CONHECER A DEUS É MAIOR GLORIA PARA SER HUMANO!
Sermon • Submitted
0 ratings
· 121 viewsNotes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
COLOSSENSES 1.9-14
COLOSSENSES 1.9-14
Qual é a coisa mais importante do mundo para todo cristão?
É crescer no conhecimento de Deus!
O SENHOR Jesus afirmou que a vida eterna, ou a salvação, significa conhecer a Deus: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3).
Ser cristão não é uma experiência mecânica, impensada; antes, requer conhecimento e entendimento. Significa relacionamento pessoal com o Senhor e conhecimento pessoal a respeito Dele.
C. H. Spurgeon. “Eu não conheço algo que possa confortar tanto a alma, acalmar as ondas de tristeza e dor, trazer paz para os ventos da provação, como uma meditação piedosa sobre a Divindade.”
Deus havia feito UMA PROMESSA séculos antes na profecia da nova aliança: Jr 24.7 “Eu lhes darei um coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou o Senhor. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração.”
O cumprimento dessas palavras proféticas, Jeremias acrescenta: “Não mais ensinará o homem a seu próximo, ou o homem a seu irmão, dizendo: ‘Conheça o Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior” (Jr 31.34).
Isaías nos diz, semelhantemente, que esse conhecimento de Deus seria a marca do reinado do Messias prometido, Jesus Cristo: “... a terra será cheia do conhecimento do Senhor, assim como as águas cobrem o mar” (Is 11.9).
O AUTOR DE HEBREUS DIZ QUE O SENHOR JESUS É A EXATIDÃO DE DEUS.
Hb 1.3 “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,”
Paulo dá a entender nessa passagem que quatro “leis” fundamentais regem o conhecimento de Deus no cristão em desenvolvimento:
1. Deus é IMCOMPREENSÍVEL, INSONDAVEL, CONTUDO COGNOSCIVEL.
Jó 11.7-8 ““Você consegue perscrutar os mistérios de Deus? Pode sondar os limites do Todo-poderoso? São mais altos que os céus! O que você poderá fazer? São mais profundos que as profundezas ! O que você poderá saber?”
Hilário de Poitiers BISPO DA IGREJA PRIMITIVA, CONHECIDO POR COMBATER A HERESIA DO ARIANISMO (c. 315-368), deu voz a essa verdade: “Só Deus é testemunha adequada de si mesmo”. Ninguém a não ser o próprio Deus pode nos trazer conhecimento verdadeiro e confiável a respeito dele: é preciso que o próprio Deus o forneça.
É por isso que Paulo não se contenta em instruir os colossenses com meras informações a respeito de Deus. Ele ora por eles, pedindo que Deus lhes ensine sobre si mesmo.
Paulo diz em outra passagem que só o Espírito Santo conhece os pensamentos de Deus e perscruta (PENETRA NOS SEGREDOS) as “coisas mais profundas” de Deus (1Co 2.10,11 “Pois, quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus.”
A maravilha do testemunho e do ministério do Espírito a nós é que ele nos revela o coração de Deus. “Não recebemos o espírito do mundo [que é incapaz de entender e amar a Deus]”, escreve Paulo, “mas o Espírito que vem de Deus, para que entendamos o que Deus nos deu gratuitamente” (1Co 2.12).
PAULO DENOTA ESSA IMPORTÂNCIA AOS EFESIOS:
Ef 1.17 “Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.”
PORTANTO, O conhecimento de Deus é um conhecimento pessoal, porque significa conhecer a um Deus pessoal.
O TEOLOGO SINCLAIR ESCREVE QUE: “Apenas os que buscam conhecê-lo em espírito de dependência e pedem a seu Espírito que os guie à verdade recebem esse conhecimento.”
A promessa de Deus é eternamente verdadeira: “Vocês me buscarão e me encontrarão quando me buscarem de todo o coração” (Jr 29.13).
Se pedirmos, receberemos; se buscarmos, encontraremos; se batermos, a porta que dá acesso ao conhecimento de Deus se abrirá completamente para nós.
2. O conhecimento de Deus requer sabedoria e entendimento espirituais.
VERSO 11 “sabedoria e entendimento” QUE ELE MESMO FORNECE!
Tg 1.5 “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”
É JUSTAMENTE ESSA A ORAÇÃO DE PAULO!
PAULO ORA PARA QUE OS COLOSSENSES CONHECESSEM A DEUS PLENAMENTE.
O QUE Deus tem para nós (IRMÃOS) É plenitude, por isso Paulo também busca confiantemente essa plenitude para Colossos: “plenos de conhecimento” – “toda sabedoria” – “todo INTENDIMENTO” – “inteiro agrado” – “toda boa obra” – “todo poder” – esse é o modo “perfeccionista” com que Paulo ora!
VERSO (6) DIZ QUE O EVANGELHO “FRUTIFICA” A IGREJA É UM ORGANISMO VIVO, QUE NÃO PODE FICAR PARADO VEGETANDO, A IGREJA TEM QUE CRESCER EM CONHECIMENTO DE DEUS.
É Nas Escrituras, mediante o estudo paciente de sua mensagem e a compreensão cada vez maior da mente de Deus, conforme ele a revela em suas páginas.
É nas Escrituras que aprendemos como Deus vê a si mesmo, a nós e ao mundo e o que ele deseja que saibamos para poder servi-lo.
