Sem título Sermão

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Perdão divino
Sinopse
Deus perdoa os pecados dos crentes com base no sacrifício oferecido de uma vez por todas por Jesus Cristo na cruz. Os pecados dos crentes não são mais mantidos contra eles, por causa da morte expiatória de Jesus Cristo.
A natureza de Deus e o perdão
Êx 34.5–7
Êxodo 34.5–7 (NTLH) — 5 O Senhor desceu numa nuvem, ficou ali com Moisés e disse qual era o seu nome, isto é, o Senhor.6 Então Deus passou diante de Moisés e disse em voz alta: — Eu sou o Senhor, o Deus Eterno! Eu tenho compaixão e misericórdia, não fico irado com facilidade, e a minha fidelidade e o meu amor são tão grandes, que não podem ser medidos.7 Cumpro a minha promessa a milhares de gerações e perdôo o mal e o pecado. Porém não deixo de castigar os seus filhos e até os netos, os bisnetos e os trinetos pelos pecados dos pais.
Veja também Nm 14.17–20; Ne 9.16–17; Sl 103.1–18; Is 43.25; Mq 7.18–20; 1Jo 1.8–9
Números 14.17–20 (NTLH) — 17 Agora, Senhor, eu te peço que mostres o teu poder e que faças o que prometeste quando disseste:18 “Eu, o Senhor, tenho paciência e muita compaixão; eu perdôo a maldade e o pecado, porém não trato o culpado como se fosse inocente. Eu faço com que o castigo dos pecados dos pais caia sobre os seus descendentes, até os bisnetos e trinetos.”19 E agora eu te peço, ó Deus, que perdoes o pecado deste povo, de acordo com a tua grande misericórdia, como já tens feito desde o Egito até aqui. 20 O Senhor Deus disse: — Já que você pediu, eu perdôo.
Neemias 9.16–17 (NTLH) — 16 “Mas os nossos antepassados se tornaram orgulhosos e teimosos e não quiseram obedecer aos teus mandamentos. 17 Eles se recusaram a obedecer. Esqueceram tudo o que fizeste; esqueceram os milagres que havias feito. Em seu orgulho, eles escolheram um chefe que os levaria de volta ao Egito para serem escravos de novo. Mas tu és Deus que perdoa; tu és bondoso e amoroso e demoras a ficar irado. A tua misericórdia é grande, e por isso não os abandonaste.
Salmo 103.1–18 (NTLH) — 1 Ó Senhor Deus, que todo o meu ser te louve! Que eu louve o Santo Deus com todas as minhas forças! 2 Que todo o meu ser louve o Senhor, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos! 3 O Senhor perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas doenças; 4 ele me salva da morte e me abençoa com amor e bondade. 5 Ele enche a minha vida com muitas coisas boas, e assim eu continuo jovem e forte como a águia. 6 O Senhor Deus julga a favor dos oprimidos e garante os seus direitos. 7 Ele revelou os seus planos a Moisés e deixou que o povo de Israel visse os seus feitos poderosos. 8 O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso. 9 Ele não vive nos repreendendo, e a sua ira não dura para sempre. 10 O Senhor não nos castiga como merecemos, nem nos paga de acordo com os nossos pecados e maldades. 11 Assim como é grande a distância entre o céu e a terra, assim é grande o seu amor por aqueles que o temem. 12 Quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta de nós os nossos pecados. 13 Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o Senhor é bondoso para aqueles que o temem. 14 Pois ele sabe como somos feitos; lembra que somos pó. 15 A nossa vida é como a grama; cresce e floresce como a flor do campo. 16 Aí o vento sopra, a flor desaparece, e nunca mais ninguém a vê. 17 Mas o amor de Deus, o Senhor, por aqueles que o temem dura para sempre. A sua bondade permanece, passando de pais a filhos, 18 para aqueles que guardam a sua aliança e obedecem fielmente aos seus mandamentos.
Isaías 43.25 (NTLH) — 25 “Mas eu — eu mesmo — sou o seu Deus e por isso perdôo os seus pecados e os esqueço.
