Eu sou a justiça de Deus em Cristo
Sermon • Submitted
0 ratings
· 28 viewsNotes
Transcript
Venha a Ele Como Você Está
Venha a Ele Como Você Está
Na medida em que cresci e amadureci nas coisas de Deus, percebi que a ideia de você precisar estar “certo” antes de poder adorar a Jesus é uma tradição humana. A mulher citada em Lucas capítulo 7
E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento. E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento. Quando isso viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. E, respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. Um certo credor tinha dois devedores; um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro, cinquenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois: qual deles o amará mais? E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas e mos enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento. Por isso, te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. E disse a ela: Os teus pecados te são perdoados.
Ela foi até Jesus com um frasco de alabastro de óleo aromático, simplesmente se prostrou aos Seus pés e o adorou. Ela lavou os pés de Jesus com suas lágrimas e os secou com seu cabelo antes de ungi-los com o óleo. A Bíblia claramente registra que a mulher era uma pecadora, mas não diz nada acerca de ela ter sondado seu coração ou confessado seus pecados antes de adorar a Jesus. Ela o adorou do jeito que estava — e depois disso, Jesus lhe disse: “Teus pecados são perdoados.”
Seja qual for sua necessidade, venha a Jesus. Ele é o seu Salvador, o seu curador, o seu provedor e a sua paz. Ele é o seu “Eu Sou”.
Penso que o diabo tem tentado nos roubar essa tremenda verdade. Seja qual for sua necessidade, se você está afundado em dívidas, soterrado em um pecado em particular ou aterrorizado por seu futuro, venha a Jesus. Ele é o seu Salvador. Ele é o seu curador. Ele é o seu provedor. Ele é a sua paz. Ele é o seu perdão. Ele é o seu “Eu Sou”, o que significa que Ele é o grande “Eu Sou” para qualquer situação que você esteja enfrentando em sua vida.
Seja qual for a perda que você estiver enfrentando exatamente agora, Ele é a sua solução. Venha e adore-o exatamente como você está, e Ele vai suprir você em sua necessidade. Você não tem de se preocupar com seu pecado porque está adorando o seu perdoador. Você não tem de se preocupar com sua doença, porque está adorando o seu curador. Se os crentes realmente conhecessem essa verdade, nem cavalos selvagens seriam capazes de impedi-los de vir adorar a Deus
Você conhece alguém que se limpa antes de tomar um banho? Soa ridículo, certo? No entanto, há pessoas que evitam ir a Jesus porque sentem que devem “endireitar as coisas” em sua vida primeiro. Será que elas não conseguem perceber que na verdade estão dizendo que precisam se limpar antes de tomar um banho? Ora, vamos —Jesus é o “banho” que nos limpa! Ele é a solução, e Ele nos ajudará a endireitar D que nunca seremos capazes de endireitar por nós mesmos.
A mentira de que você tem de limpar a si mesmo primeiro é tão arraigada na igreja, que muitos crentes dizem: “Pastor, não quero vir a Jesus até que eu tenha acertado minha vida.” Se essa é a sua resposta, então a triste verdade é que você nunca virá a Jesus, porque você jamais chegará ao ponto em que possa tornar sua vida “certa”. Venha para o banho, e o banho o limpará. Venha como está, com todos os seus pecados, e Jesus lavará você de toda culpa e condenação.
A Graça de Deus lhe Ensinará a Rejeitar a Iniquidade
A Graça de Deus lhe Ensinará a Rejeitar a Iniquidade
Você sabe o que pode produzir caráter, santidade e o fruto do Espírito Santo no Corpo de Cristo? Ao contrário do que alguns pregadores da lei estão dizendo, é o Evangelho puro da graça de Deus, que vai produzir todos esses bons frutos. A Bíblia declara isso claramente:
Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Claramente é a “graça de Deus” que produz um viver equilibrado, justo e santo!
A graça não é um ensinamento. Não é uma doutrina. Não é um tópico da grade de ensino da escola bíblica. Graça é uma pessoa, e Seu nome é Jesus. A graça “se mostrou a todos os homens”, ensinando-nos o segredo para a devoção, o caráter e a santidade. Ele nos mostrou que tudo se encontra Nele e em Sua obra na cruz. Quando você o tem, você é piedoso. Quando você o tem, você é justificado. Quando você o tem, o bom caráter se manifestará. Quando você o tem, você é feito santo!
Entendendo a Santidade
Entendendo a Santidade
O que é santidade? O entendimento convencional de santidade é que ser santo tem a ver com fazer a coisa certa. Mas olhe mais de perto a palavra “santidade” no original grego, e você descobrirá que é a palavra hagiasmos, que significa “separação para Deus”.3 Portanto, ser santo significa que você foi separado, foi tornado diferenciado do restante do mundo de incrédulos. Na antiga aliança, quando Deus separou os filhos de Israel do mundo, Ele os preservou das pragas enviadas contra o Egito. Deus cuida dos Seus. Na antiga aliança, Ele supriu os israelitas e os protegeu porque eles foram santificados e separados para Ele pelo sangue de bois e bodes. Imagine então o que Ele fará por nós, na nova aliança, que somos santificados e separados por Deus para sempre pelo sangue do sacrifício eterno de Jesus Cristo! Isso significa que mesmo o mundo enfrentando uma crise financeira, nós que fomos santificados pelo sangue de Jesus teremos mais que o suficiente em nossa despensa. Significa que mesmo havendo todo tido de epidemias, doenças e enfermidades no mundo, como a doença da vaca louca ou a gripe aviária, nós seremos santificados e separados para desfrutar a proteção de Deus e a saúde divina! Meu amigo, Deus não exige que você vasculhe seu coração e localize seus pecados antes que possa adorá-lo. Quando o salmista Davi clamou: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração”,4 ele estava pedindo a Deus para sondá-lo. Ele não estava sondando a si mesmo. Em todo caso, o que Deus vai encontrar se Ele sondar você hoje é a sua justiça em Jesus Cristo, pois Ele o vê como justo, santo e perdoado. Ele já declarou: “Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.”5 Como você se vê hoje? Você está mais consciente de seus pecados ou mais consciente de sua justiça e do que o sangue de Jesus fez? A tradição tem nos ensinado a estar ocupados com o ego, mas a graça nos ensina a estar ocupados com Cristo. Quanto mais você se ocupa consigo mesmo, mais rejeitado, oprimido e deprimido você se torna. Seja qual for o ângulo pelo qual você se olhar, verá maldade, indignidade e desqualificação.
