Mateus 5. 13-16. Somos o sal e a luz do mundo se nos associarmos com Jesus

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 24 views
Notes
Transcript
Mateus 5. 13-16. / Marcos 9. 49-50 “Somos o sal e a luz do mundo se nos associarmos com Jesus”
Introdução.
Em cada eleição, você vê o cinismo mais profundo dos políticos. A visão de muitos: Não confiamos em políticos. Não confiamos no governo. Nós não confiamos nos negócios, porque existe muitas pessoas desonesta.
Há um cinismo sobre os médicos. Uma reportagem do New York Times mostra o número de pessoas que dizem que os médicos estão nessa profissão apenas pelo dinheiro.
Muitos hoje dizem: Quem se importa com os padrões morais? Todo mundo está sujeito a viver assim, porque o mundo é dos espertos.
Irmãos, a centenas de anos atrás, toda a sociedade ocidental foi baseada em uma visão cristã. Seja católico ou protestante ou ortodoxo.
A visão cristã é esta: o mundo é um lugar difícil com muitos problemas, mas existe uma Palavra autoritativa (a Bíblia), existe um Deus sobrenatural que [Reina], existe o reino de Deus, [e] através da conversão, esse reino pode [vir] a se tornar realidade aqui, e as coisas podem mudar.
O cristianismo bíblico [NÃO] é otimismo superficial [nem] pessimismo sombrio, e aqui está a razão. Não olho para o ideal (como fazem os otimistas) e não olho para o real (como fazem os pessimistas).
Olhamos para Jesus Cristo. [Jesus Cristo é o ideal que se tornou real]. Jesus Cristo, nosso glorioso Capitão, abriu uma fenda nas paredes impiedosas do mundo e nos convida a segui-lo.
É disso que trata esta passagem. Você vê isso? O que esta passagem ensina é [que] o mundo precisa de sal e luz. O mundo está sujeito à decadência. Está se desintegrando. Está desmoronando. O sal é um conservante.
Assim, a primeira coisa que Jesus ensina aqui [é] que o mundo, em si mesmo, está desmoronando. Em segundo lugar, ele está ensinando que há um sal e uma luz de fora do mundo que podem salvá-lo.
Em terceiro lugar, se você se associa a Jesus Cristo, você se torna o sal e a luz que vem do ideal para o real.
Primeira verdade: O mundo está sujeito à decadência.
O sal, nos tempos do Oriente Próximo, era usado como conservante. Eles não tinham freezers, geladeira naquela época, então a única maneira de evitar que a carne estragasse era salgá-la.
A luz realmente tem o mesmo tipo de efeito. Você deve ter em mente que não havia luz elétrica lá. Quais eram as lâmpadas de que Jesus está falando? Ele está falando sobre um pavio flutuando em um pequeno copo de óleo.
Se você já esteve em uma cidade onde tudo se apagou e não há luz, exceto velas, você percebe como as coisas realmente ficam escuras à noite.
Quando a gente está na escuridão total, dá uma sensação de vertigem inacreditável, desorientação e deslocamento.
Quando Jesus diz que o mundo precisa de sal, que o mundo precisa de luz, [é] porque toda a existência humana, deixada a si mesma [inevitavelmente] vai para uma desordem cada vez maior, vai se deslocando para uma desintegração.
O que Jesus está dizendo é certo, [a tendência natural é ir para uma desordem cada vez maior]. Essa é a razão pela qual, por exemplo, as raças não podem se dar bem.
Crime, racismo, guerra, luta de classes, problemas trabalhista e divórcio... Todas essas coisas apenas mostram que a tendência natural da humanidade é para a desordem.
Aqui está uma coisa em que ninguém pode discordar. Não importa realmente em que religião você está, Não importa se você é religioso ou não, se você acredita em Deus ou não. Todos concordam, mas ninguém pensa nisso.
Lembra-se o homem está corrompido, o homem está manchado pelo pecado, toda estrutura humana foi afetado pelo pecado, temos depressão, ansiedade....
Jesus está dizendo, o que a Bíblia está dizendo, o que todo mundo admite. As coisas estão desmoronando [isso é realismo]. É justamente por isso que Jesus está dizendo que o mundo precisa de sal e o mundo precisa de luz.
Segunda verdade: Há um sal e luz de fora do mundo que pode salvá-lo.
Me diga: de onde vêm o sal é luz? A resposta é que o sal e a luz é o próprio Jesus Cristo. Aqui nessa passagem, Jesus [NÃO] menciona a si mesmo, mas de forma indireta Jesus diz: ““Você é o sal e a luz do mundo”.
Veja (v: 14-15) “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa”.
Irmãos, isso nos diz que tipo de luz que somos, e isso é fundamental. Jesus [NÃO DIZ] sóis como uma as estrelas, porque eles têm luz em si mesmos. [Jesus NÃO está dizendo isso].
Jesus está dizendo: Você é como uma lâmpada, e uma lâmpada não pode produzir luz; uma lâmpada só pode reter a luz.
