ESTUDANDO A BÍBLIA EM ORAÇÃO E OBEDIÊNCIA (Salmo 119:1-8)
Sermon • Submitted
0 ratings
· 1,818 viewsNotes
Transcript
1 Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor! 2 Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam! 3 Não praticam o mal e andam nos caminhos do Senhor. 4 Tu mesmo ordenaste os teus preceitos para que sejam fielmente obedecidos. 5 Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos teus decretos. 6 Então não ficaria decepcionado ao considerar todos os teus mandamentos. 7 Eu te louvarei de coração sincero quando aprender as tuas justas ordenanças. 8 Obedecerei aos teus decretos; nunca me abandones. 9 Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. 10 Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. 11 Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. 12 Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos. 13 Com os lábios repito todas as leis que promulgaste. 14 Regozijo-me em seguir os teus testemunhos como o que se regozija com grandes riquezas. 15 Meditarei nos teus preceitos e darei atenção às tuas veredas. 16 Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra.
INTRODUÇÃO
Será que existe um jeito certo de estudar a Bíblia?
Todos aqui devem concordar que a Bíblia é importante, mas cada um enxerga a maneira de estudar de um jeito, cada um possui um método:
Livro didático, manual de instruções;
Histórias e personagens como inspiração ou modelo pra uma vida devota;
Abordagem mística (orientação para situações específicas no dia);
Abordagem acadêmica (entendimento do texto para preparação de estudos).
Antes de chegarmos a uma conclusão sobre qual o método correto, temos de nos lembrar que é a Palavra de Deus, como já falamos no outro estudo, é Deus falando conosco, então é a autoridade dEle que estamos recebendo por meio do ensino.
Por isso, devemos ler com cuidado e atenção, com dedicação. Temos de sentir esse desejo de ler a Bíblia para aprendermos os ensinamentos de Deus, de uma forma produtiva.
O Salmo 119 é uma das mais ricas fontes de alguém que deseja se deleitar nas Escrituras. É basicamente uma carta de amor endereçada à Palavra de Deus. Podemos observar nele duas coisas:
1) o salmista tinha muito a dizer sobre as Escrituras (são 176 versículos ao todo!);
2) ele gostava mesmo da Palavra. O repetido refrão diz que ele sente prazer na lei de Deus, em seus estatutos, preceitos, mandamentos etc. A certa altura (v. 131), ele chega a dizer: “Abro a boca e suspiro, ansiando por teus mandamentos”. Isso, sim, é um desejo sério!
É o desejo que refletimos no último estudo, como uma criança recém-nascida deseja o leite materno (1Pedro 2:2-3).
O estudo de hoje tem como objetivo pensarmos sobre duas coisas importantes que precisamos juntamente com o estudo: oração e obediência!
ORAÇÃO E COMPREENSÃO
Temos de orar durante o estudo pedindo compreensão do texto bíblico. Não é só conhecer as línguas originais, não é só ler comentários bíblicos sobre o texto, precisamos orar porque é um texto divinamente inspirado, seu ensino é sobrenatural, precisamos ser dependentes da ação do Espírito Santo.
9 Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; 10 mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. 11 Pois, quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12 Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. 13 Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. 14 Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.
Paulo deixa claro sobre a diferença da sabedoria humana e a divina. Sabe, já parou para pensar que tem gente que conhece a Bíblia toda e nunca foi transformada? Isso acontece quando se lê como qualquer livro, sem uma busca pela ação do Espírito Santo.
Paulo reforça que não tem como entender as verdades espirituais de Deus sem o Seu Espírito. Quanta interpretação errada existe por aí, quanta teologia deturpada, quanto pensamento depravado que é voltado somente para o homem! A Bíblia é a Palavra de Deus, e não a nossa!
ESTUDANDO A BÍBLIA COM OBEDIÊNCIA
A Bíblia deve ser nossa única regra de fé e prática, creio que já ouviram isso várias vezes. E, sem a ação do Espírito, nos tornamos conhecedores de tudo, sem sermos praticantes, nos tornamos hipócritas.
1 Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente. Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. 2 Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.