Estar ocupado com Cristo é afastar-se do ego e ver a Jesus. Ele é como um diamante precioso. Quando você está apoiado na luz da Palavra de Deus, seja para onde for que você se volte, Ele cintila com raios de beleza, perfeição, justiça, santidade e plenitude. Você percebe isso? Olhe para fora de sua própria debilidade e veja Jesus, porque a Palavra de Deus diz: “Segundo ele é, também nós somos neste mundo.”6 Jesus é santo? Então você também é! Mas como você é santo? Há pouco expliquei que você não é santificado por seus pensamentos e ações. Você é santificado por causa do sacrifício de Jesus na cruz. Agora, vamos um pouquinho mais ao fundo, para examinar o sacrifício que foi feito em seu lugar.
O livro de Levítico fala das cinco ofertas da antiga aliança:
o holocausto (Levítico 1),
a oferta de alimento, (Levítico 2)
a oferta pacífica, (Levítico 3)
a oferta pelo pecado (Levítico 4 e 5)
e a oferta pela transgressão. (Levítico 5 e 6)
Essas ofertas são uma sombra (ou simbologia) do que o nosso Senhor Jesus conquistou quando ofereceu a Sua vida por nós na cruz. Jesus, como nossa oferta de sacrifício, fez uma obra maravilhosa, e ela requer cinco ofertas para descrever o ato de Seu sacrifício na cruz! Neste livro, vou me concentrar em duas das mais importantes ofertas — o holocausto e a oferta pelo pecado.
A Oferta Pelo Pecado
A Oferta Pelo Pecado
Vamos falar da oferta pelo pecado primeiramente. Segundo a lei, quando o homem pecasse, devia trazer uma oferta pelo pecado ao sacerdote. Imagine que você está vivendo nos dias do Antigo Testamento. Você pecou e agora está trazendo um cordeiro como sua oferta pelo pecado ao sacerdote. A primeira coisa que acontece é que o sacerdote examina o cordeiro para assegurar-se de que ele não tem manchas. O cordeiro deve ser sem manchas e perfeito, porque isso fala da perfeição de Jesus. Ele não conheceu pecado e não cometeu pecado. Ele é o verdadeiro Cordeiro sacrificial sem mancha. Depois que o sacerdote examina sua oferta pelo pecado, você deve colocar suas mãos na cabeça do animal.
Por que você deve colocar suas mãos na cabeça do cordeiro? Impor as mãos sobre o animal que você trouxe ao sacerdote é um ato de identificação. Quando você coloca suas mãos sobre a sua oferta pelo pecado, seus pecados são transferidos para o cordeiro inocente. Depois de impor suas mãos sobre o cordeiro, você deve matá-lo. O cordeiro deve ser morto porque todos os seus pecados foram transferidos para o corpo dele. E porque ele morre carregando os seus pecados, você pode sair livre.
— Fale aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém cometer pecado involuntário contra qualquer dos mandamentos do Senhor, por fazer contra algum deles o que não se deve fazer, se o sacerdote ungido pecar, de tal maneira que o povo se torne culpado, oferecerá ao Senhor, como oferta pelo pecado, um novilho sem defeito. Trará o novilho à porta da tenda do encontro, diante do Senhor, porá a mão sobre a cabeça do novilho e o matará diante do Senhor. Então o sacerdote ungido pegará um pouco do sangue do novilho e o trará à tenda do encontro; e, molhando o dedo no sangue, o aspergirá sete vezes diante do Senhor, diante do véu do santuário. O sacerdote também porá um pouco daquele sangue sobre os chifres do altar do incenso aromático, diante do Senhor, altar que está na tenda do encontro. Todo o restante do sangue do novilho ele derramará na base do altar do holocausto, que está à porta da tenda do encontro. O sacerdote tirará toda a gordura do novilho da expiação: a gordura que cobre as entranhas e toda a gordura que está no meio das entranhas, os dois rins, a gordura que está sobre eles e junto aos lombos, e a membrana sobre o fígado, que tirará junto com os rins, assim como se tira isso do novilho do sacrifício pacífico. E o sacerdote queimará essas partes sobre o altar do holocausto. Mas o couro do novilho, toda a sua carne, a cabeça, as pernas, as entranhas e o excremento, a saber, o novilho todo, levará para fora do arraial, a um lugar puro, onde se lança a cinza, e o queimará sobre a lenha; será queimado onde se lança a cinza.
Do mesmo modo, Jesus teve de morrer na cruz com os seus pecados, para que você pudesse ser livre deles.
