PRIVILÉGIOS DE TODO CRISTÃO (FINALIZADO)

Textual  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 26 views

Compreender que mesmo em contraste com aqueles que por sua desobediência, rejeitam o Salvador como fundamento de sua esperança, o povo de Deus é frequentemente representado como Seu povo escolhido, separado para cumprir uma missão especial de salvação

Notes
Transcript
Handout
PROPÓSITO: Compreender que mesmo em contraste com aqueles que por sua desobediência, rejeitam o Salvador como fundamento de sua esperança, o povo de Deus é frequentemente representado como Seu povo escolhido, separado para cumprir uma missão especial de salvaçã
VERSO PRINCIPAL: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.” 1Pe 2:9
INTRODUÇÃO:
É interessante notarmos que no mundo de hoje, há muitos cristãos que mesmo tendo toda vantagem da tecnologia em suas mãos, chegam a se perguntar sobre qual A sua missão e qual o papel que se deve desempenhar. Se perguntam, o que Deus quer de cada um? Qual é o chamado que Deus faz a eles?
Essas perguntas só podem ser respondidas quando cada cristão compreender verdadeiramente sua identidade. Entenda, para você saber o que é preciso fazer, primeiramente, é preciso saber quem você é. Se você ainda não descobriu qual é a sua missão aqui neste mundo, então, descubra primeiro quem você é!
No passado, quando voltamos em imaginação para o antigo Israel, vemos as Escrituras apresentando os sacerdotes sendo escolhidos, dentre muitos motivos, para serem separados e exclusivos. Para se dedicarem, fielmente aos propósitos de Deus! Esses sacerdotes eram designados a ensinar os estatutos do Divino (Lv 10:11), passando muitas vezes por provações, privações e até mesmo por perseguições. Dedicavam-se integralmente para abençoar os outros (Nm 6:23-27) e oferecer “sacrifícios” ao Senhor (Lv 17-18).
Existia o senso de missão bem definido, sabiam onde queriam chegar e qual era sua identidade!
A boa notícia que trago para você, é que, ainda hoje esta obra continua! Deus continua levantando homens e mulheres como sacerdócio real, separados, exclusivos. Com o propósito de servir ao Rei dos reis, oferecendo-lhes sacrifícios espirituais como ações de graças e louvores (Rm 12:1), fazendo o bem em um Mundo que exala maldade. No texto que lemos no início, o apóstolo Pedro busca estimular todos os cristãos a amadurecerem na vida cristã através da constante aproximação de Jesus.
A partir de agora, veremos a grande importância desta mensagem, onde destaco alguns privilégios que o povo de Deus passa a ter na nova vida que receberam. Acompanhe comigo, voltemos para o verso nove de 1 Pedro:
PARTE I – O PRIVILÉGIO DE SEREM RAÇA ELEITA
Para entendermos esse primeiro privilégio, precisamos voltar ao passado, onde percebemos que o Senhor havia prometido esses mesmos privilégios à nação de Israel se ela tivesse se mostrado obediente. Convido você abrir sua Bíblia no livro de Êxodo 19: 5-6. “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa.” Esse texto menciona que devido a sua incredulidade, Israel não recebeu essas bênçãos prometidas e perdeu seu lugar como raça eleita.
Hoje, a igreja de Deus, ocupa o lugar privilegiado que Israel perdeu em razão de sua desobediência e conforme lemos no texto base dessa mensagem, Pedro descreve que os crentes foram amados e escolhidos por Deus na eternidade, para formar a Igreja dos salvos, e você que está aqui hoje faz parte dela! Você, amigo (a) faz parte da comunidade dos remidos, do corpo de Cristo, seu bem mais sublime. Isso sim é um privilégio maravilhoso!
Antes mesmo de conhecermos o pecado em sua forma mais cruel, que debilita, que arruina e que escraviza, Deus já havia pensado em uma válvula de escape para mim e para você através de um plano de resgate por amor. Daí podemos imaginar o grande privilégio que passamos a ter. O Deus do Universo escolheu você meu amigo(a), que decidiu estar aqui hoje, para fazer parte da raça eleita e pertencer a Cristo para todo sempre (Ef 1:4). Portanto, você é um privilegiado, você é um escolhido do Deus Altíssimo. Você faz parte da família que sonha com o Céu, que busca anunciar incansavelmente essas Boas Novas!
