O BOM PASTOR

Textual  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views

Conhecer o perfil do bom pastor relacionando-o às caraterísticas do verdadeiro Pastor dos pastores.

Notes
Transcript
Handout
Propósito: Conhecer o perfil do bom pastor relacionando-o às caraterísticas do verdadeiro Pastor dos pastores.
Passagem bíblica principal: Salmos 23:1-3
Salmo 23.1–3 RA
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
INTRODUÇÃO
Sabemos que o livro dos Salmos, ou Saltério, deriva seu título em português do nome da coleção da Septuaginta, a tradução grega do Antigo Testamento. A palavra grega Psalmos, que significa canção de louvor cantada acompanhado de instrumentos de cordas. E muitas dessas canções em louvor a Deus teve vários compositores. Oito nomes pelo menos de pessoas, nos subtítulos de alguns salmos, parecem ser o nome de autores, colaboradores, compiladores, músicos ou outros associados à composição, compilação e escrita da poesia lírica sagrada. Os nomes são Davi, Asafe, Corá, Moisés, Hemã, Etã, Salomão e Jedutum.
Porém, hoje vamos nos deter somente no Salmo 23 nos seus três primeiros versículos, onde o seu autor é um dos nomes mais importante na composição de muitas canções deste livro, refiro-me de Davi. Este Salmo 23 é talvez o mais conhecido e mais amado de todos os salmos. Conhecido universalmente como o "Salmo do Bom Pastor" é, ao mesmo tempo, deleite das crianças e consolo dos mais velhos. É chamado de "A pérola dos salmos".
Em específico, este salmo é mais do que "O salmo do Bom Pastor". Ele retrata não apenas a figura do Pastor amoroso, que conduz Seu rebanho para descansar e se alimentar em "pastos verdejantes", "junto das águas de descanso" e o protege dos perigos do deserto, mas também retrata a figura do amável Anfitrião, que provê superabundância de alimento e cuidado solícito para Seus convidados.
Pois então, neste salmo vemos Davi cantando este louvor apresentando o perfil de um bom pastor de ovelhas, relacionando ao nosso bom Deus que está sempre guiando todos aqueles que o obedecem pelos caminhos retos por amor genuíno dEle. Vamos conhecer este bom pastor, então?
DIVISÃO 1: MEU PASTOR
Acredito que já devem ter notado, várias vezes que nas Escrituras, O Soberano Deus é sempre apresentado como O Pastor e o Seu povo como rebanho de ovelhas pertencente a Ele. Logo, a primeira vez na Bíblia que ocorre está metáfora é em Gênesis 48:15, que diz:
Gênesis 48.15 RA
E abençoou a José, dizendo: O Deus em cuja presença andaram meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou durante a minha vida até este dia,
O contexto do texto no trecho bíblico que diz "o Deus que me sustentou" é literalmente "meu pastor" descrito em Gn 49:24
Gênesis 49.24 RA
O seu arco, porém, permanece firme, e os seus braços são feitos ativos pelas mãos do Poderoso de Jacó, sim, pelo Pastor e pela Pedra de Israel,
Se alguém tenha consigo a tradução NVI, a mesma apresenta substituindo o trecho "o Deus que me sustentou" pelo "meu pastor" mostrando assim a originalidade da tradução do grego.
Então lemos: Genesis 48:15
Gênesis 48.15 NVI
E abençoou a José, dizendo: “Que o Deus, a quem serviram meus pais Abraão e Isaque, o Deus que tem sido o meu pastor em toda a minha vida até o dia de hoje,
Ainda a metáfora é encontrada também no livro dos Salmos em outros capítulos e versiculos, como Salmo78:52
Salmo 78.52 RA
Fez sair o seu povo como ovelhas e o guiou pelo deserto, como um rebanho.
Outro texto ainda do livro de Salmos que apresenta está metáfora é:
Salmo 80.1 RA
Dá ouvidos, ó pastor de Israel, tu que conduzes a José como um rebanho; tu que estás entronizado acima dos querubins, mostra o teu esplendor.
Alguns profetas em seus respectivos livros bíblicos também fazem menção a esta metáfora como Isaías 40:11
Isaías 40.11 RA
Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.
Aparece também no livro Malaquias 7:14. Para entender e apreciar a beleza e o significado desta figura é preciso conhecer o perigo do deserto da Judeia e a estreita ligação entre o pastor e sua ovelha, principalmente o carinho que os une durante as muitas horas de solidão que passam juntos. No texto bíblico em estudo vemos que, que depois que o salmista reconhece que o Sehhor é o seu pastor ele continua dizendo que “nada me faltará”. Ou, "de nada terei falta" (NVI). Uma declaração de confiança absoluta em Deus. Esta frase é a nota tônica do salmo.
