EVANGELHO SIM! RELIGIÃO NÃO! Lucas 11.45-12.3
υβριζω hubrizo
de 5196; TDNT - 8:295,1200; v
1) ser insolente, comportar-se com insolência, desenfreadamente, ofensivamente
2) agir insolente e vergonhosamente, tratar vergonhosamente
3) de alguém que prejudica outro ao falar mal dele
nomikós Essa palavra, que significa “de acordo com a lei”, vem a ser usada para “jurista”. Em Tt 3.9, como um adjetivo, denota contendas sobre a lei, quer como uma norma de vida ou, mais provavelmente, como uma fonte geral de ensino. Em Mateus e Lucas, a palavra ocorre como um substantivo para líderes judeus preocupados com a administração e o entendimento da lei (cf. Mt 22.35; Lc 7.30; 14.3). O sentido geral de “jurista” se ajusta melhor a Tt 3.13.
Pense nisto: os mesmos homens que deviam abrir as Escrituras – não era essa a própria essência de sua profissão? – a estão fechando! Estão sepultando a lei de Deus debaixo de uma carga de “tradições” de autoria humana. Veja Mateus 15.3,6. Em vez da salvação por meio da confiança em Deus e, portanto, em Jesus Cristo a quem ele enviou, eles puseram a salvação mediante a obediência a incontáveis regras e estipulações minuciosas de autoria humana.
υποκρισις hupokrisis
de 5271; TDNT - 8:559,1235; n f
1) ato de responder
2) resposta
3) atuação de um artista de teatro
4) dissimulação, hipocrisia
Hipocrisia significa fingir. Refere-se ao mau hábito de alguém esconder sua verdadeira personalidade por trás de uma máscara. Equivale a insinceridade. Hipocrisia é desonestidade, engano.
Certamente está implícita a exortação: “Seja sincero!”