como a si mesmo, e a esposa deve respeitar a seu marido.
Esse texto é um grande desafio para todos os homens. Nele podemos destacar pelo menos duas orientações aos homens casados que o Espírito de Deus levou o apóstolo Paulo a registrar: (1) ame sua esposa como Cristo amou a Igreja e (2) ame sua esposa como você ama seu próprio corpo.
Ele nos explica que essas duas maneiras de amar não são apenas coisa que se diz, mas atitudes que podem ser verificadas. Não se trata, portanto, de é um amor apenas sentimental, mas de um amor prático.

1. Ame como Cristo amou Igreja

Ephesians 5:25 VFL
25 Maridos, amem as suas esposas, assim como Cristo também amou à igreja e deu a sua vida por ela.

1.1 Deu a sua vida por ela

Homens, Deus nos chama a assumirmos em relação à nossa esposa a mesma disposição que houve de Cristo Jesus para com a igreja. Ele abdicou de qualquer posição que inspirasse superioridade e por fim abriu mão da própria vida por amor à igreja. Como Ele conseguiu isso?
Jesus tinha convicção de que o Pai estava cuidando dos seus direitos e zelando pelo seu bem estar, por isso ele podia entregar sua vida pela igreja. O desafio, então, é confiar que enquanto você se doa para sua esposa, o seu Deus estará cuidando do você.
Há homens que só pensam em si mesmos. As coisas que compram, os programas que assistem, as comidas que comem, os lugares a que vão; a maior parte de suas vidas reflete suas próprias vontades. Eles vivem para si mesmos.
Hoje a Palavra de Deus lhe apresenta um desafio: torne sua esposa uma prioridade mais elevada que a sua própria vida. Entregue sua vida para que ela tenha vida. Não tenha medo, você será cuidado pelo Senhor se fizer isso.
Ephesians 5:26 VFL
26 Ele fez isto para consagrar a igreja ao serviço de Deus, purificando-a por meio da lavagem em água com a palavra.
De que forma prática Jesus amou a igreja e como isso se aplica ao relacionamento entre marido e mulher?

1.2 Viveu para consagrá-la

A palavra utilizada para consagrar, hagiadzo (hag-ee-ad'-zo) está relacionada às cerimônias em que pessoas e objetos eram separados para o louvor a Deus. Quem fazia esse papel era o sacerdote. Ele realizava cerimônias que preparavam os utensílios usados na adoração a Deus.
Assim, a palavra de Deus está desafiando o marido a aperfeiçoar sua esposa de maneira que a vida dela esteja preparada para dar glória a Deus. Deus chama os homens a assumirem essa função sacerdotal em seu lar; não como um mediador, mas como alguém que facilita a adoração.
Cada pessoa tem livre acesso a Deus sem qualquer intermediação, mas os maridos são chamados para criar condições favoráveis para que suas esposas adorem ao Senhor.
Há homens que só criam dificuldade. A esposa quer vir à igreja, mas o sujeito entorta a cara. A mulher precisa de um tempo para ler a Bíblia e orar, mas o sujeito não dá trégua nas exigências. Quando a esposa se interessa por algum assunto espiritual, ele dá logo um tranca e diz que ela “tá ficando muito beata!”.
O Senhor chama hoje os maridos para deixarem de ser empecilho para que sua esposa adore a Deus e se tornarem facilitadores da adoração. Assim com Jesus em relação à igreja, sua atitude precisa ser no sentido de aproximar sua esposa do Senhor.
Ephesians 5:26 VFL
26 Ele fez isto para consagrar a igreja ao serviço de Deus, purificando-a por meio da lavagem em água com a palavra.

