FIDELIDADE A DEUS E MEIO A UMA GERAÇÃO CORROMPIDA

Expositivo  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 66 views

Motivar a igreja a ser fiel a Deus.

Notes
Transcript
Handout
Propósito: Motivar a igreja a ser fiel a Deus.
Passagem Principal: Gn 6:9-22
Gênesis 6.9–22 (RA)
Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.
A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra. Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinquenta, a largura; e a altura, de trinta. Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro. Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá. Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo. Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida. Leva contigo de tudo o que se come, ajunta-o contigo; ser-te-á para alimento, a ti e a eles. Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.
INTRODUÇÃO
Nos dias de Noé, antes do dilúvio, repousava sobre a Terra uma dupla maldição devido o pecado de Adão e o pecado de Caim. Isso, porém não tinha grandemente modificado a face da Natureza. Imagina só, a Terra ainda estava na sua infância, havia pouco tempo que Adão desfrutara do fruto da árvore da vida. A idade ainda era medida por séculos, o ser humano ainda tinha muito do seu vigor, eram homens fortes e muito inteligentes.
O mundo era muito bonito, as árvores davam frutos quase que incontáveis, a sua madeira era de muita boa qualidade e parecia muito com a pedra. Ouro, prata eram abundantes. Deus dera muitas dádivas aos homens, que por sua vez, ao invés de adorar o Criador, passaram a adorar a criação. Desde essa época iniciou a idolatria, a humanidade se tornou perversa, buscavam ser melhores um do que o outro, queriam ter a casa mais bonita do que o do seu próximo. A poligamia começou a reinar, comiam carne quando Deus ainda não havia autorizado, se divertiam na morte de animais, cobiçavam a mulher do próximo e buscavam satisfazer todos os seus desejos pela força. Excluíram a Deus de seu conhecimento. Esse contexto te parece familiar? Neste contexto estava um home fiel chamado Noé. Homem íntegro e justo entre os seus contemporâneos. Aí surge a pergunta: como ele conseguia? Porque a Palavra não mente, ela é clara. Então como ele conseguia ser fiel a Deus sem se contaminar com as pessoas ao seu redor? Surge também outra pergunta: Se Noé conseguiu ser fiel a Deus mesmo em um contexto extremamente adverso para os seus propósitos, será que eu também consigo ser fiel?
Parte I - Noé buscava sempre fazer o certo V9
Noé era um homem íntegro e justo entre os seus contemporâneos porque ele andava com Deus, ele permanecia com Deus e buscava sempre obedecer a Deus. Não era só de vez em quando ou quando era conveniente para ele, não! Noé buscava ser obediente a Deus em todas as coisas. Agora, eu te pergunto: você acha que Noé não pecava, que ele estava imune ao pecado ou que ele não tinha uma natureza pecaminosa? É claro que ele tinha. Noé tinha as mesmas lutas que eu e você temos, mas ele buscava de todo o coração ser fiel a Deus.
Ilustração:Eu sempre gostei muito de jogar futebol. A época que eu mais joguei futebol foi na minha adolescência. Eu tinha um amigo que ele era o craque da nossa turma, ele se chamava Matheus, todo mundo queria jogar no time dele, a gente até brigava por isso. Certa vez nós fomos jogar contra outro time que era muito bom. O jogo estava bem disputado, imagina só, uma molecada de 15 anos com todo o vigor para correr num sol quente (kkk) e tem uma coisa no futebol que a gente chama de firula, é quando você faz uma coisa sem a necessidade, só para se aparecer. E em um determinado momento do jogo, um do nosso time quis fazer uma firula, no meio do campo quis dar uma canetinha do adversário. Sabe o que aconteceu? O adversário roubou a bola dele, e nós tomamos o gol. Nós ficamos muito brabos com ele. E tínhamos razão. E ali naquele momento, o Matheus falou a seguinte frase que ficou gravada na minha mente : “ Erra fazendo o certo!”
