ANSIEDADE É FALTA DE FÉ! Lucas 12.22-34

Lucas   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 22 views

Tome uma decisão: não deixar a ansiedade roubar a fé do seu coração.

Notes
Transcript
Grande ideia: Tome uma decisão: não deixe a ansiedade roubar a fé do seu coração.
Estrutura: Impede-nos de observar o sustento de Deus (vv. 22-30) e nos faz esquecer que temos um Pai (vv. 30-34).
CONECTANDO:
Depois da “parábola do rico insensato”: avareza é o oposto da fé, a recomendação é: “não andeis ansiosos” (ARA, vv. 22, 25, 26), “não se preocupem” (NAA).
Robert Jones:
Talvez nenhum outro problema perturbe mais pessoas do que a preocupação ou ansiedade. Ela pode surgir repentinamente e nos aborrecer diariamente. Ela suga o nosso sono, esgota nossa alegria e exaure nossa energia. Ela nubla nosso raciocínio, destrói nossos relacionamentos e piora as indisposições do nosso corpo. Embora a preocupação seja crônica e incapacitante para alguns de nós, ela é uma importunação cotidiana para todos nós.
Mateus 6.24–25 (NAA)
24— Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.
25— Por isso, digo a vocês: não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e não é o corpo mais do que as roupas?
Deus nos sustenta. (vv. 22-30)
(a) Trata-se de uma ordem: “não se preocupem”. Preocupação é idolatria.
Robert Jones:
Idolatria significa adorar alguém ou algo que não seja o verdadeiro e vivo Deus. Significa dar-se a alguma pessoa, alvo, ideal ou objeto, que não seja Jesus. Envolve prender o seu coração a algum falso salvador e refúgio, exaltar os seus desejos pessoais acima do Senhor, servindo a algum mestre que não seja Deus.
Lucas 10.41–42 (NAA)
41Mas o Senhor respondeu: — Marta! Marta! Você anda inquieta e se preocupa com muitas coisas,
42mas apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
Filipenses 4.6 (NAA)
6Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
(b) Preocupação é tentativa humana de subverter o senhorio de Deus.
Stanley Gale:
Preocupação é uma tentativa de subverter o único Deus que tem seu senhorio que é, ao mesmo tempo, criativo e redentor sobre as nossas vidas… Em vez de confiar em Deus nos submetendo e rendendo à sua boa vontade, a pessoa que se preocupa rebela-se e se declara em defesa da autonomia, da independência do Deus no qual vive, se move e tem o seu ser.
Mateus 6.25–30 (NAA)
25— Por isso, digo a vocês: não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e não é o corpo mais do que as roupas?
26Observem as aves do céu, que não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, as sustenta. Será que vocês não valem muito mais do que as aves?
27Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
28— E por que se preocupam com o que vão vestir? Observem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
29Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não fará muito mais por vocês, homens de pequena fé?
Comentando sobre nossa passagem, John Piper escreve: “Jesus diz que a raiz da ansiedade é fé inadequada na graça futura do nosso Pai. Quando a incredulidade consegue o controle dos nossos corações, um dos efeitos é a ansiedade. A causa original da ansiedade é um fracasso em confiar em tudo o que Deus prometeu ser por nós em Jesus”.
(c) Nesse sentido, preocupação é negar a própria fé.
C. S. Lewis:
Mas lembre-se de que a única coisa que importa é o quanto você afasta do homem do Inimigo. O tamanho dos pecados não importa, desde que seu efeito cumulativo seja o de afastar o homem da Luz e levá-lo para o Nada. O assassinato não é mais eficaz que o jogo de cartas se o jogo de cartas já for suficiente. De fato, o caminho mais rápido para o Inferno é aquele que é gradual- um leve declive, um caminho suave, sem curvas abruptas, sem marcações e sem placas.
(d) Mas responda com sinceridade: quem lhe dá de comer? quem lhe dá de beber? quem lhe dá de vestir?
Filipenses 4.6 (NAA)
6Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
1Pedro 5.7 (NAA)
7Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês.
(e) Talvez já tenha tempo demais que você não “observa em seu redor”: vv. 24 e 27.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 2657 κατανοεω katanoeo

κατανοεω katanoeo

de 2596 e 3539; TDNT - 4:973,636; v

1) perceber, notar, observar, entender

2) considerar atenciosamente, fixar os olhos ou a mente em alguém

Salmo 145.15 (NAA)
15Em ti esperam os olhos de todos, e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento.
(f) Nossos dias estão contados pelo Senhor, não temos acesso aos seus arquivos.
Salmo 39.5 (NAA)
5Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo ser humano, por mais firme que esteja, é pura vaidade.
Salmo 139.16 (NAA)
16Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda existia.
(f) A glória de Salomão é algo que merece registro:
1Reis 10.4–7 (NAA)
4Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, o palácio que ele havia construído,
5a comida que era servida na mesa dele, o lugar dos seus oficiais, o serviço dos seus criados e os trajes deles, seus copeiros, e o holocausto que oferecia na Casa do Senhor, ficou como fora de si
6e disse ao rei: — É verdade o que ouvi na minha terra a respeito de você e a respeito da sua sabedoria.
7Eu, porém, não acreditava naquelas palavras, até que vim e vi com os meus próprios olhos. Eis que não me contaram nem a metade: você supera em sabedoria e prosperidade a fama que ouvi.
(g) “Homens de pequena fé”: não se entreguem a “inquietações”.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 3640 ολιγοπιστος oligopistos

