Promessas para os que confiam - Salmo 91
Estudos nos Salmos • Sermon • Submitted
1 rating
· 846 viewslevar a Igreja de Cristo a entender a necessidade de confiar incondicionalmente nele.
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO:
O Livro de Salmos tem sido uma das maiores fontes de inspiração para ORAÇÃOe LOUVORa Deus. Está inserido no coração da Bíblia, sendo que o Salmo 117 é o capítulo central, e o Salmo 118:8, o versículo central: “Melhor é buscar o refúgio do Senhor do que confiar no homem”. O conceito desse versículo reflete o caráter de Davi, e por isso o livro é tradicionalmente chamado de “Salmos de Davi”.
Alguns desses salmos são denominados de Lamento. Grande parte deles foi escrito por Davi (73), que passou por muitas experiências angustiantes, as quais o levaram a uma CONFIANÇA absoluta em Deus.
Tema dos Salmos: é a expressão de Oração e Louvor a Deus, em toda a Extensão da Experiência Humana.
Especificamente falando sobre o Salmo 91, vimos que se trata da Paz e Proteção ao Habitar em Deus (Conf. Dt 33:27). Também é um CONVITE a confiar em Deus porque Ele é o único refúgio seguro em todas as adversidades. Portanto, segue-se as condições de Deus para recebermos as promessas inseridas neste salmo.
Não há limites ao poder protetor da fé, entretanto a promessa é dirigida àqueles que habitam no esconderijo do Altíssimo, e não àqueles que fazem raras visitas a Ele.
I – QUAIS AS CONDIÇÕES PARA RECEBER AS PROMESSAS DECLARADAS NESSE SALMO?
I – QUAIS AS CONDIÇÕES PARA RECEBER AS PROMESSAS DECLARADAS NESSE SALMO?
1 – CONFIAR – TER FÉ (Salmos 91:2-3)
1 – CONFIAR – TER FÉ (Salmos 91:2-3)
A palavra em hebraico para confiar é batach – que significa confiar numa pessoa inteiramente - entregar-se. Também se refere a ser ousado, sentir-se seguro e por fim estar despreocupado. No verso 03, em algumas versões diz CERTAMENTE, que está inserido nesse texto em conexão direta ao verbo natsal – livrar no sentido de: referindo-se aos inimigos, problemas ou mesmo a morte. NÃO HÁ CONFIANÇA SEM CONHECIMENTO (Romanos 10:17; Oséias 4:6 e 6:3). FÉ É A POSSE ANTECIPADA DO QUE SE CRÊ E ESPERA.
2 – PERSEVERAR - HABITAR (Salmos 91:2)
2 – PERSEVERAR - HABITAR (Salmos 91:2)
A palavra habitar no hebraico é yashab– que significa permanecer, habitar, habitar na casa de alguém, casar-seou intronizar. Por conseguinte, se refere a duas coisas no contexto, sendo que a primeira é: Perseverar ou permanecer (Jo 15:4-7, 9, 10 e 16), e a outra estar constantemente em Cristo, ou seja estar ligado, estar Unido, ter comunhão e cumplicidade com o amigo fiel Espírito Santo (Cristo e a Igreja – Em Cristo que Paulo utiliza 84 vezes na suas cartas). A comunhão com Deus significa segurança. Quanto mais perto de Deus andarmos, mais confiança teremos. TEMOS PERSEVERADOS OU DESISTIDOS NA PRIMEIRA PROVAÇÃO.
3 – REFUGIAR-SE NA VERDADE (Salmos 91:4, 9)
3 – REFUGIAR-SE NA VERDADE (Salmos 91:4, 9)
O verbo no hebraico do inicio deste verso é cobrir(cakak ou sakak) que significa proteger ou cobrir, que tem o significado no texto de que a VERDADE (emeth – firmeza, fidelidade, verdade; referindo ao que se foi dito) ou PALAVRA (Jo 17:17) é o nosso abrigo, proteção (chacah = seguro, ou buscar proteção, buscar refúgio; confiar ou esperar em Deus) e escudo (grande e pequeno- escudo e broquel) contra todas as setas e ataques do nosso inimigo (Ef 6:16). Estamos confiando nas circunstâncias ou na Palavra de Deus?
