A fé e seus efeitos (Hb 11:1-22) - parte 1

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
Qual é o conceito de fé que as pessoas deste mundo possuem?
Tendo em vista que este mundo possui uma visão equivocada a respeito da fé, eu gostaria de analisar nesta noite qual é o verdadeiro conceito de fé e quais são seus efeitos para nossa vida e todos ao nosso redor.
Proposição: A FÉ E SEUS EFEITOS
A fé vem somente do Senhor. Ele nos faz crer e perseverar. A fé que Deus nos dá está relacionada a crer no que Ele fez no passado, faz no presente e fará no futuro. Começando aqui pelo que Ele fez no passado a todos nós:
Hebreus 11.3 RA
3 Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.
Nenhum de nós presenciou o momento em que Deus criou o universo, o cosmos, como falavam os gregos. Sabemos por aí as discussões que existem acerca deste assunto, e que nas escolas somos ensinados que um fenômeno chamado Big-Bang foi o responsável pela criação e expansão do universo, pela criação das galáxias, dos planetas, estrelas e tudo mais.
Gênesis 1.1–2 RA
1 No princípio, criou Deus os céus e a terra. 2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
Pela fé, não questionamos pois a Palavra de Deus nos afirma esta verdade e o Espírito confirma em nossos corações a fim de nos levar a crer.
Quanto ao que Deus realiza no presente, pensando nos personagens bíblicos e como isso se aplica a nós, podemos refletir como a fé produzida nos corações foi fundamental para que tudo se desenvolvesse.
Hebreus 11.4 RA
4 Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.
Abel, aquele que sofreu o primeiro martírio, creu que seu sacrifício seria agradável a Deus. O sacrifício de Caim não foi com fé.
Gênesis 4.3–5 RA
3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; 5 ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.
Hebreus 11.5 RA
5 Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.
Enoque viveu para Deus pela fé. Assim, foi trasladado para não ver a morte.
Gênesis 5.22–24 RA
22 Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. 23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. 24 Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.
Sua fé e sua comunhão com Deus eram tão fortes que foi livrado de sofrer a maldição da morte terrena que caiu sobre a humanidade a partir de Adão.
Hebreus 11.7 RA
7 Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.
Noé teve fé na promessa de que seria livrado do dilúvio, ele e toda a sua família, e por isso construiu a arca.
Gênesis 6.17–18 RA
17 Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá. 18 Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos.
Mesmo que nunca tivesse caído chuva sobre a terra, mesmo que todos o zombassem pelo seu anúncio do iminente dilúvio, ele continuou firme e convicto.
Resumindo estas primeiras histórias que o autor de Hebreus nos relata, o que se pode perceber é que Deus não Se agrada de quem não tem fé para buscá-lO, e é o que entendemos no v. 6:
Hebreus 11.6 RA
6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
É somente pela fé em Deus que nossos sacrifícios de louvor, nossa vida e nossa salvação se tornam uma forma de estabelecermos relacionamento íntimo com Ele.
As histórias de Abel, Enoque e Noé são uma demonstração do que o autor de Hebreus relaciona com a certeza do que se espera.
Hebreus 11.8–10 RA
8 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. 9 Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; 10 porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.
Abraão obedeceu somente pela fé nas promessas de Deus.
Hebreus 11.11 RA
11 Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa.
Sara se tornou mãe pela fé. A promessa a Abraão dependia do cumprimento da promessa a Sara.
Hebreus 11.13–16 NAA
13 Todos estes morreram na fé. Não obtiveram as promessas, mas viram-nas de longe e se alegraram com elas, confessando que eram estrangeiros e peregrinos na terra. 14 Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria. 15 E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. 16 Mas, agora, desejam uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porque lhes preparou uma cidade.
A promessa a Abraão se cumpriu somente depois que ele morreu. Ter fé é saber que Deus continua sendo fiel a Si mesmo, ainda que não vejamos Sua promessa se cumprindo em nosso tempo. Além disso, o que é mais importante é que, pela fé, receberam a vida eterna.
