Uma nova dimensão de família
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
15 Mas, se vocês não quiserem servir o Senhor, escolham hoje a quem vão servir: se os deuses a quem os pais de vocês serviram do outro lado do Eufrates ou os deuses dos amorreus em cuja terra vocês estão morando. Eu e a minha casa serviremos o Senhor.
Uma família cristã bonita, feliz e que juntos, vivem vencendo os obstáculos da vida, certamente é uma família que cuida da vida espiritual familiar, é uma família que com muita diligência e de maneira intencional pratica uma vida devocional familiar e vive outra dimensão de família.
A - Não ser derrotado
A - Não ser derrotado
Um lar que todos os dias cuida em trazer o Senhor Jesus ao centro de todas as coisas na casa, é forte e muito menos suscetível, muito menos sujeito às derrotas nos ataques do inimigo, além de ser uma família muito alegre e feliz.
B - Compreensão e paciência
B - Compreensão e paciência
Muitas famílias estão hoje vivendo miseravelmente, cada um cuidando da sua agenda pessoal sem pensar na família, pouca compreensão, pouca paciência com os de casa e brigas constantes, esfriamento nas relações familiares e afastamento dentro da própria casa.
C - Quem cuida da vida devocional familiar tem uma família mais feliz
C - Quem cuida da vida devocional familiar tem uma família mais feliz
Não adianta a gente querer tapar o sol com a peneira, quem cuida da vida devocional familiar tem uma família mais feliz! A razão é que estando mais próxima do Senhor Jesus, a família pode fazer a vontade de Deus de maneira muito mais fácil e natural, sendo produtiva, sendo benção em todos os lugares, e não um peso em casa, no trabalho, na sociedade e mesmo na igreja. Sem considerar que essa família está mais protegida.
D - O devocional acarreta em curas
D - O devocional acarreta em curas
Nesse sentido, a Vida Devocional é também o segredo e o remédio correto eficaz, a cura definitiva contra adições, vícios de drogas, álcool, mente poluída, vícios cibernéticos como vídeo games, pornografia, vício de redes sociais, brigas em casa e outros – sua família vai ficar livre!
Nós somos responsáveis pelo ambiente espiritual da nossa casa.
Vida Devocional Familiar tem tudo a ver com ser feliz!
Você vai aprender aqui a alcançar Uma Nova Dimensão de Família!
A sua casa tem que ser, e se não é, será, um pedacinho do céu!
Desfrute!
I - O AMBIENTE FAMILIAR
I - O AMBIENTE FAMILIAR
Muitas vezes nos perguntamos, como é que algumas pessoas que conhecemos, que enfrentam tantas lutas e adversidades na vida, conseguem ser tão felizes? Enfrentam problemas pessoais, familiares, outras têm algum tipo de deficiência, alguns em cima de uma cama, enfermos e sem conseguirem desenvolver algum tipo de atividade, mas ainda assim, são tão felizes que quase que chega a fazer inveja na gente.
A - Qual o segredo da felicidade ?
A - Qual o segredo da felicidade ?
O segredo é a comunhão com Deus! É o tempo que essas pessoas investem todos os dias das suas vidas falando com o Senhor Jesus, aprendendo do Espírito Santo, comendo a Palavra de Deus, louvando e adorando a Deus. Não importa que elas não sejam teólogas, não sejam cantoras profissional e até são pessoas um pouco desafinadas, mas elas têm alegria em cantar para Deus, mesmo que às vezes seja sem voz, só no mesmo no coração, é porque exatamente lá, no coração é onde elas amam e adoram a Deus de verdade.
Cada família tem os seus costumes, mesmo o casal tendo crescido em famílias diferentes e ter desenvolvidos alguns hábitos que lhe ficaram arraigados, princípios que acabamos trazendo do casamento, uma nova família desenvolve novos hábitos que acabam como que sendo uma característica peculiar daquela casa. Você já notou por exemplo, com admiração alguma maneira que algum amigo ou amigo faz determinadas coisas na casa dela e você disse – interessante como ela faz isso, ou então, diferente o jeito que eles tratam os filhos, ou outras tantas coisas que a gente que as pessoas fazem diferente do que a gente faz na nossa própria casa.
B - Cada casa tem sua maneira de colocar a casa em ordem
B - Cada casa tem sua maneira de colocar a casa em ordem
Geralmente cada casa tem sua maneira de colocar a casa em ordem, distribuindo tarefas entre os filhos e o próprio casal, cada um faz uma coisa. Com o passar do tempo essas coisas são tão automáticas que dificilmente precisar cobrar de alguém a sua tarefa.
