Restauração financeira

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript

Causas comuns a problemas financeiros

Valores distorcidos
Materialismo;
Cobiça e ganância;
Desejo de enriquecer depressa;
Orgulho e ressentimento;
Falta de Orçamento
Decisões equivocadas
Compulsividade;
Descuido;
Fiança;
Preguiça;
Desleixo;
Endividamento;
Falta de Generosidade

Consequências comuns a problemas financeiros

Preocupação
Problemas familiares
Problemas conjugais
Culpa
Inveja
Ciúme
Ressentimento
Vazio emocional
Infelicidade
Insensibilidade espiritual

O PROBLEMA DA IDOLATRIA AO DINHEIRO

Tudo aquilo que se torne mais importante do que Deus, e que domine o coração e a imaginação torna-se um ídolo! Qualquer coisa que se torne central e essencial, de modo que ao perdê-la a vida parecerá sem sentido de ser vivida. Qualquer coisa que se torne mais central do que Deus para sua felicidade.
(Timothy Keller)
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mt 6.24)
servir: trabalhar para, ser escravo
aborrecer: odiar, desagradar intensamente, sentir aversão
amar: cuidar, ser leal
devotar-se: dedicar-se totalmente
desprezar: fazer opuco caso
Para o cristão, o único SENHOR (kyrius) é Jesus Cristo, nossa vida deve ser em função de Cristo! Colocar nossa esperança na riqueza e na prosperidade financeira é colocar Mamom como senhor. Dessa forma não tem como servir, amar e dedicar-se a Deus.

Mamom

MAMON (מָמוֹן mamon). Palavra aramaica que é transliterada para o grego no Novo Testamento, que significa "fartura", "dinheiro", "riquezas" ou mesmo "propriedade". A palavra מָמוֹן (mamon) ocorre quatro vezes no Novo Testamento, todas faladas por Jesus. Às vezes é transliterado nas traduções em inglês como "Mamon", mas também é traduzido como "dinheiro". A primeira ocorrência de מָמוֹן (mamon) é parte do Sermão do monte (Mt 6:24) e as outras três fazem parte da Parábola do administrado infiel (ou desonesto) (Lc 16:9, 11, 13).
Dicionário Bíblico Lexham

Sintomas do domínio de mamom

Sintoma é um mecanismo de alerta, que indica a existência de alguma desordem naquele organismo. Seja uma dor física, uma depressão emocional, uma perseguição espiritual, etc. Essas coisas em sim não são o problema; elas só alertam em relação ao problema.
(Marcos de Souza Borges)
Descontrole Financeiro;
Consumismo Excessivo;
Avareza/Cobiça;
Infidelidade a Deus ;
Perdas/roubos frequentes;
Bancarrota e falência.

DESCONTROLE FINANCEIRO

A pessoa gasta sempre mais do que ganha, desnecessariamente, e está sempre endividada!
(Tudo que a pessoa não domina, domina a pessoa. Assim, quando Mamom é Senhor, a pessoa não consegue controlar seus gastos, o gastar é que domina a pessoa)
Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar.
(Lc 14.28-30)

Consumismo excessivo

(é consequência do descontrole, a pessoa coloca no consumo a expectativa de satisfação plena, coloca Mamom como Deus, e fica escravo do consumo)
“Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.”
(Ef 4.28)
Comprar itens repetidos; Esconder as compras da família e amigos; Mentir em relação às compras; Recorrer a empréstimos bancários ou na família para compras; Descontrole financeiro; Fazer compras com o objetivo de lidar com as angústias, tristezas e preocupações; Sentimento de culpa após compras, mas que não impede de comprar novamente.

Avareza/Cobiça

“A palavra se refere ao desejo desordenado e totalmente absorvente de possuir bens materiais. A avareza é um desejo dominante em relação ao dinheiro; e a cobiça, o mesmo desejo dominante em relação às posses de outrem.”
(Dicionário de Ética Cristã)
Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.”
Lc 12.15

Infidelidade a Deus

Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.” (Ml 3.8,9)
Ser fiel no dízimo é uma das formas mais eficientes de guardar o próprio coração da idolatria a Mamom. Quando dizimamos estamos que o nosso sustento vem de Deus e não do dinheiro em si.
Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.” (At 5.3-5)

A restauração das finanças

Reconhecer o problema e decidir resolver; (Não existe restauração sem o reconhecimento da necessidade de mudança. Enquanto enxergarmos esses sintomas de idolatria como algo normal, ou enquanto ficarmos lambendo a ferida nas finanças, se enxergando como vítima, a restauração não acontecerá. É preciso reconhecer o problema e se levantar em direção à restauração);
Orar e pedir orientação/estratégias a Deus; (A restauração está em Deus, Deus sabe exatamente o que você precisa fazer para ter sua vida financeira restaurada e plena. A oração nos leva a nos desarmarmos de nossa carnalidade e orgulho, e colocar a nossa esperança somente em Deus, dependendo ´´unica e exclusivamente Dele);
Submeter-se aos princípios bíblicos em relação às finanças; (Deus fala através da sua Palavra, e quem anda em obediência à Palavra será bem sucedido Js 1.8 “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”)
Educação financeira;
Planejamento financeiro;
Generosidade;
Fidelidade a Deus.

Orando pela sua vida financeira

Peça perdão por:
Idolatria ao dinheiro, descontrole financeiro, consumismo excessivo, avareza/cobiça, infidelidade, palavras de maldição suas ou de terceiros, dívidas descontroladas, investimentos em feitiçaria, abortos, propinas, etc...
Renuncie todo vínculo espiritual com Mamom, toda amarração financeira, toda opressão nas finanças
Faça um propósito com Deus em:
Ser fiel a Deus e adorar somente a ele com suas finanças, ser diligente no seu trabalho, ser generoso em suas contribuições, planejar suas finanças, comprar apenas o necessário e com planejamento/sabedoria.
Related Media
See more
Related Sermons
See more