Perdido Pecador Dependente do Senhor

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

João 6.41-59

Introdução:
Você já parou e observou o quanto uma criança depende dos seus pais? E principalmente os bebês? Com o passar do tempo essa dependência vai se acabando e em alguns casos, quando adultos, há uma ruptura muito alta entre ambos, filhos e pais.
Nova Almeida Atualizada (Capítulo 6)
41 Então os judeus começaram a murmurar contra ele, porque tinha dito: “Eu sou o pão que desceu do céu.” 42 E diziam:— Este não é Jesus, o filho de José? Por acaso não conhecemos o pai e a mãe dele? Como é que ele agora diz: “Desci do céu”? 43 Jesus respondeu:Não fiquem murmurando entre vocês. 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos Profetas: “E todos serão ensinados por Deus.” Portanto, todo aquele que ouviu e aprendeu do Pai, esse vem a mim. 46 Não que alguém tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; este já viu o Pai. 47— Em verdade, em verdade lhes digo: quem crê em mim tem a vida eterna. 48 Eu sou o pão da vida. 49 Os pais de vocês comeram o maná no deserto e morreram. 50 Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente. E o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. 52 Então os judeus começaram a discutir entre si, dizendo:— Como é que este pode nos dar a sua própria carne para comer? 53 Jesus respondeu:— Em verdade, em verdade lhes digo que, se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em vocês mesmos. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. 56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu permaneço nele. 57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo por causa do Pai, também quem de mim se alimenta viverá por mim. 58 Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os pais de vocês comeram e, mesmo assim, morreram; quem comer este pão viverá eternamente. 59 Jesus disse essas coisas quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum.
1. Dureza de coração persistente - vs. 41-42:
41 Então os judeus começaram a murmurar contra ele, porque tinha dito: “Eu sou o pão que desceu do céu.” 42 E diziam:— Este não é Jesus, o filho de José? Por acaso não conhecemos o pai e a mãe dele? Como é que ele agora diz: “Desci do céu”?
Isso revela a nossa completa incapacidade de sozinhos conhecermos e chegarmos a Deus.
2. A escolha prévia de Deus - vs. 43-44:
43 Jesus respondeu:Não fiquem murmurando entre vocês. 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Nem todos que ouvem repetidas vezes a Palavra de Deus são de Deus. É uma ação inicial do Senhor.
3.Jesus, o Alimento de Deus para humanidade - vs. 45-51:
45 Está escrito nos Profetas: “E todos serão ensinados por Deus.” Portanto, todo aquele que ouviu e aprendeu do Pai, esse vem a mim. 46 Não que alguém tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; este já viu o Pai. 47— Em verdade, em verdade lhes digo: quem crê em mim tem a vida eterna. 48 Eu sou o pão da vida. 49 Os pais de vocês comeram o maná no deserto e morreram. 50 Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente. E o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.
O homem só é completo em Jesus.
Jesus é incomparável. Ele vai muito além de todas as nossas expectativas.
4. O sacrifício indispensável de Cristo - vs. 52-59:
52 Então os judeus começaram a discutir entre si, dizendo:— Como é que este pode nos dar a sua própria carne para comer? 53 Jesus respondeu:— Em verdade, em verdade lhes digo que, se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em vocês mesmos. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. 56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu permaneço nele. 57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo por causa do Pai, também quem de mim se alimenta viverá por mim. 58 Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os pais de vocês comeram e, mesmo assim, morreram; quem comer este pão viverá eternamente. 59 Jesus disse essas coisas quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum.
Desde o início da história do homem, quando ele peca, faz necessário o sacrifício de um inocente.
O comer da carne e beber do sangue de Cristo, passa pelo ato do homem recebê-lo, crer no Seu sacrifício em seu lugar.
Conclusão: Cristo nos amou mesmo sendo totalmente desprovidos de bem algum. Só precisamos ser humildes reconhecendo o qual falhos somos e necessitamos Dele, tendo uma ação de entrega completa das nossas vidas a Ele.
Related Media
See more
Related Sermons
See more