C - Diferenças entre pessoas acarretam em dinâmicas diferentes
C - Diferenças entre pessoas acarretam em dinâmicas diferentes
Assim como existe uma ordem, assim também existe um ambiente relacional que se manifesta em alguns aspectos. Por exemplo, quem tem vários filhos sabe que embora sendo criados no mesmo ambiente, eles são diferentes uns dos outros. Essa diferença cria uma dinâmica quase natural nos relacionamentos dentro de casa. A gente aprende a lidar com as pessoas dentro de casa e nem percebe que aprendeu a se relacionar com elas. Dependendo do jeito da pessoa, do temperamento, do gênio da pessoa você lida de maneira específica, por mais que a gente tente não fazer diferença entre os filhos, a maneira de lidar tem que ser diferente, às vezes, por senão não vai funcionar.
D - A vida no “piloto automático” não dá certo
D - A vida no “piloto automático” não dá certo
Geralmente as pessoas têm a mania de querer levar a vida no “piloto automático”. Acham que boas intenções levam aos resultados necessários para ser uma pessoa capaz e ter uma vida santa e feliz.
E - There is no free lunch!
E - There is no free lunch!
Não é assim! Os americanos usam a expressão – there is no free lunch! Que quer dizer – não tem almoço de graça! Isso significa dizer que qualquer conquista na vida tem um preço. Uma pessoa sábia disse que vitória sem lutas, é triunfo sem glória! Em outras palavras, temos que trabalhar por isso.
Você também é responsável pela felicidade da sua casa.
Temos pelo menos quatro ambientes da vida familiar que trabalhar:
· Relacional;
· Emocional;
· Econômico e Financeiro
· Espiritual.
Vamos ver como é que a gente consegue ser feliz em cada um deles e em todos eles.
II - VIDA DEVOCIONAL E O RELACIONAMENTO FAMILIAR
II - VIDA DEVOCIONAL E O RELACIONAMENTO FAMILIAR
O aspecto relacional é um dos principais pilares do equilíbrio e da felicidade da família, talvez o único aspecto mais importante que esse seja a dimensão espiritual do seu lar, da sua família.
A - Para levar esse tipo de vida é necessária uma ação intencional
A - Para levar esse tipo de vida é necessária uma ação intencional
Nenhuma conquista verdadeira na nossa vida acontece sem projeto, propósito e ação intencional. Parece meio sistemático, mas não é, ao contrário, é bem simples e vai fluir voluntariamente depois você que começar e continuar.
Nessa área de relacionamentos há muitos fatores que atacam a base de uma boa amizade entre marido e mulher, pais e filhos, entre irmãos e entre amigos.
A vida não é igual todos os dias, há dias que o seu humor está melhor do que em outros dias. E é nesses maus dias que, sem querer, a gente dá uma resposta mais atravessada ou faz uma cara um pouco feia para alguém. Por incrível que pareça, as pessoas mais próximas de nós, às vezes, se ofendem conosco mais fácil que os de fora.
B - Vontade de resolver até mesmo as coisas que parecem ser insignificantes
B - Vontade de resolver até mesmo as coisas que parecem ser insignificantes
Se essas coisas não forem bem resolvidas, serão o alicerce, a razão ou mesmo a desculpa para que o inimigo plante no coração da outra pessoa que você a trata mal, que você não gosta dela ou que tem alguma coisa escondida contra ela, seja inveja, despeito ou apenas má querência. Não é fácil resolver essas coisas porque nem sempre a outra para fala o que está na mente dela e você não pode adivinhar. Para você foi só um dia mal, para a outra pessoa, talvez, mais uma evidência de um problema de relacionamento com você.
A solução passa pela vida devocional pessoal e familiar. Se o seu coração está em comunhão com Deus e alegre com Jesus, a sua pré-disposição de resolver o bom é muito maior! Se a outra pessoa também está com a vida devocional em dia, pronto! Já está quase resolvido o problema.
O ambiente espiritual da casa é diretamente afetado pela dimensão espiritual que a sua família está, se o Senhor Jesus está reinando na casa, tudo se resolve satisfatoriamente, se ele não tem o primeiro lugar, as feridas podem ser profundas e a divisão na família perdurar para o resto da vida.
