FÉ É MAIS QUE UM ACREDITAR. Parte I – Páginas 27 -30

A fé que agrada a Deus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
A Bíblia fala que a fé é crucial para nossa existência e vida aqui na Terra. Convivemos porque temos certa fé uns nos outros. De certa forma temos uma fé para viver, namorar, jogar bola, andar junto e conviver em sociedade. Precisamos de fé o tempo todo.
Por outro lado, a Bíblia fala também de um outro tipo de fé, uma fé que salva e nos relaciona com Deus. Sem fé o homem não consegue agradar a Deus, se relacionar com ele, nem ao menos se aproximar dele. Hebreus 11:6
A Bíblia ainda afirma que sem fé ninguém pode ser salvo dos seus pecados. Atos 16:31
A Bíblia também afirma que é através da fé que alcançamos e abraçamos a graça de Deus e a salvação. Efésios 2:8
A Bíblia ensina que, por causa dos nossos pecados e das nossas transgressões (quando somos egoístas ou vaidosos, quando fofocamos, roubamos etc.) temos uma série de acusações contra e não há absolutamente nada que possamos fazer em nossa defesa e que justifique nossas ações. Porém, nós que cremos em Cristo, recebemos a justiça dele por isso fomos justificados. Romanos 5:1
Além disso, sem fé, não conseguimos suportar as provações. Jesus nos advertiu que provações são algo comum a todos os homens. Porém, a fé bíblica nos dá força para suportar quando Deus nos conduz ao vale da provação. Quando as circunstâncias são tão confusas e nos oprimem, é a fé que nos mantém firmes. II Coríntios 1:24
1.1. A FÉ QUE AGRADA A DEUS: O QUE É ISSO?
Afinal, o que é fé? O que significa ter fé em Deus? O que significa ter uma fé bíblica, uma fé que agrada a Deus? o que significa crer em Jesus para a salvação? Que tipo de fé é essa?
Esse é o meu objetivo: relembrar o que é fé. A fé que agrada a Deus: o que é isto?
Em Hebreus, a palavra fé aparece 32 vezes. Na Bíblia toda, mais de 340 vezes. Só neste capítulo de Hebreus 11, ela aparece 24 vezes. Assim, esse é o capítulo certo para pensar e falar sobre o assunto. Nosso capítulo já começa com uma definição sobre fé: Hebreus 11:1
1.1.1. A fé é a certeza daquilo que esperamos.
A fé é a CERTEZA daquilo que esperamos. Não é meramente achar que Deus existe que ele é bom, que o evangelho é verdadeiro. É crer profundamente quando a Bíblia fala sobre quem é Jesus e o que ele prometeu, de tal forma que, com a ajuda de Deus, essas verdades passam a ser verdades para você.
A fé é a REALIZAÇÃO daquilo que esperamos! Quem crê, desfruta da benção como se já estivesse acontecendo. A fé é um dom que Deus nos dá e usa para trazer as promessas das bençãos futuras para dentro do nosso coração no presente. É uma confiança e dependência sobrenatural em Deus e em sua Palavra.
A fé é a SÓLIDA e FIRME convicção que Deus é fiel em tudo que fala e promete. Ela capacita o cristão a ver o futuro em tudo que fala e promete. Ela capacita o cristão a ver o futuro como se fosse o presente, o invisível como se fosse o visível. Exemplo: Fé comparado a sexto sentido.
No mundo espiritual também há muitas coisas invisíveis, mas através do dom da fé, este dom dado por Deus, somos capacitados a ENXERGAR e aquilo que está invisível se transforma em benção na nossa experiência.
Esse é o dom da fé. Através do senso da fé, percebemos que Deus existe. Percebemos seu ser, seu governo, seu amor, sua justiça, sua presença universal. Percebemos a existência do pecado e suas consequências. Essas realidades passam a fazer sentido.