As Escrituras É O NOSSO GOOGLE MAPS, o Espírito NOSSA INTERNET, que nos guia e mostra o lugar, explicando as maravilhas da mente do Criador.
1Co 2.10 “mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.”
1Co 2.13 “Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.”
Para conhecer cada vez mais a Deus, nada substitui a disciplina de estudar e ler as Escrituras e meditar nelas.
Não podemos ignorar o manual que Deus nos deu OU querer conhecê-lo à nossa própria maneira. O único deus que podemos conhecer ao nosso modo é um deus que criamos à nossa imagem.
2Tm 3.16-17 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”
Precisamos perseverar na Palavra de Deus PARA CHEGAR AO PLENO CONHECIMENTO DE CRISTO JESUS A FIM DE CRESCER E FRUTIFAR.
Jo 15.7 “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.”
— AS PALAVRAS DO SENHOR JESUS DENOTA a importância de um terceiro elemento presente na oração de Paulo pelos colossenses.
3. Crescer no conhecimento de Deus exige paciência e perseverança.
Paulo reconhece que os que desejam crescer no conhecimento de Deus, também precisarão ser “fortalecidos com todo o poder de acordo com sua gloriosa força”, para que tenham.
“toda a perseverança e paciência” (Cl 1.11).
Conhecimento, no sentido em que Paulo emprega o termo, significa conhecer pessoalmente a Deus e seus “métodos” de se relacionar conosco.
C. H. SPUGEON “Nenhum assunto de contemplação tenderá mais a humilhar a mente do que os pensamentos acerca de Deus... Contudo, ao mesmo tempo em que o assunto humilha a mente, ele também a desenvolve.”
Rm 12.2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
O CENARIO DE NOSSA NAÇÃO É EXTREMAMENTE CONFUSO!
Precisamos de paciência para confiar EM NOSSO DEUS mesmo quando não conseguimos entendê-Lo.
Tg 5.10-11). TIAGO nos lembra a “paciência” de Jó — ou, melhor, sua “perseverança”
Por que Jó precisou perseverar? A resposta de Tiago é: embora saibamos o que Deus estava fazendo na vida de Jó (lemos o último capítulo do livro!), Jó não sabia nem entendia.
A RESPOSTA ESTÁ NO FIM DE TODAS AS COISAS (ELE TEM O CONTROLE)
O que Deus estava fazendo na vida de Jó?
QUAIS OS PROPÓSITOS DE DEUS?
— ACREDITO QUE O PRINCIPAL ERA CONDUZIR Jó a um conhecimento ainda mais profundo dele, de modo que O PROPRIO Jó pôde dizer:
Jó 42.5-6 “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza”.”
Jó achava que conhecia muito DE Deus. Mas então soube que recebera o conhecimento de Deus em uma dimensão inteiramente nova.
EU FICO PENSANDO SE UM DE NÓS ADENTRASSEMOS À escola de discipulado em que Jó aprendeu a conhecer a Deus.
NÃO RESISTIRIAMOS NEM UM SEGUNDO!
Os que desejam conhecer a Deus passam tanto pelas trevas como pela luz, COMO TAMBÉM descem aos vales e também sobem os montes.
O propósito de Deus não é sempre claro de imediato. Para aprender a conhecer a Deus, temos de aprender a esperar por ele.
veja Hc 2.3 “Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará.”
4. O conhecimento de Deus não pode jamais ser separado de uma vida de fidelidade.
PAULO ORA PARA OS COLOSSENSES CRESCESSEM NO CONHECIMENTO, COM UM PROPOSITO, VIVEREM DE MANEIRA DIGNA. VERSO (10)
PAULO DIZ QUE O PROPOSITO DE CONHECERMOS A DEUS É PARA COLOCAR EM PRÁTICA.
Mt 7.24 ““Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.”
Não existe conhecimento verdadeiro de Deus se ele não for demonstrado pela obediência à Palavra e à vontade Dele.
Deus não dá conhecimento divino àqueles que não têm nenhum desejo de glorificá-lo.
SL 119
1 Felizes são aqueles que andam por caminhos retos, que estão de acordo com a lei do Senhor!
2 Felizes são aqueles que se esforçam para obedecer de todo o coração à vontade revelada de Deus;
4 O Senhor mesmo nos deu as suas instruções para serem obedecidas fielmente,
7 Eu darei graças ao Senhor de todo o coração quando estiver colocando em prática as suas leis, tão justas e perfeitas.
Sl 119.27 “Faze-me discernir o propósito dos teus preceitos; então meditarei nas tuas maravilhas.”
Jesus
Jesus
Deus veio a terra e viveu entre nós como um ser humano. Em Jesus temos a maior revelação de Deus ao homem (João 1:14; João 14:9-10). Jesus é Deus se revelando de uma forma que nós podemos entender. Ele veio para revelar a vontade de Deus – que conheçam a Deus e sejam salvos. Por causa de Jesus, nós podemos conhecer Deus pessoalmente.
O Espírito Santo
O Espírito Santo
Quando Jesus ressuscitou e voltou para o Céu, ele enviou o Espírito Santo para ensinar cada crente pessoalmente. O Espírito Santo nos revela Deus diretamente, nos capacitando para entender e aplicar a Bíblia em nossas vidas. O Espírito Santo nos revela a mente de Deus e como Ele vê o mundo (1 Coríntios 2:11-12).