Uma vida que vale a pena
Sermon • Submitted
0 ratings
· 17 viewsNotes
Transcript
INTRO
INTRO
Procura vir ter comigo depressa.
Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.
Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério.
Quanto a Tíquico, mandei-o até Éfeso.
Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.
Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras.
Tu, guarda-te também dele, porque resistiu fortemente às nossas palavras.
Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta!
Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.
O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!
Saúda Prisca, e Áquila, e a casa de Onesíforo.
Erasto ficou em Corinto. Quanto a Trófimo, deixei-o doente em Mileto.
Apressa-te a vir antes do inverno. Êubulo te envia saudações; o mesmo fazem Prudente, Lino, Cláudia e os irmãos todos.
O Senhor seja com o seu espírito. A graça seja com vocês.
2 Timóteo 4:22
Essas são reconhecidamente as últimas palavras registradas do Apóstolo Paulo.
Quem foi Paulo?
Homem nascido em Tarso, numa importante província Romana. Na sua juventude foi enviado para Jerusalém para estudar aos pés de Gamaliel para se tornar um Rabino. Depois que Jesus morre e ressuscita, Paulo se levanta como um grande opositor e ferrenho perseguidor da igreja. Entrava em cidades, casas, sinagogas e arrastava crentes a prisões e votava a favor de sua morte, tamanho era o ódio que tinha contra a Igreja.
Em Atos 26.10 lemos
E foi exatamente isso que fiz em Jerusalém. Com autorização dos chefes dos sacerdotes lancei muitos santos na prisão, e quando eles eram condenados à morte eu dava o meu voto contra eles.
Mas o Senhor Jesus em sua graça e misericórdia o encontrou no caminho para a cidade de Damasco. O Senhor aparece a Paulo de maneira gloriosa e Paulo se converte a Cristo Jesus. Ele é curado de seu ódio, recebe o Espírito Santo e é batizado. Ele passa 3 anos na Arábia, ele vai a Jerusalém encontrar os apóstolos, volta pra Tarso e passa dez anos fora de cena aprendendo a palavra do Senhor. Na região da Antioquia ele faz amizade com Barnabé e os dois experimentam do mover de Deus naquela região, e a igreja os envia para a chamada primeira viagem missionária na região da Galácia. Após seu retorno, é enviado com Sillas para sua segunda viagem missionária, na região da Macedônia. Depois, Paulo ainda faz uma terceira viagem missionária para a região de Éfeso e lá se estabelece por 3 anos labutando no evangelho.
Após esse período, Paulo volta a Jerusalém e acaba sendo preso pela primeira vez, e temendo por sua vida, ao invés de ser julgado naquela região, como cidadão romano ele exige que seu julgamento seja feito em Roma. No meio do caminho pra Roma, seu navio naufraga, ele vai parar numa ilha chamada Malta e ali ainda é picado por uma serpente. Conclui sua viagem e chega em Roma para ser julgado. Após essa primeira prisão, onde não fora condenado a morte, retorna e faz sua quarta viagem missionária. Nessa viagem ele leva consigo Timóteo e Tito, e deixa cada um em uma região para cuidar das comunidades cristãs.
Enquanto tudo isso se desenrolava aconteceu um evento histórico trágico. O grande incêndio na cidade de Roma, que destruiu 10 dos 14 bairros romanos. Muitos historiadores apontam para a forte possibilidade que esse incendio tenha sido causado por ninguém menos que Nero, o imperador romano, pois após o incêndio ele se apossou de muitas áreas para a construção de um palácio colossal. Mas obviamente Nero não assumiria a culpa pela tragédia da capital do império, e um dos bairros que não foram atingidos pelas chamas abrasadoras era um bairro onde haviam muitos cristãos. Dessa maneira, os cristãos foram responsabilizados pelo incêndio e aí desencadeou-se a primeira grande onda de perseguição da igreja. Crucificados, queimados, jogados às feras, os cristãos eram implacavelmente perseguidos e mortos todos os dias. E para Roma importava muito que as principais lideranças cristãs fossem executadas como castigo exemplar. Nesse contexto, Paulo enfrenta sua segunda prisão. Difernete da primeira, em que Paulo fora encarcerado numa prisão domiciliar, agora Paulo está numa masmorra, um buraco no chão. Frio, escuro, solitário. E preso como um criminoso.
pelo qual sofro e até estou preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa.
É nesse contexto que Paulo escreve suas palavras de despedida que nós lemos aqui. Paulo teve uma vida admirável, de reviravoltas impressionantes e foi um homem que andou bem perto do Senhor. Paulo teve uma vida que realmente valeu a pena. As últimas palavras de Paulo são preciosíssimas pois nos dão conselhos de um homem amadurecido e ciente do seu destino. Alguém que estava olhando a morte nos olhos e ainda assim mantinha-se apegado à esperança da vida eterna.
1. Não fique sozinho!
1. Não fique sozinho!
No verso 9 Paulo diz a Timóteo: Procura vir ter comigo depressa. E no verso 22 ele diz: “Venha antes do inverno”.
Paulo faz questão de star com Timóteo e ter um amigo por perto no seu momento mais sombrio. Passamos praticamente dois anos tendo que evitar contato. A OMS disse que a prevalência global de ansiedade4 e depressão aumentou 25% com a pandemia. A solidão machuca e nós não podemos perder a noção da importância de termos pessoas próximas a nós. No momento da angústia, no momento da dor, no momento do desespero e do medo, como é bom ter um ombro
Deus em sua providência nos dá amigos. Eclesiastes nos diz que é melhor serem dois do que um. Dois se ajudam, dois se esquentam, dois aliviam as cargas.
