A essência da pregação

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 62 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Atos 2.14-36

Algumas características da pregação

O que é pregação?
Mês da Reforma. As marcas da verdadeira igreja: pregação fiel da palavra; administração correta dos sacramentos; uso da disciplina eclesiástica.
Mas o que é uma pregação fiel?

1. Pregação é exposição Bíblica

A exposição bíblica é mais do que um método. É um princípio que norteia toda a pregação.
CARDOSO. Dario de Araújo. A Forma da Pregação Expositiva in: Fides Reformata – São Paulo, Editora Mackenzie, 1996.
O autor defende neste artigo que a forma da pregação expositiva não está restrita ao sermão expositivo. Assim, ele argumenta que outros tipos de sermão podem ter um caráter expositivo tais como o tópico e o temático. Em sua análise ele se concentra neste último.
Para fundamentar a sua tese, o autor infere uma distinção entre pregação expositiva e sermão expositivo. O primeiro, é um conceito oriundo do princípio Sola Scriptura da Reforma Protestante. Por ele, entende-se que o pregador deve ser fiel ao pregar a palavra de Deus. Assim, ele é expositivo quando procurar declarar com fidelidade uma verdade contida nas Escrituras. Já o sermão expositivo, é uma forma de sermão na qual se faz a análise e aplicação de um determinado texto da Escritura. A ideia central, o tema, as divisões e a aplicação se orientam do próprio texto.
Seguindo por essa linha de raciocínio o autor apresenta a pregação expositiva em sermões temáticos. Ele coloca o exemplo de Atos, no qual está registrado o sermão de Pedro. Segundo o autor, não é um sermão expositivo, mas sim temático, no qual há citações de diversas passagens bíblicas visando a fundamentação de um ponto central. Tais citações são expostas com fidelidade e organizadas com uma argumentação lógica. Portanto, tem-se uma pregação expositiva num sermão temático.
Por fim, na última parte do artigo o autor mostra como as principais características da pregação expositiva podem estar presentes no texto bíblico. São elas: a) A leitura bíblica; b) Um tratamento longo; c) Explanação fiel.
Concordo com a tese principal do autor. Os aspectos expositivos podem estar presentes em outras formas de sermão, tais como o tópico e o textual. Além disso, O sermão expositivo não é o único que possui a exposição, e não é infalível enquanto método de pregação.
Porém, é necessário fazer uma ponderação sobre os riscos de cada tipo de sermão. No sermão tópico, corre-se o risco de procurar fazer com que o texto se adapte aos tópicos propostos. No sermão o mesmo pode acontecer ao tentar levar o texto para se relacionar com o tema da mensagem, acrescentando o fato de que, ao se usar vários textos no sermão temático, exige-se um tratamento mais cuidadoso e adequado. Isso pode tornar o trabalho do pregador mais difícil, dando a possibilidade de não tratar os textos com o tratamento adequado que eles requerem, prejudicando o aspecto expositivo do sermão.
Por isso é que se dá preferência ao sermão expositivo. Diante dos riscos apresentados pelos tipos anteriores, este se mostra mais preciso no alcance da explanação fiel ao texto, visto que a preocupação está em falar acerca de uma determinada passagem da Escritura, considerando seu contexto histórico-gramatical. Dessa forma, no sermão expositivo, em tese, não se procura forçar as divisões do texto, pois este mesmo as dá; também não há preocupação em levar o texto a uma correlação do tema porque este é derivado da passagem bíblica; por fim, não se busca o uso de outros textos da Escritura em demasia na pregação expositiva, com exceção de alguns que estejam plenamente relacionados com a ideia da passagem.
Diante do exposto, minha avaliação é de que o autor está correto em sua tese, a qual diz que a exposição pode ocorrer em outros tipos de sermão como, por exemplo, o temático. Porém, deve-se dar atenção ao fato que, considerando todos os tipos de sermão, é o expositivo que dá maior garantia de se fazer uma pregação expositiva.

2. Pregação é cristocêntrica

Related Media
See more
Related Sermons
See more