Solução – Vida Devocional Pessoal em dia – Vida Devocional Familiar em dia.
1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
III - VIDA DEVOCIONAL - ABENÇOANDO A ECONOMIA DO LAR
III - VIDA DEVOCIONAL - ABENÇOANDO A ECONOMIA DO LAR
Uma das áreas mais atacadas na vida do povo, especialmente do latino-americano, é a vida econômica e financeira. A vida econômica diz respeito ao que você tem e o equilíbrio dos seus bens, já a vida financeira tem a ver com o dinheiro propriamente dito e como você lida com ele.
A - As influências de dogmas nem sempre são bons
A - As influências de dogmas nem sempre são bons
A influência de alguns pensamentos e dogmas da religião católica têm peso no modo como o latino-americano encara a vida. Estou falando principalmente da ideia de que se você é pobre, você é humilde e, então Deus de agrada mais de você. Exatamente por isso muita gente tem muita dificuldade de se enxergar a riqueza como uma benção de Deus.
Mas a Bíblia é enfática em que as riquezas e as boas dádivas vêm de Deus:
Eclesiastes 5:19 Tiago 1:17
17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.
A benção na vida econômica é uma promessa de Deus, mas você precisa entender que ela é consequência de ações consistentes da sua parte.
1 — Se vocês ouvirem atentamente a voz do Senhor, seu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje lhes ordeno, o Senhor, seu Deus, exaltará vocês sobre todas as nações da terra.
Em outras palavras, vida devocional em dia! Tanto pessoal como familiar. Quem tem comunhão com Deus aprende dEle como contribuir e ser fiel e desfruta das bençãos de Deus.
B - É necessário aprender a administrar a família, principalmente financeiramente
B - É necessário aprender a administrar a família, principalmente financeiramente
É muito triste e na verdade é um fardo, uma pena, ver que a maioria do povo de Deus não busca a Deus na administração das suas finanças. Nós deveríamos estar muito mais prosperados por Deus e a falta não é dEle, mas nossa. Cada vez que vamos contribuir, sugerimos aos irmãos que consultem o Espírito Santo. Se fizermos o mesmo em todas as áreas da nossa vida, seremos fadados ao sucesso! Adquira o hábito de perguntar ao Espírito Santo cada vez que você for gastar algum dinheiro, por menor que seja, e nunca negligencie ouvir a voz do Espírito Santo nas suas finanças, especialmente nas suas contribuições e fidelidade – dízimo.
11 Por causa de vocês, repreenderei o devorador, para que não consuma os produtos da terra, e não deixarei que as suas videiras nos campos fiquem sem frutos, diz o Senhor dos Exércitos. 12 Todas as nações dirão que vocês são felizes, porque vocês serão uma terra de delícias, diz o Senhor dos Exércitos.
IV - A DIMENSÃO ESPIRITUAL E A FELICIDADE DO LAR
IV - A DIMENSÃO ESPIRITUAL E A FELICIDADE DO LAR
Além da ordem na casa, do andamento do dia a dia, do ambiente relacional e etc., existe também um ambiente espiritual. É nesse ambiente onde prevaricamos com muito mais frequência.
A - Não se pode prevaricar, ainda mais quando se trata de fazer os outros felizes
A - Não se pode prevaricar, ainda mais quando se trata de fazer os outros felizes
Cuidamos da ordem da casa, cuidamos dos relacionamentos, mas esquecemos que o mundo espiritual é vivo e ativo, que há pressões e opressões e, em muitos casos, uma obsessão maligna para destruir a sua família e o ambiente do seu lar.
A gente limpa e arruma a casa, coloca alimento e casa e cuida da saúde física de cada um, mas geralmente esquecemos que cada um tem uma alma e que até mesmo as crianças são espiritualmente atacadas.
O Senhor Jesus expulsou o demônio de um rapazinho que estava endemoninhado desde criancinha, desde a infância.
21 Jesus perguntou ao pai do menino: — Há quanto tempo isso está acontecendo com ele? O pai respondeu: — Desde a infância;
B - Cuidar do ambiente espiritual é importante para a felicidade de todas as faixas etárias
B - Cuidar do ambiente espiritual é importante para a felicidade de todas as faixas etárias
Às vezes, até as crianças estão sendo atacadas fisicamente, emocionalmente, ou no relacionamento, por causa de um problema de raiz espiritual e não nos damos conta, porque não cuidamos do ambiente espiritual da nossa casa.