Ele não foi assassinado. Ele veio para derramar Sua vida por você e por mim.
tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
Ele escolheu se tornar nossa oferta pelo pecado na cruz. É por isso que quando João Batista viu a Jesus, ele disse:
No dia seguinte, vendo que Jesus vinha em sua direção, João disse:
— Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
E é por isso que o apóstolo Paulo disse:
Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Você sabe o que isso significa, meu amigo? Significa que no momento em que você recebeu a Jesus Cristo em sua vida, todos os seus pecados foram transferidos para Jesus... para sempre! Jesus morreu em seu lugar como sua oferta pelo pecado, para que você pudesse sair livre. Que Salvador maravilhoso nós temos!
Pelo sacrifício de Jesus, você é aperfeiçoado para sempre, a cada dia, pelo resto de sua vida. Mas há uma grande diferença entre a oferta pelo pecado no Antigo Testamento e o sacrifício de Jesus por você na cruz. No Antigo Testamento, o sangue de bois e bodes só podia prover uma cobertura temporária pelo pecado. Cada vez que o homem falhava, tinha de oferecer outra oferta pelo pecado. Louvado seja Deus porque na nova aliança a Bíblia declara que
Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.
O sangue de bois e bodes jamais poderia tirar os pecados, então os sacrifícios tinham de ser oferecidos repetidamente. Mas o sacrifício de Jesus foi “de uma vez por todas”.11 Trata-se de uma obra completa e consumada, por isso Ele nunca mais precisa ser sacrificado de novo! Jesus é a perfeita oferta pelo pecado. Seu sangue não cobre apenas temporariamente seus pecados. Todos os seus pecados foram removidos permanentemente! Mesmo que você falhe amanhã, Jesus não precisará ser oferecido novamente. Seu sacrifício o aperfeiçoou... por quanto tempo? Para sempre! Você é para sempre aperfeiçoado, a cada dia, pelo resto de sua vida. O sangue de Jesus permanece continuamente o aperfeiçoando. Você agora está sob a cachoeira de perdão e é santificado perpetuamente. Aleluia!
O Holocausto
O Holocausto
A oferta pelo pecado fala de seus pecados sendo transferidos para o corpo de Jesus na cruz. É por isso que Deus não quer que você seja consciente de seus pecados hoje. Ele quer que você seja consciente do seu perdão. Vamos dar uma olhada no holocausto agora. O holocausto é lindo, porque enquanto a oferta pelo pecado fala de Jesus assumindo os seus pecados em Seu corpo, o holocausto fala da justiça de Jesus sendo transferida para você na cruz. Quando você lê o livro de Levítico, percebe que das cinco ofertas, Deus coloca a oferta pelos pecados por último e o holocausto em primeiro lugar. O homem coloca na ordem contrária: primeiro nós vamos a Deus com todos os nossos pecados, depois todos os nossos pecados são julgados como uma oferta pelos pecados na cruz de Jesus. Não há nada de errado com essa ordem, mas Deus não espera que paremos aí. Ele quer que saibamos que Jesus não apenas morreu por nossos pecados, mas também morreu como nosso holocausto, para nos tornar agradáveis, justos e favorecidos diante Dele. É por isso que quando o holocausto é oferecido, ele sobe como “aroma agradável” ao Senhor
Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isto queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.
(repare que não há aroma agradável na oferta pelos pecados). O aroma agradável do holocausto fala da beleza, da perfeição e da amabilidade de Jesus para com o Pai. Provavelmente esta é a primeira vez que você está ouvindo tudo isso, então me deixe reiterar a diferença. A oferta pelos pecados fala de nossos pecados sendo transferidos para Jesus, ao passo que o holocausto fala da posição de dignidade de Jesus diante de Deus — Sua aceitação e o prazer de Seu Pai Nele sendo transferidos para você. Hoje Deus favorece você exatamente da mesma maneira que favorece ao Seu Filho. Infelizmente, há crentes hoje que entendem que foram só perdoados. Não entendem que foram feitos igualmente justos pela cruz de Jesus. Por causa disso, eles têm se permitido ficar sob condenação. Se isso o descreve, então se alegre — deixe que a verdade de que Deus o vê vestido com a justiça de Seu Filho (porque Jesus se tornou seu holocausto na cruz) liberte você hoje de toda culpa e condenação! Se você acredita que não merece o sucesso, mas merece ser punido, inconscientemente pune a si mesmo e se leva a falhar.
