MEFIBOSETE
Notes
Transcript
MEFIBOSETE
MEFIBOSETE
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
4 Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Era da idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então, sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou manco. Seu nome era Mefibosete.
Esse texto nos mostra que Deus está disposto a cumprir suas promessas, até mesmo os mais improváveis, como foi o caso de Mefibosete. Todos nós podemos sentir a misericórdia de Deus.
Deus faz acontecer na vida dos mais simples para envergonhar os mais nobres e inteligentes homens.
Afinal...
1. Quem foi Mefibosete?
2. Onde ele vivia?
3. O que essa história dele tem a ver conosco hoje?
I. CONTEXTO HISTÓRICO
I. CONTEXTO HISTÓRICO
Estamos tratando aqui de uma história.
Personagens: Mefibosete, sua ama, Jônatas, Saul, e em oculto ou posteriormente, Davi.
Vamos voltar um pouco na história, 1 Samuel 31.1-6:
1 Entretanto, os filisteus pelejaram contra Israel, e, tendo os homens de Israel fugido de diante dos filisteus, caíram feridos no monte Gilboa. 2 Os filisteus apertaram com Saul e seus filhos e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul. 3 Agravou-se a peleja contra Saul; os flecheiros o avistaram, e ele muito os temeu. 4 Então, disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então, Saul tomou da espada e se lançou sobre ela. 5 Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada e morreu com ele. 6 Morreu, pois, Saul, e seus três filhos, e o seu escudeiro, e também todos os seus homens foram mortos naquele dia com ele.
Deus já havia rejeitado Saul como rei.
Vemos neste texto, Saul, em sua última guerra.
Quando ele percebe que seus três filhos morrem na batalha, e que ele seria o próximo, decide tirar sua própria vida.
É neste contexto de guerra que entramos em 2 Samuel 4.1-4 ...
1 Ouvindo, pois, o filho de Saul que Abner morrera em Hebrom, as mãos se lhe afrouxaram, e todo o Israel pasmou. 2 Tinha o filho de Saul a seu serviço dois homens, capitães de tropas; um se chamava Baaná, o outro, Recabe, filhos de Rimom, o beerotita, dos filhos de Benjamim, porque também Beerote era tida como pertencente a Benjamim. 3 Tinham fugido os beerotitas para Gitaim e ali têm morado até ao dia de hoje. 4 Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Era da idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então, sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou manco. Seu nome era Mefibosete.
O contexto que que surge o nome de Mefibosete é o contexto de guerra.
Ao chegar a notícia na casa de Saul, sua ama saiu correndo para outro lugar para proteger Mefibosete e sua própria vida.
Na correria, a mulher deixa cair o menino que fica aleijado das duas pernas.
II. QUEM FOI MEFIBOSETE
II. QUEM FOI MEFIBOSETE
Filho aleijado de Jônatas e neto de Saul (2Sm 4:4; 9:6–13; 16:1–4).
MEFIBOSETE (etimologia incerta, no hebraico, talvez, “vergonha destruidora”, ou “aquele que espalha a vergonha”).¹
Com a morte de Isbosete (filho e sucessor de Saul), o único herdeiro ao trono de Saul que restou foi um menino aleijado, chamado Mefibosete.² Mefibosete era o cara!
O historiador Flávio Josefo imagina como estava o coração de Mefibosete ao saber que ele era o único descendente, e que era costume que um novo rei matasse todos os descendentes do antigo rei para evitar reivindicações rivais à realeza.4
A. Doenças naquele tempo
A. Doenças naquele tempo
As pessoas mais instruídas nos tempos bíblicos tinham uma compreensão escassa da anatomia e fisiologia humanas e ainda menos conhecimento sobre a natureza das doenças e seu efeito sobre o corpo. Ninguém conhecia as bactérias e os vírus. Este fato dificultou o diagnóstico. A enfermidade era freqüentemente atribuída ao pecado ou a uma maldição por um inimigo. As principais ferramentas de diagnóstico eram a observação e o exame físico superficial. O médico tinha poucos auxílios para usar em seu trabalho.
B. Onde estava Mefibosete?
B. Onde estava Mefibosete?
Lodebar [Lo Debar] (lo-de'-bar) = Sem pasto. Nem uma palavra; ou seja, nada.³
1 - O nome Lo-debar significa "sem pasto".
