OS PROPÓSITOS ETERNOS DE DEUS TIAGO 1.18
Sermon • Submitted
0 ratings
· 17 viewsConselho eterno de Deus em nossas vidas
Notes
Transcript
A PALAVRA DE DEUS COMO SEU PODER CONTROLADOR
INTRODUÇÃO
Quando, no princípio, Deus pronunciou sua palavra no primeiro capítulo de Gênesis, ele falou não para seres racionais, mas para objetos inanimados. E, em primeiro lugar, ele se dirigiu a tais objetos antes mesmo que eles existissem. Ele disse: “Haja luz” (Gn 1.3), e a luz veio a existir. O poder de sua palavra é tal que ele “chama [kalountos] à existência as coisas que não existem” (Rm 4.17).
Assim, a Escritura frequentemente exalta o poder da palavra de Deus. Resumindo Gênesis 1, o salmo 33.6 e 9 diz: “Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles. Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir”. Cf. Sl 148.5; Jo 1.3, 10; Hb 1.2; 11.3; 2Pe 3.5–7.
Depois de Deus criar o mundo, ele continua a governá-lo pela palavra do seu poder. Observe o que é atribuído à “voz do Senhor” no salmo 29 e às palavras e mandamentos de Deus nos salmos 147.15–18 e 148.7–8. A palavra de Deus governa a providência e a criação. Cf. Gn 1.9, 11, 22; 8.21–22; Jó 37.12; Sl 18.15; 33.11; 119.89–91; Mt 8.27; Hb 1.3; 2Pe 3.
Assim, a palavra de Deus é poderosa quando julga e quando abençoa. Essas são as sanções gêmeas da aliança. Na aliança, o Senhor promete bênção para o obediente, condenação para o desobediente (Dt 27–28). Assim, os mandamentos do Senhor têm dois gumes; eles podem ser bênção (Êx 20.12) ou maldição (v. 7).
Desse modo, Deus realiza todas as suas obras pela sua palavra poderosa: criação, providência, julgamento, graça. O poder da palavra é o poder do Espírito de Deus (1Ts 1.5), apesar de o Espírito não ser sempre mencionado em contextos que falam do poder da palavra (como 1Ts 2.13). Isso significa que o poder da palavra é pessoal, não impessoal.
1Ts 1.5 - porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.
πληροφορία -ας, ἡ; (plērophoria), SUBS. plena convicção.
OLHEMOS TAMBÉM Cl 2.2 - para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo,
1Ts 2.13 - Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes
Deste modo, quando a palavra do evangelho leva um ouvinte à fé e endurece outro, essa é uma decisão soberana de Deus. A diferença não é que alguns ouvintes são mais capazes de resistir à palavra de Deus do que outros.
A Escritura, porém, ensina que o próprio Deus determina quem responderá de maneira favorável à sua palavra. Esse é o argumento de Paulo em Romanos 9.1–28:
VOLTANDO A TIAGO 1.18.
MEUS AMADOS NA TEOLOGIA COSTUMAMOS DIFERENCIAR OS TEMPOS DA SALVAÇÃO PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DA SOTERIOLOGIA, VEJAMOS:
I. O TEMPO PASSADO DA SALVAÇÃO
Notai as seguintes passagens:
“A tua fé te salvou” (Lc. 7:50). “Pela graça fostes salvos por meio da fé” (Ef. 2:8). “… que nos salvou e chamou com uma santa vocação” (2 Tim. 1:9). “… salvou-nos segundo Sua misericórdia” (Tito 3:5).
II. O TEMPO PRESENTE DA SALVAÇÃO
“A palavra da cruz é loucura para os que se perdem; mas, para nós que estamos salvos (marg., estamos sendo salvos) é o poder de Deus” (1 Cor. 1:18).
É com referência ao tempo presente da salvação que Fil. 2:12 fala, quando diz: “Operai a vossa própria salvação com temor e tremor.”
III. O TEMPO FUTURO DA SALVAÇÃO
Nas passagens seguintes a salvação é falada como algo ainda futuro: Rom. 5:9,10, 8:24, 13:11; 1 Cor. 5:5; Efe. 1:13,14; 1 Tess. 5:8; Heb. 10:36; 1 Ped. 1:5; 1 João 3:2,3.
