ONDE ESTÁ NOSSA ESPERANÇA?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 26 views
Notes
Transcript

Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. 20 Minha alma, certamente, se lembra e se abate dentro de mim. 21 Disso me recordarei no meu coração; por isso, tenho esperança.

Hete.

22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. 23 Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. 24 A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.

Tete.

25 Bom é o SENHOR para os que se atêm a ele, para a alma que o busca. 26 Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR

INTRODUÇÃO:
Algumas das definições de esperança, define que ela requer uma perseverança, acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações ao contrário.
Aproxima muito dos significados da fé.
Hebreus 11.1 “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”
Fé está alinhada com a esperança, e esperar algo que está fora do nosso domínio, esta fora das circunstâncias, esperança está no acontecimento de algo que não vemos.
Então, porque insistimos no aqui e agora, porque não cremos integralmente na promessa de Deus, porque não aguardamos ansiosamente a promessa de Deus, porque então aguardarmos em silêncio.
O poeta italiano Dante Alighiere, em sua obra a “Divina Comédia”, afirma que o único lugar onde não há esperança é o inferno. Descreve que na porta do inferno está escrito: “Perdeis, ó vóis que entrais toda a esperança”.
Para ele inferno é sinal de desespero, condição de que o sofrimento não tem solução, a dor não tem remédio, não há esperança, não é passível de mudança ou alteração, não há salvação.
No inferno não há nada do que se esperar, visto que o adjetivo dado ao inferno é desespero, também é verdade que o céu é esperança.
Estamos perdendo as esperanças, ou estamos colocando-as em lugares errados: na política, nos lugares, nas pessoas, nas circunstâncias etc. algo muito peculiar na história de Israel
A VISÃO DO PROFETA
O profeta incunha expressões de cunho emocional.
O fluxo de pesar expresso sugere uma época logo após a queda da cidade santa, quando a lembrança ainda era recente.
586 a. C. destruição do Templo e de Jerusalém, significado da cidade habitada e fundada pelo Senhor, onde todas expectativas eterna de Israel e sua identidade.
Israel sofreu a maior humilhação real., período mais tenebroso da história judaica.
Apesar de havido um reforma importante por Josias, com toda sinceridade, foi seguido de modo superficial pelos lideres e pelo povo.
A nação se voltou a idolatria e corrupção.
Por isso, em meio a solidão, ao sofrimento, a dor, a maldade, a crueldade e a proliferação do mal, o profeta Jeremias diz: “Quero me trazer na memória o que me da esperança.
A cena que o profeta Jeremias contempla não são definitivas, não dura para sempre, a dor não é eterna, as coisas não precisam continuar como elas estão, então, ele clama ao Senhor da misericordia, pois tem esperança no coração, por um Deus misericordioso.
A esperança vai além, tudo por ser diferente, eu posso ser diferente, Israel pode ser diferente, a igreja pode ser diferente, a minha vida pode ser diferente, isso é esperança.
A vida não está congelada, parada em um status definitivo de ser.
No meio do caos, o profeta diz: todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança.
2. ESPERANÇA NÃO É UM DESEJO:
Espero que de tudo certo (entrevista, cirurgia, empresa, política etc. e isso não é ruim.
A esperança depende daquele em que se baseia o nosso desejo.
A esperança está em nossa expectativa de mudança, a nossa expectativa de virada das circunstância e de nós mesmos. Foi isso que o Salmista diz;
Salmo 121.1 “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?”
E como ele diz, daonde vem o socorro, de onde vem a expectativa de mudança, o monte na antiguidade era o lugar dos deuses, das divindades.
De onde vem? Dos Deuses, da Floresta? Hoje da política, das pessoas, da razão humana?
O Salmista diz, não, meu socorro vme do SENHOR, que criou o ceu e a terra.
Como o próprio profeta diz: Eu esperarei Nele, pois ele é bom, e minha esperança está Nele.
Isto é o fundamento de nossa esperança, o autor da carta as Hebreus vai dizer que a nossa “Esperança funciona para nós como um ancora da alma” Hb 6.19.
Nossa ancora foi lançada no TRONO DE DEUS, onde Jesus está presa no trono de DEUS, o mar que tragá-lo, mas você está agarrado nesta ancora que está fincada no trono da graça de Deus.