O que ele quis dizer com isso? Ele quis dizer para o nosso amigo que era para ele errar tentando fazer o certo, ou seja, ele poderia errar tentando dar um passe, chutando para o gol ou algo assim, mas não tentando fazer uma firula. Porque num jogo de futebol, é inevitável errar. Noé era da mesma forma, Noé pecava também, devido a sua natureza pecaminosa, mas ele tentava sempre fazer o certo. Ele não ficava brincando com o pecado. Gaveta: Amigo, deixa eu te fazer uma pergunta: você está vivendo tentando fazer o certo de todo o seu coração, ou você está fazendo firula?? Talvez eu esteja falando para alguém aqui que esteja brincando com coisa séria. Amigo, se você faz firula num jogo de futebol o máximo que acontece é que você toma um gol e perde a partida. Mas, se você está fazendo firula na sua vida, brincando com o pecado, o que está em jogo é a vida eterna.O perigo de brincar com o pecado é que a gente pode perder o controle, você pode fazer uma firula e depois não conseguir parar mais, e assim, cair nas redes de Satanás. Amigo, se este é o seu caso, eu tenho uma boa notícia para você: Cristo te chama ao arrependimento e Ele está de braços abertos para você. Ele te aceita do jeito que você está, não para que você continue do mesmo jeito, mas Ele te aceita do jeito que você está porque Ele te ama e quer te fazer uma pessoa segundo a Sua imagem e semelhança. Ele sonha com o seu desenvolvimento, com o seu crescimento, com a sua felicidade. Ele quer olhar para você e falar assim: Esse é o meu filhão, essa a minha filha querida que eu tanto me orgulho. Quer você viver as maravilhas que Deus tem preparado para você? Quer você deixar para trás tudo o que te separa de Deus e viver uma vida de santidade? Corre para os braços de Cristo.
Parte II - O exemplo dos pais V9 -10
Noé andava com Deus, porque ele teve bons exemplos pare seguir. Você se recorda de quem andava com Deus também? Isso mesmo, Enoque. Noé se assemelhava a seu piedoso ancestral Enoque, que fora trasladado 69 anos antes. Assim como Enoque, Noé andava com Deus. Eis a importância das nossas crianças, dos nossos adolescentes e jovens de ter bons exemplos na própria casa.
Ilustração: Conta-se a história de um rapaz que era filho único, o pai e a mãe eram bem humildes, iam à igreja todo domingo e faziam de tudo para o bem do seu querido filho. Sonhavam com o futuro do filho, queriam que ele fosse uma pessoa de bem, que ele tivesse um bom trabalho. Em um determinado momento da vida, porém, os pais deixaram de ir à igreja e se afastaram de Deus aos poucos. O filho, conforme foi crescendo via os pais brigando muito, e sofria com tudo isso. Ao chegar na juventude, esse rapaz começou a beber e a usar drogas. Certa vez bateu o carro do pai, sem se ferir gravemente. O filho machucou o pai, por ter sido desobediente, por trazer vergonha e prejuízo financeiro. O pai, ao se sentir ferido, machucou o filho, deixando de trata-lo com amor. O filho se rebelou, saiu de casa e nunca mais falou com o pai.
Gaveta: Como é importante o bom testemunho, pais. Como é importante que você dê bom testemunho para seus filhos, como é importante que você dê a ele o exemplo. Que seu filho olhe para você e veja um homem ou uma mulher de Deus. Que ele tenha essa lembrança de você. Que ele se lembre da sua piedade ao lidar com as pessoas. Que se lembre de você como um pai amoroso, uma mãe amorosa, que dedica tempo de qualidade com seus filhos, que seu filho se lembre do amor que reinava em seu lar, ao ver o amor do pai e da mãe. Talvez você hoje possa dar um bom presente para seu filho, mas eu digo a você, não há presente melhor que você possa dar aos seus filhos do que o tempo de qualidade que você passa com ele.
Pai, abrace seu filho, ame-o. Seja fiel a Deus no cuidado dos seus filhos.
Parte III - Deus vê seus filhos V12,13
A terra estava corrompida à vista de Deus. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida, porque todo o ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. Deus sabe de todas as coisas e está em todos os lugares. As pessoas que viviam no tempo de Noé e que buscavam satisfazer as suas paixões poderiam pensar que Deus não estava olhando para seus pecados, mas Deus estava. Então ele decide trazer juízo para a terra. A ideia de juízo na Bíblia, sempre é benéfica para o povo de Deus, veja só, foi assim que aconteceu com Noé, que apesar de estar em uma geração perversa, foi poupado. Deus olhou para a Terra, Deus olhou para Noé. Deus olha para você e sabe das suas lutas e dificuldades. Ele olha para você em meio a um mundo de pecado.
