Poder no mundo Espiritual

Poder no mundo espiritual  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented   •  4:00
0 ratings
· 223 views
Files
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Lucas 10.19 NAA
19 Eis que eu dei a vocês autoridade para pisarem cobras e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, lhes causará dano.
Graças ao Senhor Jesus estamos iniciando mais uma serie de estudos. Dessa vez iremos falar do Poder no mundo Espiritual. Estou certo de que o Senhor Jesus deseja que tenhamos esse poder em ação em nossas vidas. Ele mesmo disse “Eis que vos dou poder!” Poder para anunciar o Reino de Deus, poder para curar os enfermos, poder para lutar contra os ataques do mal, poder para vencer o pecado. Com tudo que enfrentamos, se não tivermos o poder de Deus em nossas vidas, se não agirmos com autoridade de Deus, dificilmente conseguiremos prosseguir sem desanimar na Fé, considerando os golpes e as artimanhas do inimigo contra nossas vidas.
Se não tomarmos cuidado, podemos cair na vitimização que por vezes até parece confortável, muitos veem e falam da Igreja como coitadinhos, mas eu estou certo de que a Igreja continua em pé, marchando, trabalhando, e a promessa de Jesus é que
Mateus 16.18–19 NAA
18 Também eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 Eu lhe darei as chaves do Reino dos Céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus; e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus.
Agora é conosco, vamos nos alinhar como exército de Deus aqui na terra, e realizar as obras do Senhor com o poder que Ele nos deu. Jesus já nos deu tudo que precisamos para sermos mais que vencedores “e nada vos fará dano algum.”! Vamos juntos!

O MUNDO ESPIRITUAL

Efésios 6.10–12 NAA
10 Quanto ao mais, sejam fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo. 12 Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais.
Nós cristãos, a partir do dia que aceitamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, nos submetemos a Deus, isso é, estamos completamente em oposição ao diabo. Satanás e seus demônios se opõem a Deus, seja na sua pessoa, na sua criação, ou na sua obra realizada através das nossas vidas. Como Satanás não tem a mínima chance de lutar contra Deus, até porque ele já foi derrotado, ele ataca à criação, deturpando aquilo que Deus um dia fez perfeito. Um exemplo é a desestruturação da família. É simplesmente uma obra satânica, porque no formato Bíblico, reflete a Gloria de Deus na criação, no casamento, na submissão às ordens de Deus, no “crescei e multiplicai-vos”. Tudo que muda, ou melhor, “redefine” aquilo que Deus já havia estabelecido, promove gloria á Satanás, e nada é recebido por Deus, pois Deus não compactua com a rebelião ou desobediência. Por isso essas causas não são só uma questão de lei, ou uma mudança na sociedade moderna, mas sim também uma guerra no mundo Espiritual. A partir daí, estamos engajados no “combate da fé”, não só nesse mundo, mas nas nos lugares celestiais. Essa luta não é eterna, mas só até a vida porvir.
Nessa vida presente, estamos empenhados na guerra Espiritual, mediante o poder do Espírito Santo. Nosso inimigo conhece de perto a Gloria de Deus, e lutara com todas as suas forcas para que você e eu, não venhamos entrar no lugar de onde ele foi expulso, mas juntos vamos combater o bom combate até no céu de glória chegar e gozaremos da presença do nosso Deus e receberemos dele nossa coroa, nosso galardão. Precisamos ser sóbrios e vigiar. Nosso inimigo não declara guerra abertamente e muitos dos seus ataques não são visíveis ou anunciados. Ele busca o mais fraco, se aproveita do menor, traga o que tiver ao seu alcance, por isso essa luta não é só pessoal, mas sim de toda Igreja do Senhor Jesus Cristo. Precisamos estar firmes e capacitados para poder discernir as ciladas do diabo. Tome muito cuidado com a autoconfiança, e não subestime a confiança do alto, pois nosso Deus nunca falhará!

O QUE É PODER?