A Autocondenação é Destrutiva
A Autocondenação é Destrutiva
A razão pela qual alguns crentes estão doentes, deprimidos e oprimidos é que em lugar de serem conscientes de sua justiça em Cristo, eles têm pecado em sua consciência. No momento em que pecam, inconscientemente sentem que alguém (geralmente eles mesmos) deve pagar por isso. Se isso descreve você, então preste atenção, porque vou lhe dizer o que acontece quando você é consciente de seus pecados, em lugar de ser consciente de seu perdão e justiça. Quando a condenação o domina, sua mente e corpo começam a dizer: “Ele quer se punir, então vou fazê-lo pagar.” Seu corpo responde a essa necessidade de punição, e você pode começar a desenvolver depressão e doenças em seu corpo. Muitos crentes estão doentes hoje não por causa do pecado, porque o pecado já foi punido no corpo de Jesus, mas por causa da condenação. Em capítulos anteriores, analisamos a condenação do acusador, mas agora estou falando com você sobre a autocondenação e seu desejo inconsciente de impor punição a si mesmo quando você sabe que pecou. Meu amigo, a autocondenação é destrutiva. Quando falha em perceber que Jesus já carregou sua punição, você pune a si mesmo, ou descarrega isso em sua família por meio do abuso verbal ou mesmo físico. Se acredita que merece ser punido e que não merece o sucesso, você inconscientemente ativa um mecanismo de autossabotagem para se punir e levar a si mesmo a falhar. Você pode estar a um passo de um contrato lucrativo de negócios ou prestes a enveredar em uma excitante oportunidade de carreira, mas de algum modo você se pega fazendo alguma coisa que sabota o negócio todo e faz tudo desmoronar diante dos seus olhos. Por quê? Porque bem no fundo você acha que não merece aquilo. A autocondenação também se manifesta como um efeito destrutivo nos relacionamentos. Se você está em um relacionamento maravilhoso com alguém a quem realmente ama e se importa com você, inevitavelmente você faz algo que sabota o relacionamento porque, novamente, algo em seu interior lhe diz que você não merece ser amado por essa pessoa. Os psiquiatras lhe dirão que uma pessoa com tal comportamento é guiada pela culpa e tem um contínuo sentimento de querer se punir. O mundo tem todo tipo de terminologia pomposa para descrever pessoas que exibem um desejo inconsciente de punição — mas esses mesmos psiquiatras não conseguem lhe mostrar como superá-lo. Amado, desperte e perceba que Jesus já foi punido em seu lugar. Pare de se condenar e se punir, porque Jesus já foi condenado e punido em seu lugar! Se você diz que acredita que Deus já o perdoou de todos os seus pecados, então por que ainda está se sentindo culpado? A existência da culpa e da condenação em sua vida mostra que você não acredita realmente que todos os seus pecados foram perdoados. No Antigo Testamento, os israelitas tinham consciência dos pecados porque repetiam sacrifícios que os lembravam deles, ainda que o sangue de bois e bodes por si só não pudesse tirar os pecados deles.13 No entanto, hoje os crentes não têm motivos para viver com uma consciência de pecado, porque Jesus, sua oferta definitiva pelos pecados, já os tirou deles! E por causa do holocausto de Jesus, os crentes podem viver com a consciência da justiça!
Preste Atenção em Seu Desejo de Glorificar a Deus
Preste Atenção em Seu Desejo de Glorificar a Deus
Deixe-me apenas ressaltar que estou escrevendo este livro para crentes que desejam glorificar a Deus em suas vidas, mas estão lutando contra a culpa e a condenação. Se você está vivendo em pecado e não tem desejo de viver um estilo de vida que glorifica a Deus, isso é uma história diferente. Você pode tentar, do jeito que quiser, não ser consciente do pecado, mas não será bem-sucedido simplesmente porque você está vivendo em pecado (por exemplo, permanecer envolvido em adultério sem desejo de terminar o relacionamento). Caia fora desse estilo de vida de pecado pela graça de Deus! Você compreende a diferença entre as duas condições que citei? Você pode estar lutando contra uma consciência de pecado mesmo que não esteja vivendo em pecado. Estou escrevendo para aqueles de vocês que desejam quebrar o ciclo de derrota que a autocondenação traz. Estou escrevendo para aqueles de vocês que estão aprisionados na mentira de que não merecem sucesso na vida. Estou escrevendo para aqueles de vocês que querem parar de sabotar a si mesmos por causa da culpa e da condenação. Estou escrevendo para aqueles de vocês que não estão vivendo em pecado, mas mesmo assim, estão lutando contra a consciência do pecado. Amado, estou escrevendo para aqueles de vocês que tiveram a ousadia de entrar na presença de Deus e adorá-lo roubada, porque depois de “sondar seu coração”, convenceram-se de que não estavam qualificados. Se eu estou descrevendo você, meu amigo, oro para que hoje seja o dia da sua libertação.
Jesus Foi Um Alto Preço Pago Por Todos os Seus Pecados
Jesus Foi Um Alto Preço Pago Por Todos os Seus Pecados
Você e eu temos para com Deus uma dívida que jamais poderemos
pagar. Mas Jesus já pagou a nossa dívida. Na verdade, ele pagou caro, por
isso jamais teremos a dívida em nossa consciência novamente!
