DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Atos 7:9-10 Os patriarcas, invejosos de José, venderam-no para o Egito; mas Deus estava com ele e livrou-o de todas as suas aflições, concedendo-lhe também graça e sabedoria perante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador daquela nação e de toda a casa real
O texto em tela compoe o discurso e defesa de Estêvão, primeiro mártir cristão. Nesse discurso, Estêvão se defende e explica o motivo da rejeição dos religiosos(fariseus) à mensagem do evangelho com exemplos de histórias do passado que os seus ouvintes conheciam tanto, mas não conseguiam conectar com a vida de e obra de Cristo . O discurso de Estêvão, portanto é mais do que uma peça jurídica em sua defesa, Estêvão, a semelhança do próprio Cristo no caminho de Emaús, faz uma exposição história da redenção.
No entanto, hoje, me permitam “pinçar” à menção que Estêvão faz à José, pois ação de Deus na vida de José será pra nós tema de reflexão nesse momento.
A história de José está registrada no livro de Gênesis dos capítulos 37 a 50. Estêvão faz um resumo aqui em seu discurso e destaca alguns aspectos importantes para a nossa reflexão:
1 - José não foi imune aos problemas da vida (vs 9)
Precisamos entender que as lutas fazem parte da vida de todo homem de Deus. Nem sempre a vida cristã será um cenário de águas tranquilas. Há momentos de vales, desertos. Passaremos por dor, sofrimento, decepção, traições e momentos de aperto.
Perseguição
Violência
Abandono
Falsa acusação
Prisão
Esquecimento
Os obstáculos na vida de José estavam no trajeto traçado por Deus para o seu servo.
2 - Deus estava com José mesmo nos momentos mais duros da sua história.
Essa afirmativa aparece inumeras vezes no texto de Gênesis (o Senhor era com ele). Não estamos falando de uma visitação temporária, mas um Deus que se faz presente na vida do seu Servo. O Senhor não o impediu de passar por momentos difíceis, mas ele o sustentou em todo tempo.
José, foi vendido como escravo para o Egito com 17 anos. Com 39 anos, 22 anos depois vê claramente o cuidado de Deus guinando a sua história para cumprir os seus propósitos para a vida do seu povo - Gen 45:5 “Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.”
Nossa vida não é fruto do acaso, Deus está agindo em nós e através de nós a fim de cumprir os seus propósitos. Talvez o que estamos passando hoje não nos permita compreender os propósitos de Deus na história, mas eles estão aí. Deus não disperdiça sofrimento na vida dos seus filhos.
3 - Deus não apenas estava com José, mas o livrou da aflição - (vs 10)
Livrou = erguer uma pessoa para fora do perigo
Angústia= um estado opressivo de adversidade física, mental, social ou econômica / pressionar / aflição
Existem situações na vida que pensamos assim, como pode ainda permanecer? Como é possível continuar caminhando ? Como conseguiu ?
Gen. 40:7 Pq estão preocupados ? - quem faria uma pergunta dessas estando preso injustamente?
Gen 50:15-21 José perdoa os seus irmãos e os consola depois da morte de Jacó.
4 - A história de José é a manifestação clara de que não somos pra nós mesmos.
Há uma história sendo contada. Há um projeto de redenção de Deus em curso e cada um de nós, os que foram achados por ele, entramos nessa história. É sobre a gloria de Deus e não os nossos planos. A virada na vida de José não era um golpe de sorte, uma conscidencia, mas o agir de Deus para cumprir o seu plano de redimir todas as coisas.
Conclusão
Somos do Senhor ! Rm 14:8 “Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.”
Ilustração do Barquinho
Nesse momento de incertezas, de mentiras, essa é uma verdade que precisa permanecer em nossos corações, somos do Senhor. Quando as lutas vierem, quando as crises vierem, não se esqueça que Deus está contando a sua história e nós fomos inseridos nela. Quando somos bem sucedidos em alguma coisa, não nos esqueçamos que somos dele.
Related Media
See more
Related Sermons
See more