Miquéias 7.18–20 (NTLH) — 18 Ó Deus, não há outro deus como tu, pois perdoas os pecados e as maldades daqueles do teu povo que ficaram vivos. Tu não continuas irado para sempre, mas tens prazer em nos mostrar sempre o teu amor.19 Novamente, terás compaixão de nós; acabarás com as nossas maldades e jogarás os nossos pecados no fundo do mar.20 Como prometeste antigamente aos nossos antepassados, tu serás fiel e mostrarás o teu amor a nós, os descendentes de Abraão e de Jacó.
1João 1.8–9 (NTLH) — 8 Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós.9 Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.
A promessa de perdão de Deus
Jr 31.31–34
Jeremias 31.31–34 (NTLH) — 31 O Senhor Deus diz: — Está chegando o tempo em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá.32 Essa aliança não será como aquela que eu fiz com os antepassados deles no dia em que os peguei pela mão e os tirei da terra do Egito. Embora eu fosse o Deus deles, eles quebraram a minha aliança. Sou eu, o Senhor, quem está falando.33 Quando esse tempo chegar, farei com o povo de Israel esta aliança: eu porei a minha lei na mente deles e no coração deles a escreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Sou eu, o Senhor, quem está falando.34 Ninguém vai precisar ensinar o seu patrício nem o seu parente, dizendo: “Procure conhecer a Deus, o Senhor.” Porque todos me conhecerão, tanto as pessoas mais importantes como as mais humildes. Pois eu perdoarei os seus pecados e nunca mais lembrarei das suas maldades. Eu, o Senhor, estou falando.
Veja também 2Cr 7.14; Is 55.6–7; Hb 8.8–12
2Crônicas 7.14 (NTLH) — 14 então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo.
Isaías 55.6–7 (NTLH) — 6 Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao Senhor enquanto ele está perto. 7 Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente.
Hebreus 8.8–12 (NTLH) — 8 Mas Deus vê que o seu povo é culpado e diz: “Está chegando o tempo, diz o Senhor, em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá. 9 Essa aliança não será como aquela que eu fiz com os antepassados deles, no dia em que os peguei pela mão e os tirei da terra do Egito. Não foram fiéis à aliança que fiz com eles, e por isso, diz o Senhor, eu os desprezei. 10 Quando esse tempo chegar, diz o Senhor, farei com o povo de Israel esta aliança: Eu porei as minhas leis na mente deles e no coração deles as escreverei. Eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. 11 Ninguém vai precisar ensinar o seu patrício nem o seu parente, dizendo: ‘Procure conhecer o Senhor.’ Porque todos me conhecerão, tanto as pessoas mais humildes como as mais importantes. 12 Pois eu perdoarei os seus pecados e nunca mais lembrarei das suas maldades.”
A neccesidade do povo de perdão
1Jo 1.8–10
1João 1.8–10 (NTLH) — 8 Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós.9 Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.10 Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós.
Veja também Sl 51.1–5; Is 6.1–5; Rm 3.9; Rm 3.23
Salmo 51.1–5 (NTLH) — 1 Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados. 2 Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado. 3 Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4 Contra ti eu pequei — somente contra ti — e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas. 5 De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido .
Isaías 6.1–5 (NTLH) — 1 No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro,2 e em volta dele estavam serafins. Cada um deles tinha seis asas: com duas eles cobriam o rosto, com duas cobriam o corpo e com as outras duas voavam.3 Eles diziam em voz alta uns para os outros: “Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro!” 4 O barulho das vozes dos serafins fez tremer os alicerces do Templo, que foi ficando cheio de fumaça.5 Então eu disse: — Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros, e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros. E com os meus próprios olhos vi o Rei, o Senhor Todo-Poderoso!
Romanos 3.9 (NTLH) — 9 Então será que nós, os judeus, estamos em melhor situação do que os não-judeus? De modo nenhum! Já mostrei que todos, judeus e não-judeus, estão debaixo do poder do pecado.
Romanos 3.23 (NTLH) — 23 Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.
Os meios do perdão
Sob a antiga aliança
Hb 9.22
Hebreus 9.22 (NTLH) — 22 De fato, de acordo com a lei, quase tudo é purificado com sangue. E, não havendo derramamento de sangue, não há perdão de pecados.
