Atos 25-26

Notes
Transcript

CONTEXTO

Paulo está preso em Cesareia e, mesmo não tendo nenhuma acusação, Félix o mantém em prisão por dois anos para conservar a sua simpatia entre os Judeus.

GRANDE IDEIA

Paulo apresenta a sua defesa diante do Rei Agripa, Governador Felix, e outras autoridades e proclama o Evangelho com autoridade.

RESPOSTA DESEJADA

Termos confiança de que a mensagem do evangelho é poder para resgatar os perdidos.

ESTRUTURA

1 -O PEDIDO DO APÓSTOLO (25.1-12)

Félix é substituído por Festo (homem pacífico e aparentemente justo)
A emboscada dos líderes Judeus - O julgamento de Paulo em Cesareia - A proposta de Festo
O Pedido do Apóstolo: Apelo para César - Roma
Cesar - kaisar - Título para o imperador (Nesse caso é Nero - Governador Romano)
Direito de todo Cidadão - “direito de Provocatio” - Nem festo nem o rei agripa podem intervir no assunto
Fugindo da emboscada (decisão baseada na fala de Cristo 23.11) - Apoiar-se no direito visando não interesse próprio mas o cumprimento de uma missão.

2 - O DESEJO DO REI (25.13-27)

O rei Agripa: Cunhado de Félix, irmão de Drusila.- Saudar Festo (nenhuma ligação parentesca - acordos políticos)
Festo expõe o caso de Paulo ao Rei Agripa
Aqui tem um homem que “seu cunhado” deixou preso e que os judeus querem condenar.
At 25.19 “Ao contrário, tinham alguns pontos de divergência com ele acerca de sua própria religião e de um certo Jesus, já morto, o qual Paulo insiste que está vivo.”
O desejo do Rei - mostrar seu poder em comparação com o de Cesar
A Pompa de Festo diante dos poderoso - (POMPA - Fantasia - Brilho Apenas Estético) - Festo Expõe o caso de Paulo - objetivo: No entanto, não tenho nada definido a respeito dele para escrever a Sua Majestade. Por isso, eu o trouxe diante dos senhores, e especialmente diante de ti, rei Agripa, de forma que, feita esta investigação, eu tenha algo para escrever. 27 Pois não me parece razoável enviar um preso sem especificar as acusações contra ele”.

3 - A VONTADE DE DEUS (26)

Deus orquestrou todas essas coisas a fim de Paulo pudesse testemunhar do evangelho diante de Reis e Poderosos.
O discurso de Paulo:
De Judeu para Judeu (costumes e controvérsias) [2-11]
Costume: v.4-5, 9-11: Fariseu (seita mais severa), Zelo: Oposição ao nome de Jesus, o Nazareno (carta de prisão, apoio a pena de morte, tortura para forçar blasfêmia)
Aprovação dos líderes Judeus
Controvérsia: v.6-8: Esperança na promessa de Deus aos antepassados [no que se baseiam os costumes, festas e culto] (ressurreição)
Acusação dos líderes Judeus
Paulo prega o evangelho - LUZ - VERDADE
A visão (12-15)
Apareceu uma luz (v.13) - O senhor Jesus confronta Paulo de resistir a luz e a verdade
A missão (16-18)
Converter das trevas [mentira] a luz [verdade] (v.18) - Enviar a mensagem aos judeus e gentios para que, por meio da verdade, as pessoas se convertam das trevas (Is 35.5, 42.6-7, 49.6, 61.1)
A pregação (19-23)
Cristo Jesus, a luz [verdade] para todos (v.23)
Paulo diz que não foi desobediente a visão, mas pregou em Damasco, Jerusalém, Judeia e aos gentios.
A Mensagem consistia em crer, se arrepender e praticar obras que evidenciassem arrependimento. Mt 3.8 “Dêem fruto que mostre o arrependimento!”
Essa mensagem foi anunciada no passado por Moisés e os profetas, e cumprida em Cristo Jesus
Festo chama Paulo de Louco - estuda demais e fica louco - ou seja, busca descobrir a verdade mas se perde!
Paulo se defende afirmando que ele fala a verdade e com bom senso!
Apelo de Paulo v.27: “Rei Agripa, crês nos profetas? creio que sim” (Se você crê nos profetas você crer em Cristo!) / Ler: At 26.28-29
Paulo é inocentado pelo Rei.
1Co 1.23 “nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo (tropeçam naquilo que confiavam) para os judeus e loucura (sem sentido) para os gentios,”

TEOLOGIA BÍBLICA

Gênesis 1.2 “Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”
Gn 1.3 “Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz.
A desobediência de Adão e Eva conduziu a humanidade a viver nas trevas.
Sl 132.13-18 “O Senhor escolheu Sião, com o desejo de fazê-la sua habitação: “Este será o meu lugar de descanso para sempre; aqui firmarei o meu trono, pois esse é o meu desejo. ... “Ali farei renascer o poder de Davi e farei brilhar a luz do meu ungido.
Is 49.6 “ele diz: “... farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até os confins da terra”.”
Lc 2.29-32 ““Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”.”
Jo 8.12 “... “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.”
Cl 1.13 “... ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,”
Ap 22.5 “Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia, nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre.”

APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES

Proclamar a luz!
Quem é a igreja?- 1Ped 2.9-10
1Pedro 2.9–10 NVI
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.
Nós temos a luz para esse mundo de trevas! Nós somos a luz deste mundo, pois carregamos a mensagem que liberta.
Viver na Luz!
Efésios 5.8–14 NVI
Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas. Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.
O que nos tornamos: De trevas, Luz no Senhor. Portanto, Filhos da luz.
Quais são os frutos de viver na luz: Bondade, Justiça e Verdade (Frutos que mostram arrependimento - vivíamos na maldade, injustiça e mentira)
O que devemos fazer: Procurar discernir o que agrada a Deus, e não viver mais nas trevas. Pleo contrário, sempre viver uma vida de exposição.
Related Media
See more
Related Sermons
See more