Não adianta nada conhecer tudo sem viver mergulhado no amor de Deus, demonstrando este amor aos outros. Deus, que é nosso padrão de amor, nos transforma para sermos pessoas de acordo com Sua vontade.
Preste atenção em algo que vou falar, mas não se assuste: Seu estudo da Bíblia pode te afastar ainda mais de Deus! Obviamente, não vai resolver nada se você estudar menos. O ponto aqui é que, se estamos estudando errado, de nada vai adiantar. Só conseguiremos corrigir quando nos inclinarmos com o objetivo correto!
É sério que podemos estar fazendo mau uso da Bíblia sem percebermos. Se nosso conhecimento não resulta em vida prática, virou um fim em si mesmo. É claro que não vai acontecer de uma hora pra outra, e é por isso que precisamos de uma busca constante e firme.
ESTUDANDO A BÍBLIA COM FÉ
Por vezes, a fé é ignorada, em se tratando de estudo bíblico. É na Bíblia que encontramos promessas pra nossa vida, então é totalmente digna de confiança. Ter fé é entender que toda exortação e repreensão é Deus falando conosco pra nos fazer melhores, e que toda promessa é Deus estabelecendo um compromisso conosco de que o que Ele prometeu vai se cumprir.
Ler a Bíblia sem fé é um grande obstáculo que temos. Ler como um livro qualquer não adianta muita coisa. Lemos que Deus irá julgar aqueles que negarem a Jesus, mas não nos movemos para alcançar as pessoas ao nosso redor.
Ler com fé sobre a graça de Deus nos leva a entender que podemos ser perdoados de nossos pecados. Sem fé, continuamos cheios de questionamentos se Deus realmente pode perdoar, se a graça está realmente disponível.
Se Deus fala que devemos crer em Sua vontade, seja ela qual for, não nos desesperamos com os acontecimentos ao nosso redor, como nas eleições do nosso país. Confiando, aquietamos nosso coração.
Se Deus nos ensina que a igreja é importante e devemos exercer nossos dons e talentos, então a gente vai ficar parado achando que não é importante? Se entendemos que o corpo de Cristo tem de se mover por meio do Espírito, então precisamos nos mover!
A BÍBLIA E A TRANSFORMAÇÃO
Depois de uma pregação, de um estudo, muitos podem dizer “foi uma benção”. Se trouxe apenas conhecimento, então precisamos mais. Meu desejo sempre é desafiar vocês a, a partir do momento em que saírem daqui, o ensino seja verdade na vida de vocês, que o dia de amanhã seja para colocar em prática.
12 Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.
Reforço aqui, a Bíblia não é qualquer livro, por meio dela, Deus age quando lemos com compromisso verdadeiro.
22 Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. 23 Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho 24 e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. 25 Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.
Tiago comparou o estudo da Bíblia com um homem que está diante de um espelho. Assim como um espelho, a Bíblia tem a capacidade de revelar a verdade sobre nossa condição humana. A gente acorda, vai no banheiro e, quando olha no espelho, tá com o cabelo todo desarrumado, o rosto todo sujo. Se a gente vê isso e não faz nada, então perdemos tempo olhando no espelho.
Quem lê e não pratica parece um homem que vê seu reflexo no espelho e depois sai sem fazer nada, se esquece como é sua aparência. De forma semelhante, aquele que lê sem praticar se torna tolo. Quando damos valor ao que lemos, agimos para uma mudança de acordo com a Palavra. Tiago reforça que, quem observa e age é abençoado no que faz.
Então, temos de refletir, como no último estudo que fizemos aqui, quais as motivações que nos levam a ler a Bíblia? Transformação ou apenas conhecimento?
A conclusão de Tiago é a seguinte:
26 Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! 27 A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.
Novamente ele diz que existe os que enganam a si mesmos. Caso a gente se considere um religioso, mas não estamos agindo de acordo com a vontade de Deus, a religião que vivemos não tem valor nenhum. Nosso cristianismo não se baseia no que sabemos, mas no que resulta o nosso conhecimento, se colocamos em prática ou não.
31 Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. 32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.
PERGUNTAS:
Não há.
Vamos orar?