4 – AMAR A DEUS - PRATICAR SUA PALAVRA (Salmos 91:14)
4 – AMAR A DEUS - PRATICAR SUA PALAVRA (Salmos 91:14)
A palavra descrita aqui como amar é a palavra hebraica chashaq, ou seja estar ligado a; ansiar - desejar. Em toda a Bíblia, o Senhor Jesus nos ensina que nós demonstramos que verdadeiramente O amamos quando praticamos a sua Palavra (Jo 14:15, 21,23-24; 1Jo 4:18). Outro texto muito conhecido sobre praticar os ensinos de Cristo esta na conclusão do Sermão do Monte em Mt 7:24-27. Praticar a Palavra nada mais é que viver em SANTIDADE (Jo 17:17) ou produzir os Frutos do Espírito (Gl 5.22-23).
II – O QUE DEUS PROMETE QUE FARÁ EM FAVOR DOS QUE CONFIAM NELE EM MEIO AS DIFICULDADES?
II – O QUE DEUS PROMETE QUE FARÁ EM FAVOR DOS QUE CONFIAM NELE EM MEIO AS DIFICULDADES?
1 – RESPONDERÁ AS ORAÇÕES (Salmos 91:15)
1 – RESPONDERÁ AS ORAÇÕES (Salmos 91:15)
A palavra no hebraico para invocar ou clamar é qara que significa entre outras coisas um clamor feito na presença de alguém através de um encontro marcado (Deus). O salmista Asafe nos ensina que quando estamos aflitos ou passando por algum momento de tribulação, este é o melhor momento de clamar a Deus. Veja o que diz o Salmo 50:15: INVOCA-ME NO DIA DA ANGUSTIA; EU TE LIVRAREI, E TU ME GLORIFICARÁS. Moises e Jeremias nos ensinam a buscar o Senhor de todo o nosso coraçãoque Ele nos ouvirá e responderá (Dt 4:29-31 e Jr 29:31-33)
Jesus também ensina o seus discípulos que Ele fará TUDO o que pedirmos em nome dEle, para que o Pai seja glorificado no Filho. E reitera que se pedirmos alguma coisa em Seu Nome, Ele o fará (Jo 14:13-14 - ver 1Jo 5:14). O que mais precisamos é do Espírito Santo (Lucas 11:13).
2 – ESTARÁ CONOSCO NOS MOMENTOS DE ANGUSTIA (Salmos 91:15)
2 – ESTARÁ CONOSCO NOS MOMENTOS DE ANGUSTIA (Salmos 91:15)
Nosso Deus nunca nos desampara, nunca nos deixa e está SEMPRE junto conosco (Hb 13:5 e Dt 31:6-8). Nos momentos em que nossas vidas estão repletas de pessoas é nos momentos de festa, alegrias, prosperidades, etc. Mais quando chegar os momentos de provação, angústia desaparece todos, mas o texto deixa claro que existe uma pessoa que de forma alguma nos abandonará, Deus (Mt 28:20; Filipenses 4.6 ). Ler Isaías 49:15.
3 – NOS PROTEGERÁ E NOS LIVRARÁ DE TODO MAL (Salmos 91:3,5-7; 10-12)
3 – NOS PROTEGERÁ E NOS LIVRARÁ DE TODO MAL (Salmos 91:3,5-7; 10-12)
O mundo hoje está em intensas trevas, pois o mundo jaz no maligno (1 Jo 5:19) e, por conseguinte, todo o sistema, governo deste mundo tem a influência do mal. A mídia divulga de uma forma cada vez mais constante e intensa guerras, violência sem controle, pestes, epidemias, enfermidades nunca antes registradas. Os cientistas projetam um futuro próximo para a devastação da terra; tudo isso devido à desobediência das pessoas a Deus, assim como da devastadora pecaminosidade e depravação que a humanidade se encontra nos dias de hoje. Estamos vivendo verdadeiramente o final dos tempos. Todavia, mesmo diante de um cenário tão trágico e sem esperanças, Deus diz que CERTAMENTE nos livrará de todo o mal e colocará ANJOS para nos proteger. Então, porque temer o mal se confiamos no Poderoso Deus que servimos!!!