Quando a Bíblia fala sobre Cristo, sua encarnação, sua vida perfeita, sua morte vicária, seu evangelho, seu convite de amor, tais realidades passam a fazer sentido pois temos o dom da fé, dado por Deus, que nos capacita a ver o que muitos não veem.
Quando escutamos a Palavra de Deus, suas verdades, seus ensinos, suas orientações, suas ricas promessas que falam de um Deus que justifica pecadores pela fé, que adota rebeldes, que glorifica indignos e os leva a delícias perpétuas à sua destra, passamos, então, a percebê-las e começamos já a desfrutar dessas bençãos.
É por isso que muitos, que estão cegos sem o dom da fé, consideram o cristão como um doido. As pessoas sem o dom da fé olham para os crentes indo para o culto e pensam que são tolos, pois não percebem o que o crente vê pela fé. Mas nós VEMOS é a fé é a certeza e realização daquilo que esperamos.
1.1.2. A PROVA DAS COISAS QUE NÃO VEMOS.
A fé não é só a certeza daquilo que esperamos, mas também a prova das coisas que não vemos. A fé é a realidade daquilo que não vemos. O incrédulo tem de ver para crer, mas o CRISTÃO VÊ POR QUE CRÊ. I Pedro 1:8
Pedro viu e andou com Jesus, mas as pessoas para quem pregou acerca de Cristo, depois da morte, ressurreição e ascensão de Cristo, não o viram. Mesmo assim, elas o amavam, assim como Pedro que viu Jesus.
Dizemos que acreditamos em Deus, mas nunca o vimos; que conhecemos a Jesus, mas ele não está fisicamente presente aqui; que cremos na pessoa do Espírito Santo, mas ele é espírito que habita em nós.
Como podemos conhecer, crer e ver essas realidades invisíveis? Porque Deus nos deu o DOM DA FÉ, que nos capacita a ver o Deus invisível, a conhecer o Cristo ressurreto e a discernir a presença do Espírito Santo dentro de nossos corações.
O ser humano pode não ter tato ou visão, mas se tiver fé, estará salvo e irá para a eternidade, na qual todos esses limites físicos serão curados e toda lágrima será enxugada.
Além disso, o cristão pela fé sabe que não é um ANDARILHO EXISTENCIAL. O ser humano, quando fica adulto e pensa mais seriamente sobre a vida, passa a questionar: “Será que a vida vale a pena?” “De onde vim?” “Para onde estou indo?” E quando não encontra respostas satisfatórias, revolta-se, fica confuso e frustrado e conclui que esta vida é uma piada de mau gosto.
Por isso, muitos adotam um estilo de vida inconsequente, pecaminoso e destrutivo. Como diz o Salmo 14, quando o tolo conclui que Deus não existe, que esta vida não tem proposito definido, ele corrompe-se e comete atos detestáveis.
O cristão, pela fé, sabe que ele não é um andarilho existencial, vagando, vítima do acaso e da sorte. Deus existe! Ele não tem princípio, nem fim. Ele é todo-poderoso e pela Palavra do seu poder traz a existência aquilo que deseja. Foi ele que nos criou. Hebreus 11:3
Nós nascemos do coração de Deus e estamos aqui para viver para a glória dele. O pecado veio e nos afastou dele, mas Jesus vem ao nosso encontro e nos chama de volta para Deus e nos reconcilia com Deus e nos promete perdão dos pecados, vida abundante aqui mesmo na Terra.
Para o ateu demonstrar que Deus não existe, ele precisa pegar aquilo que ele chama de ciência e provar a existência de um elemento primordial, desprovido de causa, que explique a origem de todas as coisas na sua diversidade, harmonia e complexidade. Quando ele provar para mim esse elemento, então acreditarei nele.
Porém, a Bíblia fala que Deus é o elemento primordial, desprovido de causa. Ele é ETERNO; sem pai, nem mãe; sem princípio, nem fim. Um ser eterno que vive em um constante presente. Ele é a origem de todas as coisas. Ele criou e sustenta pelo poder de sua Palavra tudo que há.
Related Media
See more
Related Sermons
See more