Discípulado

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

Discipulado, como fazer?

· INTRODUÇÃO
CAPTAÇÃO (brincadeira do telefone sem fio),

LEITURA - 2Timóteo 2.1–2

2 1 Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. 2 E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.
O que é um discípulo? - Quem recebe disciplina ou instrução de outra pessoa; aluno. (Dicionário)
TRANSIÇÃO (Significado da palavra idôneo – honesto, íntegro)

· 1 - PRIMEIRO VOCÊ DEVE SE FORTIFICAR NA GRAÇA DE CRISTO

EXPLICAÇÃO - Não adianta querer ensinar, se eu não sei. Por exemplo, como eu vou ensinar fração, se não sei fazer divisão? Primeiro eu preciso prestar atenção em quem sabe fazer, depois aprender, estudar por conta própria e ai sim, eu vou poder ensinar. Com a Bíblia é a mesma coisa. O primeiro passo é vir à igreja, prestar atenção nas pregações, nas aulas de EBD e continuar lendo a Bíblia em casa, fazendo devocional, buscando entendimento para então poder passar para frente. Assim que seremos fortalecidos pela graça de Cristo que está na palavra de Deus. Deixa eu tentar explicar isso visualmente… (Ilustração)
APLICAÇÃO
ILUSTRAÇÃO (2 garrafas, 1 cheia e 1 vazia e um copo)

· 2 – TODO DISCIPULADOR DEVE SER UM DISCÍPULO

EXPLICAÇÃO - Como dito antes, é preciso primeiro se fortalecer na graça. Deus é tão bom, que coloca pessoas para nos ajudarem na nossa caminhada cristã, as vezes até nos guiando. Olhe o exemplo de Moisés e Josué. Josué foi discipulado por Moisés e preparado para ser o líder do povo de Israel na entrada da terra prometida e na conquista dela. Então, aproveite seus líderes e/ou pessoas que você percebe que já tem mais tempo de caminhada e mais maturidade e aprenda com essas pessoas para que no futuro, você seja maduro suficiente para instruir outras pessoas, como no versículo que lemos no começo. Você precisa conhecer e entender a palavra de Deus para ser capaz de transmitir e ensinar para que essas pessoas possam fazer o mesmo. Como vemos em Mateus 28.19 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” nossa ordem é fazer discípulos e como já falamos no começo, um discípulo é como um aluno, então precisamos estar tão próximos de Deus, a ponto de ensinarmos o que aprendemos e ajudarmos pessoas a serem mais parecidas com Jesus. Pensando nisso, nossa terceira resposta é...
APLICAÇÃO
ILUSTRAÇÃO (torre de copos – Jesus era a garrafa)

· 3 – O DISCIPULADO NÃO É UM FIM EM SI MESMO

EXPLICAÇÃO - Eu já dei uma adiantada nessa resposta no ponto anterior, mas o fato é que eu não vou ensinar pessoas para serem mais parecidas com o Daniel ou com o Beto, ou a Wall ou o Túlio, mas para que vocês se tornem mais parecidos com Jesus, como Paulo fala em 1Co 11.1 “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”. Quem discípula não pode querer transformar seu “aluno” em uma nova versão sua, mas tem que ajudá-la a se transformar em uma pessoa mais parecida com Cristo. Eu não quero um novo Daniel, mas eu quero ajudar as pessoas a serem mais parecidas com o exemplo maior que já pisou na terra, Jesus Cristo.
ILUSTRAÇÃO (O mestre mandou)

· CONCLUSÃO

RECAPITULAÇÃO DOS 3 PONTOS
GRANDE IDEIA (Não adianta apenas conhecer o evangelho, você deve ensiná-lo), (2x)
FECHAR O CICLO
APLICAÇÃO FINAL (Não adianta apenas encher-se do evangelho, é preciso transbordar para que assim possamos encher aos outros.)
Então, seja como Josué, seja ensinável para no futuro ensinar e quem sabe, liderar um “povo” que Deus colocar nas suas mãos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more