Talvez, hoje eu esteja falando para alguém que por motivos pessoais ou por alguma circunstância não esteja mais sentindo esse senso de pertencimento, que não consegue mais sonhar com esse lugar especial. É provável que em seu coração não arda mais a chama do Espírito Santo! Mas, quero afirmar que essa mensagem é para mostrar que você ainda não foi longe demais, que você faz parte dos escolhidos, que hoje, você tem a oportunidade de usufruir desse privilégio, de fazer parte da raça eleita. Isso não é maravilhoso meu amigo (a)?
Continuemos então com os demais privilégios ainda no verso nove...
PARTE II – PRIVILÉGIO DE SEREM SACERDÓCIO REAL
Aqui também temo, além de sermos chamados de raça eleita, temos Pedro falando sobre o Sacerdócio Real... Mas, o que Pedro quer dizer com isso? Que privilégio podemos encontrar em nossa caminhada cristã?
No capítulo 2, é a segunda vez que este termo “sacerdócio” é usado. Se avançarmos mais um pouco chegando no capítulo 5 e notamos que os cristãos são descritos como sacerdócio santo. Sobre esse assunto a mensageira do Senhor faz a seguinte citação: “A igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. Foi organizada para servir, e sua missão é levar o evangelho ao mundo. Desde o princípio tem sido plano de Deus que através de Sua igreja seja refletida para o mundo Sua plenitude e suficiência. Aos membros da igreja, a quem Ele chamou das trevas para Sua maravilhosa luz, compete manifestar Sua glória. A igreja é a depositária das riquezas da graça de Cristo; e pela igreja será a seu tempo manifesta, mesmo aos “principados e potestades nos Céus” (Efésios 3:10), a final e ampla demonstração do amor de Deus.” O destaque aqui está em sermos cada um de nós representantes de Cristo. A igreja de Deus deve refletir a Sua Glória. Por isso você está aqui, porque foi chamado para ser sacerdote real, para representar Jesus Cristo, saindo ao redor mundo proclamando Suas verdades. É um enorme privilégio para nós, pecadores que somos, em exercer essa função, que até mesmo os anjos gostariam de ter.
Assim como os sacerdotes santos, entram no Santuário do Céu pela fé com o propósito de adorar. Assim também, como sacerdotes reais, devemos sair pelo mundo com o propósito de testemunhar! Podemos tomar exemplo disso, abra sua Bíblia no livro de Atos 16:25,31. “Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam...31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” Vejam! Aqui, Paulo e Silas estavam presos em Filipos, mas eles como sacerdotes santos, cantaram louvores a Deus à meia-noite e como sacerdotes reais, pregaram o evangelho ao carcereiro. Isso não é fantástico? Você não sente seu coração vibrar com essa experiência? Sim? Que maravilha! Eu e você estamos indo no caminho certo. Ei! Amigo (a), você faz parte do sacerdócio real que vai representar a Deus nesse tempo do fim, você vai se tornar um ganhador de vidas para o Reino do Céu! Esse é o privilégio de ser sacerdócio real, entendi meu irmão e minha irmã? Continue firme aqui comigo. Vamos continuar...
PARTE III – PRIVILÉGIO DE SEREM NAÇÃO SANTA
Como cristão, precisamos entender que hoje somos o Israel de Deus, que agora constituímos uma nação santa. Como vimos, a intenção de Deus era que Israel fosse a nação conhecida por sua santidade. Porém, o povo daquela época se entregou às práticas pecaminosas de seus vizinhos gentios. Israel foi colocada de lado em caráter temporário, e agora, você está aqui para assumir o seu lugar na nação santa de Deus. Tem dúvidas disso? Você não precisa mais ficar se perguntando qual sua missão, ou o que Deus quer de você, ou ainda qual é o teu chamado. Sabe por quê? Porque Ele está te dando a resposta aqui e agora! Mas a questão é: você aceita essas verdades para a tua vida meu irmão (a)? Você quer desfrutar desses privilégios na tua caminhada cristã e ter sua missão bem definida, mantendo sua identidade firme sem as incertezas ocasionadas pelo medo e dúvidas? Então o que está faltando para tomar essa decisão? Procure tomá-la aqui e agora, em nome de Jesus!