Deixe-me compartilhar uma ilustração, e eu oro para que você abra seus olhos para o quão completamente essa dívida foi paga. Vou usar dois de meus pastores para esta ilustração — Pastor Henry e Pastor Lawrence. Digamos que você pegou emprestada a quantia de 50 mil dólares com Lawrence e prometeu pagar em um mês. Entretanto, com o passar do tempo, você simplesmente não conseguiu pagar o dinheiro a ele. Agora, mesmo que Lawrence não peça o dinheiro, o que acontece com o relacionamento de vocês por causa deste débito em sua consciência? Será que você iria até ele e lhe daria uma tapa nas costas, dizendo: “E aí, irmão, como é que vai?” De jeito nenhum! Se você esbarrasse com Lawrence, provavelmente balbuciaria timidamente algo como, “Hã, oi... quer dizer... desculpe, eu tenho mesmo de ir agora, mas vejo você depois... é... quero dizer... uma hora dessas”. A maioria das vezes, você provavelmente mudaria de caminho para evitá-lo. Agora imagine que um dia Henry ouve falar de sua dívida para com Lawrence. E digamos que Henry é um bilionário, além de ser um bom amigo seu. Ele precisa voar para Paris, mas antes de partir, resolve conversar com Lawrence e saber quanto você lhe deve. Lawrence diz a Henry que você lhe deve 50 mil dólares. E Henry dá a ele 1 milhão! E claro que Lawrence fica chocado. Ele protesta, dizendo que você não lhe deve tanto dinheiro. Mas Henry insiste em dar esse valor, porque gosta imensamente de você e quer estar certo de que você nunca mais vai se preocupar com aquela dívida novamente. E, assim, sua dívida está mais do que paga. Contudo, duas coisas podem acontecer que resultariam na permanência da dívida em sua consciência. Vamos imaginar que Henry tenha voado às pressas para Paris e não tenha tido tempo de falar com você, e tenha incumbido um de seus assistentes de informar-lhe que sua dívida já foi paga. Porém, quando o assistente fala com você sobre o débito, ele falha inteiramente em repassar o fato de que sua dívida já foi paga e que Lawrence, na verdade, foi enriquecido por Henry por causa do débito que você tinha com ele. O assistente diz: “Bem... disseram-me para avisar a você que seu débito já foi pago. Mas eu não tenho muita certeza dos detalhes, então talvez fosse bom para você continuar pagando ao Lawrence, não importa se você tem condições de fazer isso.” O que aconteceu neste cenário? O mensageiro falhou em retransmitir a boa notícia, e você saiu sem ter certeza se seu débito realmente foi pago e se você está livre dele. Isso é triste, mas você sabia que é exatamente o que está acontecendo no Corpo de Cristo? Está sendo dito às pessoas pelos pregadores que Jesus não gritou “Está consumado!” na cruz, ao contrário, elas têm ouvido que ainda precisam continuar a pagar por suas dívidas de pecado! Deixe-me perguntar-lhe: quando você termina de pagar o empréstimo que fez para comprar sua casa, ainda precisa fazer os pagamentos mensalmente? É claro que não! Você deve parar de pagar os boletos do banco, porque sua dívida já foi paga. Se você continuar a pagar as prestações, estará perdendo seu tempo e dinheiro! Vamos dar uma olhada em outro cenário possível. Digamos que Henry não pudesse entrar em contato com você antes de voar para Paris, então ele pede a um bom amigo, comum a vocês dois, para lhe dar a boa notícia de que sua dívida foi totalmente quitada. O amigo -ira tão animado que dirige até sua casa, mesmo sendo meia-noite, e diz a você: “Aleluia! Tenho ótimas notícias para você! Seu débito foi quitado. Na verdade, está mais do que pago! Você devia a Lawrence 50 mil dólares, mas Henry deu a Lawrence 1 milhão para quitar o seu débito!” O mensageiro repassou a boa-nova para você. Agora cabe a você, o ouvinte, acreditar na mensagem. Você pode reagir com incredulidade, perguntando: “Você tem certeza? Eu tive essa dívida por tanto tempo e agora você está me dizendo que ela está totalmente quitada? Você está zombando da minha cara!” Ou você pode gritar: “Aleluia!” e se alegrar por causa desse presente imerecido de Henry que quitou o seu débito completamente! Quando o mensageiro transmite a boa-nova, depende de você acreditar ou não na mensagem.
Deixe-me perguntar algo: se você não acreditar nessa boa-nova, o seu débito ainda estará quitado?
Uma vez mais: mesmo se você se recusar a acreditar que seu débito já foi pago, ele ainda está pago? Sim! Sua descrença não muda o fato de que seu débito já foi completamente pago. Mas sua descrença significa que você ainda terá débitos em sua consciência que o afetarão negativamente porque toda vez que vir Lawrence, você se sentirá envergonhado e irá querer evitá-lo! Por outro lado, se acreditar na boa-nova, você não evitará encontrá-lo. Na verdade, sabendo que ele se tornou um milionário porque Henry pagou mais que o valor da dívida, você tem é de ser ousado o bastante para chamá-lo e propor um acordo com ele! Meu amigo, Jesus já pagou sua dívida totalmente. Você sabe o que está fazendo cada vez que permite que essa dívida permaneça em sua consciência? Toda vez que você tem consciência do pecado, está insultando o pagamento do nosso Senhor Jesus Cristo. Você está dizendo que ele não é suficiente. Está dizendo que a cruz não é suficiente. E sabe de uma coisa? Você também está insultado Aquele que recebeu o pagamento por sua dívida de pecado. Cada vez que tenta pagar sua dívida de pecado que já foi paga, você está dizendo que Deus não está satisfeito com o pagamento de Jesus, embora a verdade é que Ele está mais do que satisfeito com Seu pagamento caríssimo. Jesus é o amado Filho do Deus vivo. Como você pode dizer que o sacrifício Dele não é suficiente? Realmente importa se você condena a si mesmo e permite que sua dívida de pecado permaneça em sua consciência mesmo depois que Jesus já pagou um alto preço? Sim, isso importa, porque além de desonrar a obra de Jesus na cruz, a consciência do pecado o faz evitar a Deus, e pode produzir em você condenação, doenças, enfermidades, depressão e um ciclo de pecado! Ouça atentamente, meu amigo — por causa de quem Jesus é e pelo valor desse único Homem, o preço que Ele pagou pelos nossos pecados foi um pagamento além do necessário. Todos os pecadores juntos não podem se comparar ao valor desse Homem. Acredite na boa-nova e se aproxime do seu Salvador hoje! A Palavra de Deus declara que você pode ter “ousadia para entrar no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus”.14 Ela declara que você pode se aproximar com um coração confiante em plena certeza de fé, tendo o seu coração purificado de uma má consciência e o seu corpo lavado com a pura água.15 Alegre-se, amado!
