Confiança em Deus, nadversidade:

Sobrevivência Espiritual  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO: Salmo 3 é um salmo de lamento, escrito pelo rei Davi durante o tempo em que seu filho, Absalão, se revoltou contra ele. Conforme a narrativa bíblica (2°Sm.15.13-18), Absalão estava obstinado em tomar o trono de seu pai a qualquer custo, tornando-se um perigoso inimigo. Como resultado disso, Davi foi obrigado a fugir de Jerusalém para escapar da ira de seu filho.
Devido a fragilidade da natureza humana, podemos mensurar quão amarga era a dor de Davi, resultado da conspiração que sofria de sua própria casa, na qual provinha da traição de seu próprio filho.
QUEIXA: O salmo inicia com Davi fazendo uma queixa ao Senhor, dizendo que seus adversários tinham crescido consideravelmente - que são numerosos os se levantam contra ele - e muitos os que dizem: não há em Deus salvação para ele (v.1-2)
A situação reflete desespero tamanho que faria qualquer homem perecer, não fosse a proteção divina. Muitos inimigos faziam ameaças sedentos por matar e tinham certeza de que seriam os executores de Davi, pois viam sua vítima tão impotente perante eles, e sem chance de receber ajuda divina. Caçaram-no como se fosse um animal. Fisicamente havia sério perigo. E além disso, seu espírito estava sendo tão oprimido pelas zombarias dos seus adversários que se considerava além do ponto de poder ser ajudado por Deus.
Aplicação: Quanto mais o crente ativo é abatido por Deus, seja pelas repreensões da providência, seja pela reprovação de seus inimigos, ele tomará uma postura mais firme se unirá mais estritamente a Ele.
SÚPLICA: O salmo adquire outro tom nos versículos 3 e 4. Quando Davi volta os olhos para o Senhor em vez de olhar para os inimigos, sua perspectiva muda completamente. Percebe de imediato que Deus é seu escudo, sua fonte de glória e aquele que exalta sua cabeça. Como escudo, o Senhor o protege de todos os ataques dos inimigos. Como sua glória, Deus lhe confere honra, dignidade e justiça em lugar da vergonha, calúnia e do opróbrio lançados contra ele. Ao levantar a cabeça de seu servo, o Senhor o anima e exalta.
Aplicação:
O perigo, o medo, os cuidados e as tristezas nos fazem bem quando nos levam a voltar os olhos para Deus.
São nos dias de maiores aflições que colocamos nossa vida de fé em prática. Quando estamos cercado pelos “inimigos”, e desesperadamente aflitos é que buscamos a quem nós mais confiamos.
CONFIANÇA: Perceba que após tirar os olhos de seus inimigos, voltá-los para Deus, sua atitude muda, sua confiança no Senhor é o que predomina (v. 5.6)
Aplicação:
Mais uma vez Davi, em meio a aflição e a fala de seus inimigos, dizendo que para ele não havia salvação, ele, salmista, declara com súplicas sua confiança em Deus, verbalizando que o Senhor o ouve.
Claramente percebemos no texto, que o salmista não suplicava ao Senhor meramente em palavras, mas um modo de viver, pois sua confiança no Senhor era depositada até mesmo quando estava dormindo.
Certo da proteção de Deus, o salmista se deita e adormece. O sono tranquilo é uma dádiva de Deus para aqueles que confiam nele em meio às circunstâncias mais desoladoras da vida.
Uma fé verdadeira descansa no Senhor, deita e pega no sono, sem preocupações, por entender que o Senhor cuida, guarda e sustenta o seu povo. Nossas orações, suplicas e lamentos não mudam o coração do Senhor, mas nos faz descansar e confiar Nele.
CONFIANÇA: O versos 7 e 8 são um reflexo da plena confiança que o salmista deposita no Senhor. Suplicando pela sua vida, e confiante na vitória de Deus na batalha. “Levanta-te, SENHOR! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes. Do SENHOR é a salvação, e sobre o teu povo, a tua bênção”
O salmo termina com Davi reconhecendo a soberania e o pode de Deus, e além de declarar que a salvação pertence a Deus, e para que o povo seja abençoado, depende de Deus.
Os que são filhos de Deus fogem diante da simples possibilidade de perder a esperança no auxílio de Deus. O que Deus é para você? O que Deus é para o seu povo? O que será no futuro? o que você encontra Nele? O que Davi encontrou? Confiança - honra - gozo - libertação.
CONCLUSÃO: Diante do que lemos devemos ficar tranquilos em relação as oposições, as perseguições e adversidades. A Igreja será sempre libertada das calamidades que lhe sobrevêm, porque Deus, que é poderoso para salvá-la, jamais afasta dela sua graça e sua bênção. Davi proclamava que do Senhor é a salvação, por entender que Deus o livraria de seus inimigos. Mas a salvação era mais do que isso, era completa, e foi completa em Jesus, que calmamente se dispõe sobre a cruz, este leito de dores, ao entregar o seu Espírito nas mãos do Pai, com plena confiança de sua ressurreição. Contemplemos este fato! Deixemos que a fé nos ensine tanto a dormir como a morrer, enquanto nos assegura que o dormir é uma morte curta, e o morrer é somente um descanso prolongado e consciente no paraíso.
Related Media
See more
Related Sermons
See more