Queridos, como não querer um pastor assim? Que promete em não nos faltar absolutamente nada. Que alegria não é mesmo?
DIVISÃO 2: DESCANSO NÃO É LUXO
Salmo 23.2 RA
Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
As palavras do salmista dizem no verso 2 do capítulo que estamos estudando, o mesmo que é revelado na história da criação, isto é, que a vida humana tem a necessidade de repouso e restauração, pois Deus nos criou para uma alternância de trabalho e repouso. Muitos de nós sabemos o que é ficar exautos a ponto de o corpo e a mente clamarem por descanso. Amigo, você gostaria de descansar neste lugar?
Um dia o escritor Gordon MacDonald escreveu a seguinte frase: “Descanso não é luxo, mas uma necessidade para todos aqueles que quiserem obter crescimento e maturidade”.
Contar a história do trabalho exaustivo de Tiago White pela obra.
O Pastor sabe que Suas ovelhas precisam de descanso e, por isso, as faz repousar. Esse salmo contém várias e grandes lições para todos nós. Amém igreja? Gostaria de lançar um desafio para todos aqui presentes. Faça isso: Estude e pesquise a vida das pessoas fiéis que conheces e você se surpreenderá com o resultado. Sabe por que?
Todas essas pessoas têm algo em comum, elas se retiram da correria da vida para descansar e refletir após um longo período de penoso trabalho.
Quando o Salmista entoa a parte “Leva-me para junto das águas de descanso” é literalmente, "águas de lugares de descanso", isto é, lugares de descanso com água, como ao lado de um rio, riacho, fonte ou lago. Um lago de águas tranquilas, pois as ovelhas se assutam com águas agitadas. O bom Pastor conduz Suas ovelhas "junto a águas de descanso" a fim de se prepararem para enfrentar as dificuldades do caminho. Deus concede momentos de refrigério para que o ser humano esteja apto a enfrentar as duras batalhas do cotidiano.
Os que estão familiarizados com o território difícil da Judeia sabem quanto tempo se gasta e quantos danos se sofrem ao cruzar a região montanhosa, cortada de vales profundos, caso se desvie do caminho correto. Se permitirmos, Deus sempre nos guiará no caminho certo, embora, às vezes, não nos pareça fácil. Basta confiarmos no Bom Pastor. Você confia?
DIVISÃO 3: POR AMOR DE SEU NOME
Para um pastor de ovelhas na época que nem Davi foi, ele era considerado como bom pastor pelo cuidado que tinha com as suas ovelhas, salvando-as de todos os perigos adversos ao rebanho, honrando assim a sua reputação.
No caso do nosso Bom Pastor, não é diferente. Ele honra a Sua prória entidade. A direção de Deus é uma revelação de Seu caráter para o ser humano, conforme lemos em Êx 33:19:
Êxodo 33.19 RA
Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.
Salmo 31.3 RA
Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por causa do teu nome, tu me conduzirás e me guiarás.
Salmo 23.3 RA
refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
E como Suas ovelhas precisamos também honrá o nome do nosso Deus, o verdadeiro e imaculado Bom Pastor. Amém? Você promete honrar Este Deus que tanto se preocupa contigo?
CONCLUSÃO
Portanto, o texto é claro amigos, o Salmo 23 não tem qualquer traço de nacionalismo. Seu alcance é universal. As experiências de Davi como pastor nas montanhas acidentadas da Judeia e, mais tarde, como anfitrião real na magnitude da corte de sua capital, certamente o prepararam para escrever esta doce lírica sagrada.
Em meio a um mundo caótico por causa do pecado, verdadeiramente os filhos de Deus, as ovelhas do rebanho do Bom Pastor, estão imensamente cansadas e sobrecarregadas e anseiam por este reencontro nos ares com o seu Senhor. Me refiro de mim e você, precisamos amar a volta de Jesus para sermos libertos deste mundo de muitas águas agitadas que nem conseguimos repousar.
Sabemos pois, que tudo isso que nos deixa cansado e muitas vezes desorientado é necessário que acontece pois vem mostrando que a nossa redenção está próxima. Amém!
APELO
Related Media
See more
Related Sermons
See more