A FORÇA DA UNIDADE! Salmo 133
Salmos • Sermon • Submitted
0 ratings
· 192 viewsNossa unidade confirma a nossa mensagem diante de um mundo cada vez mais desunido.
Notes
Transcript
Grande ideia: Nossa unidade confirma a nossa mensagem diante de um mundo cada vez mais desunido.
Francisco Macena da Costa:
O Salmo 133 é o cântico da koinonia no Antigo Testamento. Conforme foi ordenado na lei, o povo subia para Jerusalém para adorar o Senhor. Esses peregrinos não andavam sozinhos. Eles eram ladeados por outros peregrinos em uma santa união de fé e amor para a glória do Senhor.
George Swinnock escreveu: “Depois da comunhão com Deus, não existe comunhão semelhante a dos santos”.
Comentários do Antigo Testamento: Salmos Salmo 133
Um cenário adequado para este salmo seria o período após Davi tornar-se rei não só de Judá, mas também de Israel (ver 2Sm 5.1–5). Sua aplicação original à jubilosa unidade das doze tribos abarcando Israel e Judá seria ainda mais corroborada quando fosse usada na peregrinação anual a Jerusalém. Quando as tribos subissem a Jerusalém e fizessem ecoar a proclamação de paz concernente a ela (ver Sl 122), o uso deste salmo corroboraria o senso de unidade entre o povo e lhes lembraria as bênçãos do Senhor aqui e na eternidade.
133:título–3 O Salmo 133 é um salmo de sabedoria (destinado a transmitir ensinamentos sábios) ou um salmo corporativo de confiança (destinado a ajudar um grupo a expressar confiança em Deus). Também faz parte dos salmos de peregrinação (Sl 120–134) que deveriam ser usados durante a peregrinação a Jerusalém (ver nota em 120:título)
Barry, John D., Douglas Mangum, Derek R. Brown, Michael S. Heiser, Miles Custis, Elliot Ritzema, et al., Faithlife Study Bible (Bellingham, WA: Lexham Press, 2012, 2016), p. Sl 133.título – 3
1. A necessidade da unidade. (v. 1)
(a) Uma tradução proposta por Calvino:
“Oh! quão bom e quão conveniente é que os irmãos habitem juntos!”
(b) Olha que riqueza esses termos: “bom e agradável”.
VINE:
tôb (טוב): “bom, favorável, festivo, delicioso, agradável, bem, melhor, adequado”
yãtab (Z'S): “ter o máximo prazer em, estar encantado em. estar contente”.
(c) O contexto histórico reponta ao tempo em que Davi unificou os dois reinos sobre o seu comando.
II Samuel 5:1-4
1 - ENTÃO todas as tribos de Israel vieram a Davi, em Hebron, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, somos teus ossos e tua carne.
2 - E também outrora, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o SENHOR te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, e tu serás príncipe sobre Israel.
3 - Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles acordo em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram a Davi rei sobre Israel.
4 - Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou.
(d) O propósito na escrita desse salmo era evocar a realidade de que somente um povo unido pode prevalecer diante os seus adversários.
Calvino:
A mão de Deus foi maravilhosa e inesperadamente vista na harmonia existente entre eles, quando aqueles que haviam sido inflamados pela mais violenta antipatia se congratulavam cordialmente.
(e) A unidade é possível, mas não sem um preço a pagar.
יחד yachad
procedente de H3161; DITAT - 858b; n m
1) união, unidade adv
2) junto, ao todo, todos juntos, igualmente
João 17:20-23
20 - E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
21 - Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 - E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
23 - Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
(f) Ainda sobre essa unidade, proposta por Jesus em João 17:
Isaltino Gomes Coelho Filho:
Torna-se necessário considerar, mais uma vez, que esta unidade não é programática ou litúrgica, mas espiritual, ao redor da pessoa de Jesus. A Review and expositor assim comenta esse versículo: “A natureza desta unidade é fortemente definida: ‘como nós somos um’. É uma unidade arraigada no ser de Deus e na ação redentiva de Deus em Cristo”.
2. Os efeitos da unidade. (vv. 2,3)
(a) Agora, o salmista lança mão de duas comparações: o óleo da unção e o orvalho do Hermom.
