SERMÃO: SE NÃO FORA O SENHOR!
Sermon • Submitted
0 ratings
· 1,760 viewsNotes
Transcript
SERMÃO: SE NÃO FORA O SENHOR!
SERMÃO: SE NÃO FORA O SENHOR!
Por: Osvaldo Lima Ferreira
Não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado — Israel que o diga —;
não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os nossos inimigos se levantaram contra nós,
eles nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós.
As águas nos teriam submergido, e a torrente teria passado por cima de nós;
águas impetuosas teriam passado por cima de nós.
Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos dentes deles.
A nossa alma foi salva, como um pássaro do laço dos passarinheiros; rompeu-se o laço, e nós nos vimos livres.
O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra.
ARA
Salmos 124:1-8
SE não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel:
Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós,
Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós;
Então as águas teriam trasbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma;
Então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma.
Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos seus dentes.
A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos.
O nosso socorro está em o nome do Senhor, que fez o céu e a terra.
Almeida Revista e Corrigida
Salmos 124:1-8
Se o Senhor não estivesse do nosso lado; que Israel o repita:
Se o Senhor não estivesse do nosso lado quando os inimigos nos atacaram,
eles já nos teriam engolido vivos, quando se enfureceram contra nós;
as águas nos teriam arrastado e as torrentes nos teriam afogado;
sim, as águas violentas nos teriam afogado!
Bendito seja o Senhor, que não nos entregou para sermos dilacerados pelos dentes deles.
Como um pássaro escapamos da armadilha do caçador; a armadilha foi quebrada, e nós escapamos.
O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez os céus e a terra.
Nova Versão Internacional
Salmos 124:1-8
INTRODUÇÃO
“Cristo é nosso Professor”. {CE 147.1}.
“A negligência da ventilação apropriada é responsável por muita morosidade e sonolência que destrói o efeito de muitos sermões e torna fatigante e ineficaz o trabalho do professor”. {CBV 274.2}
Os 5 salmos mais famosos da Bíblia são: 91, 51, 23, 37 e o 40. O livro de Salmos, ou O Salmo, leva seu título em inglês do título LXX da coleção, Psalmoi, o plural de salmos,que designa uma canção a ser cantada ao acompanhamento musical de instrumentos de cordas.
Um manuscrito tem o título Desalterion, do qual a palavra "Salter" é derivada. Salmos é a tradução grega do Heb. mizmor, uma designação técnica para muitos dos salmos.[1]
73 dos salmos são atribuídos à autoria de Davi. Davi era músico, cantor e compositor. Uma alma alegra, confiante, que sabia lutar, amar, valente guerreiro, mas ao mesmo tempo, sensível, leal e companheiro. Davi era o homem segundo o coração de Deus.
Davi escreveu o salmo 124 (supomos) numa ocasião de uma grande libertação que Deus fez para ele e seu povo de algum perigo muito ameaçador, que provavelmente envolveu todos eles em ruínas, seja por invasão estrangeira, ou insurreição doméstica.[2]
Ps. 124 é um hino de ação de graças a Deus para sua poderosa libertação em tempos de crise nacional. A ocasião exata não foi identificada. Inimigos ao redor eram uma ameaça constante para Israel. Muitas vezes parecia que as pessoas escolhidas seriam aniquiladas. No entanto, o Senhor forneceu uma maneira de escapar.[3]
Esse poema apresenta uma direta relação entre Deus, Israel e seus inimigos. O salmo torna evidente que nem Israel e nem qualquer pessoa que tenha intimidade com Deus e relação direta com Ele estará livre de ser assediado pelo mal, parecendo muitas vezes que nos vencerá.
O Salmo é um poema rico em detalhes que tem a ver com a vida de todos nós. Essa poesia contrasta a maldade do homem com a bondade de Deus. A essência humana traz consigo o egoísmo, a arrogância, o revidar, o acusar, o bater, o explorar, enquanto nosso Deus é rico em proteger, amar, acolher e perdoar.
Há mesmo uma relação direta entre o que fazemos, a atuação de Deus e as constantes ameaças de inúmeros inimigos que nos assediam para nos destruir. As perguntas que não querem calar são:
· Quais são os principais inimigos que temos que enfrentar como crentes em Cristo?