Se cuidar da casa e se relacionar bem para manter um ambiente sadio no lar é importante, o ambiente espiritual é o mais importante!
C - Fique atento em buscar saber si os problemas são de ordem espiritual
C - Fique atento em buscar saber si os problemas são de ordem espiritual
É normal e comum que as pessoas fiquem doentes, tenham uma gripe ou até mesmo problemas mais graves de saúde, mas quanto tempo demora para você finalmente detectar que o problema de saúde em alguém da casa, às vezes, não é uma coisa comum ou natural, mas uma seta maligna? Você deu um remédio, aumentou a dose, levou no médico, cuidou, mas chega uma hora que você fala – meu Deus! Eu nem orei! Ou então – meu Deus, por que eu não orei primeiro?
Porque falta a vida devocional familiar!
Quando o ambiente espiritual da casa está bem, a família está espiritualmente cuidada e o Senhor Jesus reinando na casa, tudo fica mais claro e as distorções são mais rapidamente reconhecidas e corrigidas.
Se você não endereçar o ambiente espiritual da sua casa ao Senhor Jesus, o ambiente vai tomar outro rumo e o diabo é quem vai começar a ditar as regras, e de modo tão sutil que você talvez nem perceba.
Alguns sinais de alerta, algumas coisas e desculpas que começam a aparecer são:
1 - Impedimentos
1 - Impedimentos
- É um pouco de cansaço seu aqui, um pouco de preguiça sua ali ou, as crianças estão cansadas hoje, amanhã a gente faz o culto doméstico;
- Ainda tenho que fazer algumas coisas do trabalho, deixa para amanhã...;
- As crianças ainda não terminaram as lições de casa da escola, hoje não vai dar...;
33 Um pouco de sono, um breve cochilo, braços cruzados para descansar, 34 e a sua pobreza virá como um ladrão, a miséria atacará como um homem armado.
2 - Mudança de hábitos
2 - Mudança de hábitos
- Celular
- Jogos eletrônicos
- Seriados nas plataformas da internet
- Tem esse filme que só vai passar hoje e todo mundo quer muito ver. Mas amanhã...
- Academia e esportes
- Filhos adolescentes e jovens já têm os seus próprios compromissos com seus colegas.
Impedimentos e mudança de bons hábitos para esses maus hábitos, são apenas sintomas do que está realmente acontecendo – o inimigo está lentamente tomando o lugar de Deus na sua casa.
3 - Um muro de fogo ao redor da sua casa
3 - Um muro de fogo ao redor da sua casa
É muito simples a receita para mudar o ambiente da sua casa para um ambiente verdadeiramente feliz, e isso não requer ser doutor em teologia ou pastor. Vamos lhe mostrar como alguns passos simples, mas intencionais e consistentes podem mudar para muito melhor o estado espiritual do seu lar.
Observar com cuidado a Vida Devocional da Família significa dar sempre lugar ao Espírito Santo na sua casa através da adoção de um culto doméstico, culto familiar. Talvez você não o faça porque não sabe por onde começar, ou porque tem vergonha ou medo. Vamos lhe ajudar a começar de maneira muito discreta e quase sem perceber a família vai começar a reconhecer, honrar e adorar a Deus na sua casa dando ao Senhor Jesus o lugar que é dEle no seu lar – o primeiro lugar!
O ideal é você reunir a família e fazer um culto doméstico de verdade, um Devocional Familiar, mas se você tem dificuldade e sabe que não vai ser tão fácil parar todo mundo para um momento de um culto inteiro, comece devagar.
Três pequenos passos vão lhe ajudar a começar de maneira quase imperceptível.
4 - A Família e a Bíblia
4 - A Família e a Bíblia
Comece lendo a Bíblia com a família em casa. Introduza a Bíblia a rotina do seu lar. Deus tem promessa para quem valoriza a Sua Palavra:
Salmos 1:1,2 Apocalipse 1:3
3 Bem-aventurado aquele que lê, e bem-aventurados aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.
Bem-aventurado quer dizer mais do que feliz, abençoado!
Aqui existem algumas sugestões de maneiras fáceis e muito agradáveis.
A primeira delas é a revista da escola dominical. Você certamente já observou que a lição semanal da revista da EBD tem uma leitura diária, curta e simples, mas é a Palavra de Deus, edificante e penetrante, cria vida na nossa vida. Aproveite um momento familiar, à mesa ou não, e pegue a revista e diga:
– olha só isso aqui – e leia os versículos que são poucos, talvez um ou no máximo três. Então faça uma pequena oração e peça para Deus ajudar toda a família a guardar aquela palavra no coração.
