O EVANGELHO DE MARCOS cap 2

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

A OBRA QUE LHE DESTES PARA FAZER

em CAFARNAUM

Jesus retornou de sua viagem pela Galiléia para Cafarnaum a cidade em que sua mãe morava.
Quando alguém compara o capítulo 1 do Evangelho de Marcos com o capítulo 2, o contraste é gritante. O capítulo 1 é o capítulo da glória; o capítulo 2, da oposição. Certamente, mesmo no capítulo 1, Jesus encontrou oposição, mas tal oposição vinha de Satanás e seus demônios (1.13,23–26,32,34,39), não dos homens. O Espírito desce sobre Jesus (1.10), o Pai o chama de “meu filho amado” (1.11) e as pessoas ficam impressionadas por causa das suas palavras e das suas obras (1.27).
No tocante à esfera humana, a descrição do conflito começa no capítulo 2 (veja especialmente versículos 6–7,16 e 24) e 3 (v. 2,6, e 22). A luta aumenta de intensidade. No início, os escribas meramente “arrazoavam em seu coração” (2.6–7) contra Jesus. Depois, eles reclamam dele com seus discípulos (2.16). Depois eles se tornam mais ousados e protestam contra Jesus pessoalmente; ainda não imediatamente, por causa do que ele estava fazendo, mas por causa daquilo que ele permitia que seus discípulos fizessem (2.24). Mas, no capítulo 3, eles começam a conspirar para destruí-lo (v. 6) e o acusam de estar em aliança com o demônio (v. 22).

A CURA DE UM PARALÍTICO

Marcos 2.3 RA
3 Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens.
Marcos 2.4 RA
4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente.
Marcos 2.5 RA
5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.
Marcos 2.8–11 RA
8 E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? 9 Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? 10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados —disse ao paralítico: 11 Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.

O CHAMADO DE LEVI O PUBLICANO

Levi era cobrador de impostos ou publicano.
O seu nome, após o chamado de Jesus, passa a ser Mateus.
Os judeus publicanos eram considerados traidores.
Marcos 2.13–17 O Chamado de Levi (Cf. Mt 9.9–13; Lc 5.27–32)

Temos de ter em mente que, por esse tempo, Jesus já tinha reunido a si os seguintes discípulos: Simão e André, Tiago e João (1.16–20); e, de acordo com o Evangelho de João, também Felipe e Natanael (1.35–51). Se o restante dos discípulos já tinha sido chamado, isso não é informado. Se não tinham sido, então Levi (Mateus) foi o sétimo discípulo de Cristo. O chamado dos doze como um grupo ocorreu um pouco mais tarde (cf. Mc 2.13–14 com 3.13–19; Lc 5.27–28 com 6.12–16), um pouco antes do Sermão do Monte (Lc 6.17–49), sermão que Mateus, sem seguir uma ordem cronológica, registra nos capítulos 5–7.

João 1.35–51 RA
35 No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! 37 Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus. 38 E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes? 39 Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima. 40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). 43 No dia imediato, resolveu Jesus partir para a Galileia e encontrou a Filipe, a quem disse: Segue-me. 44 Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45 Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José. 46 Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê. 47 Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! 48 Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. 49 Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! 50 Ao que Jesus lhe respondeu: Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás. 51 E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

O JEJUM

Segundo Isaias e Zacarias, não era o jejum literal, mas amor, vertical e horizontal, que deus exigia.
Isaías 58.6–7 RA
6 Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? 7 Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?
Zacarias 7.1–10 RA
1 No quarto ano do rei Dario, veio a palavra do Senhor a Zacarias, no dia quarto do nono mês, que é quisleu. 2 Quando de Betel foram enviados Sarezer, e Regém-Meleque, e seus homens, para suplicarem o favor do Senhor, 3 perguntaram aos sacerdotes, que estavam na Casa do Senhor dos Exércitos, e aos profetas: Continuaremos nós a chorar, com jejum, no quinto mês, como temos feito por tantos anos? 4 Então, a palavra do Senhor dos Exércitos me veio a mim, dizendo: 5 Fala a todo o povo desta terra e aos sacerdotes: Quando jejuastes e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, acaso, foi para mim que jejuastes, com efeito, para mim? 6 Quando comeis e bebeis, não é para vós mesmos que comeis e bebeis? 7 Não ouvistes vós as palavras que o Senhor pregou pelo ministério dos profetas que nos precederam, quando Jerusalém estava habitada e em paz com as suas cidades ao redor dela, e o Sul e a campina eram habitados? 8 A palavra do Senhor veio a Zacarias, dizendo: 9 Assim falara o Senhor dos Exércitos: Executai juízo verdadeiro, mostrai bondade e misericórdia, cada um a seu irmão; 10 não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu próximo.

É NOTÁVEL QUÃO FREQUENTEMENTE, NOS EVANGELHOS, O PRÓPRIO JESUS CITA ISAIAS.

Marcos (2.18–22 A Questão do Jejum (Cf. Mateus 9.14–17; Lucas 5.33–39))
Entre as mais conhecidas, são aquelas encontradas em Mateus 11.5 (cf. Is 35.5–6); Lucas 4.18–19 (cf. Is 61.1–2); e 22.37 (cf. Is 53.12). No Evangelho de Marcos, veja também:
Marcos 4.12 cf Isaias 6.9-10
Marcos 7.6-7 cf Isaias 29.13
Marcos 11.1 cf Isaias 56.7
Marcos 12.1 cf Isaias 5.1-2
Marcos 13.8 cf Isaias 19.2
Marcos 13.24-25 cf Isaias 13.10

O filho do homem afirmando sua autoridade como Senhor até mesmo do sábado

Related Media
See more
Related Sermons
See more