Quem é você? Davi ou Saul?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Um dos personagens mais importantes de toda a Bíblia
Seu nome aparece mais de 1000x em toda a Bíblia
28 livros contém referências a ele (42% de toda a Bíblia)
66 capítulos contam sua história (Abraão por exemplo tem 14)
“O homem segundo o coração de Deus” At 13.22
Atos dos Apóstolos 13.22 (NAA)
E, tendo tirado Saul, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.”
Recebeu uma promessa que sua dinastia estaria para sempre no trono de Israel 2Sm7.16
2Samuel 7.16 (NAA)
Quanto a você, a sua casa e o seu reino serão firmados para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre.”
Jesus é chamado de “Filho de Davi” Mc10.47
Marcos 10.47 (NAA)
e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, começou a gritar: — Jesus, Filho de Davi, tenha compaixão de mim!
Comparar com a história de Saul em alguns aspectos

Diante do tempo de Deus

Semelhança entre os chamados, ungidos por Samuel, eram homens bonitos, não estavam esperando serem escolhidos e iniciam cheios do Espírito Santo
A primeira análise que quero que façamos é como estamos agindo diante do tempo de Deus para nós.
O chamado de Davi e Saul é aquilo que temos de mais similar na história dos 2. Os dois foram ungidos por Samuel, os 2 eram homens bonitos, os 2 não esperavam serem escolhidos para tal função e de início os 2 são cheios do Espírito Santo e estão ao lado de Deus. Porém as semelhanças param por aí.
Saul diante de uma batalha escolhe não esperar Samuel (7 dias) e oferece o holocausto que não podia
Os irmãos lembram que o primeiro pecado de destaque de Saul citado na bíblia, ocorreu quando estava diante de uma batalha com os filisteus e não espera Samuel chegar e oferece o holocausto/sacrifício ele mesmo. Não esperou o tempo de Deus diante da sua ansiedade. E Davi?
Resumo da escolha de Davi como rei - Samuel na casa de Jessé
Como a maioria sabe, a história da escolha de Davi é bem interessante, onde Samuel vai até a casa de Jessé por que Deus o orienta dessa forma, chegando lá Jessé apresenta todos os filhos para Samuel, crendo que o escolhido estaria entre eles, porém ao mostrar todos Samuel questiona, não há mais nenhum? E Jessé fala que tem o caçula, que está no campo cuidando das ovelhas. Samuel manda chamá-lo e diz que não sentariam a mesa enquanto ele não chegasse.
1Sm 16.12-13
1Samuel 16.12–13 (NAA)
Então mandou chamá-lo e o fez entrar. Davi era ruivo, de belos olhos e boa aparência. E o Senhor disse a Samuel: — Levante-se e unja-o, pois este é ele.
Samuel pegou o chifre do azeite e ungiu Davi no meio de seus irmãos. E, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi. Então Samuel se levantou e foi para Ramá.
Na sequência Saul chama Davi para morar com ele e tocar harpa, depois promove-o a seu escudeiro. O CAMINHO ESTAVA FEITO!
Logo depois Saul chama Davi para viver junto dele e tocar harpa para acalmá-lo quando estivesse atormentado por um espírito mal. Saul se agrada de Davi e o promove para seu escudeiro. Ou seja, na cabeça de Davi o caminho estava todo feito. Havia sido ungido, chamado para morar junto do rei, promovido a seu escudeiro, assumir o trono estava bem próximo.
Saul passa a perseguir Davi e isso dura de 13 a 15 anos. Como será que Davi se sentiu?
Mas não é isso que acontece, durante um grande período (cerca de 13 anos) Davi passa a ser perseguido por Saul, sofre tentativa de assassinato, tem que sair de Israel e viver junto dos filisteus, tudo para não ser morto. Como deve ter ficado a cabeça de Davi nesse tempo?
- Salmos 57 demonstra um pouco do sentimento de Davi, Salmo esse que ele escreveu enquanto estava escondido dentro de uma caverna, fugindo de Saul.
Davi havia recebido uma promessa de Deus e passou pelo menos 13 anos esperando por ela. Davi estava esperando uma benção acontecer e parecia que Deus havia se esquecido, nunca acontecia. Ele revela que estava abatido, clama a Deus por misericórdia.
E nós? O problema não é o tempo e sim a forma como estamos esperando
A pergunta que fica para nós é, como estamos nos portando diante do tempo de Deus para nós? Como Saul, que não conseguiu esperar 7 dias por Samuel, ou como Davi que esperou 13 anos para se tornar rei? E a questão aqui não é o tempo de espera em si, é como entendemos que Deus está agindo no “silêncio”.
Saúl tentou “Ajudar Deus”. Davi também pode mas escolheu não fazer.
Saul tentou ajudar Deus, pois achou que tudo estava saindo do controle e os filisteus iriam derrotá-lo. Davi teve oportunidade de “ajudar Deus” também, Davi teve oportunidades de matar Saul, mais de uma inclusive! Porém quando estava com a faca diante de Saúl dormindo, ao invés de matá-lo, cortou apenas um pedaço de sua roupa para mostrar que esteve ali e poderia ter o matado. Mas Davi sabia que não cabia ele apressar os planos de Deus, muito menos com uma atitude pecaminosa.
Deus não precisa da nossa ajuda para o tempo Dele acontecer. Muito menos se for através de algo pecaminoso
Muitas vezes queremos pegar atalhos que facilitam nossas vidas, atalhos esses que são claramente pecaminosos, no emprego, na criação dos filhos, no casamento. Mas Deus nunca vai querer que pequemos para “alcançar nossa benção”.
Enquanto esperamos, Deus nos molda, nos ensina e nos prepara para o que viveremos
Deus possui o tempo Dele e enquanto esperamos, somos moldados, somos aperfeiçoados para aquilo que viveremos. Durante os anos em que fugiu de Saúl Davi foi moldado por Deus para se tornar um grande rei, Davi vivenciou dificuldades que o fariam mais preparado durante o reinado. É a mesma coisa conosco, podemos achar que estamos na dificuldade apenas porque Deus se “esqueceu” de nós, mas com certeza Ele está trabalhando conosco, precisamos apenas crer e aceitar, e depois que o tempo dele passar,
“o conheceremos não de ouvir falar, mas de com Ele estar”, como diz Jó em seu livro.

