ESCOLHA LIDERANÇA IPB

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

1Timóteo 3.14–15 RA
Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.
Posteriormente vamos ver que as coisas que Paulo está escrevendo a Timóteo são as virtudes que devem ser encontradas nos candidatos aos ofícios de PRESBÍTEROS e DIÁCONOS.
Antes, porém, precisamos entender que a Igreja é de Jesus Cristo. Fazemos parte de um corpo orgânico, cuja cabeça é e sempre será Cristo. É governada, conduzida, assistida, preservada e amada por Jesus. No texto inicialmente lido (v.14 e 15) temos os títulos dados pelo próprio Deus à Sua Igreja.
1 - CASA DE DEUS: Local onde podemos nos reunir como família de Deus. Boa convivência, organização e ordem precisam estar presentes. O Pai da família é o próprio Deus.
2 - IGREJA DO DEUS VIVO: CONGREGAÇÃO onde pessoas se reúnem, se aproximam. Esse mover de comunhão é obra do Pai, o Deus vivo.
3 - COLUNA E FUNDAMENTO DA VERDADE: Expõe a VERDADE em fundamento e colunas sólidas. A missão da Igreja é morrer para si e viver para Cristo, mostrando a verdade que é Cristo, nosso governante supremo.
Cristo, como governante supremo, decidiu por Sua plena soberania, designar homens que fossem instrumentos na condução e organização da Igreja (CASA, IGREJA, COLUNA E FUNDAMENTO). Tudo isso mostra a responsabilidade que pesa nos que irão votar, escolhendo pessoas aptas ao governo terreno da Igreja. Não é uma escolha de síndico do condomínio, representante de turma, presidente do Diretório Acadêmico; é escolher pessoas que irão cuidar da CASA, IGREJA, COLUNA E FUNDAMENTO.
Leiamos as palavras deixadas por Paulo a Timóteo, mostrando a ele como proceder na organização da Igreja.
1Timóteo 3.1–13 RA
Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.
Existem apenas dois cargos que existe uma lista de atribuições que orientam na escolha desses homens. Profetas, apóstolos, evangelistas eram ofícios extraordinários, diretamente apontados por Deus. Com o fim da era apostólica, permanecem os dois ofícios que Deus deu o privilégio da Igreja escolher , tanto que temos os requisitos orientadores para escolha desses homens.
Antes de vermos esses requisitos, é importante entendermos a organização da Igreja de Deus. Existem algumas formas de governo nas diversas denominações. Existe o governo CONGREGACIONAL, em que todos governam; o governo EPISCOPAL, em que um governa todos, e o governo REPRESENTATIVO, em que alguns, escolhidos dentre todos, governam. A IPB tem o governo REPRESENTATIVO como sua marca. A Igreja, democraticamente, escolhe seus representantes nas decisões e condução da Igreja.
Quem escolher? Quais os requisitos exigidos para os cargos de PRESBÍTEROS E DIÁCONOS? A Bíblia nos mostra.
1Timóteo 3.1 RA
Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.
Mas o versículo fala de Bispos, e não de Presbíteros. E agora? Simples! Bispos e Presbíteros são sinônimos. A base Bíblica para afirmar isso está em
Atos dos Apóstolos 20.17 RA
De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja.
Atos dos Apóstolos 20.28 RA
Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.
Tito 1.5–9 RA
Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi: alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.
Presbíteros também são pastores, pastoreiam a Igreja. A diferença é que existem os DOCENTES (ensinam) e os REGENTES (administram, governam).
Pr Leandro Lima da IPB Santo Amaro, montou uma tabela e sistematizou os requisitos para Presbíteros em 3 grupos de virtudes que devem ser vistas nos candidatos: VIRTUDES PESSOAIS, FAMILIARES E MINISTERIAIS.
1 - VIRTUDES PESSOAIS: Irrepreensível, temperante, sóbrio, modesto, não dado ao vinho, não violento (cordato), inimigo de contendas, não avarento, não ser neófito.