O ensino uniforme da Bíblia Sagrada é que o único poder de direito no universo criado é o do Criador. A autoridade absoluta só pertence a Deus sendo qualquer outra autoridade subordinada e derivativa. A verdadeira fonte e lugar da autoridade está em Deus. A autoridade de Deus sobre a humanidade consiste em seu direito e poder incontestáveis de lidar com os homens como bem lhe aprouver, como o oleiro tem a Exousia sobre o barro RM 9:21.
Existe pelo menos 3 palavras no novo testamento para “poder”. A palavra usada no versículo bíblico que estamos estudando nesse assunto é Exousia. Essa é a mesma palavra usada em outros versículos quando se trata de Jesus dar poder aos seus discípulos. Essa palavra designa o poder e a liberdade de escolha. Exemplo: O testador pode dispor de sua propriedade como desejar, é um direito. Paulo fala sobre seus direitos como um apóstolo em 1CO 9. Aqueles que Receber a Cristo como salvador tem o direito de se tornarem filhos de Deus Jo. 1:12
Portanto, Exousia geralmente significa a autorização ou o poder que é de certo modo legal.
Eis que vos dou PODER” = Autoridade, direito legal para fazer, realizar tais coisas.
Digamos que você me peça para parar o trânsito na Federal Highway. Eu posso ir até o meio da rua e estender minha mão fazendo sinal para que os carros que vem em minha direção pare. Se isso for no meio da noite, dificilmente alguém irá parar. É bem possível que alguém até me atropele. Por outro lado, se eu for um Policial, com minha farda e identificação, à medida que os motoristas observarem o meu uniforme, eles começarão a parar, não importa a hora. A farda não me deu superpoderes, e sim autoridade. Essa autoridade não é própria, ela vem de um superior, ela foi delegada. A lei me dá respaldo e qualquer que desobedecer enquanto eu estou aplicando a lei/ordem, terá consequências maiores. O motorista do carro como seu veículo pode parecer mais “forte” que eu, mas a autoridade esta do meu lado.

A AUTORIDADE PERDIDA

Quando lemos sobre a queda em Gênesis, vemos uma “negociação” entre a serpente e Eva. Quando a serpente tenta à Eva, note que ela apresenta uma possibilidade, uma oferta; “se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. GN3:5. Satanás estava lançando uma armadilha, mas nessa negociação, o que ele ganharia? A Bíblia fala que “o que toma emprestado é servo do que empresta” PV22:7 Pense comigo, se você assina um contrato de financiamento de uma casa, você ganha um lugar para morar, e a financiadora ganha oque? Prestação mensal, juros, e direito sobre a casa se você inadimplir. Se você ganhar $10,000 por mês, e a prestação for $1000.00 por mês, você está renunciando a 10% do seu salário para o banco. Esse dinheiro já não te pertence mais. Essa parte do teu trabalho, essa porcentagem do seu mês de trabalho não é mais sua, ela agora é do banco. Ouve uma troca. Mas o que teria o homem a oferecer o diabo nessa tal negociação no Éden?
Deus deu ao homem domínio sobre toda a criação. GN 1:27 Uma vez que Adão e Eva se submeteram a Satanás ao aceitar sua proposta, junto deles toda criação também ficou sujeita. RM8:20 Aquilo que era para o homem governar, agora esta debaixo do governo de Satanás. O mundo está no maligno” 1 JO 5:19. O mundo e a criação estão em rebelião debaixo do domínio de Satanás. Veja o que Satanás fala quando ele tenta a Jesus em Lucas 5. “Mostrou-lhe, num momento de tempo, todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.” Satanás é realmente astuto. Ele enganou ao homem no Éden, o homem deu o domínio da criação a ele, e agora ele pega isso, e oferece de volta ao CRIADOR. Em outras palavras “Jesus, não precisa sacrificar, eu te dou de volta.” Mais uma vez, e oque ele ganharia de volta? A submissão de Cristo, mas isso é inegociável. “Adoraras o Senhor, teu Deus, e só a ele serviras.”
Quando negociamos princípios, quando pecamos, quando mentimos, quando trapaceamos, quando enganamos, quando aceitamos qualquer proposta do mundo, nos submetemos a Satanás, e tudo que está em nosso domínio também se torna sujeito. A primeira coisa que perdemos é a Comunhão com Deus, depois Família, matrimônio, filhos, bençãos e claro... AUTORIDADE. Sem ela, você não consegue fazer o que Jesus fez: “Vai-te Satanás”. Famílias estão reféns porque a autoridade do cabeça do lar foi negociada. Filhos que mentem e enganam ou manipulam seus pais estão rendendo a autoridade de suas vidas a Satanás, e é claro que esse negociador nunca fala sobre o que você perde, e sim o que ele oferece. Prazer, satisfação, dinheiro, influência, fama, poder mundano... e a alma do que agora se tornou servo pois tomou emprestado do diabo. Isso explica a falta de poder no meio Cristão. Alguns podem até atrair multidões com seus sinas ou pregações, mas esses mesmos não têm mais autoridade.
A morte de Jesus na cruz, seu perdão e remissão de pecados, nos restaura aquilo que um dia foi perdido. Onde O Primeiro Adão falhou no Éden, O último Adão Foi Perfeito no deserto e em todas as coisas!