Em Rom. 8:23 Paulo nos fala do que é, em geral esta salvação futura.
E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo
DITO ISTO
Somos “irmãos amados” (v. 16), porque somos filhos amados de Deus, “filhos da luz” (Ef 5:8).
a) Como nos tornamos isso? Certamente não através de nossa louvável decisão.
Tg 18a POIS PELO SEU QUERER
Tg 18b ELE NOS GEROU PELA PALAVRA DA VERDADE
Tg 18c PARA QUE FÔSSEMOS COMO O QUE PRIMÍCIAS DAS CRIATURAS
Tg 18a POIS PELO SEU QUERER
βούλομαι (boulomai), VB. ter propósito; ter vontade
1. desejar — sentir ou ter um desejo por; querer fortemente.
Que digo de Ciro: Ele é meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz; que digo também de Jerusalém: Será edificada; e do templo: Será fundado.
Is 44.28.
Tg 18a POIS PELO SEU QUERER
De sua própria vontade. Ele agora apresenta uma prova especial da bondade de Deus que já havia mencionado, a saber, que ele já nos regenerou para a vida eterna.
Cada um dos fiéis sente em si mesmo este inestimável benefício. Então a bondade de Deus, quando conhecida pela experiência, deve remover DE NÓS toda opinião contrária acerca dele.
(lembrando vocês do contexto aqui - V 16 -17 “Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”.
QUERO LEMBRÁ-LOS DA VONTADE DE DEUS NAS ESCRITURAS, NA TEOLOGIA DEFINIMOS ESSAS VONTADES DE DUAS FORMAS:
1ª. VONTADE DECRETIVA (vontade secreta)
2ª VONTADE PRECEPTIVA (ou vontade revelada)
A vontade revelado de Deus é feita conhecida em Sua Palavra, mas Sua vontade secreta são Seus próprios conselhos encobertos. A vontade revelada de Deus é o definidor de nosso dever e o padrão de nossa responsabilidade.
DEIXEM-ME DAR EXEMPLOS AQUI:
À vontade de Deus, é clara a partir das Escrituras.
TEXTO CLÁSSICO PARA A VONTADE DE DEUS:
As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
Dt. 29.29
VONTADE PRECEPTIVA
"Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição" (1 Tessalonicenses 4:3);
VONTADE SECRETA
Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?
Rm 9.19
RESISTIR ἀνθίστημι (anthistēmi), VB. opor-se; resistir.
Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Tg 4.7
A vontade secreta de Deus é Seu eterno, imutável propósito concernente a todas as coisas que Ele fez, para produzir certos meios para seus fins apontados: disto Deus declara explicitamente: "Meu conselho subsistirá, e farei toda Minha vontade" (Isaías 46:10). Esta é a absoluta, eficaz vontade de Deus, sempre efetuada, sempre realizada.
MEUS IRMÃOS VAMOS PEGAR TODO O VERSÍCULO PARA UM MAIOR ENTENDIMENTO:
Que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade
VAMOS OLHAR UM POUCO MAIS A VONTADE DE DEUS NO LIVRO DE JONAS:
DEUS DECRETOU QUE JONAS SERIA O MENSAGEIRO - VONTADE DECRETIVA (1.1-2):
1. Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2. Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.
JONAS FOGE DA PRESENÇA DE DEUS - VONTADE PRECEPTIVA (1.3-17):
Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.
JONAS CUMPRE A VONTADE DECRETIVA DE DEUS (3.1-4):
1 Veio a palavra do SENHOR, segunda vez, a Jonas, dizendo: 2 Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te digo. 3 Levantou-se, pois, Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR. Ora, Nínive era cidade mui importante diante de Deus e de três dias para percorrê-la. 4 Começou Jonas a percorrer a cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida
MUITAS VEZES VAMOS OUVIR NA IGREJA IRMÃOS QUERENDO SABER QUAL A VONTADE DE DEUS PARA SUAS VIDAS.
AÍ FICA A PERGUNTA QUAL A VONTADE DE DEUS PARA A SUA VIDA?