O CRISTÃO CARNAL E O ESPIRITUAL

Temático  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 273 views

Mostrar para a diferença entre o cristão carnal e o espiritual e levá-los a quererem ser espirituais.

Notes
Transcript
Handout
Propósito: Mostrar para a diferença entre o cristão carnal e o espiritual e levá-los a quererem ser espirituais.
Passagem principal: Rm8:5-8
Romanos 8.5–8 RA
Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Introdução
Quando estudamos a história da Igreja à luz do Espírito de Profecia, nós descobrimos que a Igreja no seu início foi muito perseguida, de uma forma extremamente violenta e de várias maneiras. Aliás, a primeira estratégia de Satanás para acabar com os seguidores do nosso Senhor Jesus Cristo, foi a violência. Os cristãos eram espancados, assassinados, torturados, esquartejados.... Alguns eram colocados como espetáculo à população, colocavam neles peles de animais e então eram lançados aos cães para serem mortos. De fato, muito sangue foi derramado e muitos morreram em prol da propagação do Evangelho Eterno. Satanás, porém, não estava saindo vencedor com essa estratégia, pois quanto mais cristãos eram perseguidos e mortos, mais e mais os cristãos se multiplicavam, daí aquela frase famosa que você já ouviu falar alguma vez na sua vida: “O sangue dos cristãos é semente”. Satanás, então, teve que mudar a sua estratégia, e agora ao invés de utilizar a violência, ele passou a usar o engano. Ele foi e fincou o seu estandarte na igreja, “Como isso aconteceu, Rubens”. Eu vou te explicar:
Na época, pelo fato de a igreja ser pura, o Evangelho foi propagado rapidamente. Alguns pagãos, porém, passaram a professar a fé em Cristo, mas na verdade eles não tinham se arrependido verdadeiramente de suas obras. Não negaram o seu eu verdadeiramente. Diziam com a boca que criam em Cristo, mas continuavam a adorar a ídolos e a manter comportamentos frívolos. A igreja, que sempre buscou uma norma alta, baixou o seu padrão para aceitar esses pagãos que professavam a fé em Cristo, e a partir daí a igreja se corrompeu. Toda aquela perseguição era bênção em vista da corrupção que estava por vir.
Na verdade, sempre houve dois grupos de cristãos dentro da igreja. Um estuda a vida do Mestre e busca segui-lo de todo o coração, renunciando o eu e buscando corrigir os erros e conformar-se com o Modelo, e o outro grupo que evita as claras e práticas verdades que mostram os seus erros.
A Bíblia, na verdade fala de três grupos de pessoas no que se refere ao relacionamento com Cristo. O que diferencia um grupo do outro é o relacionamento íntimo e salvífico com Cristo por meio da Pessoa do Espírito Santo, que é o único elo que liga a terra com o Céu.
Parte I - O homem carnal
Abra sua Bíblia em 1Co 2:14
1Coríntios 2.14 RA
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
O primeiro grupo é o grupo do homem ou das pessoas naturais. Não nos deteremos a este grupo porque ele não está na igreja, e ele não é o problema. Aliás, este grupo na verdade, deve ser o nosso alvo, é o grupo de pessoas que deve ser alcançado por nós. Este grupo é fácil de identificar: Ele não se preocupa com as coisas divinas ou raramente se preocupa. Esse pode ser o ladrão, o enganador, o estuprador, mas também pode ser aquela pessoa de respeito, o advogado, o empresário, o pintor, o gari, o doutor, pode ser uma pessoa respeitada na cidade. A característica principal desta pessoa é que ela não tem o Espírito de Deus, esta pessoa não comunga com Deus e não quer saber das coisas de Deus.
GAVETA
Parte II - O homem espiritual
Os próximos dois grupos nós encontramos na igreja. São membros ativos, e por isso vamos analisar bem estes dois grupos.
O primeiro deles você encontra no próximo verso: 1Co 2:15-16
1Coríntios 2.15–16 RA
Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.
Aqui Paulo apresenta outro grupo, que é o do homem, ou das pessoas espirituais. E quem é esse homem espiritual?
O homem espiritual é aquele cristão genuíno, aquele cristão verdadeiro, que busca fervorosamente fazer toda a vontade de Deus. Dentre as características do cristão espiritual, eu gostaria de me ater em duas aqui com você. A primeira característica é que o cristão espiritual é que ele nega o eu diariamente e busca seguir a Palavra de Deus. Logo na primeira hora do dia, ele busca a Jesus, se rende a Jesus Cristo, deposita aos Seus pés tudo o que ele é e tem, a sua mente, seus pensamentos, suas ações, suas palavras, seus plano, tudo. Busca esquecer de si mesmo e dos seus interesses para buscar os interesses de Cristo e o avanço do Reino. Ele busca esvaziar-se de si mesmo.