Isso significa que Jesus está insinuando que [ELE] é a verdadeira luz do mundo, é nós nos tornamos luz do mundo para que as pessoas sejam atraídas pela luz de Cristo.
Portanto você se torna a luz do mundo somente quando é iluminado por ele. Sua luz é derivada. Você é uma lâmpada. Você não uma estrela que tem luz em si mesmo.
Quando Jesus é chamado de luz do mundo em João 1, quando Jesus chama a si mesmo de luz do mundo em João 8, tudo isso tem um significado.
Primeiro, significa que Jesus é a verdade. A verdade ilumina. A verdade torna todas as coisas visíveis. Eu falei isso domingo passado pregando (Is. 60).
Em segundo lugar, Jesus é a luz do mundo, significa que ele é gloriosamente bom. Ele não pode mentir. Ele não pode enganar. Ele não pode fazer nada de mal. Ele é lindo em sua glória. Ele é lindo em sua santidade. É por isso que o chamamos de luz. Porque a luz nos traz alegria, a luz e linda. Precisamos da luz para sermos felizes.
terceiro lugar, Jesus é luz, ou seja, Jesus nos guia para a realidade. A luz revela as coisas como elas são. Então Jesus Cristo, é a realidade última quando diz: “Eu sou a luz do mundo. Aquele que anda na minha luz terá a luz da vida e nunca mais andará nas trevas” (Jo 8.12).
Quando Jesus diz isso, ele está dizendo: “Eu sou o verdadeiro guia. Eu, [e] só Eu, lhe mostro o caminho.”
Quando Jesus diz: “Eu sou a luz do mundo”, ele está dizendo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (Jo 14.6).
Muitas pessoas odeiam isso, e muitas pessoas consideram isso absolutamente repugnante, e ainda assim isso é a essência da mensagem cristã.
Algumas pessoas dizem: “O verdadeiro problema é se você acredita nisso, então você está dizendo que outras religiões não têm tanta verdade nelas, que Jesus é a luz, [e] todas as outras religiões não têm luz, é isso? A resposta do cristão para isso é: “Sim, está certo”.
Realmente Jesus [NÃO] lhe dá uma outra opção. Ele diz: “Eu sou a luz”. Jesus afirma [EU] Sou Deus. Não estou apenas apontando para a luz. Eu sou a luz.” [ISSO É REAL].
Podemos ser realistas sobre a desintegração do mundo, como também podemos ver o que pode acontecer se a vida do ideal se tornar real.
Terceira verdade: Você e eu podemos ser o sal e a luz do mundo se nos associarmos com Jesus.
Em outras palavras, se o recebermos [Jesus] como Salvador, sua luz entra. Seu sal, seu poder preservador, entra em nossa vida e nos tornamos o sal da terra, e nos tornamos a luz do mundo.
Essa deve ser uma das coisas mais assustadoras que alguém já disse. Espero que você esteja com medo, e se não estiver com medo, tenho três minutos para deixá-lo com medo. Tenho três minutos para fazê-lo.
Quando Jesus Cristo diz: “Vós sois o sal e a luz do mundo”, é assim que ele está dizendo que um cristão deve ser [Ok] agora prenda a respiração.
Número um, sal e luz expõem a decadência e a escuridão. Se você é luz, isso significa que sua vida deve ser tão bonita que, quando entra em contato com outras partes do ambiente, a beleza de sua vida mostra outras coisas pelo que elas realmente são.
Por exemplo, se você é um cristão piedoso, apenas pela sua presença, revela para o ambiente a desonestidade no negócio.
A sua chega revela a fofoca, as pessoas param de falar o que estavam falando. A presença de crente piedoso chegando revela a promiscuidade numa roda de conversa. (Não verdade isso?)
Simplesmente por ser um cristão. Ou por apenas dizer: “Vou viver de acordo com a verdade, que são os Dez Mandamentos, para a beleza de Jesus Cristo”. Você será perseguido.
Se você é como Jesus Cristo, [É] essa a beleza do que vai mostrar a realidade do ambiente onde você chegar.
Uma boa luz mostra a cor real, certo? Você já reparou que às vezes você puxa um par de meias e não consegue dizer se são azuis ou pretas, e você olha em uma luz e ainda não consegue dizer com certeza se preta ou azul, isso sempre acontece comigo.
Mas uma luz muito boa mostra as cores reais. Se você é um cristão andando como Jesus Cristo, então a beleza de sua vida mostra a todos ao seu redor o que é bom e o que é ruim.
Você sabe, a frase das boas ações em (Mt 5.16), onde diz:Da mesma forma, deixe sua luz brilhar diante dos homens, para que eles vejam suas boas ações”, existem duas palavras gregas que podem ser usadas para o bem, agathos e kalos.
Agathos significa bom em qualidade, e kalos significa bonito, [kalos] Diz que suas ações devem ser bonitas, suas ações devem ser incríveis.
