Alcançando as Maravilhas de Deus no Seio da Família

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Introdução

Js 3.5Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.
Quando Deus dirige as palavras a Josué, ele pede a Josué que fale com seu povo/família. O imperativo é que eles fossem santificados. Ao sair do Egito, o povo havia levado consigo alguns objetos e roupas dos egípcios a mandado do próprio Deus (Ex 3.22Cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda joias de prata, e joias de ouro, e vestimentas; as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.Ex 12.35Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés e pediram aos egípcios objetos de prata, e objetos de ouro, e roupas.”). Pouco antes de Deus se manifestar no monte Sinai para se revelar através dos 10 mandamentos (Ex 19.10-25), Deus dá a mesma ordem de santificação, especificando que o povo deveria lavar as suas roupas e se abster de relações sexuais. Essa purificação ritual aponta, provavelmente, para cortar qualquer ligação com a idolatria egípcia (visto que o povo trazia roupas egípcias), bem como manter-se puro de uma possível contaminação com sémem através de relações sexuais (o sémem era comparado ao sangue como um fluido corporal, e sua perda representava esgotamento da força vital).
A declaração de Deus através de Josué é similar a de Êxodo. Deus iria realizar um milagre, algo que só seria possível mediante o poder miraculoso do Próprio Deus, tanto que Deus ordena que a Arca da Aliança vá à frente do povo. Mas o povo cresceu no meio da idolatria e Deus desejava ensiná-lo que para caminhar com Ele é necessário uma vida separada, santa. O povo precisava ser chamado a atenção de forma contundente sobre a necessidade de santidade! Foram muitos anos aprendendo a idolatria, e outros vários anos foram necessários para desconstruir essa mente idólatra no povo. Era necessária uma purificação antes de contemplar a presença e o poder de Deus, antes de ver o milagre!
A mensagem clara aqui é que para alcançar a manifestação do poder de Deus é necessária uma purificação, uma santificação. Naquele tempo os rituais purificavam. Entretanto, hoje sabemos que essa purificação/santificação já foi realizada plenamente na pessoa de Jesus Cristo, não precisamos mais de rituais, pois o que Cristo fez já é suficiente (Rm 5.1Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;” Rm 8.1Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”). Entretanto, assim como os vestígios de idolatria já não deveriam mais fazer parte da vida dos hebreus a partir do momento em que foram retirados do Egito, hoje também, se já fomos alcançados pela obra purificadora de Cristo, os vestígios de uma vida sob o domínio do pecado já não devem mais fazer parte da nossa vida, pois o pecado já não mais nos domina (Rm 6.1-2Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?Rm 6.11-14Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.”). Hoje a santificação não é um meio de alcançar a salvação de Deus, mas é o fim para o qual Cristo nos libertou. Somos salvos para ser santos. Então não faz sentido salvação sem santificação. A fé que “salva” e não santifica é uma fé morta (Tg 2.17Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.”). E essa santificação, numa vida de obediência, é o caminho através do qual podemos contemplar o poder de Deus que já nos salvou realizando maravilhas em nossa vida e no seio da nossa família.

Eliminando os vestígios de idolatria na família

No contexto antigo os membros da família eram considerados como propriedade do pai, o pai tinha toda autoridade sobre a esposa e os filhos, podendo até vendê-los para quitar dívidas das famílias. Os direitos do indivíduo estavam subjugados aos direitos da família, ou seja, em primeiro lugar viria o bem da família para depois o bem do indivíduo. Outro aspecto interessante era que a identidade do indivíduo não era um atributo particular, mas um atributo da família. O que você é depende da família em que nasceu. Podemos aplicar esses princípios dentro daquilo que a Palavra de Deus trás como a vontade Dele para a família. Sendo assim precisamos eliminar algumas posturas:
Individualismo. Você foi chamado para servir na família e não para ser servido (Jo 13.12-14). Alguns comportamentos a serem santificados
O vício da vida de solteiro;
Dinheiro para satisfação pessoal;
Sexo como meio de auto satisfação;
Falta de empatia;
Falta do senso de mordomia. A família não é sua posse. Ela é do Pai! Você é apenas mordomo, e tem a responsabilidade de administrar. Submeta todos os sonhos e projetos da família ao senhorio de Deus (Sl 127.1Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.”).
Falta de compromisso com a imagem de Deus. Somos representantes de Deus. Que tipo de testemunho para o mundo estamos transmitindo como pai, mãe, filho, esposa? Não temos mais que nos apegar à nossa antiga identidade - “porque eu sou assim mesmo, quem quiser que me aceite”, “todo mundo lá em casa é assim”, “ah! você me conheceu assim, agora não venha se queixar”. Quem está em Cristo nova criatura é! Se você era ignorante hoje não deve ser mais! Se era preguiçoso não deve ser mais! Se era mandona não deve ser mais! Se era desobediente não deve ser mais! Se era egoísta não deve ser mais! Se nunca ajudou a esposa dentro de casa, agora vai ajudar! Se nunca ajudou o marido na despesa da casa, agora vai ajudar! Se nunca deu um abraço no filho agora vai dar!

Conclusão

Quando somos fiéis e obedientes à vontade de Deus, colhemos os frutos da santidade na nossa vida e no seio da nossa família! Quando confiamos no SENHOR, exercemos fé em sua Palavra, e alinhamos nossa vida com a vontade de Deus, podemos ter certeza de que vamos experimentar o poder de Deus atuando em nossa vida e em nossas famílias
Js 3.15-17e, quando os que levavam a arca chegaram até ao Jordão, e os seus pés se molharam na borda das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da sega), pararam-se as águas que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adã, que fica ao lado de Sartã; e as que desciam ao mar da Arabá, que é o mar Salgado, foram de todo cortadas; então, passou o povo defronte de Jericó. Porém os sacerdotes que levavam a arca da Aliança do Senhor pararam firmes no meio do Jordão, e todo o Israel passou a pé enxuto, atravessando o Jordão.
Eu creio que Deus quer fazer milagres em nossas vidas esses dias. Hoje recebemos de Deus já algumas orientações. E a mensagem de Deus é essa: se estivermos comprometidos com a santificação e a obediência, contemplaremos as maravilhas de Deus em nossas famílias!
Related Media
See more
Related Sermons
See more