O combate da fé
Pregações • Sermon • Submitted
0 ratings
· 12 viewsTemos um combate que está no caminho do cristão. Embora exista um esforço pela sobrevivência, este não é tão ferrenho como o combate da fé. Qual é o combate que você está lutando? Três frentes aparecem para lutar contra nossa fé, a carne, o mundo e o diabo.
Notes
Transcript
2Tm 4.6-8.
Introdução
1. Como eu gostaria que tudo fosse alegria e paz e, nada me aborrecesse. Mas a vida na terra não é assim. A vida é um combate. Mas, a principal batalha não é pela sobrevivência e pelo bem estar. A batalha principal é pelo fato de estarmos num mundo caído, que tirou-nos da presença de Deus. Tirou-nos a sabedoria de Deus. Paulo fala de um combate.
2. A nossa principal batalha é vencer a nossa natureza caída. E temos tres frentes que tentam derrubar o crente. A carne, o mundo e o diabo.
3. O combate que Jesus enrentou, Paulo enfrentou e nós também continuaremos esse enfrentamento.
4. Foi feito uma pergunta a um professor cristão - A perseguição deixa a igreja mais santificada? A resposta foi - NÂO! Quanto mais santificada for a igreja, mais será perseguida!
I - Sou uma oferta de libação? (v.6).
5. Esta é a última carta. Depois da prisão em Éfeso, em Cesaréia e Roma, Paulo agora está na masmorra. No domínio de Nero. Após a maior parte da cidade de Roma ser destruída pelo incêndio, Nero culpa os judeus e os cristãos. E milhares são mortos e muitos foram amarrados em postes, pichados e incendiados.
6. Paulo já sabia de sua condenação. Ele não poderia ser morto de outra forma pelo Império, a não ser pela decapitação.
7. Sua últimas palavras estão cheias de paz. Isso porque sua vida estava completando a linha de chegada. Por isso. ele afirma categoricamente - Estou sendo oferecido por libação.
8. Primeiro - Paulo está pronto para derramar sua vida como oferta ao Senhor, assim como o litro de vinho derramado por ocasião do sacrifício do cordeiro. Esse vinho era derramado lentamente. Tempo é bem significativo - compara-se com toda a trajetória da sua vida passada, presente e futura.
9. Segundo - Por isso, Paulo está preparado para partir. Porque seu tempo de combate está sendo completado.
II - Aprontando para a partida.
10. Jesus diz - Lc 12.49 - Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e bem quisera que já estivesse a arder - supondes que vim para dar paz à terra? Não, eu vo-lo afirmo; antes divisão, porque daqui em diante, estarão cinco divididos numa casa: pai contra filho, filho contra pai; mãe contra filha, filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra.
11. Lc 9.23 - Dizia a todos: se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.
12. O cristão deve incomodar-se com pecados que estão ocorrendo na sua família, com os amigos que se assentam para conversar. Você deve ser o condutor do fogo santo de Jesus, para espalhar labaredas que queimam.
13. O combate de Paulo é a caminhada de preparação para uma partida sem culpa em fazer o que era seu ministério.
14. Qualquer um de nós poderia estar chorando por estar de uma prisão já condenado à morte. Mas, Paulo chama a atenção de Timóteo para ter cuidado em não se afastar da verdade, mesmo que isso lhe cause perseguição.
15. Paulo admoesta: não se envergonhe das minhas cadeias - se você sabe em quem tem crido, nunca se envergonhará. Todos me abandonaram, mas tenho Onesíforo. O que de mim aprendeste - transmite a homens fiéis e idoneos. Participa dos meus sofrimentos. Procura apresentar-te a Deus como homem aprovado. Sabe, porem que nos útltimos dias, sobrevirão tempos difíceis. Tu porém, tem seguido, de perto o meu ensino, procedimento, amor e perseverança. Prega a Palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina.
III - Combati o bom combate (v.7).
16. Qual é o combate que estamos nele? Muitos devido a falta de submissão a Palavra de Deus, tem ficado do lado do inimigo. E além de estarem com a Bíblia em suas casas, não apendem a dominar suas paixões.
17. Temos um combate até o último suspiro nesta vida.
18. Foi assim com Paulo, e deve ser assim com todos que estão ao lado de Cristo. Paulo estava sem liberdade, mas não deixou que a prisão fosse um impedimento para anunciar o evangelho a todos que se aproximaram (v.17).
19. Completei a carreira, guardei a fé - É no final do combate que se desfruta de uma carreira nobre. Um covarde não se sentirá bem, o relaxado verá sua carreira mal conduzida - e no dia em que Cristo pedir as contas, não poderá se alegrar, devido a vergonha de ter se acovardado e deixado a fileira da batalha junto a seus irmãos.
20. A cora da justiça me está guardada - a mim e a todos que amam a sua vinda. A glória é o final do combate, e a vitória já está conquistada. Jesus venceu o mundo, a carne e o diabo por todos os que se arrependem e colocam a fé nEle.
21. Mas, se somos filhos herdeiros da coroa da justiça que Cristo nos preparou, devemos agradar a vontade do nosso Pai. Quando somos chamados para combater contra essas autoridades malignas é porque temos um Pai Santo.
22. Nosso amor para agradar ao nosso Pai, se identifica com um filho que é amado e procura fazer o melhor. Nunca você como pai ou mãe negará um presente do seu filho, mesmo que seja um rabisco numa folha de papel sem nenhum nexo. Mas é do seu filho. E nunca você dirá que aqule presente não tem valor - pelo contrário você guarda para lembrar daquele momento agradável, quando seu filho te ofereceu um serviço.
23. Esse é o Pai que temos, que nos ama e nos dá o melhor - a vida eterna. Nós oferecemos nossa vida e nosso combate contra tudo que não agrada a Ele, o mundo pecador, nossa natureza caída e o diabo. Ele nos quer juntos combatendo até a sua vinda.