IRREPREENSÍVEL: É alguém que não se pode repreender, não porque é violenta ou algo do tipo, mas porque não há o que repreender mesmo. Olha para vida da pessoa e não vê nada para repreender. Aí já dificultou a tarefa, pois quem está apto ao cargo? Daí se percebe a seriedade na escolha do candidato a esses cargos. Mas vejamos os desdobramentos da expressão irrepreensível.
TEMPERANTE: Equilibrado. Você não o repreende mandando andar mais rápido ou desacelerar. Ele está sempre na velocidade certa. Nem de mais, nem de menos.
SÓBRIO: Não se deixa levar pelas influências ou emoções.
MODESTO: Não fica falando bem de si, nem tem essa necessidade.
NÃO DADO AO VINHO: Não há proibição do uso do vinho na Bíblia, mas não pode gostar demais do que embriaga.
NÃO VIOLENTO (CORDATO) e INIMIGO DE CONTENDAS: Briga para viver em paz e estar longe de confusões. O Presbítero não pode gerar confusões, desentendimentos, desunião.
NÃO AVARENTO: Não tem amor ao dinheiro, nem está na função por dinheiro.
NÃO NEÓFITO (EXPERIENTE): Alguém que já deu mostras de que Deus capacitou. Não façam testes com oficiais.
2 - VIRTUDES FAMILIARES
ESPOSO DE UMA SÓ MULHER: Não poligâmico, hétero, não ter mais de uma mulher sequencialmente, ou seja, não deve se casar de novo. A exceção é a viuvez e a que Cristo deu para o divórcio: “em caso de relações sexuais ilícitas”.
QUE GOVERNE BEM A PRÓPRIA CASA: Se não governa bem sua casa, sua família,como cuidar da Casa de Deus?
CRIANDO FILHO SOB DISCIPLINA E COM RESPEITO: Enquanto os filhos estão em sua guarda, devem ser disciplinados.
3 - VIRTUDES MINISTERIAIS:
HOSPITALEIRO: Que recebe bem as pessoas. O presbítero deve ser próximo das pessoas, acessível.
APTO PARA ENSINAR: Requisito fundamental para o presbítero. Conhecedor da Palavra que consegue ensiná-la. É aconselhar as pessoas com a Bíblia.
TER BOM TESTEMUNHO DOS DE FORA.
VIRTUDES DOS DIÁCONOS
Diácono não é estágio para Presbítero. É um ofício diferente, que devemos ter a sabedoria e capacitação do Pai para avaliarmos e escolhermos as pessoas para o lugar certo.
1 - VIRTUDES PESSOAIS
RESPEITÁVEIS, DE UMA SÓ PALAVRA: Alguém que o sim é de fato sim, e o não é verdadeiramente não. Cumpre sua palavra.
NÃO DADO AO VINHO
NÃO COBIÇOSO DE SÓRDIDA GANÂNCIA: Quem mexe com o dinheiro geralmente é o diácono.
NÃO MALDIZENTE
MODERADO
FIÉIS EM TUDO
2 - VIRTUDES FAMILIARES
MARIDO DE UMA SÓ MULHER
GOVERNE BEM SEUS FILHOS E CASA
3 - VIRTUDES MINISTERIAIS
CONSERVANDO O MISTÉRIO DA FÉ COM A CONSCIÊNCIA LIMPA: Tarefa pouco espiritual (carregar um banco), seja o que for, faça como quem guarda o mistério da fé, entendendo que o serviço é parte de algo muito maior. SERVIR CORRETAMENTE, EM PAZ DE CONSCIÊNCIA. (Primeiros diáconos)
EXPERIMENTADOS E IRREPREENSÍVEIS (Testes com aspirantes - Paulínia)
DESEMPENHEM BEM O DIACONATO. *POSIÇÃO DE HONRA, RECOMPENSA, mais que presbíteros.
Related Media
See more
Related Sermons
See more