Ouça Mais do Evangelho De Jesus
Ouça Mais do Evangelho De Jesus
“Pastor Prince, eu quero parar de ser tão consciente dos meus pecados, mas como faço isso?” O caminho para sair da consciência do pecado é ouvir mais ensinamentos sobre a obra consumada de Jesus, e como o Seu sangue o purificou e lhe perdoou de todos os seus pecados. Quando você recebe Jesus como sua oferta pelo pecado, seu coração é espargido com o Seu sangue contra uma “má consciência”, porque os seus pecados já foram punidos em Seu corpo. Uma má consciência é uma consciência que está constantemente ciente dos seus pecados. Na medida em que ouvir ensinamentos que exaltam a Cristo, você começará a ser mais consciente do seu perdão do que dos seus pecados. E no momento em que parar de carregar a consciência do pecado e a condenação em sua mente e coração, você será lavado com a água pura da Palavra de Deus, a qual começará a afetar seu corpo físico e trazer cura a cada parte que não estiver bem! Alguns cristãos não são capazes de receber a cura porque não são capazes de receber o perdão. Eles ainda estão conscientes do pecado e duvidam de seu perdão. Acreditam que Deus deve ter perdoado seus pecados passados, mas não os pecados de sua vida inteira. Deus sabe que as pessoas precisam da segurança de que seus pecados estão perdoados, antes que recebam a cura em seus corpos, então a Bíblia torna isso muito claro. No Salmo 103, quando o salmista lista os “benefícios” vindos do Senhor, começa com “quem perdoa todas as tuas iniquidades” antes de acrescentar “quem cura todas as tuas enfermidades”.
É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades;
Quando o homem que sofria de paralisia foi baixado através do telhado e colocado diante de Jesus, o que Jesus disse a ele foi, “Filho, os teus pecados estão perdoados”, antes de lhe dizer para se levantar, tomar seu leito e ir para casa.16 Seus pecados estão perdoados, amado. Pare de se punir e se condenar. É hora de receber livremente seu milagre de Deus!
E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta eles cabiam; e anunciava-lhes a palavra. E vieram ter com ele, conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seu coração, dizendo: Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa. E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.
“Mas eu pequei. Como pode não haver punição para o meu pecado?”
“Mas eu pequei. Como pode não haver punição para o meu pecado?”
Não nego que o pecado deva ser punido, mas estou declarando a você que todos os seus pecados já foram punidos no corpo de Jesus. Ele é a sua perfeita oferta pelos pecados, e nós que recebemos o Seu perdão não devemos mais ter consciência de pecados. Pare de examinar a si mesmo e de procurar pecados em seu coração. Lembre-se de que quando alguém levava sua oferta ao sacerdote, ele não examinava a pessoa, mas sim a oferta pelo pecado. O sacerdote é uma ilustração de Deus. Quando você vai a Deus hoje, Ele não examina você. Ele examina a sua oferta pelo pecado. Ele examina Jesus, que é completamente perfeito e sem pecado, sem mancha, ruga ou cicatriz. Deus aceitou Jesus como sua oferta pelo pecado e, assim, cada um dos nossos pecados foi transferido para o Seu corpo! Pare de se punir. Jesus já foi punido pelos seus pecados. Creia nisso e deixe sua consciência ficar satisfeita! Comece a desfrutar todos os Seus benefícios porque eles são seus por direito adquirido a preço de sangue. Leia Salmos 103 e perceba que o perdão é seu. A cura é sua. A redenção da destruição é sua. Ser coroado com graça e misericórdia, isso é seu. O renovo da mocidade é seu. Aleluia! Simplesmente creia que o seu débito de pecado já foi pago e caminhe nessas bênçãos hoje!
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades; quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia; quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia.
O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos. Fez notórios os seus caminhos a Moisés e os seus feitos, aos filhos de Israel. Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade. Não repreenderá perpetuamente, nem para sempre conservará a sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniquidades. Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto está longe o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.
Porque o homem, são seus dias como a erva; como a flor do campo, assim floresce; pois, passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não conhece mais. Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos; sobre aqueles que guardam o seu concerto, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprirem.
O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo. Bendizei ao Senhor, anjos seus, magníficos em poder, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra. Bendizei ao Senhor, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que executais o seu beneplácito. Bendizei ao Senhor, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor.
Pare de se punir. Jesus já foi punido pelos seus pecados. Creia nisso e deixe sua consciência ficar satisfeita!
O Caminho para Emaús
O Caminho para Emaús
Seja qual for sua necessidade hoje, seja ela física, emocional, mental, social ou financeira, sua solução está na grande revelação de Jesus. Quando Jesus é revelado em toda a Sua magnificência, o pobre prospera, o fraco se torna forte e o doente é curado. Em Lucas capítulo 4, Ele declarou: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas...”1 Jesus foi ungido para pregar a boa-nova para você. Então, sempre que você ouvir Jesus sendo pregado, a boa-nova é proclamada sobre sua vida, finanças e casamento, e toda a sua casa é abençoada com bênçãos sem medida
Seja qual for sua necessidade hoje, sua solução está na grande revelação de Jesus.
Quando Jesus ressuscitou dos mortos, Ele ministrou conforto para dois discípulos que estavam caminhando de Jerusalém para uma vila chamada Emaús. Quando Ele se aproximou e começou a caminhar junto dos dois discípulos, eles estavam tristes e desencorajados enquanto conversavam sobre os eventos que haviam se tornado públicos. A Bíblia diz que os olhos dos discípulos estavam turvados, então eles não reconheceram Jesus em Seu corpo ressurreto. Jesus lhes perguntou: “Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais?”2 Os discípulos, então, começaram a contar a Ele os fatos ocorridos, de como Jesus fora condenado a morrer e havia sido crucificado. Pelo jeito como falavam, você pode notar que eles não acreditavam que Jesus ressuscitaria. Então disseram que estavam esperando que fosse Jesus quem redimiria Israel, e como tinham ficado impressionados quando algumas mulheres de seu grupo, que tinham ido ao túmulo de Jesus, disseram a eles que não conseguiram encontrar o Seu corpo. Quando eles terminaram a narrativa, Jesus disse:
E ele lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
Há duas acusações contra o corpo de Cristo hoje. A primeira é que nós somos “néscios”, ou seja, nós estamos sofrendo pela ignorância e falta de conhecimento da revelação da Palavra de Deus. A segunda é que mesmo quando temos conhecimento da Palavra, somos “lentos de coração para crer”.