Diante das dificuldades

Citar atitudes de Saúl nas dificuldades. Agiu com desespero.
O segundo aspecto que quero que pensamos como estamos agindo é diante das dificuldades. É claro que já foi um pouco abordado quando falamos do tempo, mas o tempo de esperar pode não ser uma dificuldade em si. Quero que agora pensemos como estamos agindo diante da dificuldade específica.
Como vimos, Saúl diante das dificuldades agiu com desespero, agiu por conta própria. Ofereceu holocaustos que não deveria, fez votos egoístas que o levaram a perseguir seu filho Jônatas, procurou uma médium para consultar e pedir orientação dos mortos!
- E Davi? vamos ler o texto de 2Sm 5.17-25
Essa passagem exemplifica exatamente como Davi agia diante das dificuldades.
Primeiro tem calma e vai para um local seguro/sozinho. Não toma decisão precipitada
Mais uma vez os filisteus o cercam e estão diante dele para prendê-lo, oque ele faz? Primeiro “desce a fortaleza”, provavelmente essa fortaleza eram áreas geográficas mais protegidas e de difícil acesso, provavelmente onde se escondeu de Saúl quando tentava matá-lo. Ou seja, Davi não foi precipitado em ir para batalha, preferiu esperar e principalmente buscar a Deus!
Segundo, Davi busca a Deus por 2x para saber o que fazer
Davi por 2x antes de ir para batalha contra os filisteus busca a Deus e ouve a direção Dele. A ordem de Deus foi de ir para a batalha que Ele entregaria os filisteus em suas mãos, mas também poderia ser ao contrário. O que temos certeza é que Davi faria aquilo que Deus lhe orientasse, pois buscava a Deus de todo o coração.
A resposta de Deus é clara, da a estratégia do passo a passo como fazer e ainda garante que estará a frente Dele
É interessante que além de dizer para que Davi atacasse os filisteus, na segunda vez Deus explica exatamente o que Davi deveria fazer, Deus da a direção, a estratégia e é muito claro ao dizer: “É o Senhor que está a sua frente”.
Assim como com Davi, Deus garantiu também que estará conosco sempre que O buscarmos
Quando buscamo o Senhor diante das dificuldades, Ele nos orienta, nos direciona e vai a nossa frente independente da dificuldade. O que você tem feito? Tem buscado ao Senhor de todo coração aceitando a orientação Dele independente de qual seja a sua vontade? Ou já está com a decisão tomada em sua cabeça e busca a Deus só para que Ele confirme aquilo que você deseja? E se a vontade de Deus for diferente da sua? Estamos agindo como Saul e fazendo por conta própria do jeito que achamos ou agindo como Davi e deixando Deus tomar a frente de todas as nossas batalhas? Deus prometeu a Davi que estaria com ele, assim como também prometeu a nós que estará conosco sempre que O buscarmos!