Veja também Lv 4.27–31; Lv 5.17–18
Levítico 4.27–31 (NTLH) — 27 Se uma pessoa do povo, sem querer, quebrar uma das leis de Deus e for culpada de fazer aquilo que o Senhor proibiu,28 logo que for avisada de que cometeu o pecado, trará como sua oferta a Deus uma cabra sem defeito, para tirar o pecado que cometeu.29 A pessoa porá a mão na cabeça do animal e o matará no lado norte do altar, onde são mortos os animais que são queimados em sacrifício.30 O sacerdote molhará o dedo no sangue do animal, e o porá nas pontas do altar onde os animais são queimados, e derramará o resto do sangue na base do altar.31 Depois ele tirará toda a gordura do animal e queimará essa gordura no altar, como costuma fazer com a oferta de paz. O cheiro dessa oferta é agradável a Deus, o Senhor. Assim, o sacerdote oferecerá o sacrifício para conseguir o perdão de pecados, e a pessoa será perdoada.
Levítico 5.17–18 (NTLH) — 17 Se alguém, sem querer, pecar e desobedecer a qualquer uma das leis de Deus, o Senhor, fazendo o que é proibido, ele será considerado culpado e deverá ser castigado.18 E, para tirar a sua culpa, ele levará um carneiro sem defeito ao sacerdote. O valor do animal será calculado de acordo com a tabela de preços usada no santuário. O sacerdote oferecerá o animal como sacrifício para conseguir o perdão do pecado que a pessoa cometeu sem querer, e ela será perdoada.
Sob a nova aliança
Mt 26.27–28
Mateus 26.27–28 (NTLH) — 27 Em seguida, pegou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois passou o cálice aos discípulos, dizendo: — Bebam todos vocês28 porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados, o sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo.
Veja também Jo 1.29; Ef 1.7–8; Cl 2.13–15
João 1.29 (NTLH) — 29 No dia seguinte, João viu Jesus vindo na direção dele e disse: — Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Efésios 1.7–8 (NTLH) — 7 Pois, pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus,8 que ele nos deu com tanta fartura! Deus, em toda a sua sabedoria e entendimento,
Colossenses 2.13–15 (NTLH) — 13 Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque eram não-judeus e não tinham a lei. Mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados14 e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz.15 E foi na cruz que Cristo se livrou do poder dos governos e das autoridades espirituais . Ele humilhou esses poderes publicamente, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória .
A certeza do perdão
1Jo 1.8–9
1João 1.8–9 (NTLH) — 8 Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós.9 Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.
Veja também Sl 51.7; Sl 103.8–12; Sl 130.3–4; Pv 28.13; Is 1.18; At 2.38; Tg 5.13–16; 1Jo 2.1–2
Salmo 51.7 (NTLH) — 7 Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Salmo 103.8–12 (NTLH) — 8 O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso. 9 Ele não vive nos repreendendo, e a sua ira não dura para sempre. 10 O Senhor não nos castiga como merecemos, nem nos paga de acordo com os nossos pecados e maldades. 11 Assim como é grande a distância entre o céu e a terra, assim é grande o seu amor por aqueles que o temem. 12 Quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta de nós os nossos pecados.
Salmo 130.3–4 (NTLH) — 3 Se tu tivesses feito uma lista dos nossos pecados, quem escaparia da condenação? 4 Mas tu nos perdoas, e por isso nós te tememos.
Provérbios 28.13 (NTLH) — 13 Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.
Isaías 1.18 (NTLH) — 18 O Senhor Deus diz: “Venham cá, vamos discutir este assunto. Os seus pecados os deixaram manchados de vermelho, manchados de vermelho escuro; mas eu os lavarei, e vocês ficarão brancos como a neve, brancos como a lã.
Atos dos Apóstolos 2.38 (NTLH) — 38 Pedro respondeu: — Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo.
Tiago 5.13–16 (NTLH) — 13 Se algum de vocês está sofrendo, ore. Se alguém está contente, cante hinos de agradecimento.14 Se algum de vocês estiver doente, que chame os presbíteros da igreja, para que façam oração e ponham azeitena cabeça dessa pessoa em nome do Senhor.15 Essa oração, feita com fé, salvará a pessoa doente. O Senhor lhe dará saúde e perdoará os pecados que tiver cometido.16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.
1João 2.1–2 (NTLH) — 1 Meus filhinhos , escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai.2 É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro.
Related Media
See more
Related Sermons
See more