ολιγοπιστος oligopistos

de 3641 e 4102; TDNT - 6:174,849; n f

1) de pequena fé, que confia pouco

Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 3349 μετεωριζω meteorizo

μετεωριζω meteorizo

de um composto de 3326 e uma forma concomitante de 142 ou talvez antes 109 (cf “meteoro”); TDNT - 4:630,*; v

1) elevar às alturas

1a) navegar um navio [no mar] sobre águas profundas

1b) erguer fortificações

2) metáf.

2a) elevar a alma, erguer seu espírito

2a1) encorajar com esperança

2a2) inflar com orgulho

2a3) ser exaltado

2a4) levar alguém aos ares, ser inflado com orgulho

2b) de metáfora originada dos navios que são agitados de cá para lá no mar pelos ventos e ondas

2b1) fazer alguém oscilar ou flutuar na mente

2b2) agitar ou molestar com cuidados

2b3) tornar ansioso

(g) “Os gentios” procuram estas coisas. Por que? Porque não confiam.
Lucas 2.32 RA
luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.
Lucas 12.30 RA
Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.
Lucas 18.32 RA
pois será ele entregue aos gentios, escarnecido, ultrajado e cuspido;
Lucas 21.24 RA
Cairão a fio de espada e serão levados cativos para todas as nações; e, até que os tempos dos gentios se completem, Jerusalém será pisada por eles.
2. Deus é o nosso Pai. (vv. 30-34)
A mensagem:
"“Quero convencê-los a relaxar, a não se preocuparem tanto em adquirir. Em vez disso, prefiram dar, correspondendo, assim, ao cuidado de Deus. Quem não conhece Deus e não sabe como ele trabalha é que se prende a essas coisas, mas vocês conhecem Deus e sabem como ele trabalha. Orientem sua vida de acordo com a realidade, a iniciativa e a provisão de Deus. Não se preocupem com as perdas e descobrirão que todas as suas necessidades serão satisfeitas. Vocês são meus amigos queridos! O Pai quer dar seu Reino a vocês. “Sejam generosos. Ajudem os pobres. Invistam no banco que jamais irá falir, aquela agência no céu a salvo de assaltantes e falsários, na qual vocês podem confiar. Saibam que o lugar que vocês mais desejam estar é perto do seu tesouro; e é lá que acabarão indo parar.”." Sent from Bible Study
(a) O Pai que sabe do que você necessita: “estar em falta”.
Lucas 6.36 (NAA)
36Sejam misericordiosos, como também é misericordioso o Pai de vocês.
Lucas 11.2 (NAA)
2Então Jesus disse: — Quando vocês orarem, digam: “Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino;
Lucas 11.13 (NAA)
13Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!
(b) Buscar o “reino” tem implicações incríveis, ainda mais porque o Reino de Deus é o “reino de ponta cabeça”.
Donald Kraybill:
O texto grego significa “não faça esforços ansiosos para”. Os pagãos ficam ansiosos por coisas materiais. Eles são esforçados. Eles estão sempre inquietos e se preocupam com o que eles irão vestir, o que eles irão comer, onde eles irão morar, e quanto eles irão ganhar. As nações do mundo procuram estas coisas.
Não é assim com os discípulos de Jesus. Eles não se preocupam com essas coisas. Eles se concentram totalmente no reino! Deus cuidará deles. No contexto do ano sabático, quando as lavouras não eram cultivadas, essa sabedoria adquire um novo significado. Um estudioso oferece essa paráfrase:
Se você trabalha seis dias (ou seis anos) com todo o seu coração, você pode contar com Deus para cuidar de você e dos seus. Portanto, sem medo, deixe o seu campo sem cultivo. Como Ele faz com os pássaros do céu, que não semeiam ou colhem ou ajuntam em celeiros, Deus cuidará de suas necessidades. Os gentios que não prestam atenção ao sábado não são mais ricos do que vocês.
(c) Por isso, como “pequenino rebanho” temos o Reino, o “reino dos pequeninos”.
Lucas 9.46–48 (NAA)
46Surgiu entre os discípulos uma discussão sobre qual deles seria o maior.
47Mas Jesus, sabendo o que se passava no coração deles, pegou uma criança, colocou-a junto de si
48e lhes disse: — Quem receber esta criança em meu nome é a mim que recebe; e quem receber a mim recebe aquele que me enviou; porque aquele que for o menor de todos entre vocês, esse é que é grande.
Mateus 19.14 (NAA)
14Jesus, porém, disse: — Deixem os pequeninos e não os impeçam de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos Céus.
(d) E Jesus radicaliza em sua fala, propondo que bens e esmolas sejam dados aos pobres. Um antídoto para o coração ansioso é a generosidade. Em outras palavras, não ter tesouros na terra lhe garante um bom tesouro no céu.
Donald Kraybill:
Quando o reino é nosso tesouro, mudamos de acumular para compartilhar. Quando elevamos as prioridades do reino, compartilhamos liberalmente nossa riqueza; e no processo não só restauramos e liberamos os pobres, mas também a nós mesmos! Nós nos libertamos da ansiedade e da escravidão da preocupação, dos grilhões do consumo sem fim.