A outra característica do cristão espiritual, é que ele é cheio do Espírito Santo, e isso só é possível depois que ele nega o próprio eu, se esvazia de sí mesmo, só então ele pode ser preenchido pela pessoa do Espítito santo, e aqui eu queria abrir uma janelinha. Muitas pessoas se esquecem dessa ordem que Deus nos dá por meio da Sua Palavra. Todos nós que fomos batizados em o nome de Cristo Jesus, recebemos também o dom do Espírito Santo. Muitos de nós nos esquecemos de que somos vasos furados, nós precisamos seguir a ordem Bíblica de Ef 5:18 “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,”
GAVETA: Contar história do taxi até Quatiguá
Cristo nos ensinou isso. Abra sua Bíblia em Lc 11:5-13
Lucas 11.5–13 RA
Disse-lhes ainda Jesus: Qual dentre vós, tendo um amigo, e este for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois um meu amigo, chegando de viagem, procurou-me, e eu nada tenho que lhe oferecer. E o outro lhe responda lá de dentro, dizendo: Não me importunes; a porta já está fechada, e os meus filhos comigo também já estão deitados. Não posso levantar-me para tos dar; digo-vos que, se não se levantar para dar-lhos por ser seu amigo, todavia, o fará por causa da importunação e lhe dará tudo o de que tiver necessidade. Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir [pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir] um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
Trabalhar a perícope dando ênfase no pedir, clamar fervorosamente e importunar ao Pai pelo dom do Espírito.
GAVETA:
Parte III - O homem carnal
O terceiro grupo está logo adiante, 1Co 3:1-3
1Coríntios 3.1–3 RA
Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?
É interessante observar que Paulo chama de irmãos esses que ele chama de carnais. Ou seja o carnal está aqui dentro da igreja, é aqui que ele está, e pode ser, eu, você, você, você. Como assim, eu carnal? sim, porque é uma escolha diária.
Muitos pensam que o cirstão carnal vive em pecado aberto, mas não é assim necessariamente. O cristão carnal é todo aquele que professa a fé em Cristo Jesus e não vive de acordo com a vida do Mestre e com aquilo que ele ensinou. Pode ser um homem que vem para a igreja, professa a fé em Cristo, mas que vive no pecado, seja oculto ou aberto. Mas pode ser também aquele irmão, ou líder de igreja que trabalha e faz muito pela igreja, trabalha muito na obra e equeçe o Senhor da obra. Pode ser um membro, um diretor, um diácono, um ancião, um pastor, um presidente. Pode ser muito ativo na igreja, mas ainda assim ser carnal. É isso que encontramos em Mt 7:22-23 . Nós também encontramos uma ilustração boa em Mt25:1-13
Mateus 25.1–13 RA
Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.
Dentre as características do cristão carnal, eu gostaria de me ater com você em duas principais: a primeira é que ele até recebeu o dom do Espírito Santo, pois ele foi batizado em o nome do Senhor Jesus Cristo e está ativo na igreja, porém ele é como um vaso vazio, pois não clama pelo dom do Espírito e não crumpre os pré requisitos para ser preenchido. A segunda Característica é que ele não renuncia o próprio eu.
GAVETA:
Conclusão
Bom no inicio do sermão eu falei que um dia a igreja foi pura, buscava fervorosamente seguir a vida e os ensinos do Mestre e proclamar a mensagem das Boas Novas através do Espírito Santo. Esses Cristãos, porém, foram perseguidos de uma maneira extremamente violenta.
Em um determinado momento da história, a igreja baixou a norma, aceitando os pagãos que professavam a fé em Cristo, mas que não tinham se arrependido verdadeiramente. A partir daí a igreja se corrompeu, e a perseguição cessou. A palavra afirma em 2Tm 3:12 “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” . Eu te pergunto, porque a perseguição cessou? A resposta é simples: Porque nós nos acostumamos com o padrão do mundo.
Hoje, entre nós há mais cristãos carnais do que espirituais. É necessário decidir, é necessário escolher, Cristo breve virá e precisamos escolher se quando Ele voltar estaremos entre os cristãos carnais ou entre os verdadeiros, os espirituais.
Apelo
Related Media
See more
Related Sermons
See more