Pronto! Só isso já é um grande começo. Vai ser tão rápido que garanto que ninguém vai reclamar.
A segunda estratégia para apaixonar a família pela palavra de Deus é, de novo, aproveitando ou criando um momento familiar, sugerir que cada pessoa abra a Bíblia e leia um versículo qualquer um! A Bíblia vai passar de mão em mão e Deus, certamente vai falar aos corações, ainda que as outras pessoas não saibam ou não se dêm conta disso. Depois faça uma oração e agradeça a Deus pela sua Palavra.
Com certeza as pessoas vão criar uma expectativa pela hora de fazer a leitura.
5 - A Família e o Louvor
5 - A Família e o Louvor
Talvez você não tenha colocado muita atenção ao fato do que a Bíblia afirma:
3 Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel.
A mesma expressão se repete em Salmos 78:4; Isaías 60:6, 63:7; I Pedro 2:9.
De novo, aproveitando ou criando um momento familiar, à mesa, por exemplo, invés de deixar a TV ligada, desligue-a e coloque um hino com pouco volume, apenas para o ouvido e a mente perceberem, mas sem forçar ou estar acima do tom das vozes na conversa.
A sua mente inconsciente é muito inteligente e perspicaz. Observe por exemplo, quantas vezes há um barulho na sala, mas como ele é conhecido, você não percebe na mente consciente, mas a inconsciente percebe e guarda até um certo ponto. Às vezes o ar-condicionado está ligado ou a máquina de lavar e como a sua mente acha isso normal, ela não chama a sua atenção para isso, mas se você para e prestar atenção nos barulhos ao seu redor, vai perceber. Mesma coisa acontece com a visão, olfato, paladar e o próprio tato.
Da mesma forma, a canção em louvor a Deus ou que edifica o seu coração, vai entrar na sua mente subconsciente. Em pouco tempo as pessoas estarão acostumadas a ouvir um louvor em algum momento da casa. Já já alguém vai começar a cantarolar um hino, outro vai ouvir outro e daqui a pouco vai ser fácil reunir a família para cantar juntos em adoração a Deus.
6 - A Família e a Oração
6 - A Família e a Oração
Uma pequena oração depois de uma leitura bíblica ou um louvor é uma coisa, mas reunir a família para orar com propósito, é muito mais excelente. A Bíblia diz que se dois de nós concordarem em alguma coisa, o Senhor confirmará do céu!
Quando a família se reúne em oração é como uma cabine de força gerando energia, poder, gerando força para vencer todo mal e para ser abençoada e prosperar.
15 Os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos estarão atentos à oração que se fizer neste lugar.
Orar depois da leitura bíblica como mostramos anteriormente, e orar depois de um louvor já é uma excelente maneira de começar a desenvolver o hábito de orar com a família.
Mas você pode usar outra estratégia se quiser ter toda a família orando por mais tempo. Reúna a família e divida o período de oração por tempo ou por assunto por cada pessoa. Por exemplo: – cinco minutos para cada um; ou, – você vai orar adorando a Deus, você vai orar agradecendo a Deus pela nossa família, nosso lar e por sermos filhos de Deus em Cristo, você vai pedir pelas nossas necessidades, você vai orar pela igreja, salvação dos perdidos e missão e, todos juntos vamos orar pelo Pr. Joel! (risos)
Quem tem mais vergonha de orar na frente dos outros, não vai sentir tanto desconforto quando cada um estiver também orando.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Aqui terminamos esta pequena série de estudos sobre a vida devocional individual e coletiva, pessoal e na família. Porém o assunto está longe de ser esgotado porque precisamos ampliar a nossa visão e olhar para a vida devocional da Igreja como um todos e da Igreja por departamento. Pensar na vida devocional nacional...
12 Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para a sua herança.
Mas o ponto alto aqui é que você se desperte para fazer a sua vida muito mais elevada, caminhar como quem está pisando nas nuvens, ter uma família equilibrada e lar muito feliz – tudo isso é muito possível quando a nossa Vida Devocional está em ordem.
Vida Devocional dá certo!
A Responsabilidade é minha!
Pr. Joel Freire Costa
Lighthouse Point – FL USA
Outubro 2022