O Senhor era com José

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Gn 39.2-5,21-23.
Introdução
1. O que buscamos em Deus está acima de qualquer bem material ou prosperidade financeira.
2. Muitos usam a história de personagens do AT para convencer os fiéis a uma prática pervertida, de que Deus vai te fazer rico, quando a pessoa estiver sendo fiel nos seus dízimos. E se quebrar esse voto será amaldiçoada.
3. Não vemos José dando dízimo, nem oferta alguma para que Deus o abençoasse.
4. É necessário que sejamos fiéis nos nossos compromissos. E um deles é o compartilhamento das bençãos materiais. Devemos contribuir com a igreja, não por causa do egoísmo de semos abençaoados por isso. Se alguém pensa assim, não passa de um egoísta, mas também infantil quanto ao amor pela missão da igreja.
I - José o abençoado pelo Senhor
5. Gostariamos de saber os detalhes do por que José foi tão abençoado. Quem sabe se seguissemos os mesmos detalhes, também fossemos um José?
6. Em primeiro lugar, devemos saber que cada um de nós é diferente, criado em ambientes diferentes, educados de modo diferente, temos uma fé na medida que o Senhor nos concede.
7. Porém, o propósito de Deus é específico para cada um de seus filhos. Ele trata todos com amor, concede as bençãos conforme a necessidade, mas existe uma carreira específica para cada um.
8. José foi escolhido dentre os 12 filhos do patriarca Jacó, com o fim de abençoar seu povo de duas formas
9. A primeira - não deixar sua família minguar na fome, e o prejuízo do crescimento de Israel como nação (45.5,7,8,11). Segundo - a necessidade do povo escolhido passar pela escravidão, ser humilhado e sair da escravidão pelo poder de Deus. No final de tudo, eles precisavam experimentar o poder de Deus.
II - José precisava ser testado.
10. Aqui é que muitos cristãos não concordam, e outros não suportam. Você quer ser abençoado? Primeiro terá que ser testado. Terá que passar pela fornalha acesa.
11. Escolhido para ser provado. O filho amado de Jacó havia de ser odiado pelos irmãos, a tal ponto de ser lançado num poço e depois vendido aos inimigos.
12. E depois de vendido, José foi tentado pela adúltera mulher do seu dono, mas como resitisse a mulher criou uma estratégia mentirosa causando sua prisão.
13. Mas até no cárcere Deus estava com ele concedendo privilégios sobre os presos.
14. Muitos admiram José, mas nem todos gostariam de passar pelo que ele passou. A vitória sobre sua emoções negativas foram vitais para o sucesso na sua jornada.
III - José e o evangelho de Jesus.
15. A vitória de José sobre sua natureza carnal se encaixa no evangelho.
16. Jesus foi perseguido desde a infância. Quando seu ministério deu início a perseguição aumentou. Mas, como ovelha muda foi levado ao matadouro. Nenhuma murmuração, nenhuma reclamação por ser rejeitado pelos homens e, até pelos da sua casa. Jesus teve que dizer aos da sua cidade Nazaré - não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa.
17. Os irmãos de José foram seus principais inimigos. O pai de José enviou-o para uma missão - visitar os irmãos e trazer notícias (preocupação do pai), mas foi a oportunidade de destilarem o ódio, por ser ele o escolhido do Pai - Jesus foi enviado, e escolhido para visitar o mundo - para salvar. Mas o mundo não o conheceu - o rejeitou, rejeitaram a pedra principal.
18. Primeiro ataque de ódio - premeditaram sua morte, foram impedidos, mas lançaram no poço e venderam aos inimigos - Jesus foi vendido por 30 moedas de prata, entregue aos romanos (inimigos).
19. Segundo - a túnica de José foi ensanguentada e levada ao pai - a túnica de Jesus foi escolhida para ser sorteada entre os soldados.
20. José foi pressionado e testado até ao ponto de sentir o desejo de odiar seus irmãos - quando estes vieram até ele devido a falta de comida.
21. Agora imagine - lhe é tirada a liberdade de conviver com sua própria família, vendido como escravo - trabalha como escravo longe dos seus, vai para a prisão sem condições de defesa - trabalha para os encarcerados, é ignorado por quem poderia lhe tirar da prisão (copeiro) - mas a Bíblia diz - como você enxergaria seus irmãos?
22. A Bíblia diz - Ele sendo Deus não teve por usurpação ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou tomando a forma de servo. Essa figura do evangelho que se encaixa na vida de José - em especial sua pretensa derrota, pelo ódio dos seus irmãos - e sua resignação em não reagir com ódio no momento que ele poderia ter feito - determina o princípio da vitória de Jesus, da vitória de José e da vitória do cristão.
23. Agora a pergunta final é - como o evangelho tem nos modelado? A sua pretensa vitória sobre alguém por reações vingativas - são inteira derrota.
24. Seguir os passos de Jesus é seguir sua maneira de pensar sobre as coisas que acontecem - tanto as ruíns como as boas.
25. Será que se alguém escrever sua história - poderá escrever - e o Senhor era com...
Related Media
See more
Related Sermons
See more