Thomas Tronco:
Aprendemos no Novo Testamento que o óleo era valioso (Mc 14.5) e útil na apresentação das pessoas, dando-lhes aparência limpa (Lc 7.37,38) e saudável (Mt 6.17,18), além de ser usado como medicamento (Tg 5.14). Nos dias do Antigo Testamento não era diferente, pois ele era usado como produto fino de beleza nas cortes (Et 2.12), cosmético propício ao amor (Pv 7.17; Ct 5.5), remédio para ferimentos (Is 1.6) e elemento para a consagração de sacerdotes e reis (Ex 30.30; 1Sm 10.1).
Levítico 8:12
12 - Depois derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o, para santificá-lo.
(b) A base da nossa unidade é a concordância de nosso culto ao Senhor.
Calvino:
Insinua-se assim que qualquer concórdia insinua prevalecente entre os homens é insípida se não for permeada pelo doce sabor do culto a Deus.
NVT:
2 Pois a união é preciosa como o óleo da unção, que era derramado sobre a cabeça de Arão e descia por sua barba, até a bainha de suas vestes.
NVI:
(Slm 133:2) É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes.
(c) Acerca desse óleo:
Êxodo 30:23-25
23 - Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos,
24 - E de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him.
25 - E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção.
Levítico 8:12
12 - Depois derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o, para santificá-lo.
(d) Reparemos no processo: é derramado primeiro sobre a cabeça.
Calvino:
Por barba e golas das vestes somos levados a entender que a paz que emana de Cristo, como a Cabeça, é difundida por toda a extensão e amplitude da Igreja.
Efésios 4:15-16
15 - Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16 - Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
(e) Agora, vejamos sobre o orvalho do Hermom:
Thomas Tronco:
Nesse sentido, as águas abundantes que descem do Hermom, atravessando Israel de norte a sul, produzem a ideia do suprimento e do refrigério necessário ao povo, à vegetação e aos animais, sendo providos por Deus. Já Sião, como receptora do orvalho que vem do Hermom, surge como a cidade abençoada pelo Senhor e sede das esperanças israelitas de redenção e de um futuro glorioso.
Provérbios 19:12
12 - Como o rugido do leão jovem é a indignação do rei, mas como o orvalho sobre a relva é a sua benevolência.
(f) Interessante:
http://www.atendanarocha.com/2013/12/o-orvalho-do-hermon-salmo-133.html
O Monte Hermon está localizado no extremo norte de Israel, ao norte de Dan e leste de Tiro. É um dos pontos mais altos da região. Também é chamado de 'monte grisalho' por ser constantemente coberto de neve, o orvalho que desce sobre suas alturas está em contraste permanente com a aridez das áreas circundantes. Rega toda a terra, alimentando córregos e rios, inclusive o Rio Jordão, principal fonte de água na região. Esse banho de orvalho torna a região fértil e cercada por carvalhos, pinheiros e vinhas abundantes.
(g) Um testemunho:
Calvino:
Mandril, que, em sua viagem de Aleppo a Jerusalém, durante cerca de seis ou sete horas em direção ao leste, teve plena visão do Tabor e do Hermom, falou sobre os copiosos orvalhos que caíam naquela parte do país e disse; “Fomos suficientemente instruídos pela experiência o que o salmista quis dizer por orvalho do Hermom, visto que nossas tendas ficaram tão encharcadas por ele, como se houvesse chovido toda a noite.” Joumey, p. 57.
(h) Olha que precioso, em resumo:
Warren Wiersbe:
De acordo com os viajantes, em certas partes da Terra Santa, o orvalho da manhã dá a impressão de que uma chuva forte caiu durante a noite, saturando toda a terra com sua umidade. O orvalho é relacionado à fertilidade, enquanto a unção com óleo é associada à fragrância, pois a união do povo de Deus é “boa e agradável”.
II Coríntios 1:21-22
21 - Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus,
22 - O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.
(i) O povo de Israel vivia em extrema dependência do Senhor:
Deuteronômio 11:10-12
10 - Porque a terra que passas a possuir não é como a terra do Egito, de onde saíste, em que semeavas a tua semente, e a regavas com o teu pé, como a uma horta.
11 - Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas;
12 - Terra de que o SENHOR teu Deus tem cuidado; os olhos do SENHOR teu Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.
(j) O salmo conclui dizendo que o Senhor ordena a benção a partir desse ponto mais alto.
