ESPÍRITO SANTO: Atuação no Pentateuco (Em construção)

ESPÍRITO SANTO: Atuação no Pentateuco  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript
Handout

Propósito: Apresentar o Espírito Santo no Pentateuco, mostrando que o mesmo pode ser identificado na Bíblia Hebraica.
INTRODUÇÃO
Falar sobre o Espírito Santo não é fácil, visto que, a Bíblia foi inspirada por Ele (2Tm 3.16; 2Pe 1.21 ). E o papel do Espírito Santo não é falar Dele (Jo 16.13), mas apontar para o Pai e para o Filho. Por isso, falar sobre o Espírito Santo se torna complicado, visto que, a Bíblia pouco fala sobre Ele. Entretanto, nesta manhã, buscaremos compreender sobre o que poder aprendemos sobre Ele através do Antigo Testamento, especificadamente, no Pentateuco.
TEXTO-BASE: Jo 16.13 “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.”
1- O Espírito Santo na Bíblia Hebraica
Muitos observam o Espírito Santo como vindo para terra, posteriormente a acessão de Cristo. Entretanto, a Bíblia Hebraica possui textos significativos falando sobre a atuação do Espírito Santo.
Nas culturas do Antigo Oriente, nota-se que não há nenhum material de outros povos relacionando deus ou deuses com um espírito vindo deles. O único povo que há menção de um espírito advindo de Deus ou que é Deus, é o Deus de Israel, o que é uma particularidade do povo de Israel. Contudo, ao olhar para a Bíblia Hebraica, o uso do termo Espírito Santo não é comumente utilizado. A palavra ruach no hebraico possui inúmeros significados, entre eles, “espírito”, e ainda nem sempre é referido com o Espírito Santo. Há em toda Bíblia Hebraica três passagens que mencionam o termo “Espírito Santo” (cf. Sl 51.11; Is 63.11,11). Em outros textos aparecem como “Espírito de Deus”, “Espírito do Senhor”, “Espírito da sabedoria”, etc. Porém, todos estes são relacionados ao Espírito Santo.
Transição: Apesar de normalmente identificarmos o Espírito Santo, bem como, suas características, no Novo Testamento. Nesta manhã, vamos estudar sobre as características do Espírito manifestado no Pentateuco.
2- O Espírito Santo como Ajudador/Consolador
João 14.16 RA
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,
A palavra Consolador, no grego parakletos, significa “consolador”, “ajudador”, bem como, “conselheiro”. Outros textos apresentam Cristo como o consolador, visto que, Ele menciona “outro”.
Ao olhar para esta característica do Espírito Santo, pode-se notar que no pentateuco, esta característica já era apontada para o Espírito Santo. Ex 15.8,10
Êxodo 15.10 RA
Sopraste com o teu vento, e o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em águas impetuosas.
Estes textos fazem parte do cântico de Moisés, onde o mesmo faz menção ao evento de Deus abrindo o mar vermelho para o povo hebreu passar. Moisés ao falar “sopraste com o teu vento”, o termo aqui é ruach, ou seja, “sopraste com o teu espírito”. O que o texto sugere é que o Espírito de Deus que abre o mar vermelho para o povo. Sendo assim, o Ajudador.
JANELA: O Espírito Santo é Ajudador. Desde o Antigo Testamento, Ele já tem ajudado o povo de Deus. Eu posso estar falando para alguém aqui hoje, que esteja passando por um problema e não sabe o que fazer. Quero lhe dizer uma coisa, o Espírito Santo abriu um mar para que o povo pudesse passar em segurança, e Ele pode abrir o caminho da resolução do seu problema, seja qual for!
3 - O Espírito Santo revela a verdade de Cristo
João 16.13 RA
quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
Jesus menciona que o Espírito Santo conduz e revela a verdade de Cristo. E no Pentateuco vemos:
Números 24.2 RA
Levantando Balaão os olhos e vendo Israel acampado segundo as suas tribos, veio sobre ele o Espírito de Deus.
Este texto é a abertura de uma profecia dada a Balaão, uma profecia messiânica. Sendo assim, este conduz a verdade de Cristo. Além deste, todo o livro de Levíticos, não menciona o Espírito Santo, entretanto, Ele é mencionado através dos utensílios do tabernáculo.
JANELA: Quer saber se a mensagem pregada por alguém é de Deus ou não? Veja se o que o individuo está falando revela a verdade e a vontade de Cristo.
4- O Espírito Santo conduz a operação da igreja
Atos dos Apóstolos 13.9 RA
Todavia, Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fixando nele os olhos, disse:
Atos dos Apóstolos 6.3–4 RA
Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.
No NT observa-se que a escolha para a condução da igreja era através do Espírito Santo. Ele intermediava, e o individuo escolhido deveria ser cheio dele. E no Pentateuco, bem como, em toda Bíblia Hebraica, não era diferente.
Números 11.17 RA
Então, descerei e ali falarei contigo; tirarei do Espírito que está sobre ti e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que não a leves tu somente.
Números 27.18 RA
Disse o Senhor a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos;
5 - O Espírito Santo equipa de dons espirituais
1Coríntios 12.7–11 RA
A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.
Neste texto é mencionado que o Espírito Santo concede dons a cada um. Ao observar o AT nota-se a distribuição de dons com um fim proveitoso.
Êxodo 28.3 RA
Falarás também a todos os homens hábeis a quem enchi do espírito de sabedoria, que façam vestes para Arão para consagrá-lo, para que me ministre o ofício sacerdotal.
Êxodo 31.3 RA
e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício,
Êxodo 35.31 RA
e o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento em todo artifício,
Nestes textos, nota-se a variabilidade de dons concedidos pelo Espírito, sem mencionar o dom de profecia dado aos profetas da Bíblia Hebraica, bem como, a condução da escrita do texto bíblico.
JANELA: A bíblia menciona que os dons são dados com fim proveitoso. Nos textos que lemos, os dons foram dados com um propósito. Tem você utilizado o dom ou os dons que o Espírito Santo lhe concedeu de maneira proveitosa?
6- O Espírito Santo ocupa o coração dos crentes
Atos dos Apóstolos 19.2 RA
perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo.
O Espírito Santo habita no coração do crente de acordo com o NT. Entretanto, nota-se continuamente no Pentateuco.
Gênesis 41.38 RA
Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?
Números 27.18 RA
Disse o Senhor a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos;
Deuteronômio 34.9 RA
Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés impôs sobre ele as mãos; assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés.
7- Conclusão
O Pentateuco possui evidencias suficientes para mostrar que o mesmo Espírito Santo que estava no meio dos apóstolos, estava desde a fundação do mundo. E Ele continua e continuará agindo no meio de nós. Contudo, o apóstolo Paulo faz um clamor a cada um de nós.
Efésios 5.18 RA
E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
E o em Miqueias nos aponta para que, precisamos ser cheios do Espírito
Miquéias 3.8 RA
Eu, porém, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, cheio de juízo e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel, o seu pecado.
Precisamos ser cheios do Espírito Santo, para assim, cumprir a ordem que Ele nos enviou, de sermos restauradores de brechas deste mundo. Pois muito em breve, Cristo vai voltar!
8- Apelo
Related Media
See more
Related Sermons
See more