Ilustração: Conta-se uma história nas rádios: Ana se encontrou com Deus, e juntos foram caminhando pela praia e andando por cada cena da vida dela. Em cada cena, ficavam dois pares de pés marcados na areia. Em outras cenas, havia apenas um par de pés marcados na areia. E nos lugares onde havia apenas um par de pés marcados na areia, era justamente nas cenas mais difíceis da vida de Ana. Ao chegar nas últimas cenas, triste, Ana se vira para o Senhor e pergunta: -Senhor, porquê nos momentos mais difíceis da minha vida o Senhor me abandonou? Então o Senhor respondeu: - Minha filha, eu te amo tanto, jamais eu te deixaria sozinha. Nos momentos mais difíceis, onde você vê só um par de pés, foram os momentos onde eu te carreguei no colo.
Gaveta: Deus não está longe, ele está perto. Você pode pensar que Deus não liga para você ou que Deus te abandonou, não querido, por favor não pense assim. Deus olha para você, Deus sabe das suas lutas, Deus sabe das suas feridas, das suas aflições, do seu desespero. Ele sabe, e ele se compadece de você. Confia no Senhor. Pode até tardar, mas é certo que Ele virá. “Aquele que vem a Mim, de modo algum o lançarei fora.”
Parte IV - Obedecendo pela fé (V.14-18)
Deus então, em Seu infinito amor, decide trazer juízo para a Terra, pelo fato de o ser humano haver se afastado dEle. Mas antes de trazer o juízo, Deus providenciou a salvação.
Deus mandou Noé construir uma Arca. E é interessante que nessa época nem sequer havia chovido na terra ainda. O que você acha que as pessoas no seu tempo falavam a respeito de Noé? Aliás, as pessoas no tempo de Noé eram inteligentíssimas. Você vê as pessoas hoje, mas imagina só no tempo de Noé. Elas poderiam não ser sábias né kk, mas eram muito inteligentes. Inclusive, entre as pessoas que observavam Noé, estavam grandes filósofos. Sabe o que falavam de Noé? Falavam que ele estava louco, que era um fanático!!! Amigo, é assim mesmo. Quanto mais perto de Deus, mais longe do mundo. Noé poderia ter duvidado de Deus, mas não foi isso o que ele fez. Deus mandou ele construir uma Arca e passou todas as medidas de como ela deveria ser construída, Noé escolheu crer, obedecer e agir segundo a Palavra do Senhor. Se estivermos pertinho de Deus e formos obedientes a Ele, faremos coisas que parecerão ilógicas para nós e principalmente para outras pessoas. Mas mais vale obedecer a Deus do que ceder à pressão ou a zombaria de outras pessoas. A lei e ao Testemunho, se eles não falarem assim, jamais verão a alva.
É interessante também observar que Deus estabelece a sua aliança com Noé e com sua família. Deus cuida dos que são obedientes a Ele. Até as noras de Noé foram abençoadas, ou seja, até pessoas que não eram da sua família. Amigo, quando Deus fez essa promessa para Noé, ele ainda não era pai. Os filhos dele ainda nasceriam. Imagina só, Noé construindo a Arca e durante a construção ele vendo o nascimento dos seus filhos, ele vendo a Palavra do Senhor se cumprindo.
Gaveta: Talvez eu esteja falando para alguém aqui que está com dúvidas. Talvez eu esteja falando com alguém que está medindo o quanto deve se doar pela obra de Deus. Talvez eu esteja falando com alguém que está com medo de tomar uma decisão, com medo do que as outras pessoas vão pensar. Amigo, siga o exemplo de Noé.
Talvez você tenha que tomar uma decisão importante na sua vida agora. Olhe para Deus, olhe para a sua escolha, se será ou não conforme a vontade de Deus. Escolha segundo a vontade de Deus e deixe as consequências com Ele. Deus trabalha com escolhas. Obedeça pela fé e seja fiel a Deus em suas escolhas.