Observe que o nosso Senhor Jesus é tão amável, que não disse àqueles dois discípulos quais eram os seus problemas sem lhes dar a solução.
Olhe para o que Jesus fez imediatamente depois de lhes pronunciar essas duas críticas:
E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras (Lucas 24:27).
Isso é maravilhoso! Bem ali, no caminho para Emaús, Jesus começou a expor as Escrituras. Ele começou com Moisés, cuja referência diz respeito aos cinco livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), antes de seguir adiante para o restante do Antigo Testamento — que inclui os profetas maiores e os menores. Jesus expôs para eles todas “as coisas concernentes a Seu respeito”
em cada um dos livros, mostrando-lhes figuras Dele em cada página.
Que tremendo momento de estudo bíblico deve ter sido! Isso nos diz que cada página da Bíblia tem a ver com Jesus. Ele está no Antigo Testamento oculto, e no Novo Testamento revelado.
Não há detalhes sem significado na Bíblia, e tudo nela aponta para Jesus.
Você pode imaginar a empolgação deles quando Jesus começou a lhes revelar que Ele era a semente prometida no jardim do Éden, que esmagaria a cabeça da serpente. Então, Ele deve ter avançado um pouco mais para compartilhar como cada uma das cinco ofertas em Levítico ilustrava Sua única e perfeita obra na cruz. Ele deve ter compartilhado sobre o sumo sacerdote, e como até mesmo suas vestes falavam Dele como nosso perfeito representante diante de Deus. Você consegue imaginar isso? Jesus deve ter revelado até mesmo toda a simbologia contida nas histórias do Antigo Testamento. Ele deve ter contado a eles como Ele estava tipificado no caráter de José — como Ele foi rejeitado por seus próprios irmãos judeus, mas se tornou o Pão da Vida para o mundo gentio, e se casaria com uma noiva gentia (isso é o que a igreja é hoje — nós somos Sua noiva gentia!). Ele deve ter exposto tudo aquilo e muito mais!
Um dia, quando eu estiver no céu, pedirei ao Senhor para me mostrar um vídeo deste maravilhoso estudo bíblico que o Senhor ministrou aos dois discípulos, ali, ao longo da estrada para Emaús!
Jesus Nos Mostrou Como Estudar a Bíblia
Jesus Nos Mostrou Como Estudar a Bíblia
Eu costumava me perguntar por que o Senhor cegou os olhos dos dois discípulos impedindo-os de verem que Ele estava ali com eles, desde o primeiro momento em que falou com eles. Então, um dia, o Senhor falou comigo sobre isso. Ele disse: “Eu não quero que eles Me vejam como o Jesus ressurreto, porque quero que ouçam as Escrituras primeiramente. Não quero que eles tenham fé em Mim simplesmente porque Me viram. Quero que tenham fé em Mim porque ouviram as Escrituras falando de Mim. E esse é o mesmo privilégio que estou dando à Igreja hoje.” Eu fiquei muito feliz quando ouvi isso. Hoje, não precisamos desejar ter vivido nos dias de Jesus ou que Ele apareça para nós — Sua vontade é que o vejamos na Bíblia! Ao expor as Escrituras para os dois discípulos, acredito que Jesus nos mostrou como devemos estudar a Bíblia. Ele não quer que a leiamos para descobrir o que fazer e o que não fazer. Ele quer que estudemos a Bíblia para vê-lo, e perceber que tudo nas Escrituras diz respeito a Ele.
Não precisamos desejar que Jesus apareça para nós — Sua vontade para nós é que o vejamos nas Escrituras!
E sabe de uma coisa? Desde que a nossa igreja experimentou a Revolução do Evangelho, estudar a Palavra tem sido muito empolgante! Eu me pego pregando até mesmo sobre o livro de Levítico no domingo pela manhã. Você acredita nisso? Para a maioria dos crentes, as páginas de Levítico ainda estão grudadas, mesmo depois de utilizarem a Bíblia durante anos! Quando você começa a ver Jesus em cada página da Bíblia, tudo ganha vida. Em nossa igreja, vamos fundo na Palavra de Deus para encontrar todas as joias escondidas e verdades sobre Jesus, de Gênesis aos Mapas! Nós temos alegria na Palavra, porque quando a pessoa de Jesus aparece nela, o estudo bíblico nem de longe é seco e acadêmico, mas vivo e empolgante, e nós amamos isso!
Nossos Corações Ardem Dentro de Nós
Nossos Corações Ardem Dentro de Nós
A solução de Jesus para aqueles que são “néscios” e “lentos de coração para crer” é que eles estudem a Bíblia para ver mais Dele. Ao fim da jornada dos discípulos, a Bíblia diz que eles disseram um ao outro: “Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?”3
Meu amigo, quando Jesus é revelado nas Escrituras, nossos corações ardem dentro de nós. Na verdade, a raiz hebraica da palavra “Emaús” é “banhos quentes” ou “fontes quentes”.4
Quando Jesus expôs as Escrituras, os corações dos discípulos experimentaram “banhos quentes”. Seus corações ficaram estranhamente aquecidos e confortados.
Em uma de nossas viagens a Israel, levei um grupo de líderes da nossa igreja para fazer essa jornada a Emaús. Ao longo do caminho, nosso guia israelita compartilhou conosco que no tempo de Jesus havia, de fato, uma fonte natural de água quente ao longo da estrada para Emaús,3 e as pessoas costumavam se beneficiar de suas qualidades medicinais enquanto desfrutavam de um banho quente. Imediatamente após o guia explicar esse fato, eu fiquei realmente empolgado, porque tive esta revelação do Senhor:
Ele me mostrou que quando você está posicionado sob a cobertura de ministérios ungidos que revelam a Jesus na Bíblia, não somente seu coração é banhado no calor do amor Dele, mas também seu corpo físico é curado e restaurado!