Diante das vitórias

Nesse mesmo texto podemos extrair um novo aspecto de como estamos agindo diante das vitórias, bençãos que Deus nos dá.
Saúl diante dos amalequitas traz o rei como escravo e os melhores animais para o sacrifício.
Não sei se os irmãos se lembram mas Saúl após vencer os amalequitas Deus havia dito para que matassem todos e não sobrasse nada, e Saul trouxe como escravo o rei e também os melhores animais e apresentou sacrifício com eles. Porque Saul fez isso? Para mostrar a todos o que ele havia feito, para mostrar a todos o que ele era capaz de fazer e como ele era bom!
Davi diz que o Senhor que rompeu as linhas inimigas, em Crônicas diz que o Senhor agiu através dele.
Diferença entre o orgulho próprio e a certeza que tudo era através de Deus.
Já Davi no versículo 20 que lemos diz que o Senhor rompeu as fileiras inimigas, na mesma passagem narrada em 1 Crônicas aparece Davi dizendo que Deus agiu através dele e não ele mesmo havia vencido. Olha a diferença de atitude após uma vitória, após uma benção! Saúl desprezava a orientação de Deus e quando vencia era tudo graças a ele! Davi reconhecia que se não fosse pela orientação de Deus nada daquilo aconteceria.
Temos sido gratos? Precisamos viver em espírito de gratidão
Como temos agido com as bençãos que recebemos do Senhor? Temos sido gratos o suficiente ou temos sido como Saúl e achado que conseguimos por méritos próprios? Precisamos ter um espírito de gratidão, sabe o que é isso? É mais do que agradecer uma benção ou agradecer pelo alimento. É viver sabendo que tudo o que temos, tudo o que somos, tudo o que conquistamos é somente por Deus. Se não fosse por Ele deveríamos estar entregues aos nossos pecados e somente a misericórdia Dele proporciona que estejamos aqui hoje. Por isso devemos engrandecê-lo, adorá-lo, agradecê-lo pelas grandes coisas e também pelas pequenas!
Outra passagem que marca Saúl nas vitórias é como ele reage quando Davi vence Golias em 1Sm 18.6-8
Outra característica de marca Saúl é a passagem em que após a vitória de Davi sobre Golias, onde o pequeno Davi teve a coragem que nenhum guerreiro e muito menos o rei havia tido, enfrentou Golias e com o agir de Deus venceu a batalha, retorna ao acampamento. Lembram o que acontece?
1Samuel 18.6–8 (NAA)
E aconteceu que, quando eles estavam voltando para casa, depois de Davi ter matado o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com tamborins, com alegria e com instrumentos musicais.
As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul matou os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares.
Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo. Ele disse: — Para Davi elas deram dez milhares, mas para mim apenas milhares. Na verdade, o que lhe falta, a não ser o reino?
Saúl não se alegrava com a vitória, benção e alegria dos próximos
O povo havia acabado de ser liberto de uma batalha, estavam todos felizes e alegres e Saúl ao invés de se alegrar com a alegria dos outros, com a benção que os todos haviam recebido porém não através dele, tem inveja.
Viver em comunhão, demonstrar amor, é se alegrar com a alegria do irmão de verdade
Não podemos ser esse tipo de pessoa, essa pessoa que sempre coloca os outros pra baixo, que sempre tem uma história melhor para contar. Precisamos nos alegrar com a alegria do nosso irmão, precisamos amar o outro de verdade e esse amor acontece quando nos alegramos de verdade pela conquista e benção que nosso irmão recebe, mesmo que não tenhamos nada a ver com aquilo! Isso é viver em amor!