· Quem é capaz de realmente nos socorrer e nos livrar?
· Em quem e unicamente em quem, devemos sempre confiar?
OS INIMIGOS DO HOMEM
Salmo 124:1-5. Nesta parte do salmo, o escritor atestou a proteção do Senhor. Ele pediu que a nação percebesse que sua vitória aconteceu pelo fato do Senhor estar do seu (vv. 1-2).[4]
Mas, Deus os protegeu de quem? Dos seus inimigos.
Os inimigos de Israel
Os inimigos de Israel
Israel colecionou diversas nações como inimigas: os Filisteus, os Amorreus, os Heteus, os hheveus, os Siros, os egípcios, os amonitas, os moabitas, os babilônios, os assírios, enfim, todo tipo possível.
Os inimigos da Igreja
Os inimigos da Igreja
A igreja de Deus tem como inimigos a sinagoga de Satanás, a besta, o falso profeta, o dragão e toda hoste de anjos maus. Os inimigos da igreja também podem ser falsos irmãos, lobos vestidos de ovelhas que tentam nos fazer cair da fé.
As correntezas do mal
As correntezas do mal
As águas furiosas (acesas., "águas orgulhosas") sugerem adequadamente a arrogância (cf. Ps. 123:4) dos inimigos[5]
Satanás tem redes e armadilhas, como as armadilhas do caçador, todas preparadas para prender almas. É seu propósito estudado que os homens devem empregar seus poderes dados por Deus para fins egoístas em vez de rende-los a glorificar a Deus.[6]
Os inimigos do professor
Os inimigos do professor
Mas o professor também acumula uma gama de inimigos que dia a dia assaltam suas bases fazendo-o desanimar e perder o brilho de cumprir sua missão.
Quais podem ser os inimigos do professor?
· Alunos indisciplinados
· Alunos descomprometidos
· O Eclass
· O Sad
· O CPB prova
· O distanciamento
· A falta de alunos
· Colegas antiéticos
· Salário baixo
· Supervisores escolares
· Orientadores
· A direção
· A pandemia
· As aulas via zoom
· Os pais que não param de ligar pra escola
· A deslealdade
· A preguiça de estudar mais
· A depressão,
· A falta de amor pelos alunos
· Por fim, ele mesmo
O DEUS QUE LIBERTA O HOMEM
Na parte final do salmo (124:6–8), o salmista virou-se para elogiar... o Senhor, que não os abandonou (v. 6), mas lhes permitiu escapar (v. 7). Os dispositivos dos inimigos foram comparados tanto com os dentes quanto com a armadilhade um caçador (cf. 9:13).[7]
Eu quando era menino fazia arapucas para pegar passarinhos. Armava uma peneira com abacates em baixo para capturar sabiás. Era todo estrategista e quando a peneira caia, pegava de 2 a 4 sabiás por vez.
Eu armava a peneira, me escondia entre os arbustos e ficava observando a presa. Quando a peneira caia, o jantar estava garantido. Ninguém podia livrar as pobres aves da minha peneira.
Nunca falha
Nunca falha
Mas você e eu temos um Deus que nos livra das armadilhas do inimigo. Sozinhos Ele nos capturará, mas com Deus, triunfaremos, porque Ele nunca falha. Seu socorro é presente na angústia, Ele me livrará do laço do passarinheiro (Sl 91:3).
Sempre presente
Sempre presente
Na semana passada levei o meu cachorro para passear, prendi-o na segurança do cinto do carro no banco traseiro. Ele sempre fica ali, coloca sua carinha na janela e sai respirando o ar puro da estrada. Mas nesse dia, algo estava errado, percebi que ele não colocava seu focinho fora na janela. Pensei comigo: está cansado.
Quando cheguei em casa, fui tirá-lo do carro, percebi qual foi o problema. De alguma forma ele se enrolou no cinto de segurança, prendeu as patinhas e não conseguia se mover. Na hora me lembrei dos tempos que vivi na agricultura. Muitas vezes meu pai teve que entrar no pasto para desembaraçar o cavalo ou o boi que estava imóvel, preso por sua própria corda.
É isso que o texto bíblico quer nos dizer. Quando como um pássaro fica preso pelo laço do caçador, e vem alguém para livrar, assim Deus, quando nos vimos presos pelos laços e armadilhas que nos prendem, está sempre presente para nos livrar.