1.3 Agiu para purificá-la

Katharidzo (kath-ar-id'-zo)
O verbo grego traduzido como purificar pode também significar limpar, tornar limpo ou purgar.
Há um sentido para a expressão purgar que é bastante adequado à palavra original usada por Paulo: purgar é livrar de, remover, desembaraçar.
Maridos, o Amor com o qual Deus nos desafia a amar nossa esposa deve levá-las a superar suas falhas e imperfeições e não a sentir-se acuadas diante das lutas que travam consigo mesmas.
Não embarace a alma de sua esposa com acusações sem fim. Receba-a como ela é e trabalhe com dedicação e amor para ajudá-la a vencer suas falhas e imperfeições. Foi isso que Cristo fez à Igreja.
Ephesians 5:27 VFL
27 Assim Ele pode apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem qualquer outra coisa semelhante, porém santa e sem defeito.

1.4 Preservou sua beleza

É muito interessante que aqui o Espírito de Deus tenha levado o apóstolo a usar expressões que estão relacionadas à beleza do rosto: manchas e rugas.
Cada marido é chamado a zelar pelo bem-estar espiritual e físico de nossas esposas. Esse alerta é porque através de nossas atitudes podemos enchê-las de manchas e rugas precoces, tanto espirituais como físicas.
Um marido que não participa da educação dos filhos está acrescentado rugas precoces à sua esposa.
Um marido que não faz o seu melhor para prover a família ou que agride a esposa e os filhos com palavras ou atitudes faz a esposa envelhecer antes do tempo.
Um marido que não dá satisfaçam de um onde está ou que se nega a permitir o acesso da esposa ao seu celular está marcando o rosto e alma da sua companheira.
Um marido que xinga a família da esposa, coloca dificuldade para recebê-los em casa ou trata com desdém os parentes dela, está roubando a paz de espírito da sua mulher e a enchendo de preocupações.
Mas se assumirmos nossas responsabilidades como líderes amorosos e prestativos, dedicando nossas vidas ao bem delas, as livraremos do pesos para os quais o Senhor não as fez, e a beleza delas vai poder aflorar em sua plenitude.
A flor bem cuidada vive a sua plenitude, mas aquela não for amada, regada e adubada, fica logo sem vida e entristecida.

2. Ame como você ama a si mesmo

Ephesians 5:28–29 VFL
28 E é desta maneira que os maridos também devem amar as suas esposas como a seus próprios corpos. Aquele que ama a sua esposa, ama a si mesmo. 29 Ninguém odeia o seu próprio corpo, mas o alimenta e cuida dele. E é isso o que Cristo faz pela igreja,

2.1 Alimente-a e cuide dela

Ao nos desafiar a alimentar e cuidar de nossas esposas da mesma maneira que nos alimentamos, a Palavra de Deus afirma que maridos devem oferecer as condições necessárias para o crescimento de sua esposa.
Assim, estamos sendo chamados por Deus para investir no crescimento delas como pessoas da mesma maneira ou ainda mais do que investimos em nós mesmos.
Desejar e fazer o bem para sua esposa é desejar e fazer o bem para si mesmo. Ela deve crescer junto com você nas várias dimensões da vida (intelectual, emocional e espiritual). Planejem juntos. Invista tempo e recursos para que isso aconteça. Essa é uma das formas de liderar.
Deixem-me aproveitar e falar um pouco sobre a liderança. Liderar não é colocar-se em posição de superioridade em relação aos outros.
Um líder não é aquele que impõe sua vontade aos outros. A liderança em casa deve ser fruto de uma atitude pessoal de quebrantamento na presença do Senhor, de um espírito humilde e de um coração de servo.
Liderar sua casa é estar pronto para ouvir do Senhor o rumo que ele deseja dar a sua família e implementar essa caminhada com a participação e a opinião de todos os membros da família, principalmente da sua esposa.
1 Corinthians 7:3–5 NVI
3 O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. 4 A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. 5 Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.