Diante do pecado

Caminhando para o fim, precisamos analisar como estamos agindo diante do pecado, como Davi ou como Saúl?
Tanto Saúl como Davi pecaram. Pecados graves
Tanto Saúl quanto Davi pecaram, inclusive os pecados de Davi foram “muito graves”, Davi adulterou com Bate-Seba, engravidou-a e depois assassinou Urias, colocando-o na linha de frente da batalha sabendo que morreria.
Saúl cometeu diversos pecados também como já dissemos, e não cabe a nós aqui julgar qual pecado foi mais grave, qual pecado merece qual tipo de consequência pois isso é papel de Deus e não nosso. O que diferencia os dois foi a reação deles após o pecado cometido.
Saúl pecava e não assumia as responsabilidades. A culpa nunca era dele
Saúl pecava e nunca assumia a responsabilidade pelo seu erro, sempre colocava a culpa nas circunstâncias externas, no povo, nos inimigos. Nunca assumia que estava errado, se arrependia e fazia diferente.
- Já Davi não, quando pecou gravemente e foi confrontado pelo profeta Natã disse claramente: “Pequei contra o Senhor”
Nosso coração não é melhor que o de Saúl por ele mesmo. Deus usou o próprio Saúl pra tirar o próprio Saúl do coração de Davi e ser quebrantado. Davi escreve Salmos de coração quebrantado, reconhecendo seu erro e sua falha como o Salmo 51.2-4
Salmo 51.2–4 (NAA)
Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.
Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau aos teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.
Salmo 51.10–13 (NAA)
Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
Não me lances fora da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.
Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.
Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.
Nós estamos tratando o pecado como algo normal? Ou nos arrependendo de verdade?
Davi pede para que Deus purifique o seu coração para que ele possa ensinar os outros a não falhar como ele falhou. Davi lutou tanto contra o pecado que 1Re 15.5
1Reis 15.5 (NAA)
Porque Davi fez o que era reto aos olhos do Senhor e não se desviou em nada daquilo que o Senhor lhe havia ordenado, em todos os dias da sua vida, a não ser no caso de Urias, o heteu.
E nós como estamos agindo diante do pecado? Estamos tratando como algo natural, não assumindo a nossa culpa? Ou estamos sentindo de verdade quando pecamos, nos arrependendo, pedindo perdão, nos esforçando para mudar. Não podemos nos acostumar com o pecado, precisamos ser como Davi, assumir o erro, assumir a responsabilidade e não pecar mais.

Diante da morte

Para acabar esse último aspecto não depende somente de nós. Somente Deus sabe a hora de nossa morte, mas gostaria de comparar os fins de Davi e Saúl.
Saúl morreu de forma triste, desesperado, sozinho, sem família e com medo do que iriam falar dele. Suicidou-se
Saúl morre de forma triste, tirando a própria vida para não ser motivo de chacota dos inimigos, o que importava para ele era a sua reputação. Morre jovem, desesperado, com a vida completamente sem sentido, rompido com a família, sem a presença de Deus.
- Já Davi o livro de Crônicas diz que:
1Crônicas 29.28 (NAA)
Morreu em boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar.
Claro que não estou querendo aqui que pensemos em nossa morte, tomara que demore muito a de todo mundo aqui ainda!
Não quero que ninguém morra! Mas qual o legado que você deixaria? O que falariam de você?
E o mais importante, você tem certeza para onde iria?
Mas olhando para a sua vida hoje, se você morresse hoje, o que falariam de você? Olhariam para sua vida e a usariam de exemplo para outras vidas como a de Davi?
Mais do que isso, você tem certeza que estaria com Jesus no céu?

Conclusão

Hoje refletimos sobre a vida de dois grandes personagens de Israel.
Dois homens que erraram e acertaram. Mas só 1 foi submisso a Deus integralmente
Dois homens que assim como eu e você pecaram, erraram e acertaram. Mas vimos que somente um deles teve uma vida submissa a Deus em todas as areas e momentos.
Que possamos sair daqui hoje refletindo como estamos lidando com:
o tempo de Deus para nós (estamos confiando e esperando em paz?)
as dificuldades que se apresentam diante de nós (estamos consultando a Deus antes de decisões que precisam ser tomadas?)
as vitórias que Deus nos dá (estamos sendo gratos a Deus pelas grandes coisas e pequenas coisas, reconhecendo que tudo vem Dele?)
e como temos reagido aos pecados que cometemos (estamos lutando contra o pecado e buscando uma vida de santificação?)
Que possamos agir como Davi, para que deixemos um legado como ele deixou e chega a nós até hoje!
Deus abençoe a todos!
Related Media
See more
Related Sermons
See more