Maior que o Se
Maior que o Se
Já parou para pensar que a conjunção “Se” termina sendo um tanto negativa. Basta não querer participar de algo, afirmamos: “Eu faria, se não fosse o pouco tempo que tenho”.
Utilizamos o “SE” quando queremos nos inocentar e culpar o outro: “Eu teria conseguido “se não fosse o seu furo”.
O “Se” parece ser utilizado para justificar nossas incompetências: “Teria mais energia para o trabalho se me pagassem um pouquinho mais.”
Mas notem que no texto do salmo, o “SE” assume um papel de lucro, de ganho e de libertação. “Se não fora o Senhor que esteve ao nosso lado” (v.1,2).
Quando Deus entra na vida os fracassos desaparecem. O triunfo surge. Deus é especialista em dar vitórias. Deus é maior que os nossos “SEs”.
Além dos limites
Além dos limites
Numa das férias de colportagem, meus irmãos e eu fomos vender livros em Florianópolis. Todos os domingos íamos à praia. Numa dessas manhãs de praia, um dos meus irmãos foi arrastado pelas ondas, ficamos em desespero à beira da praia. Ele se debatia sem parar, foram minutos de muita agonia, nada podíamos fazer. Quando ele estava já exausto, a ponto de desistir, já sem forças, chegou um salva-vidas e jogou a sua prancha e o levou a salvo até à praia.
Foi uma operação de socorro bem sucedida. Mas muitas vezes nem os salva-vidas conseguem fazer algo.
O verso 8 fala que o nosso socorro vem do Senhor. Ele opera além dos limites. Deus sempre honra seu nome, Ele não perde nenhum caso. Sabe por quê?
Criador dos céus e da Terra
Criador dos céus e da Terra
Porque Ele é o criador dos Céus e da Terra. Ele sustenta as imensidões do espaço, as incontáveis estrelas, ss milhares de galáxias. Deus é o Criador. Deus tudo sabe, Deus tudo vê.
A RESPOSTA DO HOMEM
A resposta do homem é retratada na forma de reconhecimento: “Se não fosse o Senhor” (v. 1,2). O Senhor no hebraico é Yahveh = Deus – ser sobrenatural. Ajuda de fora.
Foi o Senhor. Um reconhecimento apropriado da fonte da libertação. Muitas vezes a fonte da bênção é esquecida uma vez que a petição é realizada e a crise passada (ver Lucas 17:12-17). Com Deus do lado de Israel, o povo não precisa temer nenhum inimigo.[8]
Diante de um Deus tão grande, tão capaz e tão amorável, que tipo de homem, que tipo de professor devo ser?
Uma pessoa que confia em Deus (v. 8)[9]
Uma pessoa que confia em Deus (v. 8)[9]
“Em nossos dias e nos dias de nossos pais, podemos ter em nossos pensamentos a grande obra de nossa redenção por Jesus Cristo, pela qual fomos resgatados dos poderes das trevas”.[10]
Nele, portanto, deixe os amigos da igreja colocar sua confiança, e eles não devem ser colocados em confusão.[11]
Uma pessoa que louva a Deus
Uma pessoa que louva a Deus
Aquele que louva a Deus pode recitar o Salmo 121:
1Elevo os olhos para os montes:
de onde me virá o socorro?
2O meu socorro vem do Senhor,
que fez o céu e a terra. c
3Ele não permitirá que os teus pés vacilem;
não dormitará aquele que te guarda.
4É certo que não dormita, nem dorme
o guarda de Israel.
5O Senhor é quem te guarda;
o Senhor é a tua sombra à tua direita.
6De dia não te molestará o sol,
nem de noite, a lua. d
7O Senhor te guardará de todo mal;
guardará a tua alma.
8O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, e
desde agora e para sempre.[12]
Uma pessoa grata a Deus (v. 6[13]
Uma pessoa grata a Deus (v. 6[13]
A gratidão é o único tesouro dos humildes.
William Shakespeare
“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”.
Epicuro
Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida.
Sêneca
A gratidão tem memória curta.
Benjamin Constant
Como agradecer a Deus?
