MILAGRES EM JOÃO 21
Sermon • Submitted
0 ratings
· 16 viewsNotes
Transcript
MILAGRES EM JOÃO 21
INTRODUÇÃO
VAMOS LER JOÃO 21.25. Aqui o apóstolo refere, aos muitos milagres que Jesus fez, alguns dos quais nãos estão registrados nos quatro evangelhos, por razões obvias não foram registrados, pois sendo Jesus infinito e a terra finita, realmente não caberia os livros que seriam escritos.
Nos evangelhos temos o registro de 35 milagres operados por Cristo. Eles revelam a extensão do domínio do poder de Jesus, mostrando sua autoridade sobre a morte, sobre o diabo e seus agentes, sobre as enfermidades e a própria natureza. Os milagres mostram que Jesus tem poder total. Os milagres registrados é para o nosso ensino, e precisamos ter isso em mente quando lemos sobre os milagres de Jesus: “O que Ele que me ensinar?” Não importa o teu problema, Jesus tem o poder para resolver. Você diz amém?
Do verso 1-17 vermos o realizar de 4 milagres, hoje estudaremos sobre 3 deles. Vamos ler até o verso 14.
Você já pescou? Gosta de Pescar?
Aqui os discípulos resolvem pescar, mas essa não é uma pesca recreativa, eles não estavam indo se divertir. Os 7 discípulos não estavam fazendo boa coisa. Na realidade eles estavam fazendo algo sem sentido. Alguém neste momento pode dizer: “Mas como algo sem sentido? Desde quando pescar é sem sentido? Muitas pessoas sobrevivem da pesca.” Mas os discípulos estavam abandonando o chamado de Jesus para voltar ao antigo oficio de pescador.
Na realidade esses discípulos estavam retrocedendo na carreira cristã, estavam voltando atrás, na velha vida. Pois em Mt 4.18-19 diz: “E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”
E pode ser que está noite alguém esteja pensando a mesma coisa. Pode ser que alguém esteja desejando abandonar o chamado de Deus para ir para o mundo. Abandonar a Cristo é sem sombra de dúvida uma loucura. É algo sem sentido.
O plano deles foi um fracasso total. Durante toda a noite pescaram e não pegaram nada. Que decepção, retroceder na carreira cristã para depois constatar o que todos avisaram, que isso é loucura, insanidade.
Pela manhã Jesus se apresenta, mas os discípulos não o reconheceram. É isso que acontece com aqueles que abandonam ao SENHOR, chega a certa altura da estrada que eles não reconhecem a Jesus nem o seu caminho, as verdades que eram apreciadas ser tornam algo estranho, sem sentido. Os irmãos passam a ser evitados. A igreja um local indesejável.
Jesus faz a pergunta: “Pegaram algo?” Valeu a pena voltar? Valeu a pena me abandonar? Valeu a pena voltar ao pecado? Às coisas estão melhores? Estão tendo sucesso? Tem muitos peixes para sustentarem as famílias de vocês?
A resposta foi não! Não valeu a pena voltar. E essa sempre é a resposta daquele que sai da igreja e depois de muitos anos volta. No começo é farra, festa, diversões, mas o vazio continua. Os anos cobram o preço das extravagâncias, o sofrimento aparece.
Jesus dá uma ordem. E notamos como os discípulos estavam desesperados para pegar pelo menos um peixinho. Três motivos demonstram isso. Primeiro prontamente eles obedecem a ordem de um completo estranho. Até então eles não sabiam quem estava na praia, porém mesmo assim prontamente obedeceram-lhe a ordem. Segundo pescaram na beira do mar, e aquele que pesca sabe que os peixes grandes não ficam tão próximo da margem, eles ficam mais nas águas profundas. E terceiro já estava amanhecendo. Me lembro com perfeição que meu pai só pescava a noite, pois a sombra oculta o pescador, impedindo assim de ser visto pelos peixes. Mas mesmo tendo tudo isso se opondo aos discípulos eles resolveram lançar as redes.
