Salmos de Romagem
Sermon • Submitted
0 ratings
· 272 viewsNotes
Transcript
Graça e paz igreja, queria convidar os irmãos abrirem a suas bíblias no livro de salmo 121, vamos estar meditando nesse salmo nessa noite.
📷
Salmo 121 (NVI)
1 Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?
2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. 3 Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta, 4 sim, o protetor de Israel não dormirá; ele está sempre alerta! 5 O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita. 6 De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite. 7 O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. 8 O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre. [1]
Oração
Meus irmãos esse Salmo (Salmo 121), é o segundo salmo de uma serie, de salmos que é chamada de Salmos de Romagem, que começa no salmo 120 e vai ate o salmo 134, esse salmo como esta dizendo, eram salmos que deveriam ser entoados pelos peregrinos de Israel, a caminho do monte de Sião em Jerusalém para adorar no templo, Romagem significa uma peregrinação, uma caminhada com um objetivo de visitar um lugar religioso.
A Lei de Moises mandava que os Judeus, pelo menos 3 vezes ao ano fosse até Jerusalém até o templo para adorar a Deus, fazer ofertas, fazer sacrifícios e que eles deveriam sair de onde eles estivessem para ir ao templo, pelo menos 1 vez por ano, em umas das festas dos judeus, o judeu deveria comparecer.
Então quando chegava aquela época daquelas festas, se faziam aquelas caravanas de judeus que saiam de toda parte de onde eles estavam na palestina e as vezes fora dela, iai eles caminhavam para Jerusalém com suas famílias, dormiam na margem do caminho, então era um espetáculo que acontecia 3 vezes ao Ano e durante essa caminhada eles cantavam ao Senhor e o que eles cantavam eram esses Salmos aqui do 120 à 134, eles cantavam outros salmos também, mas esses foram designados exatamente para aquela ocasião, por isso eles são chamados de “Salmos de Romagem”, para serem entoados durante a peregrinação que os judeus faziam até o templo.
O Rei Davi escreveu 4 desses salmos (122, 124,131 e 134) e seu Filho Salomão escreveu outro que é o Salmo 127 e os outros 10 São anônimos nós não sabemos quem foi que escreveu, como por exemplo esse Salmo que acabamos de ler, esses 15 salmos falam sobre os sentimentos do povo de Deus nas mais diversas circunstancias, eles falam de (angustias, lamentos, Esperança, confiança, Tristeza, Alegria, Dor, Vingança, adversidade, queda pelo Pecado, confissão de Pecado, Reconciliação), ou seja, esses Salmos eles expressão todas as experiências e sentimentos que nós humanos caídos e redimidos pela graça de Deus experimentamos nesse mundo.
Eles falam também que (Que é o tema central de todos esses salmos) que nós devemos buscar Deus em meio a todos essas circunstâncias, essas coisas que descrevi aqui elas nos ocorre enquanto estamos peregrinando, nos mesmo estamos em peregrinação, pois sabemos que o nosso lar não é aqui, nos estamos caminhando para o reino eterno, para Jerusalém celestial , nós estamos caminhando aqui, então esses salmos portanto eles são apropriados para nos instruir durante a nossa caminhada, como nós devemos nos comportar diante dessas situações, serve para nos lembrar que somos peregrinos a caminho do nosso lar celestial, esses Salmos nos mostra como Deus nos trata em todas essas situações, eles nos encorajam, nos animam e nos fortalecem na fé que há em Cristo Jesus.
Eu creio que esse Salmo trará para nos conforto, orientação e sabedoria para nós que estamos na nossa caminhada, para a nova Jerusalém, sabemos que nessa caminhada passamos por tantos perigos, por tantas coisas, por momentos difíceis, a nossa caminhada é marcada por dificuldades.
Bom o Salmo 121, nos lembra que devemos buscar o socorro do Senhor em toda ou qualquer circunstancias. Então vamos começar com a pergunta do salmista.
1 Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?
Essa pergunta era muito pertinente, por que havia muitos perigos ao longo do caminho até chegar em Jerusalém, havia ladrões, que ficavam esperando aquela época do ano, exatamente para fazer os roubos, havia animais selvagem também, como leões e ursos, e dependendo da época, o Sol era muito forte e a noite extremamente frias, então havia perigos de dia e de Noite, Então o homem temente a Deus vulnerável, com sua Mulher, filhos, levando animais para serem sacrificados, ele faz essa pergunta, De onde me vem o socorro? Eu preciso de ajuda, eu não consigo fazer essa viagem sozinho, quem poderia socorrer ele então em meio a tantas dificuldades?