O número de contratos de seguro vendidos a cada ano pode refletir a quantidade de ansiedade coletiva em uma sociedade. Uma obsessão com as posses nos escraviza ao demônio da preocupação. Jesus nos convida a mudar nossas prioridades, a nos concentrar no Reino e a compartilhar com os necessitados.
3. Outras aplicações:
(a) Ansiedade é desviar do foco certo. É deixar de olhar para Jesus, o nosso provedor, para ficar desesperado em trabalhar pela provisão. É incredulidade.
Ele torna a raiz da ansiedade explícita no versículo 30: “Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé”? Em outras palavras, Jesus diz que a raiz da ansiedade é a fé inadequada na graça futura do nosso Pai. Quando a incredulidade obtém vantagem em nossos corações, um dos efeitos é a ansiedade. A causa básica da ansiedade é a falta de confiança em tudo o que Deus prometeu ser para nós, em Jesus.
Piper, John. Lutando contra a incredulidade (p. 25). Editora Fiel. Edição do Kindle.
Lucas 12.11 (NAA)
11— Quando levarem vocês às sinagogas ou à presença de governadores e autoridades, não se preocupem quanto à maneira como irão responder, nem quanto às coisas que tiverem de falar.
Lucas 12.22 (NAA)
22A seguir, Jesus se dirigiu aos seus discípulos, dizendo: — Por isso, digo a vocês: não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer, nem com o corpo, quanto ao que irão vestir.
(b) Valemos muito para Deus. Ele é o nosso Pai. A paternidade de Jesus é o diferencial do cristianismo em relação às outras religiões. Ore comigo: “Pai nosso… Pão nosso”.
“O Pai de vocês se agradou em dar-lhes o Reino”. (v. 32)
O verbo εὐδοκεῖν transmite a ideia de que a vida eterna flui para nós da fonte da misericórdia imerecida. Para o mesmo propósito, a palavra dar é adicionada. Quando Cristo declara claramente que Deus nos deu o reino, e por nenhuma outra razão, mas porque isso lhe agradou , éperfeitamente manifesto, que não é obtido por quaisquer méritos de obras. Em qualquer momento que o Senhor levante nossas mentes para a expectativa da vida eterna, lembremo-nos de que não temos motivo para temer quanto à alimentação diária.
Calvino, João. Comentário Bíblico João Calvino: Novo Testamento (p. 1231). Edição do Kindle.
Lucas 10.21 (NAA)
21Naquela hora, Jesus exultou no Espírito Santo e exclamou: — Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
Lucas 22.41–42 (NAA)
41Ele, por sua vez, se afastou um pouco, e, de joelhos, orava,
42dizendo: — Pai, se queres, afasta de mim este cálice! Contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.
Lucas 23.34 (NAA)
34Mas Jesus dizia: — Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, para repartir as roupas dele, lançaram sortes.
Lucas 23.46 (NAA)
46Então Jesus clamou em alta voz: — Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.
Lucas 24.49 (NAA)
49Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto.
Filipenses 4.7 (NAA)
7E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
A cura é o resultado do uso correto do remédio divino.
A paz que recebemos é uma paz celestial e não terrena.
A paz que recebemos é relacional e existencial.
A paz de Deus transcende a compreensão humana.
A paz de Deus é uma sentinela celestial ao nosso redor.
Ilustr.:
Conta-se uma história sobre um filósofo, um cientista e um pescador. O filósofo e o cientista contrataram um pescador para explorar algumas cavernas beira-mar. O pescador bobeou e demoraram demais dentro de uma caverna. A maré começou a subir e eles, a se afogar. Graças a Deus, alguém lembrou que haviam três homens lá dentro e chamaram os bombeiros. Estes, chegando lá, jogaram uma corda com um laço. O filósofo disse: “Eu sinto que é uma corda, mas pode ser uma ilusão”. E se pôs a filosofar sobre a realidade das miragens e os perigos das alucinações e morreu naquele buraco. O cientista disse: “Analiso que é um cabo de polietileno torcido, de 12 milímetros e fabricado de acordo com as normas da ABNT”. E ficou discorrendo sobre as propriedades físicas e químicas do cabo e morreu naquele buraco. O pescador disse: “Eu acredito que é uma corda, mas mesmo que fosse uma rabo de jararaca, eu me amarrava nela e saía daqui”. E ele foi salvo. O ponto é que você não precisa saber demais. Você precisa saber o básico, e então sentir e agir.
Campos, Sillas. A fé que agrada a Deus: mais que um mero acreditar . Editora Fiel. Edição do Kindle.
Grande ideia: Tome uma decisão: não deixe a ansiedade roubar a fé do seu coração.
Related Media
See more
Related Sermons
See more