MAS JESUS TEM TODO O PODER!

A autoridade de Senhor Jesus Cristo é tanto original como derivada. Como o Filho de Deus, a sua autoridade é original porque Ele mesmo é Deus, o Co-criador e compartilhador de todas as obras do Pai, JO.5:19-21 Ele tinha dentro de si mesmo o poder ou a autoridade de sacrificar a sua vida e de tornar a tomá-la, embora tivesse recebido de seu Pai o comando ou a direção para assim proceder. Ele não teve que orar a Deus por auxílio nem hesitou em assumir completa autoridade na presença de tempestades, doenças ou possessão demoníaca. Ele tomou sobre si, para perdoar pecados, uma prerrogativa exclusiva de Deus MC.5:5-10. Ele ensinou como tendo autoridade em si mesmo, diferente dos escribas. Mt7:29
Jesus não se submeteu a Satanás em sua tentação, mas em todas a coisa se submeteu a Deus.
Leia
Filipenses 2.6–11 NAA
6 que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. 7 Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, 8 ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9 Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Mateus 26.39 NAA
39 E, adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: — Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice! Contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres.
Mediante a sua morte na cruz, Jesus travou uma batalha triunfante contra Satanás, desarmou as potências e potestades malignas, levou os cativos com Ele e remiu o crente do domínio do maligno. Gloria a Deus!
Colossenses 2.13–15 NAA
13 E quando vocês estavam mortos nos seus pecados e na incircuncisão da carne, ele lhes deu vida juntamente com Cristo, perdoando todos os nossos pecados. 14 Cancelando o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz. 15 E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz.
Cristo triunfou sobre todas as forças e poderes satânicos do mundo ao morrer na cruz. Jesus despojou-os do poder de manter homens e mulheres presos sob o domínio do mal. Essa guerra foi travada no mundo espiritual, onde éramos reféns e escravos do mal, mas agora, nos que estamos em Cristo, somos LIVRES!

E ELE NOS DA O PODER, AUTORIDADE – EXOUSIA

“Eis que vos dou poder!” Jesus deu a nós o que havia sido perdido, a autoridade foi restaurada. Agora, nós que em Cristo estamos, participamos desse triunfo! Temos a vitória sobre o mundo e a tentação, Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.” 1Joao 4:4, mas também temos o poder de lutar contra as forças espirituais do mal. Essa luta não é para alguns crentes, não é só para líderes ou pastores, sim para todos os que crerem!
Marcos 16.17–18 NAA
17 Estes sinais acompanharão aqueles que creem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.
Lucas 9.1–2 NAA
1 Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças. 2 Também os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos.
Lucas 10.19 NAA
19 Eis que eu dei a vocês autoridade para pisarem cobras e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, lhes causará dano.
No capítulo 10 verso 17 de Lucas, vemos, voltando da missão, os setenta discípulos. Eles estavam alegres e disseram; “Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.” O que os qualificou para tão grande autoridade? Como receberam essa autoridade para expulsar demônios no nome do Senhor Jesus? Não vemos um ensinamento sobre isso nesse capítulo, possivelmente seja a razão da alegria deles. Jesus havia predito isso no capítulo anterior aos 12 discípulos. Em Lucas 9:3, “ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.” esses homens que aceitaram e obedeceram a esse comando, estavam 100% debaixo da autoridade do Senhor Jesus. A obediência incondicional a Jesus Cristo era o suficiente. Não vencemos nossas batalhas espirituais no grito, sim na submissão a Deus. Comtemplo meu mestre na sua tentação no deserto, sua perfeição de caráter, sua sobriedade e sua autoridade nas escrituras, mas também no Getsêmani, onde lá a nossa vitória foi o seu simples “todavia seja feita a tua vontade”. A pergunta então não é se você quer essa autoridade, mas sim se está disposto a se submeter totalmente a autoridade de Jesus Cristo sobre sua vida.

