FORMALIDADE
Sermon • Submitted
0 ratings
· 18 viewsNotes
Transcript
Igreja Batista Logos 13/11/2022
Igreja Batista Logos 13/11/2022
Texto Base: 2Tm 3:4-5 “traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.”
Rm 2:28-29 “Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física. Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela Lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus.”
A) INTRODUÇÃO
Os textos que encabeçam o culto de hoje merecem bastante atenção. Nunca desde que o Senhor Jesus deixou a terra, houve tanta formalidade e falsa profissão quanto atualmente. Nessa noite vamos tentar descobrir se o nosso cristianismo é algo formal ou de coração. A melhor maneira de desdobrar esse assunto é recorrer as Escrituras Sagradas.
Vamos pensar o que o Apóstolo Paulo diz sobre esse tema: Ele estabelece os seguintes princípios em sua epístola aos romanos. Rm 2:28-29 “Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física. Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela Lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus.”
Três lições muito instrutivas parecem-me se destacar nessa passagem:
A RELIGIÃO FORMAL NÃO É RELIGIÃO, E UM CRISTÃO FORMAL NÃO É UM CRISTÃO AOS OLHOS DE DEUS.
O CORAÇÃO É A SEDE DA VERDADEIRA RELIGIÃO E QUE O VERDADEIRO CRISTÃO É O CRISTÃO DE CORAÇÃO.
A VERDADEIRA RELIGIÃO NUNCA DEVE ESPERAR SER POPULAR. NÃO TERA LOUVOR DO HOMEM, MAS DE DEUS.
Cosideremos completamente esses grandes princípios:
B) DESENVOLVIMENTO
A RELIGIÃO FORMAL NÃO É RELIGIÃO, E UM CRISTÃO FORMAL NÃO É UM CRISTÃO AOS OLHOS DE DEUS.
O que quero dizer quando falo de religião formal? Este é um ponto que precisa ser esclarecido. Quando uma pessoa é cristã apenas no nome, e não na realidade, apenas no exterior, e não nos seus sentimentos internos, apenas na profissão e não na prática, ou seja, seu cristianismo em suma é apenas uma questão de formalidade, ou moda, costume, sem qualquer influência em seu coração ou em sua vida. Nesse caso o homem tem o que eu chamo de “religião formal”. Ele possui de fato a forma, a casca ou a pele da religião, mais ele não possui sua substância ou seu poder.
Como exemplo desse ponto vejamos as milhares de pessoas cuja religião inteira parece consistir em guardar cerimônias e ordenanças religiosas. Eles nunca vão mais longe, não sabem nada sobre o cristianismo experimental. Não estão familiarizados com as escrituras e não tem prazer em lê-las. Eles não se separam do caminho do mundo.
O que se pode dizer sobre essas pessoas? São cristãos sem dúvidas por profissão, e no entanto, não há coração nem vida em seu cristianismo. São cristãos formais. A escritura fala claramente sobre o pecado e inutilidade da formalidade. Um homem pode ser judeu e ter todas as características, e ainda sim aos olhos de Deus não ser judeu.
2. O CORAÇÃO É A SEDE DA VERDADEIRA RELIGIÃO, E O VERDADEIRO CRISTÃO É O CRISTÃO DE CORAÇÃO.
O coração é o verdadeiro teste do caráter de um homem. Não é o que ele diz ou faz que o homem pode ser conhecido. Ele pode dizer e fazer coisas certas, por motivos falsos e indignos. Não é suficiente que um homem tenha um credo correto de doutrina e mantenha uma forma externa adequada da piedade.
Como é o coração dele? Essa é a grande questão. 1Sm 16:7 “O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.”
O coração é onde a religião salvadora deve começar. Ez 36:26 “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.” Sl 51:17 “Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” At 16:14 “Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.” Rm 10:10 “Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.”
Os verdadeiros cristãos são santos porque seus corações estão interessados, eles obedecem de coração. Não há santidade real sem um coração reto.
As coisas que estou falando pode parecer estranhas, porque é comum pensarmos que se a religião de um homem é correta externamente, ele deve ser aquele com quem Deus está satisfeito. A correção externa sem um coração reto não é mais nem menos que o farisaísmo.
3. A VERDADEIRA RELIGIÃO NUNCA DEVE ESPERAR SER POPULAR. NÃO TERÁ O LOUVOR DO HOMEM, MAS DE DEUS.
A verdade de Deus e o cristianismo bíblico nunca são relamente populares. Eles nunca foram e nunca serão enquanto o mundo permanecer. Enquanto o homem é o que é, a maioria da humanidade sempre gostará de uma religião de formalidade.
Vejamos a religião formal gratifica a justiça própria, secreta no homem. É como se pudessêmos a nossa maneira encontrarmos um caminho para termos paz com Deus. Rm 5:1 “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,”
A religião formal agrada à indolência do homem, dá uma importância excessiva àquilo que é a parte mais fácil do cristianismo, a casca e a forma. O home gosta disso, ele odeia problemas na religião. Mc 6:20 “porque Herodes temia João e o protegia, sabendo que ele era um homem justo e santo; e quando o ouvia, ficava perplexo. Mesmo assim gostava de ouvi-lo.”
A religião formal é uma coisa popular, tem o louvor do homem. 1Jo 4:5 “Eles vêm do mundo. Por isso, o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve.”
Volte-se agora para religião do coração e verá um relato diferente. Como regra geral nunca teve a boa palavra da humanidade. Os cristãos verdadeiros são fiéis e ardentes, mas sempre foram poucos, não tinham o louvor do homem.
A religião do coração é humilhante demais para ser popular, não deixa espaço para o homem popular se vangloriar, pelo contrário diz que ele é um pecador culpado, perdido, que merece o inferno e que ele precisa de Cristo para salvação.
A religião do coração é santa demais para ser popular. Não deixa o homem natural em paz, interfere em seu mundanismo e seus pecados. Requer dele coisas que ele detesta e abomina, conversão, fé, arrependimento, renúncia, leitura da Bíblia, oração.
C) CONCLUSÃO
Deus aprova e honra a religião no coração na vida que existe agora. Ele olha do céu e lê o coração de todos os filhos dos homens. Onde Ele encontra arrependimento do pecado, fé em Cristo, santidade, amor, sua Palavra, Ele fica bem satisfeito. Tal pessoa recebera o louvor de Deus, aprovação no último dia.