Parte V - Deus nos sustenta V21, 22
Depois de contruir a Arca, Noé coloca os animais como Deus ordenou, tudo bonitinho. Depois disso, Deus ccuida do sustento de Noé e de todos que estariam na Arca. E o verso 22 diz que “assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara”.
Deus salva e também sustenta. É ele quem dá o alimento, é ele que te sustenta. Pode ser que você esteja preocupado com uma conta que você precisa pagar, com alguma dívida que de alguma forma você entrou. Talvez eu esteja falando com alguém que esteja preocupado por que está desempregado. Amigo, você não precisa de dinheiro, não precisa do serviço, você precisa é de Deus na sua vida, e Ele providenciará o trabalho e o dinheiro que você necessita. É Ele que te sustenta. É Ele quem cuida dos seus trabalhos da faculdade, é ele o dono de todas as coisas.
Ilustração: Um amigo certa vez me contou uma história da época que ela era teologando. Estava ele colportando em uma pequena cidade no estado de Minas Gerais. Certo dia, enquanto estava colportando, o pastor da cidade disse: você precisa conhecer a irmã Mariínha, se prepara que de tarde eu passo aqui para você conhecer a irmã Mariínha. No caminho para a casa da Mariínha, o pastor contou para o meu amigo um pouco da história da dela. Ela era uma mulher de idade, fervorosa na fé. Era uma das líderes da cidadezinha com cerca de 4 mil habitantes. Para sobreviver a Mariínha lavava roupas, e era muito conhecida e querida na cidade. Hustamente por isso, fizeram a cabeça dela, falando que ela deveria se candidatar para ser vereadora da cidade. Ela se candidatou e acabou sendo a mais votada da cidade. Eles chegaram na casa da dona Mariínha, ela os recebeu. A casa dela tinha dois cômodos: a cozinha e um quarto que servia de sala também. O banheiro era do lado de fora da casa. Ela recebeu eles no quarto-sala, e então passaram algum tempo conversando. Em um determinado momento da conversa, meu amigo percebeu que a casa tinha uma rachadura que passava um cartão. Ele ficou preocupado, porque era perigoso até a casa cair sobre a Mariínha e o filho pequeno que ela tinha. O meu amigo comentou isso com o pastor. Eles conversaram com ela, falaram: Mariínha, porque você não compra outra casa ou reforma essa? Vai ser melhor para você, vai ser mais confortável e seguro. Sabe o que ela respondeu? Ela disse que ela se matinha com o dinheiro das roupas que ela lavava. Todo o salário que ela recebia como vereadora voltava para a obra de Deus. Ela tinha feito um pacto e não mexeria no dinheiro. O pastor ainda tentou convencê-la a reformar a casa, mas não adiantou. Sabe o que aconteceu? Naquela mesma semana, o prefeito da cidade visitou a Mariínha, do mesmo jeito, e viu a rachadura na casa. E falou para ela: “Vocês vão sair dessa casa, vou colocar vocês no hotel da cidade. Vou derrubar essa casa e fazer uma nova. E quem vai pagar é a prefeitura”. A prefeitura fez uma casa muito bonita para ela, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro. Mais tarde, o pastor foi lá para fazer um culto de agradecimento. A Mariínha ainda falou: “Viu pastor, você não teve fé, mas eu tive”.
Conclusão
Queridos, nós vivemos em uma geração corrompida, assim como Noé viveu entre os seus contemporâneos. Assim como Noé foi chamado amávelmente a ser fiel a Deus, assim também nós somos chamados para ser fieis. É certo que temos a natureza pecaminosa, mas podemos tentar sempre fazer o certo. Somos chamados assim como Noé, a abençoar os nossos contemporâneos, convidando-os para entrar na Arca, a conheçer Cristo como único Salvador.
Somos convidados a sermos fieis aos nossos filhos, aos nossos pais, aos nossos amigos.
Deus não está longe, ele está perto, velando pelos Seus filhinhos. Não há uma lágrima que passe desapercebido pelos olhos do nosso Pai.
Ele nos chama a fazer aquilo que pode até parecer ilógico, mas que Ele sabe que é melhor para nós.
Ele nos chama a sermos fieis a Ele, assim como Ele é fiel a nós.
Apelo
Related Media
See more
Related Sermons
See more