VOCÊ ESTA PREOCUPADO COM A CRISE NO BRASIL? ESTÁ ANSIOSO COM TUDO O QUE ESTA ACONTECENDO NA ECONOMIA E CORRUPÇÃO NO BRASIL? (Filipenses 4.6).
4 – FAZE-NOS ANDAR EM AUTORIDADE (Salmos 91:13)
4 – FAZE-NOS ANDAR EM AUTORIDADE (Salmos 91:13)
A palavra traduzida na versão grega do VT a Septuaginta é exousia que significa licença ou permissão, e também habilidade ou força com a qual alguém é dotado, que ele possui e exercita. Portanto, quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas, recebemos TODA a autoridadeque um dia o homem entregou voluntariamente para o diabo na sua desobediência e queda. Todavia, nosso Senhor Jesus Cristo resgatou “tomou” das mãos do inimigo toda esta autoridade através da sua obra redentora na Cruz e transferiu para a Sua igreja (Mt 28:18-20; Cl 2:15; Ef 2:6).
Poderia ainda falar da promessa que Deus faz para os que confiam de que dará abundância de dias aqui nessa vida, assim como a vida ETERNA.
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
De tudo o que foi declarado de bênçãos que o Senhor concederá aos que CONFIAMnEle, venho relatar o ápice para os que são FIEIS a Deus, que é a promessa de que nos HORANRÁ, (como Deus tem me honrado na PIB) tirando-nos do vale da sombra da morte e nos colocando no ALTO E SUBLIME TRONO (Salmos 91:14;16; Isaías 6:1-8). Na carta aos Romanos, no capitulo 8 (do Espírito Santo), Paulo relata muito bem que aqueles que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito, serão glorificadose honrados por Deus (Rm 8:17 e 8:30-31). Todas as coisas cooperam (contribui) para aqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito – Romanos 8:28.
Pode ser que haja na palavra “esconderijo” uma alusão ao lugar santo do templo, em que somente os sacerdotes podiam entrar. Nesse lugar santo, havia a mesa dos pães asmos, simbolizando a comunhão com Deus; os castiçais, simbolizando a iluminação e a revelação; o altar de ouro, simbolizando o ministério da oração e do louvor. Assim sendo, as bênçãos do lugar secreto são a luz, a vida e a oração. E a oração é o segredo de tudo, porquanto onde há oração ali também há luz e vida.
Estamos habitando no lugar sagrado de íntima comunhão, ou estamos passeando um pouco nos pátios exteriores do templo?
Os membros de qualquer congregação podem ser basicamente divididos em duas classes: aqueles cujo lar é o mundo e que fazem ocasionais visitas a Cristo, e aqueles que habitam com Cristo e estão de visita no mundo.
Salmo 1:1-3: 1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
Salmo 23.1-3: 1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. 2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; 3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo;
Salmo 24:1-4: 1 Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. 2 Fundou-a ele sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu. 3 Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? 4 O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.
Salmo 37:4-5: 4 Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. 5 Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.
Salmo 51:10,11;16,17: 10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. 11 Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. 16 Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. 17 Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.
Salmo 119:2;10,11;49; 50; 67; 71; 92; 103; 105: 2 Bem-aventurados os que guardam os seus preceitos e o buscam de todo o coração; 10 De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. 11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. 49 Lembra-te da promessa que fizeste ao teu servo, na qual me tens feito esperar. 50 O que me consola na minha angústia é isto:
que a tua palavra me vivifica. 67 Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra. 71 Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos. 92 Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito já teria eu perecido na minha angústia. 103 Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca. por isso, detesto todo caminho de falsidade. 105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. (Mayer Pearlman)