Não é que tenho desejos do futuro, mas sim, esperança, pois eu conheço aquele quem espero.
Estou seguro enquanto o caos vai se estabelecendo a minha volta, ele não pode me destruir, pois tenho em minha memória o que me traz esperança, pois ele é a nossa salvação. Ele vem para nos salvar.
3. A IGREJA CONVIVE COM O FRACASSO CIRCUNSTANCIAL, MAS TEM DIFICULDADES COM O FRACASSO EXISTENCIAL.
Por que a promessa de Deus não vem com a ideia de salvar seu casamento, muito embora a abertura do coração para a graça de Deus, não poucas vezes, seja a única possibilidade de cura.
Também não vem com a promessa para salvar seu corpo da enfermidade, muito embora alguns momentos e algumas vezes, o sopro de vida ser a única possibilidade de cura.
Não diz que vem salvar sua carreira profissional, ou seu negócio, ou o país, muito embora a benção de Deus traga prosperidade.
A PROMESSA DE DEUS VEM PARA NOS SALVAR.
Todos nós temos em nossa vida situações cujo o desfecho não podemos colocar o símbolo da vitória.
Orações não respondidas, finais tristes, dias de lágrimas, que eu chamo de derrotas circunstanciais, as coisas não aconteceram como nós gostaríamos que acontecesse, ao longo de nossa vida somamos perdas, alguns de nos carregamos enfermidades crônicas limitadoras, fisicas e emocionais, alguns sofreram abusos, alguns traídos, alguns com seus muros desmoronados, a igreja convive com isso, o que a igreja não convive é com o inferno, e com a negação da vida.
Quando passamos pelas águas ela pode levar embora o nosso mundo, suas coisas, pessoas queridas, mas ela não pode levar a nossa esperança em Deus, pois ele vem para nos salvar.
A igreja é o lugar de pessoas que atravessam e atravessaram sofrimentos indescritiveis, e no meio do seu sofrimento essa pessoas dizem “Todavia eu me alegrarei no Senhor e exulatrem ao Deus da minha salvação.”. Pessoas que em meio as circunstâncias adversas, lembra-se do que lhe dá esperança, lembra-se no quem tem crido, e onde está alicerçado sua esperança. Pessoas que em meio ao sofrimento diz em tudo dou graças ao Senhor, pois lembro de sua misericordia, pois ele proveu a salvação.
Os dias não são faceis, tem diz que olhamos para os momentos e dizemos de onde virá meu socorro? Mas Deus diz eu estou com vocês, eu me chamo EMANUEL, o Deus conosco.
4. O QUE ESPERAMOS?
Por causa da esperança, não estamos no inferno, as coisas podem mudar, é lá que está escrito? Perdeis, ó vós que entrais toda esperança”.
Nos temos que viver em mudanças, que os dias mudem, que o coração das pessoas mudem, que nós possamos mudar, nos arrepender dos nosso mal caminhos e voltemos ao Senhor, como o próprio Jeremias tinha esperança para com os judeus.
A igreja é um exercito que milita contra o mal, a dor, a morte e a maldade.
Quando o caos vai se estabelecendo a igreja é o exercito daqueles que se recusam a baixar a cabeça, eu vou continuar lutando por que tenho esperança, que pode haver salvação.
Como diz o Racionais Mc’s “tenha fé porque até no lixão nasce flor”, isso é esperança.
E se por ventura as circunstancias não mudarem, nos poderemos dizer assim, mal, tempestade, tribulação você pode ter levado meu pão, mas o meu louvor a Deus e a minha salvação você não levará, a minha confiança em Deus você não levará, isso é esperança.
Nós esperamos o dia em que o Senhor enxugará nossa lagrimas, quando nosso Deus fará novas todas coisas, quando encontraremos nossos queridos na ressurreição, temos esperança em Deus nosso Senhor em suas promessas. Por isso, enfrentamos a vida seja ela como for, como em um combate e com a fé.
Qual é o teu momento?
Senhor preciso de tua mão em meu favor, tenho esperança que as coisas podem mudar, eu estou quase naufragando, estenda sua mão em minha direção, Senhor puxa está corrente, pois estou quase morrendo.
Traz Senhor à memória o que me da Esperança, mesmo que as circunstâncias adversas venham sobre mim, quero ter esperança, quero confiar em ti e somente em ti, abra-se os meus olhos para crer e provenha salvação a mim, a minha família, a minha nação, encha o meu coração de esperança, e que eu possa aguardar até a sua vinda, me socorra Senhor.
NOSSA ESPERANÇA ESTÁ NO SENHOR.
Que esse dia possamos celebrar a esperança que temos no Senhor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more