Obrigado, Senhor, por me dares bem mais do que aquilo que eu preciso e me abençoares muito mais do que aquilo que eu mereço.
Obrigado, meu Deus, por tudo! Todos os planos que tens para mim são maiores do que os meus sonhos.
Estou grato pelos amigos e pelas pessoas boas na minha vida, mas principalmente, estou grato a Deus por me ter dado tudo isto.
Agradeço a Deus por me ajudar a superar todos os obstáculos. Não importa o tamanho da montanha, nem a profundidade do rio, com a Tua ajuda, irei superar todos.
Na hora da refeição, expulsai o cuidado e os pensamentos ansiosos; não estejais apressados, mas comei devagar e satisfeitos, o coração cheio de gratidão para com Deus por todas as Suas bênçãos. {CBV 306.1}
CONCLUSÃO
1. Que ano esse – 2020! Quantas provações! Quantas perdas! Quantas vidas foram ceifadas!
2. Cada aluno que permaneceu na Escola, cada novo aluno que já se matriculou! Enfim, estamos aqui. Louvado seja o Senhor!
3. Quanto amor e cuidado de Deus por nós! Quantas adaptações na maneira de educar! Quantas horas acordados, mas quantas recompensas poder atravessar esse ano com saúde e emprego!
4. Quanto Deus cuidou de você e de sua família! Alguns assaltados pela COVID, mas recuperados e prontos para seguir avante!
5. “Cultivai a gratidão. Louvai a Deus pelo Seu admirável amor em dar a Cristo para morrer por nós. Nada lucramos em pensar em nossas mágoas. Deus convida-nos a meditar na Sua misericórdia e no Seu amor incomparável, a fim de que sejamos inspirados com o louvor”. {CBV 492.2}
6. 1 Tes. 5:16-18: “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.
[1] Francis D. Nichol, ed., The Seventh-Day Adventist Bible Commentary, vol. 3 (Review and Herald Publishing Association, 1977), 613-615.
[2]Matthew Henry, Comentário de Matthew Henry sobre toda a Bíblia: Completo e Unabridged em Um Volume (Peabody: Hendrickson, 1994), 931.
[3] Francis D. Nichol, ed., The Seventh-Day Adventist Bible Commentary, vol. 3 (Review and Herald Publishing Association, 1977), 910.
[4]Allen P. Ross, "Salmos", em The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scripts, ed. J. F. Walvoord and R.B. Zuck, vol. 1 (Wheaton, IL: Victor Books, 1985), 884.
[5]Allen P. Ross, "Salmos", em The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scripts, ed. J. F. Walvoord and R.B. Zuck, vol. 1 (Wheaton, IL: Victor Books, 1985), 884.
[6]Ellen Gould White, Our High Calling (Review and Herald Publishing Association, 1961), 200.
[7]Allen P. Ross, "Salmos", em The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scripts, ed. J. F. Walvoord and R.B. Zuck, vol. 1 (Wheaton, IL: Victor Books, 1985), 884.
[8] Francis D. Nichol, ed., The Seventh-Day Adventist Bible Commentary, vol. 3 (Review and Herald Publishing Association, 1977), 910.
[9] Matthew Henry, Matthew Henry’s Commentary on the Whole Bible: Complete and Unabridged in One Volume (Peabody: Hendrickson, 1994), 932.
[10]Matthew Henry, Comentário de Matthew Henry sobre toda a Bíblia: Completo e Unabridged em Um Volume (Peabody: Hendrickson, 1994), 931.
[11] Matthew Henry, Matthew Henry’s Commentary on the Whole Bible: Complete and Unabridged in One Volume (Peabody: Hendrickson, 1994), 932.
c c 121.2 Sl 124:8.
d d 121.6 Sl 91:5–6; Is 4:5–6; 49:10; Ap 7:16.
e e 121.8 A tua saída e a tua entrada: Isto é, em todos os teus caminhos; cf. v. 6.
[12] Sociedade Bíblica do Brasil, Bíblia de Estudo Almeida Revista E Atualizada (Sociedade Bíblica do Brasil, 1999), Ps 121:1–8.
[13] Matthew Henry, Matthew Henry’s Commentary on the Whole Bible: Complete and Unabridged in One Volume (Peabody: Hendrickson, 1994), 932.