Porque sou Adventista?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript
Handout
Propósito: Reforçar a identidade Adventista na vida dos membros e apresentar as razões para não-adventistas.
Texto-base: Lv. 23
INTRODUÇÃO: História de quando me peguei pensando, o porque eu sou Adventista.
1- As festas do Santuário (shabat) Lv 23.1-3
Levítico 23.1–3 RA
Disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis, serão santas convocações; são estas as minhas festas. Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o sábado do descanso solene, santa convocação; nenhuma obra fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas moradas.
No hebraico, a palavra shabat significa, descanso ou sábado. Sendo assim, há duas conotações para a palavra shabat, a primeira é o sábado semanal, e a segunda conotação é o sábado festivo. Mas por que chamava de sábados, porque nestes dias, nenhuma obra poderia ser realizada. Por isso que, o Senhor ao falar com Moisés, apresenta primeiramente, o sábado semanal no verso 3, diferenciando este dos demais.
2- Festa da Páscoa Lv 23.4-5 (Domingo)
Levítico 23.4–5 RA
São estas as festas fixas do Senhor, as santas convocações, que proclamareis no seu tempo determinado: no mês primeiro, aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a Páscoa do Senhor.
A palavra Páscoa, no hebraico Pessach, significa passar por cima, que remete a passagem do Anjo da Morte sobre o povo, e ao olhar aqueles que não possuíam o sinal na porta, o primogênito era morto. Contudo, a páscoa consistia na morte do cordeiro. Ademais, quatro características o cordeiro precisava ter para que fosse um cordeiro pascal. (1) Não poderia ter defeito; (2) macho de 1 ano; (3) nenhum osso deveria ser quebrado; (4) deveria morrer pela tarde (Tudo está escrito em Ex 12).
Ao observar o NT, João Batista, ao ver Jesus, diz Jo 1.29 “No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” . Se Cristo é o cordeiro de Deus, ele cumpre as características apresentadas em Ex. 12?
(1) Não poderia ter defeito. - 1Pe 2.22 “o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca;” Jesus não cometeu pecado, ou seja, sem defeito.
(2) Macho de um ano. Deveria ser macho pois este tomava o lugar do filho primogênito, e Jesus é o primogênito dos mortos. Mas porque ele é gerado? Não. A palavra primogênito, vem do grego, protokokos, que significa, o mais importante. E o NT, afirma que Jesus foi o primogênito da criação, etc…
(3) Nenhum osso deveria ser quebrado. - Jo 19.33 “chegando-se, porém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas.” Sendo assim, nenhum osso de Jesus foi quebrado.
(4) Deveria morrer pela tarde. - Mt 27.46 “Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” , a hora nona, seria por volta das 15hrs, sendo assim Jesus morreu pela tarde.
Outro ponto interessante, é que duas páscoas foram realizadas, uma na saída do povo hebreu do Egito, e outra anterior a entrada do povo na terra prometida, uma libertação física da escravidão e uma libertação espiritual do deserto. Ao observarmos no NT, Jesus toma a ceia com os discípulos, e diz que a próxima ceia seria no céu. Jesus cumpre a libertação espiritual da escravidão do pecado e quando Ele voltar, cumprirá a libertação física do mundo de pecado.
3- Festa dos Pães Asmos Lv 23.6
Levítico 23.6 RA
E aos quinze dias deste mês é a Festa dos Pães Asmos do Senhor; sete dias comereis pães asmos.
Antes da saída do povo hebreu do Egito, Deus fala com Moisés e pede para que o povo faça pães para sair do Egito. Contudo, naquele tempo, não existia o fermento fleischmann, que coloca no pão e rapidinho está ponto, o processo de fermentação natural era mais complexo.
Ou seja, no momento que Deus pede para que o povo fizesse pães sem fermento, a principio não havia um significado de pecado, mas da rapidez, da pobreza. Posteriormente, no NT é mencionado que o fermento é símbolo do pecado. Contudo, enquanto o povo estava no deserto, Deus enviava um pão, chamado de Maná. Durante a semana, este maná era colhido e caso alguém pegasse a mais, no outro dia apodrecia, o único dia que não apodrecia era o sábado. Posteriormente, Jesus diz que Ele é o pão que vem do céu (Jo 6.51). Jesus morre na sexta, e continua no sepulcro no sábado, e em At 13.35 “Por isso, também diz em outro Salmo: Não permitirás que o teu Santo veja corrupção.” corrupção, ou decomposição, ou apodrecimento.
Jesus então cumpre, a festa dos pães asmos no sábado.
4- Festa das primícias Lv 23.9-12 (Domingo) - Cevada
Levítico 23.9–12 RA
Disse mais o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando entrardes na terra, que vos dou, e segardes a sua messe, então, trareis um molho das primícias da vossa messe ao sacerdote; este moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia imediato ao sábado, o sacerdote o moverá. No dia em que moverdes o molho, oferecereis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao Senhor.
Devido os sacerdotes estarem envolvidos nas festas, e estas serem sábado, e nenhuma obra era feita, era levado na quinta-feira, os molhos que seriam movidos diante do Senhor no domingo. Anteriormente, os molhos eram marcados e no domingo era movidos diante do Senhor.
E veja, como, muitas vezes lemos o texto e não prestamos atenção em alguns aspectos tão importantes.
Em Mt 27.51-53
Mateus 27.51–53 RA
Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.
No domingo então, ao Jesus ressuscitar, aqueles que ressuscitaram, juntamente com Jesus, sai dos sepulcros. E não sei se você já parou pra se perguntar o por que no momento que Maria Madalena encontra-se com Jesus, Ele pede para ela não tocar nele, e depois que Ele se encontra com os discípulos, Ele fala para Tomé tocar em Suas feridas? A resposta está justamente na continuação da frase de Jesus à Maria. “Por que eu ainda não subi para Meu Pai.” Em Sl 110.1-4 “Disse o Senhor ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. O Senhor enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos. Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens. O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.”
Jesus ressuscita, sobe ao Pai e se apresenta como a primícias dos mortos, como o molho que é movido ao Senhor, e juntamente com Ele é ressuscitado aqueles que colaboraram com Deus, que custaram a vida em testemunho da verdade, estes Jesus ressuscitou como as primícias de Seu poder, estes, ressuscitaram para vida eterna.
Jesus então, cumpre no domingo a festa das primícias.
5- Festa do Pentecostes Lv 23.16
Levítico 23.16 RA
Até ao dia imediato ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias; então, trareis nova oferta de manjares ao Senhor.
A festa das primícias, cevada era levada, já na festa de pentecostes, trigo era levado.
Após a ressusreição de Jesus, o livro de Atos relata que Jesus passou 40 dias com os discípulos e depois foi assunto ao céu, depois de 10 dias, eles estavam na festa de Pentecostes, e justamente neste dia o Espírito Santo desce sobre os discípulos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more