3. Satisfaça sua esposa

1 Corinthians 7:3 NVI
3 O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.

Dever e Direito

Fico impressionado quando o assunto sexo entra em pauta. Parece que muitos não conseguem ultrapassar a adolescência nessa área. Dá logo um nervoso, as mãos ficam frias e torcemos para terminar logo. Mas esse é um assunto tratado com respeito e naturalidade pelas Palavra de Deus.
Meu amigo e irmão, a satisfação sexual é um direito de sua esposa. Os homens precisam abandonar a cultura egoísta quanto ao prazer sexual e se tornarem sensíveis as necessidades sexuais de suas esposas.
Converse com ela. Ouça-a sobre o assunto. Abandone o medo, a vergonha e a arrogância de achar que sabe tudo. Você vai descobrir que a satisfação dela pode ser satisfação para você também.
Esse modo de pensar, que dá importância à necessidade dos outros, é profundamente cristã; além de ser um antídoto contra o machismo, a arrogância, a estupidez, a violência, o desprezo e qualquer modo de agir que cancela a a outra pessoa.
1 Corinthians 7:4 BEARA
4 A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher.

Posse mútua do corpo

Escrevendo a uma cidade em que ninguém era de ninguém e na qual cada pessoa fazia do próprio corpo o que quisesse, o apóstolo Paulo apresenta um visão revolucionária para o casamento: o amor do marido por sua esposa deve levá-lo a abrir mão do poder que ele tem sobre seu o próprio corpo, concedendo esse poder a sua esposa (Isso também se aplica à esposa, levando marido e mulher à posse mútua dos corpos um do outro).
Assim, os maridos cristão não podem dispor do próprio corpo como se não precisassem prestar contas, como se isso fosse um assunto só deles; os maridos não podem argumentar para as esposas dizendo “meu corpo, minhas regras”, porque o amor ao qual eles são chamados é a entrega de si mesmo, em confiança, para o outro. Seu corpo pertence a sua esposa. Permita que ela o possua assim como você a possui.
O casal que aprende a viver dessa for usufrui de uma confiança mútua que fonte de grande prazer e alegria. Essa posse mútua do corpo um do outro tem implicações prática bem interessantes. Vejamos o que diz o verso 5.
1 Corinthians 7:5 NAA
5 Não se privem um ao outro, a não ser talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para se dedicarem à oração. Depois, retomem a vida conjugal, para que Satanás não tente vocês por não terem domínio próprio.
Falar a homens sobre privar sua esposa de sexo pode parecer estranho para nossa cultura. No entanto, quem substitui a relação sexual madura e a interação com sua esposa pelo sexo solitário está privando sua esposa daquilo que ela tem direito.
Paulo abre apenas uma possibilidade para uma casal suspender sua vida sexual, que é a dedicação mútua a oração, caso considerem isso necessário. Fora dessa condição, a vida conjugal deve ser um presente mútuo, para que marido e mulher se sintam supridos e não se exponham à tentação de procurar outra fonte para matar sua sede.
Sei que muitas das palavras ditas até aqui são difíceis de ouvir e de viver. Na verdade, irmãos, acredito que não podemos vivê-las apenas com nosso esforço pessoal. Por isso Deus providenciou recursos sobrenaturais que nos capacitam para cumprir bem o papel para o qual fomos chamados. Por tanto, não perca as esperanças! O Senhor pode fazer isso em sua vida!

Submeta-se a seu marido

Ephesians 5:22 NVI
22 Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor,
Tudo que já foi dito aqui durante essa série de mensagens é suficiente para que se saiba que o projeto de Deus para família não se trata de colocar a mulher um condição subalterna, inferior ou de humilhação.
Mesmo assim é importante dizer que a sujeição de as Escrituras falam é sobretudo funcional, e não ontológica. Com isso quero dizer que não se trata de quem é mais importante, de quem é melhor ou de quem tem mais capacidade. Homens e mulheres foram criados iguais em dignidade e isso não muda em decorrência dos papeis que exercem.
Bom, claro que não vai dar tempo de vermos as orientações à mulheres hoje.... Mas no próximo domingo esse será o nosso tema.
Quero concluir pedindo ao Senhor que ajude a viver nossas vidas para a glória do nome dele e com alegria no coração.
Related Media
See more
Related Sermons
See more