Me acompanha para o último, não menos importante dos privilégios que quero destacar aqui nessa oportunidade.
PARTE IV – PRIVILÉGIO DE SER POVO DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS
Veja que ainda no verso 9 de 1 Pedro, o autor menciona que os cristãos também são privilegiados por serem povo de propriedade exclusiva de Deus. Isso quer dizer amigo, que cada um de vocês aqui pertence a Ele de forma peculiar, exclusiva e especial, que vocês são particularmente valiosos para Jesus. Isso é maravilhoso, é resposta que você estava buscando, Amém?
Amigos, o final do versículo 9 descreve a responsabilidade daqueles que fazem parte da nova raça, sacerdócio, nação e povo de Deus. Devemos hoje, em nossos dias, proclamar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a maravilhosa luz. Você, assim como eu, temos essa incumbência, esse privilégio. Acompanhe comigo esta citação:
“Os membros da igreja devem conservar, individualmente, a luz do amor de Deus ardendo vivamente em seu coração, a fim de que se irradie para outros. Temos muito em jogo para permitir que se insinue em nós a apatia espiritual. Estejamos alerta para não condescender com a falta de interesse pelos cultos e deveres religiosos. Combatamos resolutamente essa indolência da mente, tão fatal ao desenvolvimento e mesmo à vida do cristão. Será saudável e próspera a igreja cujos membros estiverem fazendo ativos esforços pessoais para fazer bem a outros, para salvar vidas. Isso será constante incentivo a toda boa obra. Tais cristãos trabalharão com maior zelo para assegurar a própria salvação. Despertar-se-ão as energias inativas, todo ser humano será inspirado com uma invencível determinação de alcançar a aprovação do Salvador: “Bem está” (Mateus 25:21), e receber a coroa do vencedor. — The Signs of the Times, 12 de janeiro de 1882.
De Mendigo a Engravatado
http://www.youtube.com/watch?v=6a6VVncgHcY#t=122
CONCLUSÃO:
Gostaria de encerrar esta mensagem lembrando a você que antes, andávamos todos tropeçando em nossas más escolhas e na vergonha de nossas consequências. Que éramos mendigos nas ruas escuras e frias do pecado. Que não tínhamos uma razão para lutar nem tão pouco para onde ir. Mas, por meio de um livramento extraordinário, fomos transportados para o reino do Filho, não mais como alguém sem identidade à mercê das más escolhas, mas sim abraçados pelo amor e misericórdia de Jesus. Não há resposta mais apropriada do que louvar em alta voz aquele que fez tudo isso por nós! Você precisa sair daqui hoje tendo em mente e no seu coração a certeza de que você tem uma identidade marcada pelas digitais do Deus do Universo. Que você tem a missão de proclamar as virtudes dAquele que te chamou das trevas para a sua maravilhosa luz! Amém? Você crer nisso meu amigo (a)? Você quer viver isso na sua vida a partir de agora?
APELO:
Então, meu apelo pra você hoje é que, por mais que você ainda não tenha conseguido até aqui deixar para trás os traços de impecabilidade, que ainda não conseguiu deixar para trás os desejos da carne, e acha que ainda precisa acontecer algo extraordinário, surpreendente para conseguir enxergar a oportunidades do Espírito Santo na sua vida. Quero te dizer meu amigo e irmão, que esse pensamento não agrada a Deus, que você não vai conseguir chegar aos pés de Jesus por conta própria, com suas próprias forças, sabe por quê? Porque quem controla as vontades da carne é o inimigo de Deus, Satanás, e ele não quer que você faça parte da nação santa, ele não quer que você seja povo exclusivo de Deus. Por isso eu te desafio agora, ainda nessa oportunidade, a decidir fazer parte do povo que verá Jesus Cristo voltando nas nuvens do céu com um sorriso no rosto, e esse dia está muito próximo. Hoje é seu dia, aceita o apelo que o Espírito Santo faz agora ao seu coração e entrega-se a Jesus!
Se esse é o seu desejo irmão (a), se você sente que chegou o teu grande dia, de largar essa vida miserável e mesquinha de pecado, eu te convido a ficar em pé e vir até aqui, venha, não tenha medo, não tenha vergonha, eu quero orar por você em nome de Jesus!
Related Media
See more
Related Sermons
See more