Romanos 12.2
Notes
Transcript
rm12.2
Romanos 12.2 (RA)
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Dos martírios ocorridos nos primeiros séculos, um dos mais comoventes foi o de duas mulheres: PERPÉTUA E FELICIDADE. Gostaria de destacar o momento em que Perpétua estava presa, e recebia a visita de seu pai, que levava seu filho para amamentar. Seu pai tentava convencê-la a negar sua fé, voltar para casa e, com liberdade, cuidar de seu filho. Perpétua perguntou ao pai qual o nome do objeto que estava no chão, próximo a ele. Seu pai respondeu que era um vaso. Ela continuou: posso chamar esse vaso de outra coisa? Não! Como esse vaso, eu também não posso ser chamada de outra coisa senão de cristã. Tempos depois, ela foi decaptada.
Nosso texto mostra Paulo exortando aos cristãos de Roma a não tomarem a forma imposta pelos padrões do mundo de então ( E não vos conformeis com este século). NÃO TOMEM O FORMATO DOS PADRÕES MUNDANOS. SEJAM IDENTIFICADOS COMO SEGUIDORES DE CRISTO, CUSTE O QUE CUSTAR. Não sejam chamados de outra coisa, a não ser, CRISTÃOS!
Eram muitos os padrões mundanos que os cristãos da igreja de Roma deveriam evitar na época de Paulo. Poderíamos apontar vários, mas vamos pinçar apenas um padrão muito frequente na época, que era o de reverenciar o imperador. Era padrão da época que o título de Kírios (Senhor) fosse atribuído exclusivamente a César, o Imperador. E isso não era difícil de se fazer, afinal de contas ele era o grande governante, que apresentava obras públicas que mostravam a força da engenharia dos romanos. Aquedutos foram construídos para levar água até Roma e às regiões mais distantes. Era a representação do poder e domínio romano. Outra obra de destaque foram as estradas, que foram construídas e pavimentadas, ajudando no translado das tropas e facilitando o transporte de mercadorias, aquecendo a economia. Quem estava do lado do Imperador, estava do lado do poder, do prazer, da riqueza,da segurança; estava próximo de Deus.
Adorar o Imperador era algo impensável para os cristãos, que tinham Jesus como único Senhor. Mas alguns se amoldavam àquele padrão mundano, escapando de morrer por Cristo e escolhendo viver para César. Por isso a exortação de Paulo foi tão veemente: NÃO VOS AMOLDEIS AOS PADRÕES DO MUNDO.
Como na época de Paulo,o nosso presente século tem muitos padrões mundanos que nós, cristãos, deveríamos evitar. Poderíamos apontar vários, mas vamos pinçar apenas um, que chamo de “modernos Césares”, que exigem nossa adoração. Qual “César moderno” tem exigido que você o trate de “senhor” em troca de uma falsa sensação de poder, prazer e riqueza? Em troca de poder, sexo e dinheiro.
Você pode achar que o poder não te fascina, até que a porta do poder se abra para você, através de um cargo, uma posição, até mesmo na Igreja. Quem é você quando se torna presidente da sociedade x, responsável pela congregação y; quando é escolhido para presbítero, diácono? Não tome a forma dos padrões do mundo.
Você pode achar que o prazer do sexo não te fará cair, até que um flerte despretensioso aconteça. Cuidado! Não tome a forma dos padrões do mundo.
Você pode achar que o amor ao dinheiro está distante de você, até que sua conta, outrora no vermelho, comece a minimamente reagir, e os investimentos comecem a dar retorno. Cuidado! Não tome a forma dos padrões do mundo.
Esses “Césares modernos” pedem seu coração, e querem ser seu senhor. Com quem está seu coração? Já tomou a forma (molde) dos padrões do mundo? NÃO VOS AMOLDEIS AOS PADRÕES DO MUNDO, MAS TRANSFORMEM-SE! Essa transformação só é possível se Cristo mudar seu coração e mente. Renove sua mente. Tire dela os falsos senhores que o presente século te impõe. Que sua mente esteja renovada, sendo habitada pelo Espírito Santo de Deus. Só com a mente renovada vamos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Lembram-se da Perpétua, que eu citei no início? Ela foi levada para ser morta pelas feras. Uma vaca foi solta e investiu contra ela, a pisoteando e deixando quase morta. Descomposta, ela procura ainda arrumar os cabelos e as vestes, dizendo que o momento era de festa, pois iria se encontrar com o Senhor. Exemplo de mente que não estava presa aos padrões do mundo, mas renovada em Cristo. Exemplo de quem experimentava a bondade da vontade de Deus, mesmo em um ambiente de extrema feiura. Perpétua foi decapitada, mas experimentou perfeição da vontade de Deus, mesmo em um momento humanamente imperfeito.
Diga não aos “Césares modernos”. Que Jesus seja o dono do seu coração, o Senhor de sua vida.