SUBMISSÃO

Como posso, com fé, obter essa autoridade? Precisamos estar de baixo de autoridade para ter poder para exercer autoridade. Existe um exemplo nas escrituras que me encanta. O centurião do capítulo 8 de Mateus que diz: Mateus 8:6
Mateus 8.6 NAA
6 — Senhor, o meu servo está na minha casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente.
Ele chama Jesus (Senhor) kyrios - É um título de honra que expressa respeito e reverência, com o qual os servos cumprimentam seu mestre, esse título é dado a Deus, o messias. Jesus sabia que este homem entendia de autoridade, ele era um centurião. Agora olha a importância da Fé e do entendimento da autoridade: Ele reconheceu Jesus como Senhor (kyrios) – Com poder – De autoridade – Quem dá comando. Jesus diz; “Eu irei e lhe darei saúde.” Porém para o centurião a ida de Jesus não era necessária. Um homem que tem 100 servos, quando precisa de algo feito, será que ele mesmo precisa fazer ou pode dar uma ordem? Com 100 homens o servindo, Ele ordena, e seus servos fazem. A explicação do próprio centurião:
Mateus 8.9 NAA
9 Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: “Vá”, e ele vai; e a outro: “Venha”, e ele vem; e ao meu servo: “Faça isto”, e ele o faz.
Ele responde: “Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado”. Ele realmente via Jesus como Senhor, essas não eram apenas palavras vazias quando ele se aproximou de Jesus
Ele demonstra que conhece sobre o assunto de autoridade e explica como ele tem a mesma autoridade para ordenar pessoas que estão sob sua autoridade, e eles o obedecem, mas note que ele não diz “eu sou um homem de autoridade, e sim eu sou homem sob autoridade. Nesse caso, ele está declarando que seus soldados não o obedecem por causa de uma autoridade que tem raiz, início, nele, mas sim em quem é a autoridade acima dele. Um homem sujeito: “...tenho soldados sob.” É como se ele olhasse para cima = sujeito; e olhando para baixo, ele ordena o que recebeu quando olhou para cima.
Jesus disse para nós: “todo poder me foi dado” ...olhando para cima, “portanto, ide” ...olhando para baixo e nos dando esse poder. Jesus não irá descer do céu para curar enfermos, pregar o evangelho, expulsar demônios, lutar contra nosso inimigo, para isso ele tem soldados, e a eles, ele deu PODER E AUTORIDADE.

CONCLUSÃO

Jesus está nos dando uma oportunidade de lutar e vencer nosso adversário. Ore, peça ao Espírito Santo que lhe mostre o que precisa ser mudado, e só de você tomar essa iniciativa, você já estará exercendo poder de Deus sobre sua vida! Os discípulos retornaram alegres porque pelo nome de Jesus, até os demônios se sujeitavam a eles. Nossa vitória foi confirmada por Jesus, que viu Satanás como relâmpago cair do céu. Tanto aqui como em 11:20, Jesus indicou que a vitória sobre Satanás foi um sinal do avanço do reino de Deus na terra também. Em Jesus, o poder de Deus se revelou para um mundo dominado por Satanás e preso pelo pecado. O poder de Satanás está quebrado; ele caiu! Agora nós que éramos escravos do pecado, temos nossos nomes escritos nos céus e temos o poder de Deus, através de Jesus Cristo! A vitória final ainda não está completa, mas é certa! Em Daniel 5, os convidados do rei Belsazar continuaram a festejar, sem saber que seu reino havia caído e sua ruína tinha sido selada. Tudo o que eles viram foi uma escrita na parede que eles não podiam entender. O reino de Satanás caiu, a escrita está na parede. Nós, os discípulos de Jesus Cristo, continuaremos anunciando com poder as boas novas, arrancando os perdidos das garras do inimigo, até que o Senhor Jesus volte para buscar sua igreja! Gloria à Deus! Deus te abençoe!
Pr. Mauricio Cardoso
Lighthouse Point
Outubro 2022
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.