Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 136 views
Notes
Transcript

Romanos 8.31-39

Romanos 8.31–39 (RA)
31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito:
Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Introdução

Duas interpretações equivocadas das afirmações:
Se Deus é por nós, quem será contra nós? (v. 31)
Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores. (V. 27)
No primeiro caso, a ideia que se divulga é a de que os crentes não possuem adversários à altura, porque ao seu lado está o Deus todo-poderoso.
No segundo, somando-se ao primeiro, promete-se aos crentes da atualidade que eles são invencíveis. Por isso podem ter certeza de retorno em seus investimento, projetos, empreitadas em todas as áreas de sua vida, seja emocional, financeira, familiar, conjugal e social.
Nosso propósito nesta noite é analisar o texto despidos de tais interpretações descontextualizadas e humanistas. Queremos saber exatamente o que Paulo, nesta passagem, realmente disse à igreja em Roma.
Para isso, convido os irmão a não fecharem suas bíblias e acompanhar a exposição com muita atenção, assim como fizeram os crente da igreja de Bereia: “examinando as escrituras para ver se de fato era assim”.

1. Contextualizando a afirmação de Paulo.

Note a expressão: “à vista destas coisas”.
Ela no leva ao versículo 28:
Romanos 8.28 (RA)
28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
No versículo 29-30, Paulo descrevo o que Deus realizou para que o seu propósito em nossas vidas fosse estabelecido:
Romanos 8.29–30 (RA)
29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Note os pares:
predestinou - chamou
chamou - justificou
justificou - glorificou

2 Agora que você já entendeu que Deus tem um propósito para aqueles a quem ele chamou, você pode compreender a primeira afirmação do versículo 28:

Romanos 8.28 (RA)
28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
primeiro, sua vida nunca esteve fora do trilho, nem nunca estará. Por que tudo, absolutamente tudo, acontece em sua vida de acordo com o propósito maior de Deus.
a palavra tudo significa tudo, como no casamento, alegria e tristeza, saúde e doença, riqueza e pobreza.

3. Analise do texto

Se Deus é por nós, quem será contra nós?

3.1 Para nossa salvação, Deus não poupou o que Ele tinha de mais precioso, seu próprio filho:

Rm 8.32 “32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?”

3.2 É o próprio Deus quem nos justifica:

Rm 8.33 “33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.

3.3 Cristo morreu, ressuscitou e intercede por nós:

Rm 8.34 “34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.”

4. Diante da obra completa de Deus para a salvação, Paulo coloca a questão de forma prática e pergunta:

Quem nos separará do amor de Cristo?

4.1 Paulo apresenta uma lista de 7 candidatos em potencial para nos separar do amor de Cristo.

Romanos 8.35 “35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?”
tribulação
angústia
perseguição
fome
nudez
perigo
espada
Para ilustrar, Paulo diz que a rotina deles enquanto servos de Deus é experimentar, quotidianamente, todas estas situações:
Romanos 8.36 “36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.”

4.2 É nesse contexto que Paulo faz a grande afirmação:

Romanos 8.37 “37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”
Em todas estas coisas, significa nas sete circunstância enumeradas no versículo anterior, ou seja, tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo e espada.

5. Agora, Paulo apresenta mais um lista, desta vez, de 10 substantivos, que são mencionados em pares opostos, como potenciais inimigos que se candidatam para nos separar do amor de Deus:

Romanos 8.38-39 “38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
1. morte - vida
2. anjos - principados
3. presente - por vir (futuro)
4. altura - profundidade
5. podes e qualquer outra coisa

5.1 Estou bem certo + primeira lista + segunda lista + qualquer outra coisa + poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Conclusão

Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Isso não significa ausência de inimigos, mas impossibilidade de que todo eles os que contra nós se levantarem para nos separar do amor de Deus encontrará vitória, porque contra todos eles, somos mais que vencedores, e isso porque o que nos manterá em pé na condição de vencedores o que Deus já realizou para nossa salvação:
Não poupou seu próprio Filho;
Morte, ressurreição e intercessão de Jesus diante do Pai;
não temos justiça própria, mas aquela que Deus proporcionou por nós em Cristo.

Aplicação

1. Entenda a gradeza da salvação que lhe foi concedida
Hb 2.1 “1 Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.”
Hb 2.3 “3 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;”
Hb 10.28-31 “28 Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. 29 De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? 30 Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. 31 Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.”
2. Afasta a ansiosidade pecaminosa do seu coração e console-se com o fato de que todas as circunstância cooperam para o teu, porque o trilho da sua existência não pode descarrilhar.
3. Viva cada momento de sua existência com a certeza de que você é amado na mais profunda expressão da palavra:
Quem no separará do amor de Cristo? (v. 35)
Em todas estas coisas somo mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou. (v. 37)
Nada poderá separá-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus. (v. 39)
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.