O MINISTERIO DE PREGAÇÃO DO EVANGELHO NO MUNDO GENTIO: ICONIO E LISTRA - ATOS 14.1-19

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

CONTEXTO

A mensagem soberana do Reino é proclamada com sucesso entre os gentios na primeira viagem missionária de Paulo (12.25–14.28).

1. Barnabé e Saulo são divinamente designados para promover a expansão do ministério aos gentios (12.25–13.3).

2. A primeira viagem missionária espalha o evangelho entre judeus e gentios no leste da Ásia Menor sob o poder e a proteção do Espírito Santo (13.4–14.28).

• O ministério em Chipre revela o poder do evangelho para cegar falsos profetas e iluminar “homens de discernimento” (13.4–12).

• O ministério em Antioquia da Pisídia apresenta a base escriturística da pregação apostólica e as respostas contrastantes de judeus – rejeição – e gentios tementes a Deus – regozijo (13.13–52).

• Marcos abandona a missão e retorna para Jerusalém (13.13).

• O ministério em Antioquia da Pisídia apresenta a base bíblica da pregação apostólica sobre o Jesus ressurreto como o Messias (13.14–41).

• O ministério em Antioquia da Pisídia apresenta as respostas contrastantes de judeus – rejeição – e gentios tementes a Deus – regozijo (13.42–52).

Um fato comum em quase todos os lugares por onde passaram foi a rejeição dos judeus e a aceitação dos gentios, em relação ao evangelho.

I - O MINISTERIO DE PREGAÇÃO EM ICONIO E LISTRA (V.1-19)

O ministério em Icônio e Listra recapitula a recepção dos gentios e a rejeição dos judeus, que cresce ao ponto destes planejarem a morte dos apóstolos

1. A MENSAGEM DO EVANGELHO É ACOMPANHADA DE CONVERSÃO (V.1).

Judeus e gregos ouviram o evangelho e creram! Era disso que Paulo estava falando em Rm 1.16
Romanos 1.16 RA
Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;
Para que haja salvação é necessarioso que haja fé no salvador; Hb 11.6; Jo 3.16; At 16.31.
Pode ser que não haja conversões? Pode haver poucas, principalmente quando vai se aproximando o retorno de Cristo, mas nenhuma conversão é no minimo estranho.

2. A MENSAGEM DO EVANGELHO É ACONPANHADA DE OPOSIÇÃO (V.2-4)

Novamente a oposição por parte de judeus incrédulos é confirmada. Essa oposição sempre era encabeçada pelos judeus que tentavam desviar os gentios da verdade.
Essa situação foi descrita por João desde o inicio do ministerio de Jesus por João em Jo 1.11-13
João 1.11–13 RA
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Diante das opsições é necessario perseverança e coragem. O v.3 mostra que a equipe missionaria continuou a pregação a despeito da oposição dos judeus.
Eles eram ousados! Eles faziam sinais e prodigios com a permissão do Senhor (Geralmente a pregação era acompanhada de sinais, isso serviria para condenação dos judeus incredulos 1Co 1.22-23
1Coríntios 1.22–23 RA
Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios;

3. A MENSAGEM DO EVANGELHO É ACOMPANHADA DE PERSEGUIÇÃO (V.5-7)

A perseguição aos que são fieis a pregação do genuino evangelho pode chegar ao extremo, com risco de perderem suas vidas. Os opositores planejavam apedrejar a Paulo e Barnabé.
Diante das perseguiçoes o Cristão deve fugir nunca revidar. Assim eles fizeram indo para Listra e Derbe. e mesmo fugindo continuaram pregando o evangelho!
Jesus instruiu os discipulos a fugirem da grande tribulação dos ultimos dias em Mt 24.15-18
Mateus 24.15–18 RA
Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda), então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes; quem estiver sobre o eirado não desça a tirar de casa alguma coisa; e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa.
Vocês sabem quem foram os judeus sobreviventes do cerco de Jerusalém no ano 70? Os crentes!

4. A MENSAGEM DO EVANGELHO É ACOMPANHADA DE EUFORIA POR COISAS PERIFERICAS (V.8-19)

A pregação do evangelho em Listra é marcada pela compreensão errada dos idotras em relação ao sinais que confirmavam a mensagem
Chegando em listra os apostolos pregaram o evangelho, mas o relato bíblico não registra conversões.
Pauo realiza ali um grande milagre que é reconhecido por todos: Ele cura um paralítico.
Diante daquele sinal a multidão ficou eufórica mas sem uma compreensão genuina do que estava acontecendo, eles achavam que Paulo e barnabé eram deuses do panteão Romano. Eles até tentaram sacrificar bois em homenagem a eles.
A mensagem do evangelho em Listra tinha ficado em segundo plano por causa dos sinais. As pessoas geralmente são atraidas por esse tipo de coisas, mesmo nos nossos dias!
Quantas vezes voce já ouviu alguem falar que nas igrejas conservadoras não tem fogo, linguas, profecias, etc?
Paulo se encarrega de tentar corrigir a direção do foco deles para aquilo que era mais importante: A mensagem do evangelho (v.14-17)
Mais importante do que qualquer outra coisa (dons do espirito, ação social, templos bonitos e confortáveis) deve ser a mensagem de Salvação aos perdidos!
Mesmo com as palavras enfaticas de Paulo as pessoas não compreenderam a mensagem (v.18). Eles continuaram insistindo no erro da idolatria.
A lição mais importante desse ponto é que a falta de entendimento da mensagem do evangelho genuíno não leva as pessoas a mudança de vida, isso fica mais evidente ainda no v.19. Note que as mesmas pessoas que ha pouco tempo atras queriam adorar a Paulo estavam apedrejando a ele.
Isso é que vemos em muitas igrejas ditas “evangélicas”. Muita euforia por coisas periférifericas , muito oba oba e pouca ou nenhuma mudança de vida.
Isso é por falta de entendimento da mensagem. Por isso Jesus disse: Pelos frutos se conhecem as árvores! Mateus 7.16-17
Mateus 7.16–17 RA
Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.