Essa é a questão. Sua vida é tão notável que mostra o contraste entre a beleza de Cristo e o que está ao seu redor? ou você é aquele crente que se mistura, e não há nada de notável em sua vida, e não há nada em você que se destaque? Ser sal e luz no mundo, significa que a beleza da sua vida mostra as cores reais ao seu redor.
Em segundo lugar, se você é sal e luz, isso significa que você traz alegria às pessoas. Agora isso é muito ruim, isso é realmente assustador.
O sal não é apenas um conservante. O que mais é? É um tempero. Era um tempero original. Ele traz o sabor. O sal faz com que as coisas tenham um gosto bom.
A luz, é bela, porque? A luz e bela porque mostra a beleza das coisas.
Acabei de dizer que a beleza da sua vida pode causar alguma perseguição. Mas, por outro lado, ao mesmo tempo, você é a alegria de um determinado grupo.
Você é a estabilidade em seu bairro. Você é a referência em seu trabalho, porque um cristão não olha para uma situação e diz: “O que posso tirar disso?” mas o cristão age como sal e chega lá e diz: “Como posso tirar o melhor desta organização, deste grupo, dessas pessoas?”
Um dos grandes problemas das pessoas, é que elas já entram em alguma coisa com o seguinte pensamento: “Como posso tirar o máximo proveito destas coisas para mim?
Um cristão vai a uma firma e diz: “Como posso fazer deste [lugar] o melhor lugar possível?” Às vezes, se a coisa é muito grande e muito corrupta, você percebe que só pode temperar um pouquinho ao seu redor.
Mas um cristão traz alegria. Um cristão traz alegria para as pessoas ao seu redor.
Uma última coisa que tenho a dizer. Ou seja, ser sal e luz significa que a beleza da sua vida mostra que as coisas são o que são.
Ser sal e luz significa trazer alegria, e também ser sal e luz significa trabalhar em conjunto, porque uma cidade é um lugar corporativo.
O sal também tem que trabalhar em conjunto. Um pequeno grão de sal não vai temperar nada, e isso significa que temos que ser uma unidade.
É verdade, ser sal e luz significa que individualmente você se envolve com a vida das pessoas e mostra a beleza de Cristo.
Mas na verdade, Jesus Cristo está falando sobre isso para um grupo aqui. Você percebe isso?
Irmãos, a igreja não é um clube. A igreja deve ser uma colônia, uma cidade, uma nova família, onde as pessoas possam ver quais práticas de negócios temos, qual vida familiar construímos, quais amizades podem existir sobre o senhorio de Cristo.
Isso significa que dentro da igreja, somos diferentes. Você já olhou para um irmão ou irmã, e se regozijou em dizer: “Se não fosse por Cristo, de jeito nenhum eu estaria amando você como eu amo, mas eu amo você como você [é]”.
Se você não tem esse tipo vida, de consciência, esse tipo de atitude, ENTÃO você não está sendo sal e não está sendo luz.
Aplicação:
Agora umas perguntas finais... Você é a luz do mundo? Você já foi iluminado? A luz de Cristo já entrou em sua vida?
Essa é uma pergunta a fazer. Você é convertido? Você nasceu de novo?
A única maneira de responder a isso é se a luz de Jesus entrou em sua vida. O que eu quero dizer é que quando Jesus Cristo nos ilumina, a gente percebe o quanto orgulhoso estávamos, a gente percebe o quanto a gente queria controlar nossas próprias vidas.
Isso significa que houve um tempo em que [eu] nunca vi o quão bonito Jesus Cristo era e como [ELE] fez tudo por mim.
Se isso [ainda] não aconteceu, então você não foi iluminado por Cristo. Entregue-se a [ELE] e você estará brilhando.
Por outro lado, alguns de nós que foram iluminados têm que perceber que não somos como Moisés.
Lembram, quando Moisés estava falando com Deus, ele desceu do Monte Sinai, e o povo disse: “Oh, minha nossa! Não podemos olhar para você, porque seu rosto está tão radiante!”
O que eu quero dizer com isso: Não tenho certeza se há muitas pessoas percebendo a beleza de nossas vidas.
Faça uma reflexão? Veja se realmente, [há] beleza em sua vida? Veja como as pessoas olham para você, quando você está chegando em um local. Eles dizem chegou o cara! Ele é crente, mas é um dos nosso, gosta gostar das coisas que gostamos.
Sabe porque o rosto de Moisés estava brilhando? Moisés esteve acordado por 40 dias e 40 noites conversando com Deus, e você acha que está bom passar cinco minutos com DEUS a cada três dias, que isso seja suficiente para fazer de você a luz do mundo? Sem chance.
A igreja exerce um papel positivo de transformação no mundo. A vida da igreja [é sua] primeira mensagem. A igreja só tem uma mensagem, o seu testemunho, testemunho de ser sal e luz nesse mundo, o testemunho de ter vida de oração.
Related Media
See more
Related Sermons
See more