צוה tsavah
uma raiz primitiva; DITAT - 1887; v.
1) mandar, ordenar, dar as ordens, encarregar, incumbir, decretar
1a) (Piel)
1a1) incumbir
1a2) ordenar, dar ordens
1a3) ordenar
1a4) designar, nomear
1a5) dar ordens, mandar
1a6) incumbir, mandar
1a7) incumbir, comissionar
1a8) mandar, designar, ordenar (referindo-se a atos divinos)
1b) (Paul) ser mandado
3. Outras aplicações.
(a) Só venceremos nossas adversidades neste tempo tão tenso, se estivermos unidos.
João 13:34-35
34 - Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
35 - Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
(b) Somos irmãos, não podemos nos esquecer disso. Não existe carreira solo na vida cristã.
Tiago 2:14-17
14 - Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
15 - E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
16 - E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
17 - Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
(c) O mundo tem expectativas para com a igreja, e frustramos essas expectativas quando não expressamos a união que Jesus orou ao Pai que tivéssemos.
João 17:22-23
22 - E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
23 - Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
Atos 4:32
32 - E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
(d) Temos de ser conhecidos como uma família em que as pessoas se amam, e não apenas se suportam.
A mensagem:
13: 1 Se eu falar com eloquência humana e com êxtase própria dos anjos e não tiver amor, não passarei do rangido de uma porta enferrujada. 2 Se eu pregar a Palavra de Deus com poder, revelando todos os mistérios e deixando tudo claro como o dia, ou se eu tiver fé para dizer a uma montanha: “Pule!” e ela pular e não tiver amor, não serei nada. 3-7 Se eu der tudo que tenho aos pobres e ainda for para a fogueira como mártir mas não tiver amor, não cheguei a lugar algum. Assim, não importa o que eu diga, no que eu creia ou o que eu faça: sem amor, estou falido. O amor nunca desiste. O amor se preocupa mais com os outros que consigo mesmo. O amor não quer o que não tem. O amor não é esnobe, Não tem a mente soberba, Não se impõe sobre os outros, Não age na base do “eu primeiro”, Não perde as estribeiras, Não contabiliza os pecados dos outros, Não festeja quando os outros rastejam, Tem prazer no desabrochar da verdade, Tolera qualquer coisa, Confia sempre em Deus, Sempre procura o melhor, Nunca olha para trás, Mas prossegue até o fim.
(e) Para quem não convive bem com os seus irmãos aqui na terra, o céu será pior do que o inferno.
C. S. Lewis:
Amar é, sempre, ser vulnerável. Para que nunca se sofra com isso, aconselha-se não se amar algo, ou mesmo, alguém. Se sugere proteger a si mesmo nos próprios hobbies, mimos e zelos, evitar qualquer envolvimento com as pessoas, guardar o coração na segurança do caixão do próprio ego. Dessa forma, nessa tumba segura e tenaz, sem movimento ou ar, o seu coração provavelmente mudará para melhor. Sim, sim, ele não se partirá, antes se tornará indestrutível, impenetrável, invencível ou inalienável: ele nunca precisará de algum perdão. Mas essa comprável alternativa sistemática de proteção de tragédias, é preciso que se diga, é condenatória. Isso, porque o único lugar que existe além do céu, onde se pode estar perfeitamente a salvo de todos os acidentes e perturbações do amor, é o inferno.
Salmos 85:6
6 - Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti?
Ilust.
Conta uma lenda que Deus convidou um homem para conhecer o céu e o inferno. Foram primeiro ao inferno. Ao abrirem uma porta, o homem viu uma sala em cujo centro havia um caldeirão de substanciosa sopa e à sua volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas.
Cada uma delas segurava uma colher, porém de cabo muito comprido, que lhes possibilitava alcançar o caldeirão, mas não permitia que colocassem a sopa na própria boca. O sofrimento era grande.
Em seguida, Deus levou o homem para conhecer o céu. Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia o mesmo caldeirão, as pessoas em volta e as colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam saciados. Não havia fome, nem sofrimento.
“Eu não compreendo”, disse o homem a Deus, “por que aqui as pessoas estão felizes enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual”? Deus sorriu e respondeu:
“Você não percebeu? É porque aqui eles aprenderam a dar comida uns aos outros”.