Jesus ensina a primeira lição. O lado direito era o lado em que Jesus estava. A vitória está do lado dEle. Se você que ser um vencedor esteja ao lado de Jesus. Chame Jesus para lutar as suas batalhas. Abra o seu coração a Ele através da oração, ouça ele falar contigo através da palavra, através de uma pregação ou hino. Tenha Jesus ao seu lado.
PRIMEIRO MILAGRE – RECONHECER
No primeiro milagre pegaram 153 grandes peixes. Por que aconteceu esse milagre? Para que os discípulos reconhecem que estava na praia. Muitos milagres acontecem na vida das pessoas para que ela possa reconhecer quem é o SENHOR. A benção que temos é para reconhecermos a Deus, adora-lo e ama-lo mais, mas muitos não reconhecem. Muitos louvam sua força, sua destreza, inteligência, suas posses, talentos. Outros não dão a devida importância as bênçãos que Deus derrama na nossa vida. Se você não reconhece a Deus nas benção que Ele concede, pode acontecer dEle remover essa benção para que assim a pessoa o reconheça pela ausência da mesma.
Conheci um médico que após uma cirurgia bem sucedida o paciente louvava a Deus pelo milagre e o doutor disse: “Deus fez então eu não fiz nada?”
Você sabe quem anda realizando os milagres na sua vida? Você tem dado o crédito a Ele? O salmo 50.15 diz: “invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.” Você tem reconhecido ao senhor e tem dado glórias a Ele? Aqui está o esforço com Cristo. As redes estão cheias.
SEGUNDO MILAGRE – REAPROXIMAÇÃO
No verso 11 está o segundo milagre. As redes não se romperam. Elas não se romperam para que pudesse ocorrer uma reaproximação dos discípulos com Jesus.
Eles estavam afastados, longe, fugiram quando Jesus foi preso, envergonhados, pois o negaram, retrocederam na missão, mas agora Jesus os atrai. A mesma atração que faz um pecador perdido voltar. É o momento em que a lucidez volta e a pessoa passa a pensar de maneira correta. Esse é o mesmo instante do filho prodigo que cai em si, pois todos que se distanciam de Deus estão fora de si.
Aqui Jesus está atraindo os seus discípulos. O mesmo deseja que andemos bem junto dele, igual diz o corinho cantado pelas crianças: “Andar com Ele, bem juntinho dEle, é bom, é muito bom, é bom demais.”
TERCEIRO MILAGRE – RECONCIALIÇÃO
Quando os discípulos chegam encontram brasas, peixe assado e pão. Jesus preparou para os seus discípulos uma refeição, um desjejum, a principal refeição do dia, conforme afirmam os nutricionistas. Para que isso? Para reconciliar seus discípulos. Jesus é o divino reconciliador conforme Paulo fala em 2 Co 5.19: “Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não levando em conta as transgressões dos seres humanos, e nos encarregou da mensagem da reconciliação.”
Tem alguém chateado com você? Prepare uma refeição, convide essa pessoa para comer contigo e veja se o problema não será resolvido. Veja se ela continuará te tratando da mesma maneira. Agindo desta forma você estará cumprindo o que ensina a bíblia. (2 Rs 6.22; Pv 25.21-22; Mt 5.44; Lc 6.27 e Rm 12.20-21).
Jesus não estavam levando em consideração os erros de seus discípulos. Seus abandonos, suas fraquezas, seus pecados foram apagados e perdoados e agora era o momento da reconciliação. Hoje o mesmo deseja se reconciliar contigo também. Ele te convida: “Vem filho, se sente e coma comigo, vamos ter ficar mais íntimos.”
Jesus como um líder servidor, serve a refeição aos seus discípulos. Até em seu estado glorificado não perdeu essa característica. Ele espera que também estejamos mais prontos a servir do ser servido.
Você tem reconhecido Jesus em sua vida? Você tem se aproximado dEle diariamente? E tem se reconciliado com Ele? Hoje é a sua oportunidade.