E percebam que ele faz essa pergunta logo depois de olhar para os montes, levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? ou seja, Ele faz essa pergunta para ele mesmo depois dele ter levantado os olhos para os montes, e aqui eu creio que ele não esta olhando para os montes que o cercam na viagem, mas sim o monte da sua terra natal ainda distante, eu digo os montes de Jerusalém, especialmente os montes de Sião, aonde esta o templo de Deus e aonde estava a arca da aliança é para lá para aquele monte que ele está levantando os olhos.
E ele levanta os olhos para Sião, e a um pedido silencioso para aquele que habita em Sião, Então essa expressão de olhar para os montes e fazer essa pergunta é um pedido para o Deus que habita nos montes Sião, é para lá que ele eleva os seus olhos e de lá que ele espera o socorro, como ele diz ai no verso 2.
2O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra
Ou seja, ele sabe que o seu socorro, não esta na companhia de que ele viaja, não esta nas armas que eles carregavam, não a confiança está totalmente no Deus que fez os céus e a terra, se Deus não socorrer, o salmista sabe que o socorro não vai vir de mais ninguém, se a nossa ajuda não vier do alto ela não vira também de mais lugar algum. Ele confia exclusivamente no Senhor.
Porque o Salmista aqui ele fala especificamente o deus criador dos céus e da terra? A resposta é simples, Deus fez o céus e a terra, portanto ele domina sobre as circunstancia, ele é Senhor de toda criação, então nenhuma criatura tocará no salmista sem a permissão de Deus, e esse Deus usará todas as criaturas para proteger esse salmista, o socorro do Salmista esta no Deus que fez todas as coisas e céus a terra o mar é nele que esta a sua confiança, e ele lembra disso, ele só não criou todas as coisas, mas ele preserva todas as coisas, ele acompanha todas as coisas, ele está conosco, então essa é esperança do salmista.
E aqui o salmista descansa o coração dele, sabendo que esse Deus o guardará, em seguida do verso 3 até o verso 8 ele dá uma explicação do que Deus faz para socorrer o seu povo aqui nesse mundo.
3 Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta, 4 sim, o protetor de Israel não dormirá; ele está sempre alerta!
Como falei o caminho ele era meio complicado, era difícil, Deus est[a dizendo para ele que ele cuidará, aonde quer que você esteja eu vou cuidar de você eu vou guardar o teu pé, eu vou fortalecer os seus pés no caminho está ai no verso 3 e 4, e Deus diz “eu não vou nem cochilar, eu vou ficar atento” eu não vou dormir e nem cochilar, os meus olhos estram abertos durante o caminho, em todo lugar que você for eu estarei cuidando de você.
Logo em seguida no verso 5-6, Deus falar que vai guarda ele em todas as ocasiões, olha só o verso 5 e 6.
5 O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita. 6 De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite.
O Sol aqui representa os perigos de dia, e o próprio sol era muito forte, a lua aqui também representa os perigos da noite, então mesmo de dia e de noite Deus haveria de preservar o seu povo. No verso 7 Deus diz que guardará o salmista de todo o mal, olha comigo.
7 O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.
O que significa essa expressão aqui (de todo o mal), significa todo tipo de males, males circunstancias, aquelas coisas que acontecem com a gente no mundo, doença, enfermidade, Deus nos promete nos guarda dessas coisas, mas também não quer dizer que elas nunca irão nos acontecer, mas que Deus não vai permitir que esses males nos levem ao um mal maior que é perde a nossa alma. Por que é isso que ele diz logo em seguida aí no verso 7 protegerá a sua vida. Algumas versões vão colocar alma aqui.
Aqui nesse mundo passamos por várias questões, por varias circunstancias, mas nenhum mal, pode acabar com a nossa alma, o Senhor diz que ele vai nos proteger. Isso não quer dizer que não vamos passar por essas situações, mas que Cristo vai nos guardar.
8 O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre. [2]
Nesse último versículo existe uma promessa do Senhor, o Senhor nos diz que ele nos protegera, mas não é so naquele momento, mas sim desd agora para todo sempre, essa é a promessa do Senhor, ele vai nos guardar, ele vai cuidar de você.
Não sei qual tem sido os desafios da sua vida, ou o que você esta passando, mas esse salmo nos lembra de que nós devemos buscar Deus em meio a todos essas circunstâncias, muitas vezes estamos passando por momentos difíceis e a nossa reação muitas vezes é ficarmos desanimados, nos afastar, a para de Deus, esse Salmo nos lembra de na hora da minha angustia ou do meu problema eu devo olhar para meu Deus, porque é de la que o nosso socorro vem.
Queria hoje terminar a nossa meditação, orando ao Senhor, mas logo depois queria cantar com os irmãos esse salmo. Então queria convidar o irmão que está passando por alguma situação difícil, por alguma anflição ou se você lembrar de alguém que está passando por um momento difícil fique de pé e vamos orar.