Há qualidades medicinais e virtudes de cura em ver Jesus na Bíblia, pois Suas palavras são verdadeiramente “são vida para quem as acha e saúde, para o seu corpo”.6
A Bíblia diz que Emaús dista cerca de dez quilômetros de Jerusalém.7 Isso significa que os discípulos estudaram a Bíblia com Jesus por sete horas!
A Bíblia também diz que quando os discípulos perceberam que era Jesus falando com eles, após chegarem a Emaús, “na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém”.8 Isso significa que os discípulos caminharam por dez quilômetros durante todo o dia para Emaús, e então caminharam outros dez quilômetros de volta para Jerusalém!
Acredito que algo sobrenatural deve ter acontecido no corpo deles. Os discípulos ficaram tão cheios de vida que foram capazes de caminhar todo aquele trajeto de ida e volta — aproximadamente vinte quilômetros ao todo, de ponta a ponta.
Quando percebi isso alguns anos atrás, o Senhor falou comigo, dizendo: “Filho, quando você se posiciona sob um ensinamento ungido da Bíblia a Meu respeito, seu corpo reage, a vida vem e uma profunda e ousada energia flui.”
Não me admira que Davi tenha dito: “Vivifica-me segundo a tua Palavra”,9 que significa, “Dá-me vida através da Tua Palavra”. Quando você vê Jesus revelado e o ouve pregando para você, não é de admirar que seu corpo receba cura, porque a vida de ressurreição divina de Jesus é transmitida a você.
Foi isso que aconteceu ao homem em Listra, que era coxo de nascença. Tudo que ele fez foi ouvir Paulo pregando sobre Jesus, e suas pernas ficaram inundadas com tanta vida, que quando Paulo lhe ordenou, ele deu um salto e caminhou!1
Tudo Tem a Ver com Ver a Jesus
Tudo Tem a Ver com Ver a Jesus
Tudo sobre a lei tem a ver com você olhando para si mesmo. Mas tudo sobre a nova lei da graça tem a ver com você vendo a Jesus. Os fariseus sabiam de cor grandes porções da Palavra de Deus, mas não conseguiam ver a Palavra de Deus encarnada embora ela estivesse bem diante deles. Não devemos estar interessados em apenas acumular conhecimento bíblico. Devemos estar receptivos à Bíblia para ver mais de Jesus.
Algumas pessoas pensam que se conhecessem hebraico e grego, compreenderiam a Bíblia melhor. Bem, os fariseus conheciam hebraico, e isso não fez nada por eles. O que precisamos é que o Espírito Santo traga à tona para nós revelações e joias ocultas sobre Jesus e Sua obra consumada.
Gosto do que Smith Wigglesworth disse: “Algumas pessoas leem suas Bíblias em hebraico, algumas em grego. Eu gosto de ler a minha no Espírito Santo.”
Amado, tudo se resume em ver Jesus, porque Dele vem cada suprimento e provisão.
Mesmo enquanto prego, eu olho para Jesus. Olho para Ele pela Palavra. Olho para Ele para ter direção.
Olho para Ele o tempo todo. Enquanto Pedro manteve seus olhos em Jesus, ele conseguiu andar sobre as águas. Mas quando tirou os olhos de Jesus e em lugar disso olhou para a tempestade — os desafios e as circunstâncias estressantes — ele começou a afundar.
Quando as pessoas tiram os olhos de Jesus, param de ir à igreja e começam a olhar para si mesmas e para seus próprios recursos para fazer as coisas acontecerem
. Elas pensam: Eu preciso de mais tempo. Eu preciso trabalhar mais. Eu preciso investir em mais trabalho extra, eu preciso trabalhar aos domingos. Por que você não desfruta seus domingos na igreja e com sua família, e crê que o Senhor o vê através de tudo isso? Deus pode fazer muito mais em você por intermédio da pregação ungida de Jesus do que você poderia fazer por meio de sua própria força e trabalho extra. Vamos estar mais juntos para ver mais de Jesus!
Você é amado de Deus
Você é amado de Deus
Meu amigo, saber que você é o amado de Deus por Sua graça dá a você o domínio para superar seus hábitos pecaminosos e tentações. As tentações não conseguem ser bem-sucedidas quando você tem uma revelação de que é amado de Deus. Quando você conhece o quanto é precioso e valioso para Deus, e a profundidade do amor do seu Papaizinho por você, por que iria querer desperdiçar sua vida envolvido em pecados que só trazem destruição e morte?
As tentações não conseguem ser bem-sucedidas quando você tem a revelação de que é o amado de Deus.
Quando o diabo tentar jogar tentações contra você, ele nunca vai lembrá-lo de que você é o amado de Deus. Ele quer que você questione sua identidade e posição como filho amado, porque ele sabe que uma vez que você duvidar de que é o amado de Deus, ele conseguirá fazer você se sentir distante de Deus. Ele conseguirá amontoar culpa e condenação sobre você e tentá-lo ainda mais. Ele dirá coisas do tipo: “Como você consegue ter esses pensamentos? Você ainda chama a si mesmo de cristão?” Portanto, mesmo quando falhar, continue a se ver como amado de Deus. Você ainda é a justiça de Deus em Cristo Jesus
Ocupe-se Com o Amor de Deus
Ocupe-se Com o Amor de Deus
Tudo tem a ver com Jesus e Sua obra consumada!
Tudo tem a ver com Jesus e Sua obra consumada!
Você é destinado a reinar por intermédio Dele
Você é destinado a reinar por intermédio Dele