2 - A terra de Lo-debar era uma terra seca.
3 - Em Lo-debar havia miséria, fome..
4 - Existiam somente duas classes de pessoas que moravam e Lo-debar: mendigos e doentes.
Loʹ-De-bar [sem pasto], uma cidade de Gileade, além da Jordânia (2 Sam. 9:5; 17:27). Estava provavelmente situada perto de Mahanaim.5
Relevância Bíblica
Relevância Bíblica
2Samuel 4.4 observa que Mefibosete ficou aleijado depois de cair enquanto fugia para um local seguro após a morte de Saul e Jônatas. Depois que Davi se tornou rei, ele soube pelo ex-servo de Saul, Ziba, que Mefibosete ainda estava vivo. Davi chamou Mefibosete e deu a ele todas as propriedades e servos que haviam pertencido a Saul (2Sm 9:1–13). Embora fosse costume que um novo rei matasse todos os descendentes do antigo rei para evitar reivindicações rivais à realeza (por exemplo, 2Sm 19:28), Davi poupou Mefibosete e o sentou à mesa do rei como um filho (por exemplo, 2Sm 9:7, 13).
Mais tarde, no reinado de Davi, quando Absalão, se revoltou (2Sm 15), Ziba informou incorretamente a Davi que Mefibosete estava conspirando contra ele. Com base nas declarações de Ziba, Davi deu todas as propriedades de Mefibosete a Ziba (2Sm 16:1–4). Após a morte de Absalão, Davi descobriu que Mefibosete havia sido leal a ele e que Ziba o havia enganado e abandonado Mefibosete. Davi então dividiu a propriedade de Saul entre Mefibosete e Ziba (2Sm 19:24–30). Mais tarde, quando Davi ofereceu sete dos descendentes de Saul aos gibeonitas, a quem Saul havia injustiçado, Davi novamente protegeu Mefibosete (2Sm 21:1–9).
Interpretação
Interpretação
Mefibosete confere perspectiva para se interpretar o caráter de Davi. Os intérpretes muitas vezes atribuem o tratamento de Davi a Mefibosete à sua promessa a Jônatas. No entanto, os motivos de Davi para trazer Mefibosete para sua casa podem não ter sido totalmente altruístas. Ao manter o descendente de Saul por perto, Davi poderia garantir que Mefibosete não tentasse reunir apoio para recuperar o trono de seu avô (Schipper, "Significant Resonances", 527). Além disso, ao dar a impressão de que estava cuidando generosamente de seu inimigo em potencial, Davi apareceu aos israelitas como um rei generoso (Vargon, “The Blind and the Lame”, 502).O tratamento que Davi deu a Mefibosete ilustra a progressão da atitude dele em relação aos coxos e cegos. Em 2Samuel 5:8, Davi parece desprezar os coxos e cegos. No entanto, em 2Samuel 9, Davi traz Mefibosete, coxo, para sua casa e o trata como um filho. Embora isso possa simplesmente refletir a profundidade da promessa de Davi a Jônatas, também pode demonstrar a visão amadurecida de Davi.
Brown, Larry V., “Mephibosheth, Son of Jonathan”, org. John D. Barry, Dicionário Bíblico Lexham (Bellingham, WA: Lexham Press, 2020)
III. NA MESA DO REI
III. NA MESA DO REI
A. Convidados à mesa de Davi
A. Convidados à mesa de Davi
20 filhos de Davi
36 valentes
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
APELO
APELO
¹ Davis, John, “Mefibosete”, trad. J. R. Carvalho Braga, Novo Dicionário da Bíblia (São Paulo: Hagnos, 2005), p. 801
² MacDonald, William, Comentário Bíblico Popular: Antigo Testamento, 2a edição (São Paulo: Mundo Cristão, 2011), p. 221
³ Smith, Stelman, e Judson Cornwall, The exhaustive dictionary of Bible names (North Brunswick, NJ: Bridge-Logos, 1998), p. 160
4 Josephus, Flavius, e William Whiston, The works of Josephus: complete and unabridged (Peabody: Hendrickson, 1987), p. 184
5. Shepherd, Thomas J., The Westminster Bible Dictionary (Philadelphia: Presbyterian Board of Publication, 1880), p. 321