Hebreus 11.17–18 RA
17 Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, 18 a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência;
Abraão, pela fé, se preparou para sacrificar seu filho da promessa. Ele tinha certeza de que sua descendência seria cumprida em Isaque, nem que fosse necessário ressuscitar Isaque. Não importava o que iria acontecer com seu filho, Ele tinha convicção de que o que Deus promete, Ele cumpre.
Hebreus 11.20 RA
20 Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú, acerca de coisas que ainda estavam para vir.
Isaque abençoou seus filhos pela fé sabendo que receberiam uma terra por herança, a descendência de Jacó dominaria as outras nações, mas que os descendentes de Esaú também teriam o seu destino.
Hebreus 11.21 RA
21 Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou.
Jacó abençoou os filhos de José (Efraim e Manassés) pela fé, ele tinha convicção de que a descendência deles seria próspera, a de Efraim (o mais novo) seria ainda maior que a de Manassés (o mais velho), assim como aconteceu com Jacó e com José.
Hebreus 11.22 RA
22 Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos.
José lembrou que o êxodo (promessa feita a Abraão, pois estava relacionada à terra prometida) aconteceria à sua descendência.
Resumindo, é pela fé que confiamos em um futuro que não estaremos vivos para prová-lo, assim como aconteceu com os patriarcas. Esta é a convicção do que não se vê.
Aqui, então, se resume o que está escrito no v. 1:
Hebreus 11.1 RA
1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
Os irmãos perceberam que aqui há uma diferença entre a primeira parte do versículo e a segunda? Alguém saberia me dizer qual seria essa diferença?
Se observarmos bem, a certeza do que não se espera é algo que o crente ainda pode desfrutar em vida.
Abel teve seu sacrifício aceito, Enoque não passou pela morte e Noé e toda a sua família escaparam da ira de Deus que viria a cair sobre a terra durante o dilúvio.
A convicção de um fato que não se vê se refere a algo que está reservado para as gerações futuras:
Foi prometido a Abraão que as gerações futuras seriam benditas, receberiam uma nova terra, gerações estas que ele não estava vivo para ver. São vários os fatores pelos quais Abraão é conhecido como o “pai da fé”: Sara não podia ter filhos, e pior, a promessa de Deus veio quando ela tinha 90 anos, e Abraão tinha 100! Deus pediu Isaque em sacrifício, nesta época, ele já não era mais uma criança, e a sequência da história, nós sabemos: foi providenciado um cordeiro no lugar de Isaque.
Isaque, Jacó e José também creram na promessa de que Deus reservava uma bênção toda especial no futuro para seus descendentes.
Hebreus 10.22 RA
22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.
O Senhor nos chama a nos inclinarmos com coração sincero, Ele nos conhece. Não tem como buscar a Deus se não for desta maneira. Como devemos guiar nossa vida?
Hebreus 10.35 RA
35 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.
Há grandes recompensas para aquele que se mantém firme no Senhor. Obviamente, não devemos buscar a Deus somente pelas recompensas, não podemos nos inclinar a Ele com interesse apenas de sermos abençoados.
Se este mundo dissemina um conceito equivocado sobre a fé, sejamos nós aqueles que sabem muito bem o que é ter fé em Deus, fé esta que, por meio da leitura da Palavra e, principalmente, da ação do Espírito Santo, nos faz confiar no que foi realizado no passado, na criação, nos feitos realizados ao longo de toda a história pelo Seu povo.
É por meio desta fé que cremos na operação santa do Senhor para nossas necessidades diárias a fim de que sejam atendidas segundo a Sua soberana vontade (conversão, cura, bençãos materiais, etc).
É por meio desta fé que olhamos firmemente com perseverança para o que está reservado para todos aqueles a quem o Senhor resgatou:
Hebreus 13.14 RA
14 Na verdade, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.
Devemos sempre nos lembrar a que estamos preparados: a vida na eternidade, a Nova Jerusalém!
Que o Senhor nos sustente e que tenhamos sempre esta fé excelente que não se abala com as circunstâncias que nosso mundo nos apresenta!
Related Media
See more
Related Sermons
See more