RIQUEZAS MALDITAS
Sermon • Submitted
0 ratings
· 18 viewsNotes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
Tg 5.1-6
Tg 5.1-6
Tiago 5.1–6 (RA)
Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão. As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça; o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias. Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Tendes vivido regaladamente sobre a terra; tendes vivido nos prazeres; tendes engordado o vosso coração, em dia de matança; tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos faça resistência.
Introdução
Introdução
O dinheiro é um servo maravilho, um mestre cruel e um deus abominável.
Ilustração rima Gabriel O Pensador: Eu sou o dinheiro.
Esse amor ao dinheiro tem sido o combustível das causas atuais.
1. Tiago sinaliza aos maus ricos a desgraça iminente. Não é uma chamada ao arrependimento, mas a revelação de um agudo sofrimento (Tg 5.1)
1. Tiago sinaliza aos maus ricos a desgraça iminente. Não é uma chamada ao arrependimento, mas a revelação de um agudo sofrimento (Tg 5.1)
Aplicações:
As riquezas não são ruins em si mesmas.
A bênção do Senhor enriquece,
e, com ela, ele não traz desgosto.
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.
Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.
A mesma palavra de juízo está posta aos nossos dias.
Uivai, pois está perto o Dia do Senhor; vem do Todo-Poderoso como assolação.
Uiva, ó porta; grita, ó cidade; tu, ó Filístia toda, treme; porque do Norte vem fumaça, e ninguém há que se afaste das fileiras.
Isaías 15.3 (RA)
Cingem-se de panos de saco nas suas ruas; nos seus terraços e nas suas praças, andam todos uivando e choram abundantemente.
Meus irmãos, Deus não está alheio as injustiças causadas.
Não oprimirás o jornaleiro pobre e necessitado, seja ele teu irmão ou estrangeiro que está na tua terra e na tua cidade. No seu dia, lhe darás o seu salário, antes do pôr do sol, porquanto é pobre, e disso depende a sua vida; para que não clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado.
2. Tiago expõem a fragilidades da riqueza maldita. Bens que não foram utilizados para o bem, acumulados, testemunharão contra os seus possuidores. (Tg 5.2-3)
2. Tiago expõem a fragilidades da riqueza maldita. Bens que não foram utilizados para o bem, acumulados, testemunharão contra os seus possuidores. (Tg 5.2-3)
Quem confia nas suas riquezas cairá,
mas os justos reverdecerão como a folhagem.
Aplicações:
Não sejamos o louco que Jesus adverte, perguntando para quem será a riqueza acumulada.
Mordomos que roubarem o Senhor, serão expostos pela riqueza cheia de traça e ferrugem acumulada em suas mãos.
É extremamente dificil perceber-se que as verdadeiras riquezas de um homem são medidas por quanto ele dá de si mesmo, de suas possessões materiais e não por quanto ele é capaz de reter para si.
Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.
3. Tiago indica a origem maldita dessas riquezas. (Tg 5.4)
3. Tiago indica a origem maldita dessas riquezas. (Tg 5.4)
Aplicações:
Sejamos justos em nossos negócios
Não existe livro em nenhuma literatura com tão ardente paixão social como a Bíblia.
O aparecimento do comunismo não vem em virtude de ser a solução mas é uma denúncia aos abusos do capitalismo.
4. Tiago expõem a vida de prazeres dos ricos, que são indiferentes aqueles que morrem, inclusive por sua causa. (Tg 5.5-6)
4. Tiago expõem a vida de prazeres dos ricos, que são indiferentes aqueles que morrem, inclusive por sua causa. (Tg 5.5-6)
Aplicações:
A indiferença é uma atitude demoniaca. Seres humanos que vivem uma felicidade em detrimento ao sofrimento do próximo, não foram alcançados por Deus. (Unbuntu)
A Palavra de Deus não condena a riqueza como tal, mas não existe livro que tão vigorosamente insista na responsabilidade dos ricos e nos perigos de que está rodeado o homem abundantemente bendito com bens deste mundo.
Mas ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação.
5. Conclusão
Devemos ter cuidado para não promover o dinheiro a deus, pois automaticamente vamos rejeitar o verdeiro Deus.
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.
Façamos uma analogia com um negócio:
a. Dinheiro é um recurso necessário, mas não um fim em si mesmo.
b. O nosso sucesso deve está apoio no sucesso dos nossos stakeholders
c. Precisamos ter ciência da nossa missão. A Glória de Deus.