Amizade é assunto sério na fé cristã. Paulo tanto sabia disso que antes de pedir a presença de timóteo, instrui timóteo a fortalecer seus laços de amizade:
Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor.
A amizade é fruto de esforços individuais e conjuntos. E como tudo na vida cristã, não devemos esperar que o outro seja um bom amigo para respondermos a isso. A bíblia nos diz que Jesus é o amigo dos pecadores. No momento de maior angústia de Jesus, tomou seus três melhores amigos e levou eles a orar no monte das oliveiras. Os amigos falharam, não conseguiram vigiar. Mais tarde, naquela noite, Pedro negou Jesus. Jesus ofereceu perdao e graça e reconciliação. A amizade é um ambiente maravilhoso para experimentar o evangelho! A solução nunca é a solidão.
2. Haja com graça:
2. Haja com graça:
a) com os que falharam com você:
pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia.
2 Timóteo 4:10
Demas era um cooperador do evangelho com Paulo e o abandonou. Isso é triste, e Paulo passou por isso. Mas aqui nós não vemos Paulo se lamentando além de uma breve nota que exalta a amizade de timóteo. É muito ruim quando quem andava com você vira as costas e vai embora. E muitos de nós experimentamos isso nesse tempo pandêmico, certo? Mas a atitude correta para com essas pessoas é a atitude de graça. Não foque em quem te abandonou, em quem foi embora. Olhe para a graça de Deus presente na sua vida com as pessoas que o Senhor tem trazido a sua volta. Não viva preso às mágoas e aprenda a entregar ao Senhor.
Alexandre, o ferreiro, causou-me muitos males. O Senhor lhe dará a retribuição pelo que fez.
Há quem diga que esse alexandre tenha sido o delator de Paulo. E ao invés de sucitar vingança, Paulo o entrega nas mãos de Deus.
Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram. Que isso não lhes seja cobrado.
Paulo tinha uma expectativa grande no seu julgamento. Estav sendo acusado injustamente de um crime hediondo. E haviam testemunhas inúmeras da idoneidade de Paulo, mas niguém apareceu para defendê-lo. Provavelmente com medo da perseguição, Paulo se viu sozinho perante a fria corte romana. Mas ele também não se apegou a isso.
b) Com aqueles com quem você falhou!
Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério.
Nos últimos momentos da vida de Paulo, este homem faz questão da presença de Marcos. Mas quem foi Marcos?
Em atos 13.13 a palavra de Deus nos diz que na primeira viagem missionária foi João Marcos, primo de Barnabé, com eles. Mas em dado momento da viagem, por alguma razão, João Marcos desiste e volta. Mais adiante, quando decidindo uma nova viagem missionária, em Atos 15 barnabé quer levar novamente João Marcos e Paulo se nega.
Aqui temos duas visões distintas: Paulo se mantém firme em não dar uma segunda chance para ele. E Barnabé insistindo que deveria levar. Duas visões distintas de liderança, dois perfis. Não necessariamente havia alguém certo aqui. Mas eles não entram em acordo e Paulo e Barnabé se separam. Que tristeza quando dois amigos não conseguem andar juntos.
Mas Marcos ao longo dos anos se aproxima de Pedro, escreve o evangelho, cresce, se torna um grande homem de Deus e Paulo, naquela masmorra, realmente repensa. E aquele que um dia Paulo teve por inútil, faz questão de deixar registrado o contrário.
às vezes somos duros, às vezes somos instransigentes, às vezes esquecemos de como perante Deus somos todos fracos e inconstantes e queremos muitas vezes cobrar dos outros uma régua que não serve para nos medir. Paulo, ao registrar essas palavras, está agindo com graça com uma pessoa com quem ele deixou pra trás no caminho.
Hernandes dias Lopes: você nunca é tão grande como quando você é humilde.
Não se furte ao privilégio de voltar atrás!
3. Se apegue à palavra de Deus
3. Se apegue à palavra de Deus
Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos.
A vida que vale a pena é aquele que não desiste de se alimentar da Palavra. Salmo 1 diz que aquele que medita na Palavra dia e noite é uma árvore frutífera, longeva. É sombra, frescor e vida para os que estão a sua volta. Paulo, nas suas horas finais não abandonou a Palavra. Pois é ela que é lâmpada, é ela que é consolo, e é ela que fornece a visão correta sobre tudo.
Não importa a circunstância, não abra mão da palavra de Deus!
está sendo acusado de ser bandido
está abandonado
está limitado
Ele sabe que está preso mas a palavra de Deus está sempre solta. É a Palavra de Deus que consola, confronta, instrui, aquece, ensina, repreende, anima, e limpa nossas vidas. Não caia na tentação de abandonar a Palavra pois ela e somente ela que forma nosso caráter de acordo com a vontade do Senhor.
4. A DEUS SOMENTE TODA A GLÓRIA
4. A DEUS SOMENTE TODA A GLÓRIA
O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.
A profundidade da palavra de Paulo aqui. O que significa livramento? O que significa “levar a salvo?”
Viver a vida que vale a pena é viver para a glória de Deus na agenda de Deus. Paulo teve toda sua formação, Paulo tinha sua profissão, mas Paulo dedicou-se à glóriad e Deus quando entendeu a mensagem da cruz. O evangelho se tornou prioridade e isso impulsionou Paulo a viver uma vida absolutmanete incrível e principalmente que valeu a pena. Vale a pena pois Paulo sabia que havia a coroa de glória, PAulo sabia que encontraria o Senhor. Paulo se deixou dominar pelo Espírito Santo e foi, comoo vento, soprado. Até que chegou o dia da sua morte.
Ao Rei eterno, imortal e invisível, o único Deus — a ele sejam dadas a honra e a glória, para todo o sempre! Amém!
sx